segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Once Upon a Time in Wonderland 1x01: Down The Rabbit Hole

 
Fiasco no País das Maravilhas.
Se um desejo eu pudesse ter ao esfregar a lâmpada de um gênio, esse desejo seria para que Once Upon a Time in Wonderland jamais tivesse saído do papel. Se eu pudesse ter três desejos eu os usaria com a delicadeza da rainha de Copas e mandaria cortar as cabeças dos responsáveis por esse imenso fiasco da ABC.
É difícil compreender porque alguém, em sã consciência, deixaria algo desse tipo ser produzido. Uma série de história fraca. E esse é o ponto principal, pois Once Upon a Time, que dá origem a esse spinoff, já cansou de provar que o público perdoa a tortura visual, se os personagens cativarem e a trama conseguir empolgar. Talvez como reflexo do desgaste de OUAT (que tem ainda audiência sólida, mas mostra queda em qualidade desde a temporada passada), o público americano nem deu uma chance a OUATIW (nome imenso para compensar o que mesmo?), que teve desempenho deplorável nos números e já estreia como cancelamento certo.
A ideia de OUATIW é a de explorar mais a fundo o potencial do universo de Alice In Wonderland, obra que, de fato, permitiria um milhão de novas aventuras por ter um universo fantástico e onde tudo pode acontecer. A história tem elementos para produzir uma excelente protagonista, sidekicks curiosos e carismáticos e vilões terríveis a perder de vista. Infelizmente, na série, o que vemos não chega nem perto disso, já que o elenco não colabora nem um pouco e dá um show de falta de talento. Fiquei impressionada com a falta de talento da escolhida para viver a Rainha Vermelha. A moça é tão caricata e forçada que deveria estar, quem sabe, num filme do Jim Carrey (com todo respeito ao pobre Jim Carrey, que pelo menos é o rei das caras e bocas).
Além disso, não existe qualquer motivo para precisarem misturar Wonderland com Aladdin (ou coisa que o valha). Essa ideia de unir os mundos mágicos já existe em Once Upon a Time e, portanto, essa derivada deveria tentar ter um pouco mais de foco. Quando vi Jafar segurando a cobra com força (sério, o homem não largava o pau em forma de cobra e isso traz sim uma mensagem sexual, não é possível) tive a prova final de que essa série não sabe para onde vai e nem a que veio. É só mais uma tentativa de capitalizar em cima de um sucesso da emissora, ao melhor estilo “se colar, colou”. Mas não só que não colou.
A trama pode ser resumida facilmente. Alice, que sumiu durante muito tempo em suas aventuras iniciais em Wonderland (sim, aquelas que todos já conhecem) é taxada de louca e resolve voltar ao País das Maravilhas para trazer uma prova concreta de que aquilo tudo existe e que sua narrativa tem fundamento. É aí que ela acaba conhecendo um Cyrus, um gênio da lâmpada por quem se apaixona. Como o geniozinho é dado como morto, ela praticamente está a ponto de permitir uma lobotomia para eliminar essas dolorosas memórias e, nesse momento, descobre que Cyrus não morreu e sua nova missão em vida é salvá-lo para que vivam felizes para sempre.
Como todos podem notar, esse plot tem a complexidade de algo escrito por uma criança de seis anos. E tudo bem uma criança pensar nisso, mas roteiristas experientes entregando algo desse tipo? Parece até falta de respeito. Com o público e ainda mais com uma história tão cheia de camadas e interpretações profundas como é a do livro de Charles Lutwidge Dodgson.
No elenco temos Sophie Lowe vivendo Alice e, justiça seja feita, ela é carismática e tem potencial. O mesmo pode ser dito de Michael Socha, que encarna o Valete de Copas e consegue criar alguma química com a protagonista. Peter Gadiot é Cyrus e nem sei se podemos culpá-lo pela falta de envolvimento com sua amada Alice, porque a coisa acontece em segundos. John Lithgow nunca deveria ter aceitado fazer a voz do Coelho Branco ao passo em que Naveen Andrews deveria estar desesperado por trabalho para topar fazer um vilão tão bobo quanto o Jafar proposto pela série. Por último, temos a inebriante Emma Rigby como a pior Rainha Vermelha de que jamais se terá notícia.
A produção fica por conta de Adam Horowitz e Edward Kitsis, que deveriam parar de inventar porcarias e investir essa energia para fazer Once Upon a Time funcionar novamente. Se tem uma coisa que Once Upon a Time in Wonderland nos prova é que nem sempre a sorte bate duas vezes à mesma e, com a série estreando tão mal, essas Primeiras Impressões também serão as últimas.
P.S*Um dos piores lançamentos dessa Fall Season, sim ou com certeza?
P.S* Gastaram mais injetando silicone no lábio da Rainha Vermelha do que gastaram com os efeitos desse Piloto.
P.S* Quem quiser pode enviar sugestões de cenários para a produção. Eles aceitam apenas arquivos advindos do Paint.
P.S* Nem o fã mais ardoroso de OUAT vai conseguir ver esse spinoff. Pelo menos eu não desejaria isso ao meu pior inimigo.
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Vanessa disse...

Triste,mas a coisa é uma vergonha alheia sem fim. Record faz melhor, sinta o nível.
E nem é algo que de tão ruim fica bom, é só ruim mesmo. As vezes eu penso o que tem na cabeça desse povo (os executivos das emissoras), porque tem tanta coisa obviamente ruim, que obviamente vai flopar e eles falam ok, vamos produzir isso. Eu entendo eles embarcarem na produção do piloto, mas depois de ver isso, ainda assim permitir chegar a Tv é absurdo. Imagina as bombas que nunca veremos.


p.s: Sendo chata, maaaaaaaaaas não teremos reviews de TVD? Achei que ias continuar. Eu gostei dos dois primeiros eps, rolou uma esperança, não gigante, afinal titio Kev se foi, mas acho que será melhor que a anterior.

Natália disse...

Não vai ter review de Vampire Camis?

Tiago Vieira disse...

Olá!
É uma pena os caminhos que OUaT está levando. Concordo com você quando diz que os produtores deveriam investir suas energias para fazer com que a série original funcione novamente.
Vi alguns vídeos promocionais e realmente os cenários são deprimentes. Será que eles não têm dinheiro para fazer algo melhor?
Bem, espero que a terceira temporada de OUaT ofereça algo bom, ou se não correrá o risco de terminar mal.
Parabéns pela crítica de qualidade feita.

Gabriel disse...

Né? Ainda estou esperando, ainda mais agora que a série deu UP.

Ricardo disse...

http://criticandonamadruga.blogspot.com.br/