segunda-feira, 6 de maio de 2013

Community 4x12: Heroic Origins


 Heróico de verdade.
Parece que depois de muitos apelos e pedidos de socorro, Community resolveu aproveitar o clima dado pelo nome do episódio para salvar o público (da morte por tédio) e a si mesma. Com um roteiro muito bem elaborado e muito bem trabalhado, a série consegue trazer à tona aquela empolgação dos anos anteriores. Como a temporada é curta e se encerra já na próxima semana, fica difícil desejar que a coisa engrene daqui em diante, mas fica o registro de que, mesmo no fim, ganhamos texto e atuações bacanas e que mexem com a mitologia da série.
A ideia de linkar fatos do passado e mostrar que todos do grupo de estudo deveriam se encontrar por obra do destino é ótima e deixa um gostinho de encerramento, de despedida. Obviamente esse episódio foi escrito com o pensamento num possível cancelamento, mas a essa altura do campeonato, as probabilidades estão a favor de Community e há sim, chances reais de uma 5ª temporada, provavelmente nesse esquema mais enxuto, afinal, faltariam apenas quatro episódios até o syndication (que é de 88 episódios) e assim a produção valeria mais, comercialmente falando.
Com essa proposta, ganhamos a chance de voltar ao passado e descobrir como cada aluno foi parar em Greendale e como cada um deles interferiu na vida dos outros. Minha parte favorita foi a de Abed prestando um serviço de utilidade pública nas portas dos cinemas, avisando sobre o quanto as continuações (na verdade os prequels) de Star Wars são péssimos. Ri a cada menção da palavra ‘Midichlorians’, até porque a expressão facial de Dany Pudi estava impagável. Revoltado e inexpressivo ao mesmo tempo. Não fosse por ele, os filhos de Shirley nunca teriam ligado para a mãe, Andre não seria abandonado e não teria dormido com uma prostituta. E se Jeff não tivesse libertado a tal mulher isso também seria evitado, assim como o vício de Dean Pelton por vestir roupas femininas.
A construção dos fatos foi bem feita e interessante de acompanhar. Daria também para ressaltar a relação entre Troy e Annie (fiquei horrorizada com ela atravessando a porta de vidro) e a breve carreira anarquista de Britta, assim como o fato de que cada desastre levou essas pessoas a buscar consolo no ‘frozen yogurt’, justamente quando Señor Chang distribuía os panfletos de Greendale.
Com o desaparecimento de Pierce (acho que ele não dará as caras na Finale), Kevin pode e deve começar a integrar o círculo do grupo de estudos com mais frequência, além de ser um aliado potencial contra o novo mega vilão que tentará destruir Greendale. Achei bom que Chang não tenha sido o executor no caso do aluguel, mas é óbvio que no próximo episódio veremos algum golpe em ação. E aquele sintetizador de voz megaevil é simplesmente maravilhoso. Sem ele o clima de terror jamais seria o mesmo.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

diogopacheco disse...

Melhor episódio da temporada, não que isto seja dificil.

Jesimiel Antonio disse...

Melhor episódio da temporada. Foi realmente um episódio de Community.