domingo, 19 de maio de 2013

Grey's Anatomy 9x24 (Season Finale): Perfect Storm


Uma Finale com a dose certa de emoção.
Não é sem imensa satisfação que escrevo essa review de mais uma Finale de Grey’s Anatomy. Nos últimos três ou quatro anos, essa experiência têm sido como a de estar numa montanha russa, com medo, euforia, frustração e também satisfação. É sempre tudo misturado, tudo junto, mas sabemos que algumas vezes uns elementos se sobrepuseram a outros, gerando um resultado até desastroso.
Estamos acompanhando Grey’s Anatomy e a evolução de seus personagens há nove anos. É uma relação para lá de duradoura e, sendo assim, nos importamos de verdade com o que acontece, temos nossas expectativas. Lembro-me de já ter reclamado de extremos nos fechamentos de temporada. Tanto pelo excesso de drama ou pela falta de acontecimentos, mas dessa vez estamos diante da ‘tempestade perfeita’, para fazer uma alusão ao título do episódio.
Assim como toda essa temporada, o episódio final vem mesclando tudo o que a série tem de bom, em medidas bastante certeiras. Sem dúvida, encerrando muito bem, um ano que começou cheio de dúvidas e com os fãs ainda revoltados pela sucessão de tragédias da Season 8. Grey’s Anatomy estava em período probatório com muitos de nós e, aos poucos, encontrou seu tom, acertou seu discurso. Foi triste, engraçada, surpreendente, bizarra e, num ano extremamente ruim para a maioria dos seriados, foi um alento. Nove anos de série e Grey’s Anatomy conseguiu fazer uma das melhores temporadas de 2012/2013. Confiamos na showrunner que não deve ser nomeada? Claro que não. Já aprendemos nossa lição. Mas por esse ano de Grey’s, eu a agradeço.
Quando a tal tempestade começa e entra a narrativa de Meredith, já ficamos com aquele frio na barriga. Estranhamente, eu não achava que ela seria capaz de matar a protagonista (eu sei que seria, mas não achei que fosse dessa vez), mas mesmo assim, embarquei bastante na história do parto no escuro, da necessidade de uma cesariana de emergência e no fato de que, depois de cair da escada, havia ainda mais riscos para a personagem.
Acho até que ver Meredith nas mãos de Ross foi um problema ainda maior, porque afinal, ela estava ali, anestesiada da cintura para baixo, ciente de que a morte se aproximava e de que tinha pouco tempo para ensinar aquele interno a salvar sua vida. A jogada de apagar Meredith na hora da revelação do nome do bebê foi até sádica (mas normal, vindo da tal showrunner obcecada com tragédias épicas), só que funcionou muito bem, dando, inclusive, um tom de emoção ainda maior para o momento em que Bailey precisa enfrentar a si mesma e superar o que aconteceu no caso da MRSA.
Como o envolvimento entre Bailey e Meredith vem sendo construído quase como a relação da própria Bailey com Richard, tudo se encaixa. E termina com mais um pico de sadismo, quando Bailey engasga para dar a notícia de que Meredith está bem e que o Mc Baby Bailey (OWN) e Zolinha terão uma família completa e feliz (pelo menos, até o próximo desastre).
Nessa toada familiar, o rompimento de Cristina e Owen era mais do que óbvio e todos nós já sabíamos que era inevitável. A não ser que Cristina mude (e desconfio que nesse ponto, ela nunca vai mudar) ou que Owen frustre suas expectativas de vida totalmente (o que ele fez por um bom tempo) a coisa está mesmo num beco sem saída. Apesar de eu sempre ter gostado deles como casal, vejo aí mais possibilidades para os personagens ao longo da décima temporada, porque, convenhamos, eles estavam presos nesse looping dramático e está na hora de evoluir.
Também não dá para esquecer o modo como Arizona destrói tudo o que construiu com Callie ultimamente. Fiquei com a impressão de que ela perdeu um pedaço do cérebro na queda do avião, porque só isso justifica estarmos de volta ao papo de “você cortou minha perna”. Talvez tenha sido o ponto fraco do episódio. Talvez não. Foi. Compreendo que Arizona tenha lá suas dúvidas pós-acidente e pós-perneta, mas a fase de colocar a culpa em Callie foi superada (tardiamente, inclusive) e não faz sentido. Callie foi uma das pessoas que mais sofreu com a queda do avião e o tempo todo foi uma fortaleza psicológica. Arizona deveria levantar as mãos para o céu por ter casado com uma mulher assim, mas enfim, é mais fácil encontrar desculpas idiotas para quando ela sente atração por outra pessoa. Foi quase como se ela culpasse Callie pela traição que cometeu.
Com esse turbilhão de coisas acontecendo, não havia a menor necessidade de acidentar um ônibus, ainda mais, na porta do hospital. Não fez muito sentido e é uma escolha questionável, mas entendi a intenção maior, que era a de fazer Kepner surtar e declarar seu amor para Avery, que ressurge das chamas como uma figura heroica. Tudo isso, na frente do recém-adquirido noivo, que faz cara de banana e guarda suas manifestações para a próxima temporada. Karev, por sua vez, sai do ‘zero a zero’ e encontra uma mulher tão problemática quanto ele e deve ser feliz. Assim esperamos, pelo menos, porque o coitado tem o dedinho podre e só se deu mal com todas as pretendentes.
Mas é claro que, antes de terminar, teríamos de passar por mais uma emoção.  Com o hospital no escuro e situações de risco por todos os lados, seria demais pedir que ninguém saísse dessa temporada inconsciente. Sei que muita gente odiou o que aconteceu com Richard, mas eu não critico a decisão do roteiro, apesar de ela ter fica muito evidente antes da hora. Ver o eterno Chief eletrocutado não foi bem surpreendente, porque quando ele resgata o funcionário dali e o homem diz que é só ligar a chave para tudo voltar ao normal, o som de goteiras e de água é tanto que eu sabia que alguém ia fazer a burrice de levar um “choquito”.
De qualquer forma, acho que foi apenas para nos deixar naquela dúvida, afinal, nossa jornada com a série prova que ninguém está seguro. Se eu acho que Richard sobrevive? Sim. Apesar de toda a loucura que já vimos acontecer em Grey’s, parece que esse não é o momento de arriscar a credibilidade reconquistada e essa temporada foi toda estruturada assim. Produtores, roteiristas e até a tal showrunner sabem que existe uma hora de arriscar e tomar decisões polêmicas e uma hora para segurar a onda e evitar a debandada do público. Estamos no segundo momento. Ou estávamos, até agora. O que nos reserva a próxima temporada, só Shondanás sabe dizer.
P.S* Quero apenas fazer todos notarem um easter egg (assim devemos considerar), no momento em que a pequena criança asiática perde seu sapato no acidente de ônibus. Referência óbvia à Cristina na Finale passada ou mera coincidência?
P.S*Cirurgia cardíaca no escuro e guiada apenas pelo som? Com Cristina Yang, eu faria uma dessas.
P.S*Mais um sadismo da showrunner que não deve ser nomeada: ameaçar uma dúzia de recém-nascidos na UTI neonatal com falta de oxigênio. Não é à toa que o apelido “Shondanás” pegou com força.
P.S*Dizer Shondanás pode, porque não é o nome real da dita cuja. Ou é e a gente não sabe. Agora fiquei com medo.
Comentários
9 Comentários

9 comentários:

Rayane disse...

muito boa a review. To louca de ansiedade pra ver a próxima temporada. Chega logo semtembro :D

marj_bellini disse...

Meu sério eu não entendo a Arizona, como se a Callie não tivesse sofrido pra caramba ja, ela tmb sofreu um mega acidente e nunca traiu a mulher na verdade casou com ela, porra eu sei que é foda o trauma que ela passou, mas mano sério aquele discurso não justifica a traição, nada justifica, Callie por nenhum momento parou de amar ela, deixou ela de lado por causa da deficiencia, ainda queria a Arizona de tds as formas, é sem sentido é puro egoismo, Callie merece algo muito melhor

sorayaestrela disse...

Eu gostei mto dessa SF, emoção na dose certa.

Eu já tinha cantado a pedra pra alguém que Bailey voltaria a operar salvando a vida de Meredith. Mas achava que fosse fazendo o parto, só errei a cirurgia.

Estava com mto medo pelo Avery, pq sabemos que "Voldemort de GA" pode fazer. Mas qdo vi a criança, que perdeu o sapato e lembrei tb da Cristina, sabia que ela não teria coragem de explodir ônibus com criança e tudo.



E apesar do noivo da April não ter dito nada, foi possível ver a cara dele observando a reação dela. E isso, volta na próxima temporada.


Qto ao Richard, acho que ele não morreu pelas razões que vc pontuou. E qdo A Shonda decide matar, ela faz ter um derrame, um ônibus atropelar, levar tiro na testa, avião cair em cima. Coisa que não deixe dúvida.


Bem, agora é esperar pela 10a temporada e pelo eps 200º que deve ter algo de especial.

alex disse...

Depois dessa finale, Shondanás deve tá lá na sua poltrona, com o Notebook no colo, tomando vinho, vendo os elogios á essa Finale, e falando: Eu sempre soube que vocês se dobrariam para mim de novo haha. Ela merece palmas, porque fwz uma Finale boa, deixou ótimos arcos pra próxima temporada, e ainda deixou suspense pra Premiere. Super concordo com o "I Lost My Shoes" versão menina asiática.

Camila Morais disse...

Das séries que eu acompanho, e são muitas, esse foi o melhor season finale dessa fall fácil. Shondanás e sua equipe conseguiu fazer um episodio beirando a perfeição no quesito emoção, mesmo sabendo da possibilidade da Meredit bater as botas seria um tanto quanto remota ainda sim, ela conseguiu imprimir uma agustia a cada cena da cirurgia no escuro.

Quem não segurou o fôlego quando ônibus explodiu, quem não quis arrancar a protese da Arizona e dar nela uma surra, quem não quis ser operada por Yang e quem não ficou feliz pq Bailey superou a sua barra da forma mais heroica possível.

A temporada toda foi ótima ainda não esquecemos a finale passada, mas nessa shondanás acertou e estamos todos felizes.



Obrigada Camis pelas ótimas reviews que acompanharam essa temporada :)


P.S.: Arizona sabe que quem cortou não foi Cailie? Não lembro se ela ficou sabendo.

guida disse...

Eu amei o episódio, foi dramático? Sim, mas é Grey's! E até que eu achei que dessa vez dona Shonda dosou e nos ofereceu um episódio tenso, mas sem exageros como o finale da 8ª.

Eu achei tensa a briga da Arizona e da Callie, para falar a verdade eu fiquei é revoltada com o egoísmo da Arizona, como assim? Só porque ela não estava no avião ela não podia sofrer junto, ela perdeu tanto quanto a Arizona! E a Arizona esqueceu que estava dirigindo o carro quando a Callie quase morreu junto com a filha e em nenhum momento ela culpou a Arizona!

Alex e Jo até que enfim! O mesmo serve para April (que era virgem desde Everwood) e Avery, agora só falta a resposta do gato de olhos verdes, mas tadinho do paramédico, ele é gatinho também! E sobre Christina e Owen, apesar de gostar do casal, eu achei digno o fim porque os dois não tinham como ser felizes sem um ceder e acho que não iria gostar que Christina mudasse de opinião!

Mas não teve momento mais emocionante para mim do que o nascimento do Mcbaby, a Meredith quase morrer já estou acostumada, ri da cena da Christina enumerando as desgraças da pobre Meredith, mas quando o baby nasceu não me contive e fui as lágrimas, mas de felicidade, acompanho a série à 9 anos desde o começo junto, então não tem como não chorar vendo essa cena, depois de tudo o que eles passaram foi muito lindo o Derek segurando o Mcbaby, só de lembrar meus olhos enchem d'água! E Bailey salvando o dia foi emocionante também, eu sabia que quando ela foi dar notícia ela chorou de emoção e que Mer estava viva! Gostei da homenagem a Bailey, me lembrou do parto da própria que homenageou o George, mas euvacho não combina Bailey nome de menino, sei lá!

Richard não pode morrer...

Agora 4 meses sem Grey's! Mas estou como sempre animada com a próxima temporada, amo muito essa série!

Caroline® disse...

Arizona, sua vaca FDP miserável! Foi exatamente o que pensei ao vê-la culpar a Callie pela traição. Não é justo, por mais que ela tenha sofrido, não é justo. Shondanás usou e abusou do terror que ela causa em nós, fãs da série, colocando o povo todo em perigo. Todo mundo deve ter acreditado numa possível morte de Jackson ou Meredith, porque sabemos que showrunner do mal é capaz disso. Ainda acho que ela é capaz de matar o Richard com sua foice maldita, pra deixar a Bailey na lama de novo. Deu pra prever que o Webber ia se ferrar quando o eletricista falou que era só ligar o interruptor. Mas os prejuízos foram até aceitáveis, considerando que é o Grey-Sloan Memorial Hell. Finalmente acabou a lengalenga do Alex com a Jo, e a Cristina colocou pra fora o que até as pedras da rua sabiam: Owen quer filhos e ela não. E a Kepner finalmente percebeu que o amor dela é do Avery. Bom, o saldo dessa temporada está alto, e vamos esperar ansiosamente setembro chegar pra nos reencontrarmos com essa grande paixão que é Grey's Anatomy.

PS: Alguém mais riu com a Cristina enumerando as desgraças da vida de Meredith? Highlander!

Suu disse...

Shondanás é uma doente, só isso explica.


Ameeei tudo dessa Season Finale! Até a CARA DE PAU da Lauren/Peyton, mostrando a aliança na roupa e aquela desculpa com a cara de "se toque, peguei sua mulher"


Mer, Derek e Cris <3 "She's our person" Own s2

Bárbara Erdoeg disse...

Arizona é uma idiota, a Callie perdeu muito mais que uma perna, ela perdeu o Mark, sofreu com a mão do Derek, com todo o mimimi da Arizona... Sério, a Arizona é a pior pessoa do muuundo!
Li uma postagem em que a showrunner do mal comentou que a Cristina e o Owen terão seus problemas, mas que vão ficar juntos pq é um dos casais que ela mais gosta... veremos...
Do resto, achei bons ganchos pra esperarmos ansiosamente a 10ª temporada!