domingo, 19 de maio de 2013

The Vampire Diaries 4x23 (Season Finale): Graduation



Bye, bye, Mystic High!

Essa foi a pior temporada de The Vampire Diaries. Digo sem medo e cheia de decepção. Esse foi o ano em que vi umas das produções mais interessantes definhar, perder qualidade, ousadia, tropeçar na própria mitologia e se transformar apenas em mais uma série de vampiros. A constatação é triste e há quem discorde, porque sempre há, mas quem tem o mínimo de bom senso e não se guia apenas pelo fanatismo cego sabe, concorda, admite.
 The Vampire Diaries não é mais a mesma e perdeu muito com a saída de Kevin Williamson, mas principalmente, com o comando desregrado de Julie Plec. Nas mãos dessa mulher, TVD se sucateou e, embora ela esteja deixando a série para se dedicar a The Originals, existe a sombra da declaração de que ela já deixou a quinta temporada encaminhada. É de causar medo, mas existe a pequena possibilidade de a série se acertar a partir de agora. Pelo menos, é o que indica a Season Finale.
Estranho demais notar que na pior temporada ganhamos uma das melhores Finales de TVD. Sei muito bem que as opiniões se dividem (e credito muito disso à experiência maçante que foi assistir a essa temporada) porque o forte da série nunca foram os finais. Lembro de achar o desfecho da Season 2 muito meia boca e ser alvejada de críticas, porque afinal, a temporada tinha sido ótima e não se poderia apontar o dedo para a Finale morna. Esse ano, o exercício é diferente.
Quero deixar claro que um episódio bom encerrando a temporada não invalida nenhuma crítica à péssima condução de todas as tramas durante o percurso. Foi tudo muito ruim, chato, lento, incongruente. Não retiro absolutamente nada que disse, mas diante de expectativas tão ruins, esse último vislumbre de TVD se destaca.
O roteiro teve um ritmo bacana e soube surpreender nos momentos certos. Não dava para prever os desfechos de Stefan ou Katherine, por exemplo. Não dava. E esses são dois bons cliffhangers. Nem o recalque por cada semana de pura tortura me deixa negar. O lance é que TVD precisa de episódios assim. E a série sempre os teve. O segredo é não ficar confortável no meio e achar que só é preciso sambar na cara do público aqui e ali. Obviamente, não sei se esse será o espírito da equipe que comandará a série agora, mas espero que eles saibam que é disso que os fãs realmente gostam.
Para começar, acho bom falar um pouco dessa trama porca da cura, que nos atormentou e nos fez sofrer de tão mal trabalhada. Daria para, facilmente, condensar tudo isso para antes do hiatus e levar a história bem mais intensamente. Mesmo assim, fiquei feliz em ver o que ficou para a próxima temporada, considerando as possibilidades.
Se houvesse verba (e vontade) acredito que seria possível criar um pandemônio em Mystic Falls, algo bem mais impactante e com muito mais criaturas mortas-vivas, mas enfim, nem dá para entrar muito nesse mérito. Algo bom que veio disso foi a chance de revermos antigos personagens.
 Nunca me conformei com a saída de Larica e Lexie tem tantos fãs que honestamente chega a ser chocante. Também conseguiram recuperar (ainda que precariamente) o lance dos sacrifícios de humanos, híbridos e bruxas e utilizar os caçadores de vampiros nesse caldeirão. Não foi nada super genial, mas pelo menos, não foi tudo esquecido. Esse festival de elementos precisava ser amarrado de algum jeito e até que chegamos lá, com direito à aparição de Klaus para resolver diversas pendengas (adorei o toque tosco de ele decepar cabeças com o capelo, porém sem espalhar sangue na beca de ninguém).
Rebekah, que ficou fixada apenas em Matt nos últimos episódios teve uma boa despedida. Se ela não fizesse aquilo na hora da bomba ficaria estranho, devido ao quesito imortalidade, mas gostei mesmo da sinceridade de Matt. “Olha gata, topo a viagem, mas namorar vampira está fora dos meus planos”. Pelo menos, Rebekenga, que foi sempre linda, até nos piores momentos da temporada, vai ter a chance de viver alguns momentos “normais” no verão, antes de sua mudança para New Orleans.
Claro que gostei da morte de Bonnie, mas não vai dar para ela ficar interferindo como fantasma, apesar de o episódio sugerir exatamente isso. Ficou bem claro que ela só pôde recolocar o véu porque, justamente, o véu estava caído e ela tinha a forma sólida para continuar os trabalhos. Só achei muito, muito ruim o retorno de Jeremy à vida, não pela coisa em si, mas pela interpretação e pelo modo bobo e conveniente como foi executado. “Deu certo” não explica nada, viu roteiristas? E também o uso de magia para resolver tudo já encheu nossos colhões. Chega.
Uma sequência bacana veio do momento em que o véu é recolocado. Muito boas as cenas com Damon e Larica, Stefan e Lexie. A de Elena e Kol ficou meio óbvia, mas também foi ok. Depois, no caso de Elena, ainda veio o embate com Vampiranha. Eu não esperava a resolução que essa história teve, porque souberam criar uma boa confusão. Se TVD fosse seguir os livros, Damon deveria se tornar humano e quase batemos nessa possibilidade, quando ele é baleado e infectado com o veneno de lobisomem. Por sorte, Klaus veio para dar um dinheirinho para Caroline e pôde resolver mais essa.
Depois disso, praticamente ficamos no escuro, porque Elena entrega a cura para Stefan e não mostraram o destino daquele líquido até o flashback, no meio da porradaria. Foi uma boa sacada. Katherine humana novamente, frágil, sem poder nenhum. Uma boa vingança, para quem desejava a vida eterna. E sendo, afinal, fonte de sangue para Klaus fazer híbridos. Nem sei se pretendem usar isso, mas poderiam, embora a humanidade possa acabar rápido, com Vampiranha voltando a ser Vampiranha.
Elena também conseguiu decidir entre Damon e Stefan. Por enquanto. Os Delenas devem ter soltado rojões de alegria com a declaração de amor entre os dois, mas a essa altura, perdi muito da minha empolgação com o assunto. Acho que o mesmo desgaste aconteceu com outros casais, ao longo da temporada. Com tanta enrolação, parei de torcer por Tyler e Caroline e, eventualmente, por Caroline e Klaus. Faltou decisão aqui, embora o diálogo final de Klaroline tenha sido ótimo e deixe esperanças. Infelizmente, acho sacanagem fazer uma coisa dessas assim, quando todo mundo sabe que não há futuro (pelo menos por ora). Para isso acontecer, das duas, uma: Ou flopa The Originals e Klaus volta, ou Caroline se despede de TVD e vai reforçar o frágil spinoff que vem aí.
Uma mudança realmente bacana foi na atitude de “bom perdedor” de Stefan. Já estava tão cansada dessa luta entre ele e Damon que foi um alivio ver aquela redenção e até as cenas em que ele relaxou e se divertiu ao lado de Lexie. Falta isso para o personagem: relaxamento. Não ser um torturado 100% do tempo e, nesse sentido, acho que a presença de Lexie foi mesmo muito boa. Só que o melhor de Stefan estava por vir, porque afinal, o que ele iria fazer numa série em que ele não pode reclamar porque perdeu a mocinha para o irmão?
Mais um lance inesperado veio do retorno de Silas (mais uma vez, por conveniência da magia, mas ok) e da revelação de Stefan é um DOPPELGANGER. Fiquei achando que Silas era a forma original e que tinha relação com Vampiranha e Elena, mas jogarem essa responsabilidade para Stefan foi chocante. Primeiro porque, desculpem, mas eu ri muito de ver Stefan afundando dentro de um cofre nas profundezas de um lago raso. Depois porque sei que Silas vai fazer inferninho na vida de todo mundo, muito embora até aqui ele tenha sido o pior (no sentido de ruim mesmo) vilão de TVD.
Como todos sabem, existe muita coisa para consertar na série, mas até que existem chances de recuperação, já que vêm mudanças de direcionamento por aí. Não tenho qualquer ilusão a respeito de The Vampire Diaries voltar a ser o que já foi um dia, minha empolgação e admiração diminuíram, mas enfim, vou me deixar influenciar pela Finale. No que parece ser o auge da minha inocência, ainda volto para ver no que tudo isso vai dar.
P.S*Doppelganger de Damon que é bom, ninguém faz.
P.S* Ri demais com reaparição DO NADA do pai da Bonnie.
P.S* Cadê a filha do pastor, minha gente? Menina April entrou na série pra quê, mesmo?

Comentários
22 Comentários

22 comentários:

carla machado disse...

Menina April virou October pelo jeito!!


Não Gostei do Silas/Stefan : não acho que vai dar certo e acho que a Kath vai ser mordida e voltar a ser vampira logo logo...
Ou seja tb não estou nada empolgada com a 5a temporada..........

Alice disse...

Doppelganger de Damon que é bom, ninguém faz. +1



SEM MAIS...

laura lima disse...

Adorei a review Camis...


Eu perdi a paixão que tinha por TVD nesta quarta temporada e tenho medo da quinta. Muitos furos, personagens

junior disse...

Não quero aturar mais histórias com Silas, já chega. E saber que ele retorna na season 5 ( e ainda DOPPELGANGER de Stefan) xiiiiiiiiii.
Ah, e todo esse lance de derrubar o véu foi bem brochante visto que poderia sair uma história bem foda. Mais decepção.
Espero que The Originals seja cancelada logo e que eles voltem pra TVD.
Eu volto pra ver TVD.

Yaya disse...

Doppelganger de Damon que é bom, ninguém faz +1 kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Babs.Emanuel disse...

Finalmente um episódio bom de verdade nessa temporada!


Plot twists como nos bons tempos!


Pena que a Titia Plec já falou que Bonnie volta na 5ª temporada como fantasma, ou seja, não nos livramos da boca torta...


Faltou voltar o tio Lobisomem quando o véu caiu... Devia estar gravando Chicago Fire... :(


#voltaLarica
#voltaKlaus

#nãovoltaTyler

Jéss disse...

Doppelganger de Damon que é bom, ninguém faz. +1

Adriano Magnavita disse...

Ótima review, Camis! Concordo que uma boa season finale não apaga uma temporada ruim, mas pelo menos deixou um pouco de esperança haha!
Eu sei que a Plec já deixou a quinta temporada desenhada, mas acho que a Dries pode conseguir fazer episódios melhores com o direcionamento que ela deixou... afinal ela é responsavel por ótimos episódios, como o 2x21! Mas o jeito é esperar pra ver, e torcer pra TVD voltar a ser boa.

Lucas disse...

Não curti Silas Doppelganger de Stefan '-' só acho que reciclaram a ideia de Doppelganger da Vampiranha.

Suzi Faria disse...

É impressão minha ou a explicação de Silas deixar de ser pedra foi muito furada? Pensa comigo, se ele voltou à vida pela morte de Bonnie, por que ele não voltou da primeira vez, quando foi petrificado por Qetsiyah, depois que esta morreu? De todos os furos, pra mim esse foi o pior. Comodismo demais.

João Victor disse...

Review ótima Camis, mas eu acho que você se confundiu, pelo que bem me lembro, você achou a season finale da 3ª temporada perfeita e não gostou da season finale da segunda. Não é?

" Lembro de achar o desfecho da Season 3 muito meia boca.."

Camila Barbieri disse...

Confundi. O do Season 3 foi o que chorei com a morte do Larica. TO LOCA>

Camila Candreva disse...

P.S*Doppelganger de Damon que é bom, ninguém faz. *-*

Concordo com absolutamente tudo, essa season finale até que valeu a pena, embora eu tenha tido preguiça de assistir essa 4 temporada de tão chata que foi. E tava na hora do Stefan sair um pouco de cena, agora vamos ver o que Silas/Stefan vai aprontar.

Mari_LP disse...

Doppelganger de Damon que é bom, ninguém faz!!!!!!! Kkkkkkkkk +4

Camila disse...

P.S*Doppelganger de Damon que é bom, ninguém faz.² Como iria me fazer feliz! Vamos fazer um apelo para a Titia Julie Plec #doppelgangerofdamonplease


Ótima Review Camis!

Thais disse...

1 stefan já é terrivel de aturar imagina 2 !!!PQP!

5ª temp. é esperar para ver...

Doppelganger de Damon que é bom, ninguém faz. foi ótimo...

tai disse...

Camis, se o Thiago não fizer mais as review de tvd na próxima fall season, você assume no série maniacos?

Pedro disse...

Cadê Menina April?! Ainda acho que ela vai ter grande importância em TVD

carolproc disse...

nossa um DAmon já é bom.... dois... seria mara!!!!!!!!!!!!!!

nyna71 disse...

O povo só se liga na beleza do Ian por que talento mesmo o cara não tem para chamar audiência fica semi nu ou fazendo um leve porno com a VacaElena, enquanto a vilão a muitooooo tempo que ta uma mer*da o Kluas foi ótimo até certo ponto depois a Plec como sempre estragou tudo. E enquanto as Delenas fanáticas eu não ficaria feliz o próprio Ian ja disse que "A vida imita a arte" ou seja ela e Vapiranha da Elena não ira durar muito ( mais na minha opinião eles podiam terminar juntos lá no inferno) que não ia fazer diferença os dois se merecem.

JÚH disse...

AI,AI STELENA RECALCADA E UM CASO SÉRIO!!!!!
IAN JÁ PROVOU SER UM ÓTIMO ATOR ALÉM DA APARÊNCIA BELISSIMA,FOFA CONFORME-SE.!

Bruna Rheinheimer disse...

Cadê as resenhas dos últimos episódios?? :O :'(