quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Glee 5x05: The End of Twerk


Twerk for your life.
Glee sempre foi excelente em pegar um assunto bobo, muitas vezes ridículo, e fazer ainda mais chacota em cima dele. Essa foi a tentativa desse episódio, não tão bem sucedida, apesar de maravilhosos momentos de rebolado e uma incrível homenagem à nossa diva da loucura generalizada versão 2013, Miley Cyrus. Algo não está funcionando. Ou talvez, não esteja funcionando para mim (é preciso admitir essa possibilidade). Mas sinto que a série está sem norte e que os tiros dos roteiristas vão por todos os lados, sem acertar um alvo sequer. Talvez um alvo ainda esteja na base de acertos.
 O núcleo de NY continua coerente e bom de acompanhar. Rachel e Kurt seguem com seus dramas e questionamentos que ainda têm ligação com a morte de Finn, mas vêm como doses certas de saudade. Os dois vivem momentos definitivos, de pura mudança e estão lidando com isso na base da maturidade... E das tatuagens. E piercings. Realmente, muitas pessoas apostam nesse tipo de coisa para criar um ponto zero, um recomeço. Cheguei a arregalar os olhos por três segundos ao ver o chanel de Rachel, mas foi só até notar que era uma peruca mesmo. Gostei bastante do quanto ela brincou de caras e bocas durante “You Are Woman, I Am Man”. Linda, divertida e talentosa, simplesmente.
Kurt também estava hilário com sua tatuagem errada e seu primeiro (foi? Não me lembro de outros.) shirtless em Glee. Boatos dão conta de que gônadas (para deixar no genérico) explodiram por aí, ao ver o corpitcho do moço, mas não se assanhem porque com Kurt o sexo é via Skype, apenas. Achei uma graça a tatuagem de Rachel e o modo como ela mantém isso tão pessoal. Não sou muito a favor de marcar o corpo com nome de macho, mas enfim, nesse caso eu entendi perfeitamente.
Saindo de NY e voltando para Ohio, a coisa desanda. Comecei animada com todo o festival de rebolado - que me lembrou dos bons tempos de É o Tchan (ordinária!) - e ri com Jake achando que aqueles movimentos são invenção de algum americano. Bitch, please. Quem inventou o twerk foi CARLINHA PEREZ. Nossa maravilhosa Cinderela Baiana, que hoje vive reclusa, Infelizmente. Depois disso, vem Sue e seu ponto de vista que abala a opinião pública e quer acabar com o direito das pessoas de requebrar à vontade. Isso tudo tem potencial para ser engraçado, mas no fim não é tão divertido de ver. E não é mais divertido pelo fator repeteco. Quantas vezes já vimos esse plot?  Will Schuester também não acerta uma e, apesar de eu entender bem a sacada com “Blurred Lines” não achei que funcionou muito bem. Na trama e na música. Então, que professor é esse que quebra a escola e dá ataque de pelanca para provar que rebolar é um direito garantido pela Constituição. Tem uma piada aí em algum lugar, só me avisem quando começarem a rir do modo como foi colocada em Glee.
Ainda falando em trama repetida, temos outra que me deixa exausta. Mais uma vez, pelas minhas contas, a terceira FUCKING vez, Unique vive a #barra do banheiro. Não entendo como posso me sensibilizar DE NOVO com a mesma coisa. Acho o personagem excelente, desafiador, mas há tantos modos de colocar o drama dele em debate. Tantos modos melhores que a #barra do banheiro. Da primeira vez em que o assunto surgiu, de fato, chamou a atenção. Afinal, o que Unique deve fazer? Onde será aceito?
E a verdade é que ele não será. Assim é o mundo real. As pessoas sempre vão olhar torto e julgar, embora o esforço para acabar com esse preconceito seja grande e cada vez mais notável. Entendi muito bem o lance do banheiro com pontos de interrogação. Trouxe à tona toda a humilhação, o desconforto, a agressão. Foi triste de ver, mas já chega. Não é possível que voltem nesse mesmo plot, repito, pela terceira vez, com a mesma desculpa.
Unique tem outras questões, inclusive na parte de relacionamentos e nesse assunto ninguém quer entrar. Depois do catfish com Ryder (que, do nada, defende Unique e quer bater nos caras que o agridem), Unique voltou a não ter nada interessante nesse setor. E sim, ele foi bem na execução de “If I Were a Boy”, nem precisamos discutir esse assunto, afinal, se existe alguém que sabe o que é ser menino e menina, esse alguém é Unique.
Então temos Marley. Ai meu Deus, como essa garota me matou de rir com sua versão de “Wrecking Ball”. Eu olhava Marley vindo na bola gigante, jogando tijolos em vidraças e socando o cenário de AEROLITOS e ria sem parar. Revi a sequência mil vezes só pela diversão de pensar que esse surto era por causa de Jake e sua pinta no quadril.
Honestamente, acho muito bom que esse namorico besta acabe, porque estava num mar de mesmice e inatividade que só as pegações com a cheerleader avulsa poderiam resolver. E Jake faz cara de pastel o tempo todo. Não conversa, não pede perdão. Apenas observa Marley destruída e destruindo tudo com sua bola de guindaste.
Quem sabe, assim, alguma movimentação comece no núcleo escolar, porque os personagens estão estagnados. Sam mostra o poder do chocolate branco (o que eu aprovo), Blaine não tem nada rolando, Artie e Véia fazem comentários sobre performances sexuais na cadeira de rodas, Tina está com diarreia e não sai do banheiro de Unique, Ryder não faz nada desde o chilique com o catfish. Não é à toa que todo mundo está dizendo que quer a extinção de McKinley High. Até eu que sempre preferi esse núcleo estou entediada e nem todo twerk do mundo fez a diferença.
P.S*Cadê Santanão?
P.S*Achei “On Our Way” esquecível, assim como diversas performances musicais dessa temporada.
P.S*Fiquei imaginando Zach, o melhor coreógrafo do mundo, dando oficina de rebolado.
P.S* Adorei a argumentação de Will sobre as danças quebrando tabus. Não posso deixar de elogiar essa ideia do roteiro.
PS* REFUTO, no entanto, o comentário sobre a lambada ter gerado dois filmes ruins. Will não sabe o que é CINEMA de qualidade, desculpaê.
Músicas no episódio:
“You Are Woman, I Am Man": Funny Girl -  Rachel (Lea Michele) e Paolo (Ioan Gruffudd)
"Blurred Lines": Robin Thicke feat. T.I. e Pharrell - Artie (Kevin McHale), Bree (Erinn Westbrook), Kitty (Becca Tobin), Jake (Jacob Artist) e Will (Matthew Morrison)
"If I Were A Boy": Beyoncé - Wade "Unique" (Alex Newell)
"Wrecking Ball": Miley Cyrus - Marley (Melissa Benoist)
"On Our Way": The Royal Concept - New Directions
Comentários
10 Comentários

10 comentários:

Vanessa disse...

Também venho achando o núcleo Lima chato. Nada acontece lá e essa briga Will/Sue já deu ha umas 3 temporadas atrás. A e nenhum personagpura verdade é que nenhum personagem lá tem um plot de verdade. Unique e Jake tinham um, mas titia Ryan aparentemente esqueceu. Ele ia até largar o Glee Club

.

Por mais NY em cena.

Gabriela disse...

Ai, LimaZzzZzZZz.

Ninguém aguenta mais e faz tempo.

A parte de NY tá boa, se tiver mais screen time pode até melhorar. Porque aguentar o povo do McKinley tá difícil.

Enfim, achei o episódio ruim. Depois do 5x03, por enquanto não teve nada bom.

Gleek disse...

O problema ta tatuagem da Rachel pra mim é simplesmente de coerência. Para mim ela devia ter feito uma "gold star" seria de acordo com tudo ja apresentado na série e eles podiam até relacionar com o Finn ja que ele ja chamaou ela de estrela varias vezes.
Nao vou nem comentar o nucleo de de Ohio.

Gleek disse...

Esqueci de mencionar que a propria Lea Michele tem essa tatuagem, seriam entao menos uma das varias que ela tem pra combrir.

Renata disse...

Eu nunca vou perdoar a Professora Shue pela fala dos filmes-não-tão-bom-assim

Thyago disse...

Ainda torcendo pelo núcleo Ohio.

Pati Melo disse...

"Fiquei imaginando Zach, o melhor coreógrafo do mundo, dando oficina de rebolado." ahuahauhauhaha sem mais

Tiago Costa disse...

Não sabia que a tattoo dela era real!=O

gleek disse...

a do finn que teve no episódio é falsa, mas ela tem uma de estrela dourada real.

robsonc disse...

"P.S*Fiquei imaginando Zach, o
melhor coreógrafo do mundo, dando oficina de rebolado."


Camis, não tinha nem pensado nisso. IMAGINAAAA? Que saudade, quero Zachzinho na frente das câmeras ensinando a dança da garrafa agora!! Imagina a cara da Nick Naja vendo tudo, comendo pipoca, rindo, jogando pipoca na bunda das pessoa?

Que mundo injusto esse que cancela TGP...