segunda-feira, 6 de maio de 2013

Parks and Recreation 5x22 (Season Finale): Are You Better Off?


Hora de saber se estamos melhores hoje do que há um ano.
A Season Finale de Parks and Recreation não poderia ter levantado uma questão melhor: Será que estamos melhores do que há um ano? Quando o assunto é a própria série, dói dizer e reconhecer que a resposta é ‘não’. Não, Parks não está melhor hoje do que estava em as temporadas anterior, é necessário admitir. A verdade é que essa quinta temporada teve uma performance sofrível na grande maioria das vezes, com uma trama perdida, texto pobre e desenvolvimento precário. Como já faz muito tempo desde a estreia, pode parecer que a coisa não é tão feia, porque é fácil ignorar os momentos torturantes pelos quais passamos e lembrar apenas das semanas mais recentes, quando a série apresentou sensível melhora e voltou aos eixos.
Essa é uma notícia ótima, aliás. Parks and Recreation patinou por pelo menos uns 16 episódios, mas na reta final, a qualidade subiu sensivelmente. Já não digo que essa é a melhor comédia da atualidade, porque esse é um cargo que terá de ser reconquistado com trabalho árduo na próxima temporada, mas eu acredito nessa possibilidade. Inclusive, porque a Season Finale desenha algumas tramas que têm potencial cômico o suficiente para render, pelo menos, um bom começo de temporada.
A história da gravidez é, provavelmente, um grande trunfo. Foi muito bem utilizado no episódio, com a investigação de Andy e Ann (que sabe que para entrar no FBI é só comprar um montão de hambúrgueres!) para descobrir a verdadeira dona do teste de gravidez encontrado na cabana de Ron. Foi fácil não pensar em Diane, porque já faz um tempo que ela não aparece, mas o resultado deixado por esse cliffhanger é sensacional. Imaginem Ron – FUCKING – Swanson sendo papai? Os problemas com as Tammys, com essa mudança radical (já que Ron odeia novidades)? Tudo parece muito bom para ser verdade e só dependemos do texto aqui, porque é óbvio que Nick Offerman dará conta do recado.
É preciso dizer que Andy estava hilário ao reencarnar o agente Macklin, sempre fazendo as perguntas certas (ou não) para chegar à verdade dos fatos. A reação de Ann à notícia de que alguém que nem estava tentando, ficou grávida antes dela, também é ótima, assim como cada resposta de April (nova estudante de veterinária!) e Donna sobre o teste.
Um dos melhores momentos veio de Tom, ao perceber a possibilidade de ser pai de um filho de Mona-Lisa. “O que eu fiz? Quero dizer, para a humanidade?”. Soltei uma gargalhada alta com tanta sinceridade. Também acredito que a concorrência para a ‘Rent a Swag’ pode trazer boas coisas e já fico curiosa para saber quem comprou a loja e roubou a ideia.
Foi tudo muito insano no plot de Leslie tentando convencer a cidade de que as coisas melhoraram no último ano. Muito bacanas as lembranças, em breves flashbacks, dos grandes feitos desde que Leslie assumiu seu cargo. A ironia presente em cada manifestação veio sem sutileza, mostrando que nem sempre o que povo quer é o que é bom de verdade, além de dar aquele pitaco no fato de associações e empresas tentarem influenciar a opinião popular, com fachada de ‘liberdade de opinião’.
Além disso, fiquei emocionada ao ver que é possível citar tantos filmes de dança em um único discurso e já torço para que Leslie possa fazer isso novamente quando passar pelo ‘recall’ e vencer. Também espero que, nessa época, em 2014, seja possível responder à pergunta lá do começo do texto com um sonoro ‘sim’. Parks and Recreation tem um ano para voltar a ser a melhor comédia da TV.
P.S*Chris Traeger vai nos emprestar toda sua positividade para que o retorno seja o melhor possível.
P.S*Sempre acho fofo quando Leslie menciona seu vício pela bunda de Ben.
P.S* Vote Knope 2014.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

juliano disse...

Não poderia discordar mais da sua review ( e na verdade de quase todas dessa temporada de Parks rs),acho que a 5º temporada realmente não foi tão genial quanto as anteriores,mas não concordo sobre uma ''grande queda no nível''. Pra mim Parks continua sendo uma das melhores comédias,o elenco é incrível e Amy Poehler merece um Emmy já!

matheus disse...

ameeeei camis!!!!

guida disse...

Eu concordo com o que você disse, a série estava bem instável essa temporada, muitos episódios fracos (p/ o nível de P&R) e outros muito bons, mas os últimos episódios me deixaram feliz, mas mesmo assim ainda acho parks and rec, depois de TBBT, a melhor série de comédia atualmente, não há muita coisa boa por ai, e se ela voltar para 6ª com a qualidade da 4ª vai voltar a ser minha série nª 1!

Andy com certeza foi a estrela desse episódio, aliás nos dos 2 últimos episódios, ele vai fazer falta na próxima temporada já que foi dito que Chris Pratt ficará fora de alguns episódios por causa do filme da marvel que ele vai fazer, depois do Ron ele é meu personagem preferido! Burt Macklin, you son of a bitch!

Tom me fez ri tb, com certeza seria uma grande preocupação p humanidade um baby da Monalisa, aliás ela estava engraçada nesse episódio, ahh e quem será o concorrente de Tom?

April na faculdade essa eu quero ver, mas adoraria ver como ela se sairia como mãe.

Fiquei com muita pena da Leslie esse povo de Pawnee é muito doido, aqui no Brasil uma Leslie seria muito bem vinda! Chris e Ben ficaram apagados no episódio, assim como Ron, mas a grande virada no final foi ótima, não espera que fosse a Diana! Ron papai, essa eu quero ver...

Vou sentir saudades, só em Outubro, aliás nem foi renovada ainda, mas a NBC será muito doida se não renovar Parks!

Jos_El disse...

Apostaria em Jean-Ralphio pra concorrente do Tom. Mas aí nem seria desafio né?


Gostei do episódio, foi um finale digno e as tramas que ficaram no ar tem muito potencial.