quarta-feira, 3 de abril de 2013

The Carrie Diaries 1x12: A First Time for Everything


Primeira vez para (quase) tudo.
Reta final de The Carrie Diaries e as incertezas de renovação continuam. Nenhuma notícia oficial até agora, mas algumas propagandas exibidas pela CW dão a dica de que depois da semana que vem, nos despedimos da série, já que TCD não está incluída nas chamadas de programação para o novo ano.
Não é exatamente uma surpresa, levando-se em consideração a audiência da série, mas mesmo assim, eu gostaria que ela continuasse no ar, pelo menos por mais um tempinho. Atualmente, TCD é uma das poucas séries com temática adolescente que valem a pena acompanhar, com uma história simples e honesta.
Como todo mundo conhece bem a vida sexual da Carrie Bradshaw adulta, essa época “antes do sexo”, como descreve a própria abertura, é bastante curiosa e cheia de imprevistos. Quem diria que, diante de uma declaração de amor de Sebastian ela diria apenas “Quero fazer sexo com você.”? Certamente não é resposta mais comum entre as meninas, mas foi muito mais engraçado do que o clássico “Obrigada” que vemos sempre nas cenas desse tipo. Em ambos os casos, não deixa de ser constrangedor.
Com a carinha fofa de Carrie emoldurando essa frase entre sorrisos envergonhados, vemos sua batalha pessoal para fazer uma declaração de amor perfeita para Sebastian, o que acaba, por si só, estragando tudo. Aliás, Carrie é tão cheia de dedos e cuidados para controlar a situação que não consegue dizer o que sente, frustra a si mesma e ao namorado e acaba a “noite especial” like a virgin, aproveitando para fazer uma referência a mais um elemento bacana do episódio.
Foi bem interessante o destaque para Madonna, nessa época em que ela se firmava como ícone da cultura pop. Para quem não sabia sobre a letra de ‘Like a Virgin’ também tivemos um “momento cultural” bem bacana e que veio num mix com o eterno questionamento da jovem Carrie, que já vive o drama de escolher entre amor e carreira. Como fica claro, ela tem suas prioridades e o desejo de ser jornalista ou escritora está acima de tudo. Essa objetividade também acaba contribuindo para o fim da relação com Sebastian, embora eu acredite que no próximo episódio a história seja retomada.
Sobre a posição do próprio Sebastian, fica complicado julgar, porque ele foi compreensivo na maior parte do tempo, só se irritando pelas constantes furadas e derrapadas de Carrie. Teve muito de teimosia na briga também, com esses dois querendo provar que tinham razão no mimimi, mas enfim, o que interessa mesmo é que, mais uma vez, bom... Não foi dessa vez.
Justamente o contrário acontece com Dorrit. Ela é bem descomplicada e objetiva. Basta ler ‘Trópico de Câncer” e pronto. Sem drama, sem neura. Mesmo assim, vale notar que ela ainda é uma adolescente num primeiro relacionamento e, ao mesmo tempo em que está apaixonada, ainda está aprendendo a não se deixar definir pelos homens. Donna fala muito sobre o poder feminino, embora no caso dela a prática pareça outra. A gente olha para Donna e tem certeza de que ela é do tipo que faria qualquer coisa por um homem, mas ela demonstra ser diferente e ter domínio sobre seus desejos e sobre quem é. O tipo de mulher que se faz de idiota para não assustar o sexo oposto.
Confesso ter gostado muito de todas as situações de Mouse e Thomas, porque os sorrisos mais forçados provaram ser de pura sedução. Como não se divertir com a tensão sexual entre eles e com Mouse tentando evitar o inevitável. Só não dá para saber se o casal daria certo com tanta competitividade por notas e vantagens para entrar em Harvard.
Outro casal improvável dando certo tem Tom como uma das partes. Ele manda bem como viúvo que perdeu o bonde dos relacionamentos, sempre com dúvidas pertinentes e muitas inseguranças. Deb também não deixa barato e mostra que não é fácil ser mãe solteira, cuidar do filho, trabalhar e ter um namorado, mantendo tudo em dia na agenda apertada do dia a dia. Só que fiquei com muito mais pena do pobre garotinho que, na madrugada, viu mais do que qualquer criança gostaria de ver. Traumas que fazem crescer e ajudam a formar o caráter.
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

Thiago_Gleek disse...

Chega a ser triste.. quando a CW acerta em uma serie o publico vai la e não assiste. Por isso que a cada ano que passa só tem mais lixo na TV Americana é o que o publico de lá aceita... Enfim foram 12/13 na semana que vem episódios bem gastos para mim, e esse pouco que teve deu muito tapa em series com 2 , 3 temporadas por ai. ~~Sonho impossível, CW encomendar mais 13 episódios..~~ =\. O pior mesmo vai ser aquela Beauty ser renovada, espero que não também porque aquilo é sofrível.

Nikky Abreu disse...

Que pena se terminar. Tem sido bem gostosinha de acompanhar :(


Só queria acrescentar que fiquei com a sensação de que Carrie agiu com Sebastian como a mãe dele costuma fazer, e da mesma maneira ele nunca reclama, mas se magoa e desconta na bebida.

Raul Ribeiro disse...

Bem que eu trocaria a renovação de The Good Wife (apesar de amar) pela de The Carrie Diaries, a primeira já tá na hora de acabar e a segunda ainda tem muita história pra contar.
AMo demais a Donna, não canso de repetir!! Na verdade, é só amor por TCD.

Giselle disse...

Eu gosto da série, acho gostosinha e tal... mas não acho essa cereja toda do bolo!
Todos os episódios, desde o início, seguiram as duas mesmas fórmulas! Ou o episódio começa com a Carrie com medo de algo, achando que tudo vai dar errado, e aí tudo da certo no final. Ou começa com ela achando que tudo vai ser perfeito, e tudo da errado no final! É sempre assim... já ficou meio previsível!

Além disso acho os personagens muito unidimensionais. Tem a garota que aparece de vez em quando pra não falar nada importante, o garoto gay que está se descobrindo, o cara gostoso do colégio que se mostra mais que um rostinho bonito, a garota que se diz rebelde mas é uma goiaba, a asiática com alto espírito competitivo, a menina que tenta ser perfeita em tudo que faz na vida.... etc!
Aliás, acho que a personagem mais bem construída da história (e que nem é tãooo bem construída assim) é Dona!

Estou me divertindo com a série... mas se for cancelada não será uma grande perda para mim.

vick disse...

Concordo com tudo que você disse!

Junin Marques disse...

A única série nova que acompanho semanalmente! Espero que seja renovada!