sábado, 26 de setembro de 2015

Grey's Anatomy 12x01: Sledgehammer (Season Premiere)


Lá vamos nós. De novo.

Aos doze anos, Grey’s Anatomy retorna para os braços de seu público fiel. E a Season Premiere não poderia ser diferente ou melhor. Não dá nem para enrolar muito com a introdução, pois estamos falando de um episódio fantástico, que nos mostra força, que nos traz emoção e que não tem medo de, literalmente, dar um soco na cara do preconceito.

Shonda Rhimes é uma feminista, acima de tudo. Acho que não existe nenhuma dúvida. E essa mulher que nós já amaldiçoamos e já odiamos é também a responsável por trazer um conteúdo de grande valor à TV. Não sei, de fato, qual o poder que uma série, novela, filme ou livro têm par mudar a cabeça das pessoas, mas é impossível ver Grey’s Anatomy e não pensar a respeito de questões fundamentais.

Shonda vem fazendo um trabalho casado em todas as suas produções, mas falo apenas por Grey’s, pelo simples fato de não acompanhar as demais. Esse trabalho é da mais pura conscientização e ela dá voz a mulheres, negros, homossexuais. Esse episódio junta esse coro que diz uma grande BASTA. Chega de pensar pequeno, de causar infelicidade ao outro pelo sua noção do que é certo, de julgar e de ter medo de se impor diante de agressões.

Fiquei bastante feliz em perceber que meu tempo ao lado dessa série é extremamente bem empregado. Sofro às vezes (vocês também), mas não deixo de admirar a beleza que existe aqui. A luta para que, de alguma forma, tenhamos uma sociedade mais consciente.

Sei que muita gente ficou apreensiva com esse retorno e outro tanto abandonou o barco após a morte de Derek. Minha sensação era, ao contrário, de tranquilidade. Depois da saída de Cristina a série melhorou, personagens ganharam mais vida. Porque agora não pode ser assim? Não posso nem devo julgar a temporada por esse episódio, mas se o ritmo for esse, se a reinvenção de Grey’s começar assim, acho que estamos muito bem.

Para começar, a dinâmica de fraternidade entre Meredith, Maggie e Amelia é bem interessante. São mulheres recomeçando. Juntas. Tendo apoio umas das outras. E brigas. E paredes quebradas. Vi nessas três uma espécie de despertar. Amelia, sabemos bem, é praticamente o troféu “desgraça”, empatada com Meredith. Aposto muito que ela e Owen tragam um pouco de romance para a série, que tem casais muito sem graça faz um tempo.

Meredith tem uma jornada de descoberta e de adaptação profissional e pessoal, enquanto Maggie ganha voz e deixa de ser apenas a ouvinte das lamúrias. Ela teve duas cenas ótimas em que fala sobre bullying e pressão social e, em seguida, nocauteia a homofobia. Foi lindo e significativo. Não que eu aprove qualquer tipo de violência, mas vale a metáfora.

Claro que Callie também não se curvou e agiu para que sua paciente, Jessica, não fosse entregue ao “acampamento” onde certamente lidaria com bobagens como cura gay e uma completa lavagem cerebral, vinda de forte agressão psicológica. Aliás, eis a questão. Jessica e Aliyah achavam que para ficarem juntas, precisavam morrer. Pensavam que jamais seriam aceitas, mesmo que uma delas nunca tivesse revelado ao pai que estava apaixonada por outra garota.

O que Callie diz pode tocar muitas meninas e meninos na mesma situação. Existe saída. Existe jeito. Mesmo que às vezes não pareça. Essa história toda teve ainda o momento em que os pais dão a mensagem  principal: não importa nada, além do amor que sentem pelas filhas. E quem discorda pode viver sozinho e isolado num poço de preconceito.

Outra história excelente é a de Bailey. Comecei o episódio dizendo: como assim vão escolher outra mulher para chefiar o hospital? E Bailey foi desistindo e vendo seu sonho morrer, até que Ben a lembra de quem ela é e que ela trabalha por esse cargo há anos, sendo fiel e competente.

Aqui, vale lembrar a frase de Viola Davis, primeira mulher negra ao ganhar o Emmy de melhor atriz em drama: "The only thing that separates women of color from everyone else is opportunity. You cannot win an Emmy for roles that are simply not there.”. Pois é.

Miranda Bailey não poderia perder sua oportunidade. São poucas. São raras. E ela fez por merecer. É uma mensagem forte para quem, assim como a personagem, pode desistir por acreditar que ser mulher e negra já a tiraria da jogada. A verdade é que, na maioria das vezes no mundo real, é assim que acontece. Mas é passada a hora de colocarmos cor e gênero de lado, em detrimento de competência. E é preciso dar chances, como Grey’s e Shonda vêm mostrando, ou a situação não vai mudar.
O episódio teve ainda suas histórias menores, com o retorno de April e a estranheza no casamento com Avery ou a obsessão de Arizona em buscar um roommate. Qualquer um. Um que exista. O lance da “lenda” foi hilário. Eu sou mais simples e acho que ninguém quer morar com ela por motivos de: chatice. Mas cada um usa a desculpa que preferir.


E lá vamos nós. De novo. Mais um ano de Grey’s Anatomy e parece que vai ser muito bom!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Cecilia Carvalho disse...

Ninguém entende Greys como você Camis. Shonda realmente está com tudo desde o ano passado, tanto que até está merecendo ser chamada pelo próprio nome.
Retomei o prazer de assistir Greys Anatomy temporada passada.

João Paulo disse...

Ótima review Camis, ansioso por esse novo ano, acho que a jornada ao que parece vai valer a pena.