segunda-feira, 15 de abril de 2013

Community 4x09: Intro to Felt Surrogacy


Um de nove.
A média de episódios bons em relação aos ruins não está das melhores, mas deixemos isso de lado. Community, nessa semana, conseguiu fazer um episódio ótimo, mas para isso, teve que sair da rotina, trazer fantoches, números musicais e convidados. Nada disso tira o mérito alcançado, só que é curioso de notar que é só quando uma grande mudança acontece que vemos o que a série tem de melhor.
Não dá para deixar de comentar a perfeição absurda desses bonecos. São impressionantes, cheios de detalhes, muito parecidos com os atores. Demonstra um cuidado atencioso da produção, um imenso empenho em fazer a proposta funcionar. E tudo dá certo quando esse visual se une a uma história interessante de acompanhar, o que não vinha acontecendo há tempos. E é claro que a parte com os bonecos é destaque no todo, mas os atores que ficaram ali, na sala de estudos o tempo todo, estiveram igualmente ótimos.
 
Não é novidade que aprovo a participação cada vez mais intensa de Jim Rash, que faz o personagem mais absurdo de Community. Quando ele propõe o tratamento do “trauma” desse pessoal utilizando fantoches (esses também muito bacanas, mesmo sendo mais simples) e se veste de Pinóquio, ignorando que mundo lá fora estava pegando fogo (literalmente) só para ajudar o grupo de alunos favorito de Greendale, é tudo tão surreal que já embarcamos na viagem.
Quando os fantoches entram em ação o que vemos é pura mágica. Uma história simples, com direito à viagem de balão, referências a Lost e frutinhas alucinógenas. Tudo muito bem feito, especialmente as canções entoadas ao longo dessa aventura. Sou só elogios à participação de Sara Bareilles no episódio. Mandou bem na interação com os fantoches e deu o tom da cantoria que ia revelando traços da personalidade de Pierce, Shirley, Troy, Abed, Annie, Britta e Jeff. E Chang não ficou de fora da loucura, embora tenha aparecido bem menos.
O lance com os segredos foi excelente e adorei o fato de Abed não ter nada para revelar e jogar na roda. Todo o resto foi CHOCANTE. Então Pierce não dormiu com Eartha Kitt? Jeff já tomou atitudes que o fazem sentir como se fosse o próprio pai? Annie já colou numa prova? Troy causou o incêndio da lanchonete?Shirley esqueceu os filhos num supermercado? Britta NUNCA VOTOU? Meu mundo literalmente caiu depois de tudo isso.
O triste é que, mesmo depois de tantas coisas boas, percebo que já não tenho qualquer boa expectativa para a próxima semana. Tenho a impressão de que esse foi um acerto “por acaso”, algo que não irá se repetir nos demais episódios da temporada. Falta pouco para o fim e esse desânimo é terrível de sentir. Hoje, no entanto, é dia de comemorar, afinal, Community conseguiu fazer algo que não fazia há muito, muito tempo: Ser divertida, emocionante e esbanjar criatividade.


P.S* Pierce não aparece na sala de estudos porque saiu da série e esse foi o último episódio da temporada a ser filmado. Fica a impressão de que vão usar esse "trauma" dos segredos como desculpa para o desaparecimento dele, mas só saberemos com certeza a partir da próxima semana.

P.S* A aparição de Jason Alexander e sua filosofia de vida ao estilo 'camping' também foi muito legal, não posso esquecer!
 

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Thiago_Gleek disse...

Realmente um de nove... Nem vi os 20 minutos passarem achei d+ devia ter continuação! E quero um boneco da Shirley kkkk NBC devia leiloar esses bonecos ou vender no site haha. Nossa tinha até esquecido isso do Pierce sair da série! quero ver mesmo como vai ser a desculpa. Poxa torcendo muito para o resto da temporada ter episódios bons, mas vamos ver né =\.

PS: O episodio inteiro foi ótimo, mas o fim com o Dean todo triste indo embora sozinho e aparece o boneco do Jeff haha o ''susto'' do Dean foi d++.

luisdpaula disse...

Troy causou um incendio na floresta não na cafeteria. Tirando isso, gostei muito do episódio. Quero bonecos já.