domingo, 8 de março de 2015

Grey's Anatomy 11x14: The Distance



Superheroes.


A equipe de Grey’s Anatomy deve estar fazendo a pose dos super-heróis antes de gravar cada episódio dessa temporada. Só isso justifica o fenômeno que estamos vivenciando nesse décimo primeiro ano, em que episódio bom virou rotina para os fãs. Obviamente, essa é apenas uma pequena brincadeira e uma forma de elogiar mais essa semana que teve cenas emocionantes e momentos de pura reflexão. Sim, o episódio traz a continuação das histórias que tanto esperamos para ver, mas acima de tudo, estimula o pensamento sobre a responsabilidade do médico.

Sei que a série os coloca como heróis, e eles são, afinal, o que Amelia fez na ficção é uma tarefa real para os profissionais que encaram maratonas nas salas de cirurgia, mas no fundo, eles são apenas humanos e meros mortais, como nós, passíveis de medos, dúvidas e erros. Por demonstrar tudo isso é que Amelia ganha espaço. Ela não é prepotente a ponto de se achar invencível. Pelo contrário. Ela encara o desafio com coragem, mas mostra que precisa de outros. Nesse sentido, Stephanie foi uma excelente alegoria de sidekick, ao lado da grande heroína o tempo todo... Menos quando o cansaço vence por algumas horas.

Grey’s Anatomy foi muito feliz ao criar a tensão no caso de Nicole. Mais ainda, foi feliz ao nos levar para aquela sala de cirurgia por quase 18 horas e nos mostrar o que é estar ali e o quanto salvar uma vida realmente envolve. Com essa sensibilidade, Richard desponta com seu discurso de incentivo e prova para Amelia que ela é a pessoa que mais precisa acreditar. Nunca achei que Derek seria chamado, mas o surgimento desse ponto na trama era necessário. Foi o ponto de partida real para o sucesso da cirurgia e para que Amelia entenda, de uma vez por todas, que seu talento é real.

Sucesso, aliás, foi outro tema de debate no episódio. Stephanie diz que elas “quase conseguiram”, mas o fato é que se o objetivo era vencer a morte, ele se cumpriu. A felicidade de Nicole é a maior prova disso. Perder a visão vai tirá-la da sala de cirurgia, mas a coloca diante de outras situações e muitas descobertas. Nicole tem a atitude que Arizona não teve ao perder sua perna. Nicole vê possibilidades. Nicole vê a vida que a espera. Nicole vê, afinal, mesmo sem poder enxergar de verdade. Essa é a beleza desse caso.

Arizona, por sua vez, ganha também em confiança ao realizar o que muitos julgariam impossível na sala de cirurgia. Eram dois casos de extremo risco acontecendo paralelamente e, em ambos, personagens e público aprendem alguma coisa. Bailey e Karev desafiam Arizona e querem levá-la pelo senso comum, mas isso é porque eles não sabem o que ela sabe e procuram pela segurança. Fiquei esperando pelo momento em que Arizona faria seu discurso de “cale a boca ou retire-se” e não me decepcionei. Vale dizer que Callie, em seu apoio sutil à Arizona, também comove.


O mesmo vale para Meredith. Um apoio seguro para Amelia num momento crítico da cirurgia. Imagino que essa ousadia de aplicar a radiação sem estar protegida vá causar desdobramentos, então paguemos para ver. Nessa temporada, está valendo muito a pena.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

sorayaestrela disse...

Não sei pq essa temporada está me lembrando mto a 8a.
Onde os casos eram "leves", bons, e tudo fluía e parecia que teríamos uma temporada perfeita.
Mas aí um avião caiu e com ele todas as meus sonhos de finais felizes.
Por isso, ainda estou esperando pela tragédia, tá td muito calmo.

Pati Melo disse...

Todo episódio de Greys eu fico esperando a bomba porque Shonda me traumatizou para vida, mas essa tem sido sensacional o que me deixa ainda mais apreensiva pela bomba que provavelmente virá no final da season.

Pati Melo disse...

Apenas verdades

João Paulo disse...

Episódio impecável e review igualmente impecável Camis, realmente gostei de casa segundo desse episódio.