segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

The Vampire Diaries 4x15: Stand by Me


 Status da humanidade: desligada.
Depois de muitas semanas provando o sabor amargo do mais puro desgosto, eis que The Vampire Diaries consegue fazer um episódio melhor. Ou pelo menos foi isso que me pareceu, já que fazia tempo que eu não conseguia assistir inteiro, sem olhar para o relógio, rezando para o fim fosse breve. Não é que esse tenha sido um episódio maravilhoso ou suficiente para redimir a quantidade absurda de erros na temporada, mas pelo menos ele é coerente e tem algumas boas atuações. Além do mais, ficaram carregando um defunto em decomposição para cima e para baixo, o que, convenhamos, se não é ousado é muito engraçado.
Vamos começar pelo principal, já que a morte (ou não) de Jeremy é a grande polêmica do momento e não tem como fugir do assunto. Continuo achando que ele vai voltar. Morto está, afinal, mas todo mundo sabe que em TVD morto não morre de verdade e todo mundo tem a chance de voltar como fantasma ou assombração. No caso de Jeremy, aposto que a resolução vem mais para o fim da temporada e deve ter a ver com magia de expressão, esse troço chatíssimo que, segundo consta, vai ganhar ainda mais destaque na temporada.
Foi bom ver que não apelaram para a desculpa mais óbvia. Pensei muito na possibilidade de usarem a desculpa esfarrapada de “a tatuagem sumiu, agora o anel vai voltar a funcionar”. Ao fugirem disso, os roteiristas mostraram que tem um respeito mínimo (quase invisível) pelo público, mas ninguém pode nos culpar por pensar assim, já que os fatos têm sido distorcidos para caber nas situações mais repetitivas e idiotas.
Caso Jeremy não volte mais (ou apareça só para dizer adeus) acho que esse terá sido um movimento corajoso (ainda que idiota). Lembro do tempo em que ele era mais um na lista dos ‘sem função’, aparecendo apenas para fazer mimimi e nos irritar a ponto de pedirmos e implorarmos por sua morte durante anos. Quando finalmente resolvem usar o rapaz em algo interessante, ele se vai. Ou não. Ainda não confio, já disse.
O lance é que tem gente sobrando em TVD. E gente que deve estar prestando favores sexuais aos produtores e executivos da The CW, porque só isso justifica. Digam se vocês não concordam, mas é bizarro matar Jeremy e manter Matt. Ok, acho que ele esteve bem nesse episódio, mostrando que saber chorar as pitangas melhor que muita gente, mas ele simplesmente não tem função na série. E isso acontece desde o Piloto, sejamos honestos. Matt é um peso morto, assim como a tal April que, até agora, apareceu, morreu, e serve para fazer telefonemas procurando pelo morto da vez. Se é para ser assim, podem usar qualquer um telefonando. É ou não é?
E já que Matt ganha estrelinha por saber chorar, acho que Nina Dobrev também merece. O episódio foi dela. Ela salvou a pátria. Gostei bastante da atuação e da reação da personagem, que começa em negação e vai caindo em si, aos poucos, até que sucumbe á realidade e a uma dor imensa. Elena perdeu todo mundo. Família ela já não tem. Por isso, acho apenas coerente que ela não aceite a morte do irmão e que só se dê conta quando o defunto começa a feder e a atrair moscas. A ideia em si foi bem nojenta e por sorte ficou nos comentários. Se fosse na realidade Jeremy não estaria lindo daquele jeito, podem apostar, mas ninguém está cobrando fidelidade aqui, porque já foi suficiente.
Com Elena sob os holofotes, surtando lindamente, não sobrou muito espaço para os demais. Stefan agiu de acordo, assim como Caroline. Os dois tentando lidar com alguém imprevisível àquela altura, esperando apenas que Damon chegasse logo para controlá-la quando a coisa explodisse. Acho que ele agiu corretamente ao pedir que ela desligasse os sentimentos, mas não é isso que vai evitar que Elena tenha de lidar com essa perda, um dia. Ou talvez, ela não tenha, porque, repito, ainda aposto num retorno de Jeremy até a Finale.
Elena em sua versão mais fria tende a ser um desafio para a atriz, porque ela pode acabar caindo na interpretação que já dá para Vampiranha e isso não seria legal. Não vai ser fácil criar um terceiro personagem, mas acho que é completamente possível e pode fazer a diferença nessa fase tão sem sal de TVD.
Uma coisa que me deixou completamente pasma foi a ousadia burra de manterem mais um episódio de andanças naquela ilha. Foi a troco de nada, porque todo mundo já tinha sacado que Silas havia possuído e/ou tomado a forma de professor Shane. Isso é esfregado na fuça do público quando a edição “sutilmente” dá um close no que deveria ser a perna quebrada de Shane. Nessa hora o sangue ferve, porque é julgar a audiência como imbecil, quando não precisamos de tudo mastigado dessa maneira.
Ver Rebecca e Damon perambulando por ali foi chatíssimo, ainda mais com aquele desfecho imbecil, em que eles mostram Shane agonizante na beira da praia, desenhando o que já sabíamos desde a primeira cena. É algo do tipo “olha, se vocês ainda não entenderam, é isso aqui, viu, crianças?”.
Claro que, com isso, ganhamos mais provas de que Bonnie é a bruxa mais burra da história da bruxaria. Impressionante como ela é influenciável e cai em truques bobos. Na boa, Jeremy já havia mostrado para ela que Silas a fazia ter visões e alucinações, mas Bonnie não junta as peças. Ainda por cima, acha uma super boa ideia ressuscitar todas as criaturas sobrenaturais já mortas, porque ela só foca na perda irreparável da musculatura desenvolvida de Jeremy.
Não que eu não veja vantagem nisso. Eu vejo. Ou veria, se a série ainda fosse comandada por Kevin Williamson. Se ele estivesse em TVD seria certeza de coisa boa vindo por aí, com ação e muitos twists, mas não é o caso.  A essa altura eu apenas desejo que a série melhore e pare de focar em coisas inúteis, como caminhadas em florestas e a necessidade de passar informações de forma tão óbvia e repetitiva. Não sei se a temporada como um todo tem salvação, porque o arco central é uma porcaria, mas enquanto a série não volta do hiatus, oremos para uma reta final com mais dignidade.
P.S* Retorno de TVD será no dia 14 de março.
Comentários
24 Comentários

24 comentários:

pinkwoman disse...

Que pena Camis, adoro suas reviews, até concordo que a temporada está fraca mas este episódio teve um nivel emocional de apelo que nao é toda série que consegue fazer, merecia mais elogios. E por favor, o Matt morrendo nao iria afetar Elena como afetou a morte de Jeremy, isso é bem obvio. A cena final, queimando o all star dela, o diario mostra literalmente que a Elena que conhecemos morreu ali também. E como isso seria possivel matando o Matt? Nao impactaria na vida dela como o Jeremy, sua ultima familia.
Eu acho que ela se tornaria suicida e por isso Damon interferiu. Mas como o sire bond é baseado nos sentimentos dela por ele, ela nao vai sentir mais nada e ele não conseguir fazer ela ligar a humanidade de volta. Amei este episodio, me deu esperança de que quando os Originais se forem, a série nao vai ficar pior, pois este epsódio Rebekah mal apareceu e os demais personagens deram conta de segurar. Foi a 3ª vez que chorei com TVD, a primeira foi a morte do Alaric, a despedida dele no cemiterio. A segunda foi a Elena se afogando no final da terceira temporada e agora com Elena surtando, a cena foi impactante e a Nina Dobrev arrasou.

laura lima disse...

Depois de ler a Review fiquei um tempinho com os dedos no teclado tentando pensar num bom comentário pra deixar aqui. Gostei do episodio. Ainda tenho muitas perguntas sem respostas porem foi um bom episodio. Não sei se quero mais seres sobrenaturais . Queria um pouco mais de Delena mas pelo jeito agora acho isso meio impossivel. Gostei de Elena, Nina fez um bom trabalho. E o amor é o que move TVD,Silas quer sua amada de volta, shane quer sua esposa de volta e os Salvatore amam elena,... menos Klaus a obsessão dele era despertar seu lado lobo e depois fazer híbridos. Gostei de ver Stefan e Damon tendo um momento entre irmãos. E acho que se eu estivesse no lugar de Elena e perdesse todos como ela perdeu, eu também queimaria a casa. Ter lembranças é bom mas ficar num lugar onde todos que ali moram acabam morrendo é pedir pra entrar em depressão. Bonnie esta maluca(pq burra ela é, me desculpe quem gosta dela) e Damon percebeu e tomara que os outras percebam os delirios de bonnie com Silas/ Shane. Acho que se esse tal purgatorio cair é melhor os irmão Salvatore se esconderem pois vai ter muita gente querendo se vingar principalmente os vampiros da tumba da 1 temporada. Caroline tem me deixado brava, ela não sabe que celulares são rastreados?, com certeza Tyler ja mudou de chip e aparelho usando um nome falso kkkkk

Bia disse...

Camis o fato do Damon está ainda andando na ilha não foi inútil ficou bem claro ele estava a procura da Bonnie e leva-la para ajudar a Elena e ainda ele teve sua vingança com o caçador que o torturou fazendo o mesmo...enetão teve sim lógica dle estra ali...depois ele voltou a Mistyc Falls com Bonnie ele saiu da ilha só Rebekah ainda ficou lá...

Raquel Alves disse...

Gostei do episódio abeça, tenho esperança de salvação da temporada ainda, mesmo que essa seja a mais fraca de todas.

Nina Dobrev me surpreendeu, poucas vezes achei sua atuação tão boa, torço muito pra que ela desenvolva bem essa Elena com humanidade desligada.

Ela esteve bem no episódio inteiro, do momento da negação, totalmente coerente com a personagem só que mais madura, e no momento que ela se dá conta que não pode reaver seu irmão, o custo disso é muito alto para o todo mundo, essa culpa ia ser mais difícil ainda pra de suportar.

E Tenho que dizer. Chorei.
Quando a Elena põe fogo nas suas lembranças, apagando tudo de uma vez por todas de sua vida, e também com a interação do Damon e Estefan, acho lindo quando os irmão baixam a guarda e revelam o verdadeiro amor épico que há nessa série, o que um sente por outro.


Quanto a essa parte do Shane/Silas, concordo com cada palavra que você disse, mas não me incomodou tanto assim.

* O pessoa carregando o corpo do Jeremy de um lado por outro, me lembrou isso:
http://www.youtube.com/watch?v=-ycvWFhHmTc

Paula Fernandes disse...

Acho que sou muito insensível porque não chorei nesse cap. Acho que o único que eu me emocionei ao ponto de derramar umas lagrimas foi o momento do Ric e do Damon no 4X02(pra mim o melhor epi dessa temporada ruim)

Não sei o que vai acontecer nos próximos, não sei se eles vão conseguir tirar a série do buraco, mas acho que esse foi o cap mais importante. Ele simboliza a mudança, a unica certeza é que nada mais vai ser como antes e eu tenho esperança que essa Elena diferente me faça gostar mais dela, porque fala sério, ela é muito CHATA, e consegue fazer todos que estão ao lado dela ficarem CHATOS.(aka Damon) No momento que TVD está uma mudança na dinâmica dos personagens é muito bem vinda, porém, espero e rezo para que essa mudança seja pra melhor.

Mary disse...

Elena era humana chata
virou vampira chata
e agora vai ser vampira rebelde CHATA

Deniis disse...

Só eu achei uma porcaria? Nossa, Bonnie se superou no quesito burrice. Tenta continuar assistindo, mas está difícil. Em qual episódio a Plec sai de vez? Espero que o próximo roteirista que entrar conserte isso, com urgência!

Lucas Gomes disse...

Antes de tudo,não quero te julgar mais....parece que sua cede pra crítica tvd é tão grande que vc nem percebe os erros que escreve,pq vc não ta prestando atenção na série não me desculpe.1.o quando o shane apareceu pra bonnie ele disse que silas o ajudou a cura sua perna quebrada.então já se vai por agua a baixo sua crítica.além de outras coisas mais.me desculpe mais..vc anda pior que poser!!!!

Lucas Gomes disse...

chata é vc!rs

Lucas Gomes disse...

chato é vc!!afffs

ineshr disse...

eu ja gostei deste ep, so nao queria a morte pro jeremy..

ineshr disse...

bonnie coitada nao vai conseguir se livrar de silas tao rapido como ela deseja, ela ainda vai fazer o que ele quer que faça..

ineshr disse...

nao estou mais vendo nehum triangulo amoroso entre stefan-elena-damon, eles estão parecendo salva-amigo pra toda hora, um ajuda o outro e acho que daqui pra frente vao ser amigos..

aquele romance louco que esperava ver, acho que morreu, bom, pelo menos nesta temporada.

ineshr disse...

klaus mau? nao me convenceu.


agoraque ver silas o que ele ´capaz, acho que se conseguir criar um exercito de morto-vivos, vem por ai uma guerra com humanso, se bem que humanos nesse seriado só conehce 3: a xerife, matt e a médica.

Ana disse...

Uma coisa que eu não entendi mesmo é, se Silas estava numa tumba do outro lado do continente como eles conseguiram chegar em mystic Falls tão rapido? Dever ser a magia da televisão. O stefan fala Damon vem cá ajudar a acalmar a guria o Damon 3 segundos depois "to aqui galera".

Mary disse...

e Elena tem alguns fãs chatos

Mary disse...

e a April, bom acho que é humana,
mas também quem se importa com a April?

Lucas Gomes disse...

e os que não são também rsrs!

vitor souza disse...

Foi um bom episódio, co há muito não havia em TVD. Mas concordo que não redimi a série. Devíamos colocar nos TTS: #KevinWilliamsonSaveTVD

ineshr disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkk verdade, me esqueci dela..

Silvinha disse...

Só me pergunto q raio vcs querem q aconteça num seriado pra vcs acharem bom: violência? safadeza? piranhice? Pq ca entre nós, dizer q um episódio tão sensível e humano quanto esse não foi bom, foi parado, foi horrível, Elena isso, Nina akilo... Da licença, realmente não entendo. Fã q é fã se decepciona um pouco com furos de roteiro, mas a partir do momento q critica td, até a atuação de uma atriz fantástica como a Nina, pra mim deixa de se fã pra virar crítico. Pergunto: na hora q a Elena desligou a humanidade, q q vcs queriam q ela tivesse feito? Rodado a baiana? Dado pros dois Salvatore ao msm tempo? Sair correndo q nem louca? Ela ter ficado vazia com cara de robô espelhou perfeitamente a perda dos sentimentos. Só sabem ver o lado ruim? Só querem sangue e sacanagem? Caramba, numa fase considerada ruim por muitos (não entendo pq, apesar de ter desacelerado um pouco) TVD nos presenteia com mais um episódio emotivo e vcs só veem o lado ruim? Putz, larguem a série já q ta tão ruim ora. Aff!!! Desculpem pelo desabafo mas não aguento mais tanta rejeição só pq desaceleraram um pouco a série. Delena? Stelena? Q se f*#da!!! TVD é entretenimento acima de td. E tenho dito...rsrsrs

Anônimo disse...

Gente eu amava aquela serie , era quase q o ar q eu respirava ... Mais agora tudo parece tao chato, tao sem graça, o amor do Stefan e da Elena era taooo lindo q dava inveja, depois q ela trocou um irmao pelo outro eu quero mais eh q ela MORRA!

Hurameshey disse...

Amo suas reviews mesmo, mas ultimamente você tem pegado pesado demais os últimos episódios foram bons ( claro nunca como antes né?) o 13, 14 e 15. Estes três foram os que salvaram, mesmo com os erros como a bruxa burra, mais burra, pois creio que as bruxas Ávalon estão se remoendo kkkk para pegar Xonie, a temporada... tomara que criem algo melhor, pois aquela história professor quáquá já deu mata logo essa gota e pronto aff oh cara da poker face enjoada o demais foi massa, principalmente a pain de Elena uma delícia de atuação fiquei louco pelo desfecho.


Acredito que irá melhorar está com a gota que não melhore, pois é óbvio pq já está no fim da temporada então tem que andar....

Jéssica de Souza disse...

Boa review, achei bem comentado o episódio e o principal, comentou a atuação da Nina que foi excepcional. Já ganhou mais uma leitora fiel a partir desse momento. u.u
E eu to bem confiante na Elena sem humanidade e não espero ver nada de Katherine nela, afinal como ja comentei, a Nina é excepcional e é totalemente capaz de fazer duas, três, quatro personagens diferentes sem um se confundir com o outro.