Acabou a encenação. Quando Octavian descobre que Marco Antonio continua dormindo com sua mãe, Atia e que a irmã, Octavia continua a se encontrar com Agripa, ele fica furioso.
Defensor da moral feminina ele espera encontrar uma esposa absolutamente casta e escolhe Livia para isso. Mas antes, ele acaba com a graça de todos, colocando Atia e Octavia numa espécie de retiro e mandando Marco Antonio para o Egito, onde não poderá fornicar com ninguém de sua família. E ele consegue isso usando da tática de desmoralizar o outro, que sendo traído pela esposa, viraria piada em Roma. Agripa acaba perdoado e termina seu relacionamento com Octavia, que o acusa de covarde e revela: está grávida.
Mas, não é só Marco Antonio que vai o Egito. Vorenus embarca junto, depois de descobrir a traição e o ódio da própria filha, que ajudou Memmio, um de seus inimigos do Aventino a roubar o ouro dos triunviratos, que estava sob sua responsabilidade. Agora, quem assume o controle é Titus Pullo, que acaba de ver Eirene e o filho morrerem assassinados pela sua mais brava e corajosa escrava, que ele nem imagina que tenha planejado tal coisa.