terça-feira, 23 de abril de 2013

Once Upon a Time 2x19: Lacey


Tintura vermelha no cabelo, sutiã aparecendo, cara de sensual e nenhuma habilidade para jogar bilhar.

Mais um hiatus de Once Upon a Time se foi e chegamos à reta final dessa temporada de altos e baixos, em mais uma deslizada. O episódio dessa semana, que foca principalmente em Belle e Rumples, já cria em nós certa apreensão, porque a história desses dois personagens é uma das que causaram maior desgaste à trama desse segundo ano e a sina continua.
Voltamos a ver o “mais do mesmo” envolvendo Rumpelle (como dizem por aí) e não há, de fato, nenhum cabimento em reforçar uma dinâmica já estabelecida com sucesso anteriormente. Afinal, quando nos apresentaram a história de Belle e Rumples, colocando-o como a “Fera”, a coisa toda já havia sido bem sucedida. Lembro-me desse episódio com o maior carinho. Então, para quê mostrar de novo exatamente a mesma coisa? Não aprendemos nada de diferente sobre eles. O lance de Belle incentivar o lado bom de Rumples já estava muito claro para o público, mas os roteiristas, ao que tudo indica, não conseguiram pensar em nada melhor para criar o paralelo entre as personalidades da velha e da nova Belle e simplesmente apostaram no repeteco.
Aliás, são muitos os questionamentos sobre a personalidade de Lacey. Será que ela se lembrou de alguém que foi durante os 28 anos de maldição ou será que sua memória foi plantada por Regina? Sabemos de concreto que a pequena caixa de fósforos do “The Rabbit Hole” desencadeou o efeito, mas não dá para determinar o todo. Em caso de memória recuperada, no entanto, fica o furo sobre o tempo em que Belle foi “refém” de Regina e esteve presa no hospital de Storybooke, que é como a personagem nos é primeiramente apresentada. Acredito, porém, que a jogada seja de uma memória falsa, apesar de que, nesse caso, a fama de Lacey no bar não faria sentido algum, porque quando Rumples vai procurá-la, ela parece ser figurinha carimbada no local, algo impossível de se conseguir levando em conta que ela acabara de fugir do hospital e ali não haviam se passado mais do que algumas horas.
Seja lá qual for a explicação (aguardem para ler a mecânica da coisa no twitter dos produtores ou em especiais for dummies que tentam tapar os buracos deixados) o principal é notar a influência de Belle em Rumples. Se ela exige que ele seja bom, assim ele age, mas se ela admira sua violência e seu lado obscuro, é desse modo que ele se apresentará.  Fica a ideia de que a partir de agora, Rumple vai abraçar a escuridão e fazer o que tem que ser feito. Isso inclui se livrar de Henry, caso seja preciso, muito embora a mensagem da vidente deixe também a noção de que o menino pode ser uma salvação para o Senhor das Trevas. Tudo vai da interpretação e o destino de Henry depende disso.
Como a coisa anda muito morna em OUAT, não havia grandes expectativas sobre a aparição de Robin Hood, mas a utilização do personagem foi muito broxante, por assim dizer. Antigamente, os flashbacks tinham um impacto grande no episódio e mesmo as pequenas aparições eram interessantes. Robin Hood deixou muito a desejar e foi explorado pobremente, sem incluir qualquer emoção ou um background que gerasse identificação. Ele só estava ali, roubando uma varinha mágica para curar sua amada, grávida e doente, estabelecendo a piedade de Rumples, quando o assunto é deixar uma criança sem pai.
Em Storybrooke, o taser de Tamara deixa saudades, porque a movimentação foi muito pouca. Regina descobre que Henry não é filho de chocadeira e já enxerga em Neal uma nova ameaça e nem dá para culpá-la, depois de Emma dar tanta bandeira sobre o plano de Snow, Charming e os anões. Regina fareja “bullshit” a quilômetros de distância e, assim, não demora a usar seus poderes para descobrir o que seus inimigos estão tramando com a plantação de feijões mágicos.
Como a cidade está ameaçada (ou pelo menos é disso que tentam nos convencer desde o começo da temporada), já dá para imaginar um final em que os feijões abram um portal para Neverland (porque os nomes dos episódios finais deixam claro que iremos visitar essa terra/dimensão), sendo uma rota de fuga para os habitantes da cidade (ou parte deles). Resta saber se Regina, nesse caso, será um agente do bem ou do mal, porque a coisa está indefinida até o momento e a Finale deve servir para uma virada definitiva nessa história. Dependendo do que ela fará sobre os feijões, Regina pode se transformar na grande heroína e ganhar o amor e admiração de todos aqueles que hoje a temem e excluem.
P.S*Gostei da magia que tira a língua da pessoa.
P.S*Também adorei o “GPS” ou o “rastreador” que Regina usa para chegar até a plantação.
P.S*Para um pirata todo espertalhão, Hook está um alvo fácil demais.
P.S*Charming ensinando Rumples a pegar mulher. Confesso que ri.
P.S* Olhem para a foto da review e reparem que Lacey não sabe mesmo jogar bilhar, ou então, está tentando acertar uma bola mágica invisível.
 
P.S* Pelo menos Belle parou de gritar feito louca.
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Breno Alexandre disse...

AHUEHUAHUEAEHAU'
Agora que vi a foto não tinha percebido a mancada no epi.
Muito fraco, muito fraco.
Que venha uma SF descente pelo menos.

Cacá SS disse...

Cada dia a história da Bella me dá mais sono. Ai que preguiça dela nessa versão piriguete!... Mas no flashback até sou capaz de perdoá-la (dessa vez) porque passou a cena em que ela ganha a biblioteca da ~fera~ e esse é o meu plot preferido da história ><

A Emma, boca aberta, praticamente contou pra Regininha que vai levar o Henry embora e eu já estou imaginando todos no Jolly Roger (que vai pra qualquer lugar, com ou sem mágica), rumo à Terra do Nunca, como uma grande família feliz - com Regininha junto, claro.

Taigo Brito disse...

Bem que a serie poderia ser uma pouquinho mais adulta e menos piegas, pois todo esse papo de " voçê tem bondade no seu coração" " voçê é uma criatuura das trevas e bla,bla,bla" já esta seriamente me dando nos nervos. É incrivel como uma série tão boa na 1ª temporada possa cair tanto.

Luizamota disse...

OUAT é uma pedra rolando ladeira abaixo ao som de Rolling in the Deep "...we could've had it aaaaaall"

Rafael disse...

Só pra deixar claro que a foto foi tirada depois que a Lacey acertou a bola (eu chequei), então não tem erro aí!
E, na minha opinião, ficou óbvio que Regina criou essa Lacey e implantou as memórias na Belle (usando a tal caixa de fósforos). A respeito da fama de Lacey no bar, o que eu entendi foi que ela ganhou "fama" recentemente, nas poucas horas que passou no bar, jogando bilhar (não tem nada errado nisso).
Não é pra defender, é só que às vezes o povo acha erro onde não tem, pra justificar não ter gostado do episódio. Quanto a repetir a história Belle/Rumples achei válido, pra mostrar que Belle incluencia Rumples pro bem, enquanto Lacey (fazendo exatamente o que Regina quer/precisa) o influencia pro mal!

Só achei um desperdício mesmo usar tão pouco Robin Hood nesse episódio. Espero que tenha sido só uma introdução, e que ele apareça mais pra frente com uma história foda!