Entre um e outro mais ou menos, a gente encontra alguns episódios bons nessa 4ª temporada de Alias. Nightingale é um deles, certamente.
O que acontece é que o Vaugh está mesmo encucado com essa história do pai dele e entre os diários encontra a palavra Nightingale encriptada. Dae fuça e fuça, acha. Ele e Sydney começam a agir por conta própria e descobrem que o nome corresponde a uma espécie de reator nuclear na Sibéria. O troço mexe com o DNA humano e é capaz de derreter uma pessoa em segundos.
Ainda em sua missão pessoal, Vaughn recebe uma ligação misteriosa e quando vai encontrar a pessoa recebe um nome. Esse nome o leva a um homem, morto na mesma data que seu pai, nas mesmas circunstâncias. Um laranja, provavelmente. Em troca ele precisa entregar o reator do Nightingale, por isso, ele e Sydney, meio manipulados por Jack e Sloane, levam a questão para a APO. O objetivo de Jack é conseguir informações sobre Elena Derevko. O de Vaughn roubar o reator.
Claro, nesse meio tempo, Sydney fica presa na máquina e quase vira geléia. Ela é salva por Jack, secretamente e agora quem corre o risco de morrer, po conta da radiação é ele. Mas somente Marshall sabe disso. E vai ter de guardar segredo.