domingo, 12 de outubro de 2014

Sons Of Anarchy 7x05: Some Strange Eruption


Hora da virada.

Posso até estar muito enganada, mas o sensacional episódio dessa semana parece ser um ponto importante nessa temporada de Sons Of Anarchy. Após o desastre na Diosa e após as sucessivas ações violentas que surgiram desde a morte de Tara, a guerra vinha em expansão. Agora – e principalmente diante da dependência do que acontece nos primeiros minutos do episódio número 6 – parece que estamos diante da retração. E a retração deve vir com a verdade sobre o que realmente aconteceu e sobre as mentiras de Gemma.

Como? Não sei exatamente e nem desejo prever o que fará com tudo venha à superfície, mas os chineses já sabem que existe uma ideia equivocada na cabeça de Jax e é bastante provável que algo se desenvolva daí. Assim como no cliffhanger, em que Gemma está à mercê de Juice, ela pode ficar também à mercê do filho.
Não acredito que Juice irá completar a missão e já vejo Gemma jogando areia nos olhos de seu inesperado algoz, matando-o e escapando. Convenhamos: seria frustrante nunca ver o acerto de contas entre ela e Jax e é pelo espírito que cada lance dessa temporada nos traz que não acredito que veremos Gemma morta agora. Se as coisas tomarem o rumo “mais fácil” na semana que vem, ficarei bastante surpresa e até triste. Por mais que eu tente evitar a expectativa e imaginação, não é assim que quero que as coisas se resolvam. Ainda há muito que explorar quando o assunto é Gemma e seus pecados.

Aliás, focando um pouco mais na sequência final do episódio, vemos a repetição da fórmula de Kurt Sutter ser mais uma vez, muito bem sucedida. Música em perfeita cadência com os acontecimentos, poucos diálogos e muita coisa para pensar e analisar. Nem é preciso dizer que o bate papo entre Gemma e Juice foi incrível e que o cliffhanger cumpre seu papel de nos deixar realmente pendurados do penhasco da expectativa. É sempre nesse momento em que vemos que Gemma faz o que precisa fazer para continuar sendo a rainha. Mentir para o rei e seus aliados faz parte e é questão de sobrevivência. Só que dessa vez, a mentira é grande demais, como temos visto semanalmente e, portanto, o guardião da verdade, Juice, deve morrer para manter o castelo erguido.

Mas é claro que nesse xadrez existem outras peças em jogo. Nero, por exemplo, e os próprios chineses. A presença de Jarry em sua estranha aliança com as gangues e o envolvimento com Chibs. Tudo isso pode e deve convergir na semana que vem de forma interessante e que nos impulsione na direção da descoberta, porque não há mais como isso continuar crescendo. Repito, é a hora da retração e de a história se voltar cada vez mais para o que há de podre dentro do clube.

Tanto é que as cenas com Abel podem trazer outro desdobramento importante. Jax ainda não viu o quanto o filho está sendo afetado. Ele só tem tempo para vingança e está cada vez mais relapso com as crianças. Tirando o fato de que os garotinhos que interpretam Abel são péssimos atores, ficamos com a questão que sempre rondou os desejos de mudança e fuga de Tara: ela sempre pontuou que era preciso ir para longe antes que fosse tarde demais e creio que Abel pode acabar mudando os planos de Jax, o que nos levaria a um final em que o rei deixa tudo para trás para salvar os filhos de um futuro cheio de violência. O outro cenário que imagino para o fim é sem Jax e com Gemma educando Abel para subir ao trono dos Sons Of Anarchy um dia.

P.S*Tig e os comentários sobre ser “gay o suficiente”. Acho que estamos caminhando para aquele momento de novela e um final feliz com Venus.


P.S* A aproximação entre Nero e Wendy está estranha. Só falta a série acabar com os dois juntos, criando os filhos de Jax.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

ALBN disse...

Camis, eu estou apostando justamente nesse final, com Wendy e Nero fugindo com os filhos de Jax deixando todo o rio de sangue de DIosa para trás.

Bruno disse...

Acredito que tanto o Jax quanto a Gemma vão morrer neste embate final. Chibs é um fan favorite, então creio que será eliminado, assim como Wendy e Nero, mas esses por serem bons, afinal, é só reparar que a série só matou gente com "bom" (ou menos pior) caráter até aqui, Clay sendo a única exceção. Juice com certeza não sai vivo também, em SOA sempre que fica tão na cara que alguém vai morrer, morre. E acho que a chacina acaba por aqui, quem sabe também matem os filhos do Jax, e queria muito que o Unser morresse por ter causado indiretamente o assassinato da Tara, mas acho que ele é o que mais tem chance de acabar vivo, tendo em vista a ironia que isso seria.

Fabiana disse...

Amei esse episódio, assim como gostei muito do anterior. Não estava muito empolgada com os primeiros episódios da temporada, confesso que estava com raiva do Jax por suas atitudes estranhas e sem propósito, mas acho que a série deu uma reviravolta que me deixou de cabelos em pé, e isso sempre foi o que mais gostei na série.
Sinto que os roteiristas são corajosos e não tem dó de sacrificar personagens queridos e a série apenas sobe em meu conceito nesses momentos.
Também acho que vai morrer mais gente nos próximos episódios.
Quanto ao episódio em si, acredito que a partir de agora a mentira da Gema vai ficar cada vez mais insustentável e é óbvio que o embate vai chegar no final.
Só estou preocupada com a quantidade de episódios, acredito que tem ainda muita história para desenrolar e a série está acabando (vou sofrer sem ela), eu realmente espero que a quantidade de episódios seja estendida nessa última temporada.
Por enquanto, muito satisfeito e amando a última temporada.