segunda-feira, 13 de maio de 2013

Community 4x13 (Season Finale): Advanced Introduction to Finality


Só começa quando acaba.
Existe alguma ironia muito louca no fato que essa quarta temporada de Community começou de verdade agora, no último episódio. Sem dúvidas, essa Season Finale é o melhor episódio exibido, num ano em que vimos uma das comédias mais brilhantes já criadas definhar e seguir aos trancos e barrancos. Como a idolatria por Community é extensa e intensa, há quem prefira dizer que “houve muitas arestas a aparar” ou que a série “fez o que pôde no meio da confusão”. Não discordo, mas não aceito nada disso como desculpa. Community tinha estilo marcante e um caminho sólido, que ficou um pouco manchado depois dessa temporada.
A boa notícia é que vêm mais episódios por aí, provavelmente só na Mid-Season 2014, mas não dá para reclamar. Depois de a série passar por esse período probatório, acredito que os roteiristas perceberam que Community tem que fazer o que Community sabe fazer. Sem mudar de público alvo, sem tentar abraçar o mundo com as pernas. Basta seguir a receita simples dessa Finale em que, usando a mitologia da série e elementos que sempre agradaram aos fãs, foi possível entregar um episódio bem escrito, engraçado e com boas atuações.
Vale dizer que o episódio foi feito, também, para servir como o desfecho da série. Talvez por isso tenhamos visto tantas resoluções e referências bacanas. A formatura antecipada de Jeff veio se desenhando desde o começo da temporada e, com o resgate do lance do dado, universos paralelos e da “darkest timeline”, tudo funcionou às mil maravilhas.
Vimos um Jeff diferente daquele que conhecemos na Season 1. Mais sensível (ou quase) e mais aberto para os amigos. Tanto que sente a necessidade de ter uma cerimônia de formatura com todos presentes, além de duelar internamente sobre aceitar a sociedade em seu antigo escritório de advocacia. A prova cabal de que Jeff amoleceu (Dean Pelton não aprova o uso dessa palavra para descrever Jeff, mas uso mesmo assim) está no fato de que sua formatura é praticamente um casamento com o reitor. Aliás, a ambientação da festa é sensacional e contou até com o sumido ‘Human Being’, símbolo máximo de Greendale.
A invasão da timeline do mal foi uma ótima proposta, que ficou ainda melhor com o paintball 3.0. Muito bom o uso desse artifício na batalha entre as dimensões, ganhando o twist de fazer o inimigo parte integrante do ‘Blue Men Group’, com posterior desaparecimento.
O encontro de cada um com seus alter-egos malignos foi excelente. Evil Jeff (com braço biônico) e Annie safadinha, Troy com voz de robô, Shirley bêbada, Britta chatonilda (oh, wait!). Nem Pierce ficou de fora e apareceu com perna de rodinha de monociclo, atirando em si mesmo como se isso fosse a vitória. Como propuseram a formatura para o personagem, acho que esse episódio marca a despedida definitiva de Pierce, embora já existam rumores de que até Dan Harmon pode voltar, então não quero afirmar absolutamente nada.
Esse foi um episódio sentimental e que daria um final “amarrado” para Community, na medida do possível, caso a renovação não viesse. Já que essa saga continua, ainda há muito que explorar, porque Jeff rasgou o diploma, Chang foi engolido pela timeline “dumal” e ainda há muita gente planejando destruir Greendale. Possibilidades não faltam e assunto nunca foi exatamente o problema de Community. A série sofreu em qualidade a partir do momento em que tentaram descaracterizá-la, mas parece que o problema foi resolvido com as novas armas de paintball que aparecem no episódio. Que os vilões que tentaram destruir Community nunca mais possam atacar e que a Mid-Season 2014, se passe somente na timeline “paz e amor” para os fãs da série.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Lucas Pires disse...

Concordo com tudo.

Jesimiel Antonio disse...

Gostei da finale. Espero que a 5ª temporada seja melhor.