domingo, 30 de março de 2014

Grey's Anatomy 10x17: Do You Know?




Desliguem os aparelhos.

Aproveitando que Grey’s Anatomy é uma série bastante metafórica, seria de bom tom que os produtores, a emissora e a showrunner que não deve ser nomeada seguissem o exemplo dado nesse episódio e saíssem da questão elementar que estamos enfrentando há algum tempo. Com dez anos no ar, afirmo, sem medo, que é sim, hora de desligar os aparelhos e deixar Grey’s Anatomy descansar em paz.

Chegou a hora. Simplesmente, chegou a hora. E adiar essa decisão, em nome sei lá que, está sendo um erro monumental para tudo o que a série representa. Estamos falando de um drama como poucos, cheio de emoções fortes e claro, altos e baixos ao longo dessa jornada. O problema é que estagnamos. Não há mais o que fazer e a criatividade acabou. Os personagens não têm mais motivação, ficamos dando voltas em torno dos mesmos temas e quem não consegue enxergar isso é doido ou sofre de déficit de atenção. Claro, tem gente por aí que gosta de série que só faz rodeios e nunca sai do lugar. Eu, definitivamente, não sou uma dessas pessoas e, embora eu saiba que não vou largar Grey’s Anatomy, não posso deixar de dizer umas verdades. Sinto que é meu dever como fã.

É óbvio, a partir desse desabafo inicial, que achei esse episódio péssimo. Citarei, é claro, as dezenas de motivos que tenho para tal, mas existe, dentre todos, um que é primordial e que está ligado aos demais motivos: Nós já vimos isso antes.

Vi muitas pessoas achando “necessário” e “uma boa explicação para a saída precoce” de Cristina. Confesso que arregalei os olhos e fiquei ponderando o que as pessoas acham necessário ou precoce. É necessário repetir pela milésima vez a mesma ladainha que já está concretamente estabelecida há pelo menos três anos? É precoce uma personagem deixar a trama depois de 10 anos? Pelo amor de Deus. Vamos rever os conceitos aí, porque assim fica complicado.

Sandra Oh é uma pessoa sensata. Essa é minha conclusão. Ela tem TODA RAZÃO em deixar uma produção que não oferece mais desafios para sua carreira. Cristina não tem um plot bom há... Não sei nem mais precisar. Mas não é só ela. Grey’s Anatomy está sem boas tramas (e digo trama boa mesmo, não meia boca) faz muito tempo e esse episódio é uma prova cabal de tudo isso.

Primeiro, é um episódio lento e sem novidades. Tudo nele já existiu antes. Realidade alternativa, paciente que “determina” o futuro do médico e até, pasmem, o plot do cirurgião com a mão ferrada. Sério. Não quero nem debater essa porcaria de plot da mão, mas quantas - fucking - vezes ele já apareceu na série? Eu conto pelo menos três vezes.  Inaceitável.

E então temos a ladainha sem fim de Owen e Cristina. “Ah, mas é para dar um motivo pra saída da personagem”, “É pras pessoas notarem que eles não funcionam juntos”. Desculpem, mas qualquer coisa é melhor que isso. Até se matassem Cristina seria menos covarde.

Se existe, no mundo, alguém que AINDA não sabe que Owen e Cristina estão fadados ao fracasso, essa pessoa não vê a série. Nunca viu. Todas as demais pessoas sabem disso muitíssimo bem e não precisam de mais convencimento. Até eu, que gosto do casal, sei que NÃO ROLA e tenho me incomodado com a insistência em algo que é um beco sem saída desde que nos foi mostrada a questão do aborto. E essa é a verdade. Quando Cristina encerrou sua gravidez, quando Owen bateu o pé que queria uma família, esse ciclo fechou. Mas cá estamos nós, temporadas e temporadas depois, debatendo o mesmo assunto velho, sabendo que essa trama é inútil e blá, blá, blá...

Fiquei com a ideia de que esse roteiro é para o convencimento da própria Shonda Rhimes (bate na madeira três vezes). No fundo, não é para os fãs entenderem, é pra ela. Só pode ser. Porque se essa mulher continua batendo na mesma tecla, o problema não é no receptor, é no emissor. Nós já sabemos, entendemos e aceitamos. Agora chega. Não é possível aceitar um episódio absolutamente preguiçoso desses. Um episódio frio, sem emoção e sem brilho, justamente porque não acrescenta nada para ninguém. Não é um “game-changer”. Não justifica bem nada que pretendiam justificar com ele.

Em todas as versões apresentadas, vemos a transformação de Owen em um babaca completo e Cristina frustrada, não importa a decisão que tome. Pois é. Sabem por quê? Porque existem diferenças irreconciliáveis, apesar deles se amarem. Agora continuo perguntando: você aí (sim, estou falando com você!), precisava desse episódio pra saber disso ou você já sabia? Não estava bem claro ainda? Está na hora de começar a assistir a série com um mínimo de atenção, fica a dica.

Nem quero comentar as historias em si, porque honestamente, é tudo tão mais do mesmo que eu estaria dando voltas, igual ao roteiro da série. Chega a doer minha alma ao dizer essas coisas de Grey’s Anatomy, mas enfim, é preciso. Uma série que quebrou a coluna vertebral e só respira com a ajuda de aparelhos. Uma série que está paralítica. Uma série em que não há nenhuma perspectiva de vida útil, mas insistir em tentar mantê-la no ar por um apego egoísta e que não considera que, a morte, nem sempre é a pior opção. Ah, as metáforas. Meu maior deseja é de que Grey’s Anatomy possa ler suas próprias entrelinhas.

P.S* Bailey fazendo infomercials: Apenas não.
P.S* Cristina mãe de cachorro: Quem teve essa ideia de M#@%&?
P.S* Shane de cavanhaque, ganhando ou entregando prêmios: Ridículo. Quem se importa com ele?
P.S* Plot Robocop. Só tendo muita paciência.

P.S*Quantas vezes pausei esse episódio chatíssimo? Umas quatro. Alguém bateu o recorde?
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

samuel disse...

Eu devo ter parado 6 vezes no minimo. Levei quatro dias pra ver o episodio e vc ta mais q certa eu so queria um series finale lindo e emocionante pra fechar uma das series mais legais q eu ja vi e hoje corre atras do proprio rabo igual o plot do moco do episodio.

Anna disse...

Nossa, nunca discordei tanto de uma review hahaha. E o episódio pra mim foi maravilhoso e passou rápido demais!

Bruna disse...

O episódio só provou que a série precisa acabar e urgente. Só estou acompanhando para ver como será o final da Yang e depois eu desisto de Grey's. O episódio chegou em uma conclusão óbvia: para os dois serem felizes um precisa sair do hospital. Pior do que matar a Yang pode ser a Shonda juntando ela com o Burke, aí vai ser terrível de se ver. Uma pena, série que já me emocionou tanto hoje me deixa quase que indiferente.

Pati Melo disse...

Não acho que a lenga lenga de owen e christina tenha sido necessária, mas sim um episódio focado na Yang. Claro que eu preferia que a Shonda tivesse focado nas habilidades cirurgicas dela ao invés do relacionamento condenado (aliás eu sempre odiei Crowen, desde o primeiro dia, então estou mais o que de saco cheio dessa merda), mas a questão do episódio para mim pessoalmente foi me despedir da Christina que têm sido minha favorita desde o piloto e por mais que os plots tenham sido reciclados e que todos os outros personagens tenham sido mais do que dispensáveis, Sandra Oh esteve em toda a sua glória dando show de atuação como sempre. E isso já foi o suficiente para mim, porque ela é o que vai fazer mais falta em toda essa novela mexicana que grey's se tornou. Então não parei o episódio em momento nenhum, não achei ruim e me envolvi bastante com a estória. Mas que Grey's precisa acabar é mesmo um fato, já deu tudo o que tinha que dar.

Gio disse...

Eu acho que o erro maior do episódio foi se apresentar como relevante, quando na verdade foi totalmente filler. Dito isso, deixo claro que me emocionei com o episódio em diversos momentos, porque foi a primeira vez que refleti sobre as consequências profundas que esse relacionamento causaria, caso levado à diante. Algumas séries, de tão queridas pra mim, podem fazer temporadas inteiras irrelevantes que eu não vou achar ruim. Torcer pra que melhore, sim, mas eutanásia ainda é um tabu na minha mente, e isso inclui meus seriados favoritos.

Gio disse...

Vou ser recalcado e conspiracionista: não consigo perdoar essa queda de qualidade de Grey's coincidindo justo com a ascensão de Scandal. Quando é que os showrunners vão parar de matar suas séries antigas em prol das novatas? É triste...