domingo, 1 de março de 2015

Grey's Anatomy 11x13: Staring at the End


Um plano para destruir o bebê tumor.

Não existem palavras para descrever a satisfação em assistir a Grey’s Anatomy em mais um episódio que é exemplar. Destaque para o excelente texto e para a narrativa afiada, dividida entre as duas mulheres de maior destaque na semana: Amelia e Nicole. Duas pontas de um mesmo desafio e de um  mesmo drama. Visões diferentes, mas medos similares. Incrível como as duas ganharam peso com esse episódio e como levaram cada minuto com mais e mais talento à mostra.

Não há dúvida de que um bom texto só é eficaz se dito por atrizes competentes, como foi o caso. E o roteiro continua aposta na figura feminina como seu pilar para a temporada, receita que tem dado mais do que certo e que nos faz dizer, praticamente na metade da nossa trajetória nesse décimo primeiro ano, que estamos diante de um ótimo ano para a série.

O fato de Nicole ser médica e paciente ao mesmo tempo nos dá uma visão privilegiada da situação toda. Enquanto ela luta por mais tempo, e para que seu tempo seja valioso e bem aproveitado, vemos um ser humano desabrochar. Ela, inicialmente fria e objetiva, foi se transformando em “uma pessoa de verdade”, por assim dizer. Cheia de fragilidades, ela enfrenta o desconhecido e as incertezas dia após dia, esperando que a cirurgia para retirada do tumor seja milagrosa.

Ao mesmo tempo, Amelia exige de si mesma foco e concentração. Nada pode interferir no momento mais crucial de sua carreira, que é também o momento essencial para sua autoestima. Para Amelia é agora ou nunca. É chegada a hora de separar o joio do trigo ou, o Sheperd 1 do Sheperd 2. É agora que ela vai descobrir quem é, do que é feita, se seu talento é real . Se ela sente o peso das dúvidas de seus colegas de profissão, o peso maior vem de sua dúvida pessoal.

Outra figura importante no episódio foi Arizona. Parece que, finalmente, temos de volta aquela personagem de antes, a criatura incapaz de não enxergar uma solução e de não ter esperança (ou um sorriso) para dividir. Ela, com esse jeitinho, acaba sendo o contrapeso para Nicole. Por causa de Arizona é que Nicole vai um pouco mais confiante para a cirurgia que decide sua vida. Ela sabe que conseguiu formar uma sucessora em pouquíssimo tempo e, acima de tudo, ela sabe que conseguiu uma amiga também. Uma amiga tão fiel que faz Callie suspeitar até do que não existe.

Aliás, nessa semana conseguiram fazer de Callie uma baita babaca. É até compreensível que ela tenha essa visão turva sobre Arizona e Nicole, mas não dá para conceber que ela levante a mão durante a apresentação de uma colega questionando sua capacidade e minando sua confiança. Aquilo me incomodou profundamente e não sei se a cena era necessária. Amelia, por si só, já carregava esse questionamento sobre Derek e não precisávamos de Callie agindo como imbecil para reforçar.

Em contrapartida, Stephanie desafia Amelia e é completamente honesta com ela, mas de forma positiva. Tanto que ao final de tudo, as duas vão entrar juntas na sala de cirurgia para colocar em ação o plano mais elaborado já feito para combater um tumor. Um tumor que ganha status de bebê, não por acaso. Grey’s Anatomy mescla os discursos de Nicole sobre seu trabalho com nascimentos e sobre salvar pequenas vidas, com o discurso de Amelia em sua abordagem agressiva para, em contrapartida, salvar essa vida alienígena que insiste em invadir o cérebro de Nicole.

E ainda temos Bailey, que em participações pontuais, traz ainda mais drama para o episódio. Ao lado de Arizona, ela ajuda a sensibilizar Hermann e mostrar a ela que, afinal, cada paciente salvo faz a diferença.


P.S*Amelia ganha o Oscar de atriz dramática ao receber um simples copo de café.
Comentários
10 Comentários

10 comentários:

MayB disse...

como eu estava com saudade dessa Arizona!!! Belo texto Camis!!!

Regina Phalange disse...

Esse episódio foi muito bom, como todos dessa temporada. Arizona, Amelia e Nicole estão formidáveis e é realmente satisfatório ver tudo isso.

Regina Phalange disse...

Camis você tá sentindo que a proposta de "meredith season" não tá dando certo? Pra mim ela tá totalmente ofuscada (profissionalmente) por essas de baixo. Triste, cada momento da série Meredith é ofuscada por um médico diferente.

João Paulo disse...

Temporada impecável até agora, estou gostando bastante.

suansil disse...

A cena da Callie só faria sentido se ela chamar o Shepard. Na real achei também desnecessário esse comentário partir dela e é sempre assim com Arizona e Callie quando uma está em alta a outra está em baixa, coisa chata. Você aposta no sucesso Camis? ou teremos um drama básico para a metade final da temporada?

Pati Melo disse...

Estou de cara com Grey's Anatomy, que temporada fantástica.

camisbarbieri disse...

estou apostando no sucesso!

camisbarbieri disse...

Eu acho que é uma temporada das mulheres mais do que da Meredith em si.

Fátima Valeriano disse...

Quando pensei que já tinha visto tudo, a autora me surpreendeu nesta temporada de Grey's Anatomy. Curtindo cada capítulo!!

Regina Phalange disse...

É o que to sentindo também, mas antes da temporada começar eles fizeram toda uma promo sobre essa temporada ser focada nela e acabei me decepcionando