sábado, 15 de agosto de 2009

Kings 1x01x02: Goliath


Ainda na onda das recomendações, baixei e assisti ao piloto de Kings, que na verdade consiste nos dois primeiros episódios num só. Tudo que eu sabia era que a série usa como pano de fundo a história de David e Golias, aquela mesma da bíblia. Mas, se você não é muito chegado nessa coisa religiosa nem se preocupe. Fato é que nem se percebe que ali a essência do enredo tem essa origem, por que Kings é uma série moderna e muito bem produzida, com elenco de primeira, o que deu uma roupagem absolutamente atual para a trama.

Certamente quem, como eu, assistir ao piloto, não vai conseguir parar. E vale a pena ver, afinal são apenas 13 episódios e a série não foi renovada.

O interessante em Kings é que Golias não exatamente um gigante de carne e osso. Golias, ou Goliath é um tanque de guerra muito poderoso, que protege soldados anônimos na batalha entre Gath e Shilo.

É justamente dessa guerra que emerge a figura de David Sheperd, um soldado aparentemente comum, mas que está destinado a coisas que nem mesmo ele imagina ou deseja. Quando se espalha a notícia de que soldados de Shilo foram capturados, é David quem enfrenta as linhas inimigas sozinho. Seguindo a intuição e guiado por um tanto de sorte, ele atravessa o campo, resgata os reféns e enfrenta com bravura a fúria de um dos Goliath, que acaba destruido por uma granada.

David nem imaginava que acabara de salvar o filho do Rei Silas da morte e isso não poderia ser esquecido. De uma hora para outra, o rapaz criado numa humilde fazenda com mais seis irmãos se vê estampando capas de jornal e alvo das atenções da imprensa e da realeza.

Não demora muito e David começa a conhecer Jack Benjamin, que o recebe na corte para um banquete em homenagem a seu salvador. Mas jack não parece grato. Muito pelo contrário. Logo ele enxerga David como uma forte ameaça, já que se torna Capitão do Exército e porta voz oficial da guerra, noemado pelo Rei.

David, além da simpatia do rei, acaba interassado na princesa, Michelle Benjamin, muito engajada nas questões da saúde e que retribiu o interesse com clareza.

Enquanto David ganha fama, Jack é posto de lado e seu modo de vida precisa ser abafado. Apesar de aparentar ser um playboy que vive atrás demulheres, Jack usa isso como fachada para esconder sua homossexualidade. Mas se ele pensa que consegue enganar alguém, está errado. Seu pai sabe de tudo, sua mãe, a rainha Rose, idem. E no exato momento em que ele percebe que a família real jamais aceitará quem ele realmente é, Jack se torna uma potencial ameaça para o próprio pai. Especialmente se vier à tona a segunda família dele, escondida em algum lugar de Shilo.

O Rei Silas, aliás, é a personificação do poder. No entanto, ele não tem tudo em suas mãos. O dinheiro que financia o governo vem de seu cunhado, que faz o jogo da política virar a seu favor com ameaças de retirar o ouro do Tesouro Nacional.

Em troca de sua ajuda financeira, William Cross quer que a guerra continue e o iminente acordo de paz, tão festejado pelo povo, fica ameaçado.

É justamente nesse momento que David percebe que as peças do jogo estão se movendo e, influenciado ou não pelas duras palavras de Silas, ele muda mais um vez o curso da história, quando um de seus irmãos morre em batalha.

Momentos depois de revelar que sua aparente coragem ao enfrentar Goliath era na verdade medo e rendição, o irmão não resiste e ele deixa o acampamento dos feridos, lençol ensanguentado em punho e faz um discurso, no meio do campo de batalha e entre Gaths e Shilos, propõem um inegável acordo de paz, que destrói os planos de William e liquida a guerra.

Silas porém, sabe que está entrando numa nova guerra e dessa vez, sua família estará mais envolvida e as perdas serão inevitáveis.

Mas, se Silas pode confiar numa coisa, é nas borboletas. Elas, que um dia mostraram que ele seria o homem destinado a mudar o destino de Shilo, mais uma vez fazem seu voo e coroam em David o novo rei de um futuro que não está distante de chegar.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: