domingo, 12 de maio de 2013

The Vampire Diaries 4x22: The Walking Dead


Derrubando o véu.
Essa semana, The Vampire Diaries resolveu inovar e, em vez de um episódio bosta, colocou todo mundo da equipe para trabalhar, conseguindo nos surpreender com emoções e aquele estilo inconfundível. Este é, sem dúvida, o melhor episódio da temporada, mas isso não quer dizer que a série se recuperou ou que o ano inteiro de roteiros preguiçosos possa ser esquecido. De qualquer forma, parece justo aproveitar esse momento em que, pela primeira vez, não tentamos cortar os pulsos no processo de assistir ao episódio.
O que é chocante nisso tudo, está em pensar que Bonnie era a personagem no centro dos acontecimentos. Ou talvez isso explique exatamente o nível de satisfação alcançado. A personagem continua sendo duas coisas: burra e dona de uma boca torta que irrita qualquer um. Quando vimos a burrice extrema levar Bonnie a mais simples perdição, a satisfação foi garantida. Quase. Infelizmente, mesmo morta, Bonnie ainda deve nos assombrar, inclusive, porque o véu entre o além foi derrubado por ela e, depois de sua morte, não sabemos quais são as regras do jogo.
Digo isso porque o episódio foi bem específico, dizendo que as criaturas mortas só poderiam retornar do além dentro do triângulo de expressão, cujo dimensionamento foi dado pelo mapa. Como era Bonnie quem controlava essa abertura entre os mundos, parecia certo que, depois de Elena despedir-se de Jeremy, tudo voltaria ao normal. Mas Bonnie desconhece limites. Ficou egocêntrica e ainda mais insuportável, a ponto de fazer a cagada do século. Já diz o ditado: “Quem tudo quer, nada tem.” . E Bonnie quis tudo. Medir forças com Silas (que virou pedregulho!), ser a bruxa mais poderosa desde Qtesiah e manter Jeremy no mundo dos vivos.
Pelo menos a segunda parte ela conseguiu e na verdade eu acho apenas justa a troca. Bonnie morta, em troca da sensualidade marota de Jeremy, Kol, Larica e Lexie. Mas temos de lembrar que todos os caçadores de vampiros também voltaram, incluindo o ex-namorado de Rebekah, que vem cheio de fúria para matá-la e provavelmente afugentá-la de vez para New Orleans. Também devem aparecer, em breve, todas as bruxas, híbridos e malucos humanos que explodiram no começo da temporada. E nem estou cogitando a volta dos outros Originais do Samba, porque essa trama abre a possibilidade de retorno para mamãe e papai originais. Ou, ao menos, deveria. Por questões de verba, duvido que cheguemos a isso.
Com a cidade cheia de mortos-vivos (tipo, literalmente), imagino que Klaus e Elijah possam aparecer na Finale, mas essa é uma especulação de quem não lê spoilers e está apenas jogando com os fatos. Mesmo que eles não voltem, são muitas as possibilidades de ação, porque não dá para saber se esses “zumbis” podem ser mortos novamente e se eles têm as mesmas fraquezas de antes. Nada disso foi dito e devemos prestar atenção.
Sobre Silas, acho que esse foi o primeiro episódio em que souberam jogar bem com a falta de imagem fixa do personagem. Geralmente fico com a sensação de que todos os manipulados são muito idiotas (Bonnie levando o Oscar da categoria), mas dessa vez, comprei a história. Gostei de ver que a suscetibilidade de Caroline vai ajudando Rebekah a provar que pode ser boa e usar suas habilidades para ajudar. Estou triste por saber que vamos perdê-la em breve, porque eu passei a torcer pelo casal que ela ensaia formar com Matt. Começo até a achar que ele vai morrer na semana que vem e é isso que vai tirar Rebekah de Mystic Falls.
A presença de Lexie foi interessante para pontuar algo que todo mundo já notou: a química entre Stefan e Caroline. Esqueçam Tyler. Ele já foi e não tem feito a menor falta. Imaginem se esse direcionamento não seria diferente e interessante? Tiraria-nos do triângulo sem solução entre Elena, Stefan e Damon. Poderia dar um tempero diferente à próxima temporada.
Gostei muito de rever Larica e, esse sim, deveria voltar para a série de vez. Sinto tremenda falta dele e Damon naquelas conversas de bar, naquela amizade inesperada e sincera, mas desconfio que não devo me apegar à ideia, nem agora que Cult flopou lindamente.
Por incrível que pareça, também gostei de ver Jeremy com Elena, que mesmo com emoções religadas, continua focando em coisas negativas. Na verdade, eu gosto dessa Elena destrutiva e prática, porque a ideia de matar Vampiranha é a mais correta que ela jamais teve. Agora, eu quero ver Vampiranha morta? JAMAIS. Então, acho que teremos de aturar Elena mala e sentimental, se esse é o preço para manter Katerina Petrova por perto.
O que fica bem claro é que essa história toda de véu, de Silas e de sacrifícios, poderia ter sido feita de modo enxuto e que daria um ritmo muito melhor à temporada. Porém, agora que a coisa parece ter encontrado um caminho a seguir, vou mais animadinha para a Season Finale, mas com o pé no chão. Não é nada bom criar qualquer expectativa, porque, via de regra, os episódios finais de TVD nunca são melhores que os penúltimos.
P.S* Bonnie quer trazer Jeremy de volta, mas tá nem pra reviver a avó. Cadê parâmetro?
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

Diego Vieira disse...

Concordo com os seus pontos Camis...tanto esse episódio, que eu achei maravilhoso, nao apaga o resto da temporada(que dispensa comentários) quanto a história poderia ter sido mais enxuta, mais ao estilo TVD. Virou aquela serie que enrola a temporada inteira para fazer aquele final apocaliptico e vc nao largar(eu ouvi um Smallville?)

Falta explicar mais as coisas. Algum personagem dos mortos- vivos poderia ter morrido novamente só para que nós soubéssemos como a dinâmica desse barato do véu funciona. Não explicar nao soa como deixar possibilidades em aberto, soa como covardia mesmo.



E eu fiquei pensando nisso que você comentou de a Bonnie nao ressuscitar a própria avó mas pensando bem ela ja lidou com a perda e trazer a avó só iria aumentar a dor quando a avó partisse novamente...Só Elena que nao consegue lidar com a perda de Jeremy e a coisa esta do jeito que esta pra nossa insuportavel. Pq se fosse hora de ressuscitar todos os bons a lista é tao grande quanto dos maus. Só pra citar o Larica, Tia Jenna, Vicky e por ai vai...

carla machado disse...

adorei o capítulo, me fez lembrar a primeira temporada, saudades!!!

Não acho que vai ser um puta SF, mas agora fiquei mais animada.



Será que esta galera que voltou vai ficar a temporada que vem inteira? incluindo a boca Torta??

LU disse...

Uma coisa que eu fiquei na dúvida, se a Bonnie morreu a Katherine que estava ligada nela tb por tabela, não morreria?? Pq ela liberou ela para sair e qnd a Elena tava torturando a Bonnie sentia tudo, quer dizer ainda estavam ligadas! :/

'Willer Azeredo disse...

Bonnie desfez a ligação em seguida ao ataque de Elena e a fuga de Katherine, ela se levantou e Caroline (Silas) foi ajudá-la e ela afirmou que estava bem melhor depois que desligou a Katherine. Também não percebi isso e questionei mas assisti o episódio novamente e vi que foi explicado, hehe.

'Willer Azeredo disse...

Assisti ao episódio desde a madrugada de sexta, rs.
Estava morrendo de vontade de saber a opinião de outra pessoa sobre tudo o que aconteceu com o final chocante.

Pontos fracos do episódio foi mais uma vez a Elena por dessas mudanças constantes na personalidade dela. Como a Elena quase mata a Katherine tão facilmente assim? Lembro de quando nossa querida bitch mesmo caindo em uma cilada conseguia chutar os traseiros do Stefan e do Damon ao mesmo tempo!

Mais uma vez, o Silas não mostrou seu potencial. Ficou com seus joguinhos sacanas e acabou petrificado mas será que foi realmente o badguy que virou um tijolo? Jurava que aquele era o Alaric!

Jenna morreu sendo um ser natural, foi transformada em vampira mas temo que nunca mais a veremos novamente porque alguém afirmou a Elena que ela não passou pelo sofrimento de se manter do outro lado porque se manteve pura ao se sacrificar pra proteger a sobrinha. Pena!

O encontro da Elena e do Jeremy foi bem fraquinho mesmo.

Ponto fortes:
O episódio foi simplesmente fodástico por causa da Bonnie, como alguém pode não gostar da personagem quando ela simplesmente é responsável por destruir o mundo inteiro só para trazer uma pessoa de volta a vida para acabar com a infelicidade e sofrimento da sua melhor-pior-melhor amiga e fazer uma despedida digna entre 2 irmãos?
Foi muito chocante quando ela saiu do outro lado e logo em seguida descobriu que não havia resistido e encontrou conforto nos braços de sua avó.
O que pensar quando você descobre que entrou na situação que estava tentando tirar outra pessoa?

O desespero do Stefan ao pensar que a Lexi que não tinha motivos para voltar a vida, ou seja, não se importava mais com ele e o alívio ao reencontrá-la. Fiquei na mesma situação. Amo demais a Lexi, ela me conquistou somente em um único episódio. Odeio profundamente o Damon até hoje por ter feito isso.

Estou adorando a Rebecca, está sendo um das melhores personagens atuais da série. Acredito que o Matt seja mais um dos caprichos dela mas espero que os dois fiquem juntos. Que tenso reencontrar seu ex que tentou te matar e em seguida perceber que estar cercada, hahaha. Muito bom!

Só eu percebi que a Elena demonstrou (em certo momento) que ama o Stefan e o Damon rodou novamente? Alguém me diz que não, hehe.

Ana? Vicki? Mason e o Prefeito Lockwood? Etc?

Não entendo porque o Silas deseja tomar a cura para morrer após derrubar o véu:

1 - Ele deseja morrer como humano para não ter que reencontrar a Qetsiyah e enfrentar a maldição de passar a eternidade dela ao lado da sua antiga amada?

2 - Ele deseja se curar do vampirismo que o tornou imortal e apenas continuar sendo bruxo e reencontrar a Qetsiyah após sua morte?
Então porque ele deseja trazê-la com a derrubada do véu e se matar em seguida?

Yaya disse...

Deixaria Bonnie morta apenas pelo Alaric,imagina pelo Alaric,Jeremy,Lexi e cia!!kkkkkkkkkk Ótimo epi!!.... Esperando pela FINALEEE!!!

Sheila Barbosa disse...

Agora que entendi, hehe. Essa parte do Silas estava tão chata que nem prestei atenção nas explicações!
Silas enganou a Qetsiyah para ajudá-lo a criar um feitiço que o tornaria imortal mas após ela descobrir que ele queria fazer isso porque estava apaixonado por outra mulher. Ela matou a mulher, criou 'a cura' (Antidoto da imortalidade) e o enterrou vivo aprisionado junto com a poção supondo que ele desistiria do vampirismo e morresse como um bruxo. Em seguida, criou o 'outro lado' (Lugar onde todos seres sobrenaturais passariam a eternidade), que seria uma espécie de uma barreira que impediria o Silas de reencontrar o seu verdadeiro amor após a morte e assim obrigaria o coitada a aguentá-la para sempre, rs.

Mas como o infeliz é bastante teimoso, preferiu passar 2 milênios aprisionado do que ceder as vontades da mimada Késia (Nome mais simples, haha.)
Agora precisava que algum idiota cedesse aos seus jogos mentais e o acordasse para que ele tombasse o véu do outro lado, para poder tomar a cura e se matar, podendo assim ir para o mesmo lugar onde sua amada estaria passando toda a eternidade, e blá blá blá...

MicaRM disse...

A bem da verdade é que toda a história da temporada poderia ter durado uns 8 ou 9 episódios e então partido para outra, como costumavam ser as temporadas anteriores.

Dito isso, achei esse episódio muito bom e até fiquei mais animadinha para a final.