domingo, 22 de setembro de 2013

Sons Of Anarchy 6x02: One One Six


Se a família aumenta, os problemas também.
Sons Of Anarchy está começando mais uma temporada em que é notável o direcionamento correto e perspicaz da história como um todo. É bom sentir que a série sabe para onde vai, exatamente e essa é uma coisa rara na TV. Ao mesmo tempo em que temos certeza de que a trama tem um objetivo somos sempre surpreendidos. Essa mistura é o que me faz valorizar ainda mais a série, que é uma das melhores já feitas e uma das mais ignoradas.
Nesse episódio voltamos a velhos problemas. Depois de seis anos, Jax ainda tenta cortar os laços com os irlandeses, mas sempre é mais complicado na realidade do que na imaginação dele. A única pessoa 100% ciente de que esse ciclo de violência e de acordos escusos jamais terá um fim é Tara. E ela está se preparando de forma magistral para sumir dali, levando os meninos e deixando tudo isso para trás.
O que Tara quer é garantir que as crianças não se tornem parte dessa cadeia de acontecimentos, uma vez que, ficando ali, é inevitável que Thomas e Abel não se envolvam no futuro do clube, em algum momento. E pelo visto, Tara está grávida novamente, o que é mais um motivo para fugir. Ela bem que tentou se adaptar e ser uma old lady nos mesmos moldes de Gemma, mas no fundo, Tara não ama esse universo como Gemma e os sentimentos por Jax não serão o bastante para que ela arrisque a vida dos filhos. Tara saiu da cadeia com um objetivo e talvez esse “golpe” seja um dos destaques até o fim da temporada.
Enquanto Tara toma todo tipo de providência prática (afinal, ela sabe que o que está armando é quase que uma sentença de morte), Jax é levado pelos acontecimentos. A parceria com Nero, que deveria ser mais tranquila, acaba trazendo mais um inimigo para o clube, após o tiroteio na escola com a arma traficada pelos irlandeses e colocada na região com a ajuda dos Sons. É uma história complexa e a desculpa perfeita para colocá-los de novo na mira da justiça, com o fator de que crianças mortas vão movimentar uma massa em termos de opinião pública.
Clay, mesmo de dentro de uma cela especial, continua sendo um personagem incrível e capaz de movimentar as peças no tabuleiro. Um grande jogador, se preparando para o golpe final. O engraçado é que pela dualidade de suas atitudes fica difícil saber se ele está jogando com Jax e Gemma ou se está tentando se livrar de Lee Toric. Talvez seja tudo isso ao mesmo tempo, já que Lee tem seus “parâmetros” de justiça traçados de forma duvidosa e vícios que podem derrubá-lo.
No meio de tudo isso, o que vale notar é o enfraquecimento dos Sons Of Anarchy. Não é apenas o abandono de Bobby, a cabeça de Tigs a prêmio, a insatisfação de Chibs com o que Jax vem fazendo. Ainda temos um Juice bastante abalado e agindo pelo medo. Reparem que foi possível citar quase que o clube todo em duas frases. Os números caíram, a confiança não existe mais. O grande inimigo, portanto, parece que vem de dentro.
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

diogopacheco disse...

ótima review, Camis.


Fico achando que o Kurt está apenas preparando o terreno para uma disputa grandiosa e cruel entre Tara e Jax. A série está me fazendo acreditar que assim como ocorreu em Breaking Bad Jax vai se tornar o grande vilão da série, uma versão mais nova do Clay, e será capaz de tudo pára manter seus filhos ao seu lado, mais ou menos do mesmo jeito que sua mãe sempre fez.