segunda-feira, 18 de março de 2013

Parks and Recreation 5x16: Bailout


O Clube dos onanistas de Pawnee agradece Leslie Knope.
Indo na contramão da tecnologia, Leslie Knope decide apoiar uma causa há muito tempo perdida: a das locadoras de vídeo. Pois é. Estamos em 2013 e chegamos num ponto tal que uma loja desse tipo já pode ser tombada como patrimônio histórico. Porque a verdade é que “já podemos ver on-line, de graça” como ensinou muito bem o animado figurante, expulso da sessão diversas vezes.
Foi um episódio melhor, que trouxe de volta a força de personagens centrais, como Ron e Leslie, em sua discussão sobre assistencialismo governamental, capitalismo, socialismos e todos os “ismos” relacionados. A participação de Josh Schwartzman foi boa e ele assumiu bem o papel do cinéfilo chato, que odeia tudo o que é comercial e quer obrigar o mundo a ver filmes de arte e documentários soníferos, quando todo mundo (e por todo mundo eu quero dizer Leslie) só pensa em ver e rever ‘Procurando Nemo”.
Não há dúvidas de que a série ganha muito quando apostam na interação entre Ron e Leslie, já que os dois são excelentes personagens e dominam muito bem todas as situações. Além disso, eles são opostos e complementares, o que faz o texto funcionar muito bem, mas dessa vez, não foram apenas os dois que conseguiram ser bem sucedidos, houve uma “generalização” e foi possível aproveitar muitos momentos de todos os personagens.
Nessa história da locadora, Andy se saiu bem dormindo e achando que estava num universo paralelo. A sessão para garantir o apoio da prefeitura á loja teve bom ritmo e mostrou que Leslie nem sempre acerta, mas a prova maior veio depois, com a seleção de filmes pornográficos (Dá para ver pela foto que tem uma prateleira cheia de ‘golden shower’) patrocinada pelo governo. Mais do que isso, pudemos ver um relance da maravilhosa película artística que colocaria Ron e Leslie, digamos assim, fazendo travessuras nas mesas do Departamento de Parques. Quem não ficou interessado em ver o resto que atire a primeira pedra.
A ação que se desenvolveu na “Rent A Swag” foi escalafobética, para usar uma palavra que descreva bem Jean Ralphio e sua irmã maluca. Tudo coube direitinho com o paternalismo de Chris, incentivado por Ben, afinal, Tom precisa de conselhos (e até de boas palmadas) para aprender a não se deixar ser usado.
Foi a primeira vez em que a história da doação de esperma não foi um total desperdício. Chris mandou muito bem em suas dúvidas sobre colocar uma criança no mundo e a obsessão de Ann estava milagrosamente engraçada. A amizade forçada com April também acabou caindo bem, assim como a palhinha das duas (feat. Donna) para “Time After Time”. Essa cena acabou se tornando uma brincadeira bacana no meio do episódio.
Gostei também de Jerry engasgando ao ser realmente ouvido, pela primeira vez. Gosto muito do personagem e das caras de paspalho e coitadinho que o ator domina como poucos e que dão um clima de “bullying” eterno a todas as interações com ele.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

GUIDA disse...

Adorei o episódio, ri muito da risada do Ron, aliás tudo que ele faz é genial, adoro esse cara. Coitada da Leslie, mas confesso que queria ver o resto do filme tb e Ann e April tb gostei, time after time foi legal cantei junto e ninguém merece a irmã do Ralphio mais chata que ele, mas gstei do Tom e Chris junto. Ben e Andy ficaram meio apagados no episódio, mas o pouco que Andy apareceu eu amei, ele é muito fofo!

Jos_El disse...

Em parte por causa dos seus elogios a série eu fiz uma maratona de Parks. Estou no episódio de Ron e Diane. Realmente a quarta temporada é perfeita. E é sensível a queda na quantidade de risadas na quinta. Mas, não estou achando tão ruim assim (tá, o do imposto de refrigerante foi realmente ruim, e fiquei com vergonha alheia do episódio em que o Ben ficou puxando o saco dos estagiários). Bom, vamos ver quando eu alcançar como fica.