terça-feira, 4 de junho de 2013

Game Of Thrones 3x08/09: Second Sons/ The Rains Of Castamere

Muita chuva para lavar o sangue derramado.
Os dois últimos episódios de Game Of Thrones tem uma coisa em comum: ambos são muito bons. Sempre há quem discorde, especialmente quando o assunto é “The Rains Of Castamere”, que promove o que eu chamo de “limpeza na inutilidade”. Tudo o que aconteceu nessas duas semanas, foi bem feito, arquitetado e funciona perfeitamente para o andamento da temporada.
Em Second Sons, o clima de bodas toma conta da série e vemos o tão esperado (menos pelos noivos, registre-se) casamento de Tyrion e Sansa. História bem trabalhada e permeada por momentos em que a crueldade de Joffrey fez a diferença. A humilhação de Tyrion e o medo de Sansa vieram na medida certa e os dois atores estiveram muito bem.
Tywin é sempre um show à parte e seus diálogos foram sensacionais, autoritários, como se ele mesmo fosse o rei (e Joffrey já percebeu isso). Olena Tyrell em suas divagações sobre relações familiares alegrou o dia, como sempre. A cena entre Cersei e Margaery também merece destaque e não pode ficar de fora dos elogios.
A ação envolvendo Daenarys também deu as caras. Impressionante como um cabelo platinado faz sucesso em Westeros, porque ela consegue muitos aliados só pelo interesse sexual e isso fica claro no modo como ela se alia aos Second Sons. Nessa mesma toada sexual, mas com um toque doentio para apimentar, temos a sequência entre Melisandre e Gendry, que acaba com Stannis percebendo que há algo de podre no reino (e não estamos nem na Dinamarca), liberando Sor Davos do calabouço e buscando conselhos (ou apenas se certificando) de como agir daqui em diante.
Ainda nesse episódio, é preciso citar a cena final, com a morte do White Walker. Fiquei triste, porque achava demais o gráfico do personagem, mas valeu a pena pelo resultado e pela descoberta de que o objeto encontrado por Sam tem utilidade para a luta contra a legião de defuntos gélidos que avança a cada dia.
No episódio seguinte, continuamos acompanhando a trajetória de Arya, cada vez mais perto de reencontrar a família. E só por isso todo mundo já deveria estar sabendo que teríamos tragédia à vista.  Confesso que fiquei mais chocada com a reação das pessoas ao que aconteceu com que aconteceu de fato. Acredito piamente que, depois da morte de Ned Stark, uma coisa ficou bem clara: Ninguém está seguro em GOT. Ainda mais personagens que, com o perdão da palavra, não tem qualquer utilidade prática na trama desde a Season 1.
Pois é. Não entendo o apego com Robb (a não ser que a desculpa sejam as cenas em que ele mostra a bundinha), porque ele só ficou gritando que era o Rei do Norte e fazendo uma má escolha atrás da outra. As tais vitórias dele são tão importantes que sequer foram mostradas de verdade, então ninguém pode dizer que a história se perdeu. Na verdade, a melhor coisa de toda existência de Robb e seu romance (fajuto e que nunca empolgou) com a enfermeira sujismunda foi o desfecho do casal. Sequência boa e, até certo ponto, surpreendente, pelo teor de crueldade que conteve. Veio ainda com o bônus de levar junto a pior personagem da série, Catelyn Stark, pagando de mãe cheia de honra até o último segundo.
Robb e Catelyn provaram que são farinha do mesmo saco e que compartilham de uma burrice sem igual. Numa terra onde a honra é lavada com sangue, era muito provável o desfecho que vimos acontecer. Detalhe interessante é que a música que toca depois que os noivos vão para as núpcias dá nome ao episódio e é uma espécie de prenúncio de morte. Como não gostar de algo tão pensado? Honestamente, só os muito chatos não gostaram desse episódio, por motivos de pura infantilidade. E meu “se liga” vai para quem achava que Robb Stark era protagonista da série, de alguma forma.
Nessa toada, Arya tem mais é que ficar feliz e embarcar nessa vidinha mansa de comer pé de porco ao lado do Hound. Melhor coisa, porque os Stark estão em extinção. Foi por muito pouco que Jon Snow escapou e não perdeu os olhos, que deveriam ter sido comidos por aquele pássaro. Sim, eu esperava muito que isso acontecesse. Jon é outro que pouco fez até agora, mas começa a sair do ostracismo das longas caminhas na neve. Pelo menos agiu da de forma correta e deixou Ygritte com a cara no chão, ao deixá-la para trás. Eu até acredito que ele volte por ela (amor de pica faz dessas coisas), só que não sei se ela vai topar dar uma segunda chance depois dessa.
Destaque justo para as habilidades de Bran, que se mostraram úteis pela primeira vez e o marasmo chato, que rodeava as andanças com Hodor, Osha e os demais teve um fim. Para Daenarys, mais conquistas e muitos olhares insinuantes vindos de Daario Naharis, um cara que, por algum motivo, não consigo levar a sério. Devem ser as terríveis falas sobre fazer amor que saem da boca dele, ou algo assim.
P.S* Velho George R.R.Martin sabe como nomear um grande evento. E você aí pensando que Casamento Vermelho era porque a noiva usaria vestido dessa cor, né?
P.S*Esfaquearam a barriga da enfermeira imunda e logo o pequeno Ned Stark teve que dar RT no vovô. RT@NED: também morri.
P.S*Argumentos de que “no livro é melhor” são inválidos para mim. Qualquer pessoa que não conhecia a história previamente gostou dos acontecimentos, então parem de reclamar e fazer mimimi de PNC. Ninguém mandou ler a história toda antes e criar expectativas irreais. Para a TV, a coisa funcionou muito bem e é isso que conta.
Comentários
22 Comentários

22 comentários:

carla machado disse...

ótimo episódio.
mas ...POR QUE TA TODO MUNDO TÃO IMPRESSIONADO?
Gente, a série é assim, não achei nada demais. Obvio que não é pra se apegar a personagens. Achei ótimo, porque tem muito personagem avulso na série.
Mas de verdade : não me chocou #prontofalei

Ana Claudia disse...

Me emocionei com o casamento, tanto quanto no livro e concordo com você que é muito PNC quem utiliza o argumento de "no livro é melhor" por vários motivos que se eu for explicar serei mais PNC ainda.

Sobre o Jon, você tem que lembrar que ele é um Stark, mesmo sem o sobrenome, e vive pela sua honra, portanto é difícil ele quebrar seus votos da Patrulha por uma mulher, mesmo sendo alguém tão forte quanto a Ygritte.

Sobre os eventos fica esperta pra não ver spoliers sobre o Casamento Roxo.

Carolina Alvarenga disse...

Concordo kkkkkkkk

Silvinha disse...

Eu fiquei chocada pq não esperava mesmo. Nunca me apeguei ao Robb, à Catlyn ou à sjuismundinha, mas convenhamos q a cena toda foi de um impacto fantástico. Eu não li os livros e nem sabia de nada, pois evito spoilers, então posso dizer q foi sim muito chocante, pela coragem de apresentar uma cena desse nível, não pela morte em si de três personagens descartáveis. Discordo da opinião q li por ai de q esta temporada foi fraca; quem tem uma opinião dessas não entende a grandeza intelectual de uma série como GoT. Não precisa de um Casamento Vermelho por episódio para uma série ser excelente, e GoT está ai pra provar isso. Fiquei com pena da Arya testemunhando a morte do lobinho :(. Tirando o Jon Snow, só sobraram msm as crianças Stark. Falaram em Casamento Roxo. Jizuiz preciso me preparar psicologicamente...rsrsrs

Cassia C Monteiro disse...

Eu li o livro antes e mesmo assim gostei muito de como foi retratado na serie, acho que as pessoas tem que saber separar as mídias, não entendo o mimimi de algumas pessoas pelas mortes tb, a obra do GRRM é legal justamente por essa imprevisibilidade.
Eu não gostava muito do Robb e nem da Catelyn(Talisa pra mim era a avulsa), mas eu tenho uma certa simpatia pelos Starks(não sei se pelo fato de ler os livros tb e muitos deles serem POV) que são uma mashup de Tragedia grega encontra familia sofredora de novela mexicana rs

Estou curiosa para mostrarem as reações dos Lannisters, Melisandre(q fez macumba) e toda galera de porto real(especialmente vovó Olenna) nessa Season Finale.

Fred disse...

Há uma razão para toda essa trajetória do John, é preciso ver a serie como um todo, assim como nos livros.... Se pararmos para pensar, o casamento vermelho é um resultado de todas as ações de Robb, tanto na serie como no livro.... Paciência é a chave, para que tenhamos ótimos resultados, precisamos de preparação!! O próximo episódio tb promete, mas acredito que com muito menos comoção que este!! #SPOILER# teve cena do Robb legitimando o John como herdeiro?! Nao vi e isto vai ser importante no futuro

Mi disse...

Em relação ao episódio:

Não me importava com os personagens que morrem mas ver a cena com requintes de crueldade me abalou e fiquei triste pelo fim deles. Sempre gostei do clã Stark e ver eles perdidos, tomando decisões precipitadas e assim perdendo as personalidades fortes que foram criadas no inicio da serie foi o que me deixou chateada com o fim deles.

Mama Stark coitada, como cobrar da personagem decisões coerentes e bem pensadas? Para ela, o seu único filho estava ali diante de seus olhos, lutando em uma guerra que já havia sido perdida nas mãos do seu marido morto.

Com a morte do filho e neto o seu ultimo grito de desespero foi de cortar o coração eu gelei com o final do episodio mesmo com a quantidade de spoilers que as pessoas largam como se fosse lei assistir a live.

Com certeza são personagens que vão fazer falta dentro do universo da serie.

Em relação a review:

Nossa você colocou defeito e criticou 90% dos personagens.
Adoro e acompanho o teu trabalho a muito tempo, e seriadores, mas ultimamente não tenho gostado de suas reviews pois os textos bons são apenas os das series que você gosta o resto é sempre com um ranço em cima de tudo e todos mas isso é questão de gosto...
Então nem sei porque comentei pois se eu não gosto é problema meu....
Abs, e que venham bons episódios das novas e velhas séries.

Ana Claudia disse...

Carla acho que você não entendeu o porque esta morte foi impactante por não se importar com a família mais injustiçada da série.
Veja, o Ned foi morto e muitos esperavam que seu filho Robb, fosse ser o novo herói que vingaria a família, sempre chegando perto de perder, mas se superando e dando a volta por cima em diversas situações desfavoráveis. Mas o GRRM, vem e nos mostra que não adianta ser honrado e não usar a cabeça, muitas vezes sendo ingênuo, durante uma guerra de poder.

Ana Claudia disse...

Não teve, achei estranho.

Raquel disse...

pessima essa review. ja gostei mais das reviews, mas ultimamente estao deixando a desejar. um episodio tao bom e com tantos acontecimentos importantes e com uma review dessas

Lucas Carrera disse...

Camis, eu sempre leio suas reviews e pra mim, o episódio nunca acaba antes lê-las! Acompanhando mais de 20 séries e tem outras inúmeras na minha watchlist, seus textos sempre esclarecem alguns incertezas de tantas coisas que eu vejo! rsrs...

Sobre este episódio de GOF: Não Li os livros, e curto a série (de maneira moderada), mas convenhamos... depois de 3 temporadas é a mesma ladainha. Sempre no penúltimo episódio acontece algo para agitar a season finale, que nem sempre é aquilo tudo. Vamos ver nessa!

A minha implicância com a série é a lentidão que as coisas acontecem. Concordo que as mortes desse último episódio vieram a calhar, não me simpatiza com Robb e sua Quenga Queen, mas os produtores deveriam entender que não basta chocar e fazer um excelente episódio se todo o inicio de temporada é aquele lenga-lenga chatooo, que dá vontade de dormir! Ah, agilizar um pouco as coisas dá um ritmo maior pra tensão. E é essa razão para as reações pavorosas por esse final... Com certeza, essa é a melhor temporada e eles até melhoraram a movimentação, mas ainda está longe de ser um fenomenal!

Vamos torcer pra as consequências dessas mortes levantar até os defuntos de GOF.

Outra coisa, tá na hora daquela loira chegar com os seus dragões em Porto Real e lutar logo pelo seu trono. Já se foram 3 temporadas e ela ainda tá montando seu exército. E nada do inverno chegar... rs!

Juliana disse...

Rains Of Castamere era o código que estava na hora de colocar o vermelho de casamento vermelho.

Lory's disse...

Nossa fiquei chocada com sua review, serio mesmo, não vi ninguém reclamado do episodio e vc ficou muito tempo tempo reclamando dessa galera, e outra coisa, que chamou minha atenção é seu ódio por praticamente todos os personagens. O único mimimi que eu vi foi justamente o seu. Bom nunca li os livros, mas sei que o Jon é importante, o cara deve ser filho do fogo tb, logo sua utilidade na serie é de suma importância. E outra coisa, de onde vc tirou que a Daenarys já esta em Westeros ?????? Ela está em outro continente o Essos, got é muito complexo, cheio de personagens e a atenção a pequenos detalhes, faz sim uma enorme diferença.

Aslam disse...

Nao posso deixar de concordar com a maioria, voce escreve muito bem as Reviews é otimo ler aqui tudo que voce escreve. Porem voce parece que estava nervosa quando escreveu esta review, que tirou um perfeito 10 na review da IGN, e em muitos outros sites de review. Considerado o melhor episodio da serie. E se formos avaliar pelo numero de xingamentos que voce escreveu, o que nao é comum em suas reviews, parece mesmo que voce estava chateada com algo.

Cristiana disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkk! O último P.S. foi sensacional.
Eu adorei os epis (o Sam não largou o objeto que matou o White Walker pra trás? Eu não vi ele pegando do chão.) Eu também acho que Robb era dispensável e Catelyn idem. Ainda tenho apego a Jon, mas só li até o Livro 4. Amo Arya. E Tyrion (arrisco a dizer que é o melhor personagem de todos). Quero ver como vai ser o desenrolar do plot da Dany na série.

Wyoskynária Mihaly disse...

Ainda na segunda temporada, eu acho. Ou to ficando doida? D:

Wyoskynária Mihaly disse...

Para mim, o episódio de GOT com feeling de season finale sempre foi o nove, nunca o dez. A season 1, tivemos a cabeça de Ned Stark rolando. Na season 2, Blackwater. E nessa, o Casamento Vermelho. O episódio nove é o mais impactante, e o dez - a real season finale - é mais como uma premissa, um prólogo, para a próxima season.

Wyoskynária Mihaly disse...

(Vou tentar ignorar que eu tenho todos os spoilers dessa série.)

Concordo, é preciso ver a série como um todo para notar a importância do Jon, e agora já dá para ter noção disso. Só com o que foi mostrado na série, já dá para notar sim a importância do Jon.

A Patrulha está sem Lorde Comandante agora que Jeor Mormont foi morto pelos irmãos em armas. Jon passou quase um ano com os selvagens, possui informações valiosas sobre eles e está voltando para a Muralha com toda essa bagagem, além de saber que haverá um ataque e como detê-los. Sam está voltando para a Muralha com uma informação valiosa sobre White Walkers agora que ele matou um. E tem White Walker a torto e a direito Além da Muralha esperando para ser morto, e praticamente todos da Patrulha já sabem disso - seja do ataque que o Ghost parou na season 1 ou do que aconteceu no Punho dos Primeiros Homens que dizimou metade dos patrulheiros.


Muita coisa para ser feita na Muralha, pela Patrulha, e tem gente que não consegue encaixar o Jon nisso? I don't think so.

Camila Oliveira disse...

A abertura da série nunca teve menos nomes. Episódio com poucos núcleos, mas mesmo assim um dos melhores, senão o melhor.
Apesar de não ter lido os livros, já sabia dos acontecimentos do Red Wedding, mas mesmo assim tudo foi bastante impactante. Imagino como deve ter sido a experiência de quem assistiu o episódio às escuras e foi surpreendido.
Robb não deixou de ter uma grande parcela de culpa pelo que lhe aconteceu, então não consegui ter tanta dó dele. Tudo teria sido evitado se ele cumprisse a palavra. Honestamente, foi tarde.
Chorei com a Catelyn implorando pela vida do filho, confesso. Nunca fui grande fã da personagem, mas dessa vez ela conseguiu com que me importasse com ela e foi a segunda morte que me deixou mais triste. Sei lá, apelo de mãe me comove e ninguém deveria ver o filho ser morto na sua frente.
Só o assassinato covarde de Grey Wind superou. Tipo, mate todos os personagens, mas não mexa com os lobinhos, Martin! Ou cavalos. E ursos.
Também fiquei chateada com os quase encontros entre Bran, Rickon e Jon, assim como de Arya, Robb e Catelyn. Foi por tão pouco...
P.S.: Ameis os PSs.

Jamille Ramos disse...

Concordo com tudo que vc falou Camis, fiquei chocada sim, mas pelo simples fato de q eu não tinha a menor idéia do que ia acontecer e fui pega de surpresa.
Mas depois daquele mimimi todo com Robb e Catelyn foi realmente importante fazer um corte necessário de personagens.

Ana Claudia disse...

Acho que não prestei atenção...

Mas se esta carta chegasse ao conhecimento de Jon, talvez ele voltasse para Winterfell, sei lá, talvez por ser vontade de seu irmão, não de outro rei #spolier (Stannis)#, sabe? Mas sabemos o que vai acontecer então é inútil pensar nisso agora, ainda mais com a possibilidade de esta carta não existir na série.

Andrade disse...

A música que toca quando as portas se fecham é Rains of Castamare, mas não é bem um prelúdio de morte. Essa é a mesma música sobre a qual a Cersei e a Margaery comentam no último episódio e ela é uma espécie de "hino" da casa Lannister.