segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

The Vampire Diaries 4x12: A View to a Kill


 1/4.
Essa é a exata quantia do episódio de The Vampire Diaries que é aproveitável nessa semana.  ¼, minha gente. Uma parte de 10 minutos e só. Os outros 30 foram de uma chatice sem fim e eu não via a hora dessa tortura acabar. Já sei que teve muita gente achando esse episódio foda e um dos melhores da temporada. Aviso que vocês caíram na famosa “Síndrome AMC” que é como as séries desse renomado canal conseguem destaque. Fazem exatamente o esquema quatro por um, sendo que a parte final é a que realmente fica presa na mente do espectador, e assim, com finais bombásticos, todo mundo acha que teve uma experiência foda, quando, em verdade, só os minutos derradeiros prestaram para alguma coisa.
Estou extremamente triste ao dizer tudo isso. The Vampire Diaries sempre figurou na minha lista de favoritas, mas está decaindo tanto (em qualidade de roteiro e pura lógica) que estou em desespero. Impressionante como conseguiram transformar ouro em lixo. Para se ter ideia, semana passada comentei que Tyler e Caroline não tinham aparecido e não faziam a menor falta. Teve quem concordasse e quem reclamasse. O pior é que o comentário continua valendo agora que os personagens ficaram mais uma vez de fora. Como é que pegam o casal mais quente da série, transformam os dois em chatos e retiram toda a tensão sexual de qualidade? Não sei, mas os fãs precisam questionar. Se não reclamarmos, os roteiristas não saberão que está tudo uma droga e nunca vão mudar.
A descaracterização e má uso de personagens não é o único problema. TVD, que sempre foi alucinante de acompanhar, está sofrendo de um grave problema de ritmo. Vale notar que não estão em marcha lenta para explicar algo em detalhes, é só incompetência mesmo. As explicações sobre Silas e a cura continuam pífias como sempre.
Um exemplo é a motivação para a morte de Kol. Ok, ele queria eliminar Jeremy, mas isso acontece porque mesmo com o cara gritando que libertar Silas vai dar merda, todo mundo continua agindo loucamente, sem pensar. Todo mundo quer a cura para poder casar, ter filhos e envelhecer, tirando Klaus, que quer fazer híbridos e evitar que possam destruí-lo, transformando-o em humano.  Adoro essa ilusão dos personagens de que a cura é quase um sinônimo de encontrar o amor verdadeiro. É assim que pensam Rebekah, Stefan, Elena e Damon. Nada disso me parece uma desculpa boa o suficiente para fazer valer o risco.
E já que Kol quer se fazer ouvir (e é a voz da razão) ele precisa morrer. A sequência de perseguição, com tiros, estacas e a consequente morte foi a melhor coisa desse episódio, justamente, colocada já no final. Todo o resto é apenas chato e esquecível. Ou quase, porque tem coisas tão chatas que ficam grudadas na memória. O lance de Bonnie com os pais é um deles. Então a mãe vampira volta (oi, de onde?) e tenta dopar a filha com aquele pó de mico, enquanto Jeremy grita que Elena provavelmente está na maior merda. Se a Bruxa da Boca Torta já é chata sozinha, imagine com pais igualmente inúteis. Senti a maior vergonha alheia na cena em que ela afasta Kol, dentro do colégio, com os armários abrindo e os balões estourando. Expressão é mesmo uma forma de magia muito dark que explode bexigas de festa. Que medo!
O golpe dado em Klaus salvou um pouco o dia. Inclusive porque agora, parece que vai. Está na hora de algo acontecer e semana que vem tem essa promessa. Não direi que será bom ou que tenho expectativas, mas enfim, é uma esperança pensar que vamos sair um pouco da rotina, porque o efeito dominó da morte de Kol funcionou e a tatuagem de Jeremy está completíssima. Só achei bem engraçado o fato de que nenhum vampiro se apavorou com a possibilidade de morrer junto de Kol. Na temporada passada esse assunto foi um tremendo ‘Deus nos acuda’, mas como eu já disse, TVD não está mais se apoiando na própria mitologia e virou comum manipular informações de acordo com as intenções do episódio.
Não que eu esteja reclamando de cenas de Damon, mas não vi qualquer propósito nas sequências dele no calabouço, a não ser pontuar os tipos de bad boy. O que é mau por necessidade e o que é mau por prazer, sendo Klaus o da segunda categoria. A caçada pela adaga de Rebekah foi outra coisa bem patética, porque é óbvio que ela não deixaria nada de lambuja. É por isso que não faz sentido colocarem Matt revirando gavetas. Matt que, aliás, fica na série sem ter nenhuma utilidade, ao contrário de Caroline e Tyler. Esse moço deve ter parente na produção ou coisa que o valha, porque não é possível.
Uma das poucas coisas bacanas da semana é a relação de Stefan e Rebekah. Uma pena que não vão investir nisso porque os roteiristas acham que legal mesmo é Stefan e Elena juntos. Esse breve período com Damon é apenas passageiro, podem estar certos disso. Não acho que a série tenha que fazer só o que os fãs desejam, mas ás vezes é legal ter essa abertura. Nos últimos três anos, a série era pura ação e emoção, nossas cabeças explodiam com plots inteligentes e interessantes e não tínhamos tempo para pensar em briguinhas de shipper. Mesmo que predileções existissem, The Vampire Diaries ia muito além disso. Agora, temos de torcer para que ¼ do episódio, pelo menos, seja de alguma valia.
Comentários
33 Comentários

33 comentários:

João Victor Vieira Reis disse...

Mesmo tendo gostado do episódio, curti muito sua review. Realmente TVD não é mais a mesma, antigamente ficava ansioso por cada episódio, chegava a assistir online. E agora as vezes esqueço de assistir. Mas o que parece que as coisas estão voltando ao normal, felizmente. O proximo episódio tem tudo para ser foda, todos vão estar na ilha em busca da cura. Ainda mais, o episódio foi produzido e roterizado pela roterista que escreveu o 2x21 (o melhor de todos para mim) e o 3x21, :D
Obs: Acredito que eles não tenham se preocupado em morrer com Kol porque no 3x22 foi falado que eles se originaram do Klaus.

geise araujo disse...

Concordo em genero, numero e grau. Ta chato, não ta horrivel mas falta alguma coisa.

Lucas disse...

Se um original pode hipnotizar um vampiro, por que Klaus não fez o Damon esquecer da hipnose do Kol? E ele não precisava ficar de babá, já que com a própria hipnose, ele poderia fazer Damon ficar preso até mesmo com a porta aberta.



(No final da temporada passada, Klaus deixou claro que quem transformou o vampiro, que tranformou Katerine, havia sido ele, talvez isso tenha feito ng sentir medo de morrer com a morte de Kol).

Lucas disse...

correção: Katherine

Ines disse...

O episódio não foi mau, mas não consegui gostar porque para mim não faz sentido que a santa Elena não se importe nem um pouco por matar uma linhagem inteira de vampiros que podem ser bons (como a Lexi, Stefan ou mesmo ela) só para conseguir a cura.. Realmente não há coerencia a escrever os personagens!

João Victor disse...

Também acho um egoismo enorme dos personagens, mas penso da seguinte forma. Elena quis que o Jeremy matasse o Kol para ele não ter que precisar de matar diretamente outros vampiros que poderiam ser como aqueles que ele conhece. Acredito que a Elena tenha o pensamento de que são um sacrificio para um "bem maior".

João Victor disse...

precisar matar*

Luara disse...

É já explicaram isso, só a autora da review que não se conforma que isso foi esclarecido temporada passada, desde da última review!! Qnd é pra pegar no pé da série, perde até a memória! kkkk

Raquel disse...

Pois é! ja foi explicado desde a temporada passada que Klaus criou a linhagem dos vampiros do elenco principal. não sei qual a duvida nisso e pq o pessoal ficaria com medo. Concordo que a qualidade do seriado caiu nessa temporada, mas achei os dois ultimos episodios bons e espero que volte a ser o que era antes. Queria que o stefan ficasse com a Rebekah, acho mt melhor stefan + rebekah e damon + elena, mas tbm acho q nao vai durar. pena

Rêe ;D disse...

O episódio foi interessante, tirando aquele lenga lenga Stefan/Rebekah/bailefake/adaga.

Olha, eu até entendo porque ninguém tá preocupado com o Silas afinal ele não passa de uma lenda, uns acreditam e outros não, simples. Igual ao fim do mundo prevido pelos Maias. Mas eu realmente acho que vai dar merda e a cura não é uma cura e sim uma "poção" para ressuscitar os mortos.

E Klaus tá tão dispensável nessa temporada.... Vê-lo pedindo conselhos amorosos a Damon foi o fim da picada.

Rêe ;D disse...

Também penso assim :)

pepe disse...

ainda rindo com o parágrafo da bonnie kkkkkkkkkkkkk

Rêe =D disse...

O episódio foi interessante, tirando o lenga-lenga Stefan/Rebekah/baile que podia ter sido menor.

Olha, eu até entendo ninguém dar a mínima pro Silas e o perigo que ele representa porque o cara até agora é uma lenda. Uns acreditam e outros não, simples. É igual ao fim do mundo previsto pelos Maias. Porém eu sei que vai dar merda hahahahaha E a cura não é cura e sim uma "poção" pra ressuscitar os mortos que o Shane tanto fala.

E Klaus virou um personagem tão dispensável...... Vê-lo pedindo conselhos amorosos a Damon foi o fim da picada!

Rêe =D disse...

Também pénso assim =)

Rêe =D disse...

Damon bebeu água com verbena logo nenhuma hipnose do Klaus funcionaria =)

tvdlove disse...

foi msm Klaus já era ,passou tem de ir para sua própria série Os Originais que creio será um fiasco porque eles já deram o que tinham de dar em TVD!!Fato..Kol foi tarde...agora só falta ir:Rebekenga e,klaustofóbico e o Elijahera!!POVO CHATO!!
eu creio que eles não são da linhagem de klaus ele blefou só para eles freiarem nas tentativas de mata-lo,creio que seja o Elijah...não ele.isso será provado..

Diego Vieira disse...

Vampiro bebendo agua com verbena?oi?

Lory's disse...

Klaus queria aquele tempo com ele, ele é solitário, e adora implicar alguém, por isso não usou a hipnose nele. E sobre o comentário da Luara a Camis não ta pegando no pé da série atoa não, o seriado caiu tanto, que desde que o titio Kev saiu, os números de audiência vem caindo a todo episódio. Gostei desses 2 últimos também, mas sinceramente precisa ganhar folego ae.

Ilo Carvalho disse...

Realmente,. está preocupante essa situação de TVD.

Tá previsível, o que está tornando tedioso. Tá batido, o que está se tornando ZzzzZZzz...

Os rumos que estão sendo tomados não estão correspondendo à altura da série, que sempre foi eletrizante, sem compromisso com a enrolação, e sempre muito bem explicativa..

Sério? Uma cura? Eles poderiam ter achado coisa melhor pra abordar.

Na 3ª temporada, foi tudo muito bem amarrado, tudo muito bem estruturado... Eu amei a 3ª, e esperei ansiosamente para a 4ª, mas não sei exatamente qual é o meu sentimento agora, e definitivamente, não é satisfação.

Parabéns pela review.

Thatiane disse...

Por mais que a qualidade da série tenha caído em relação as temporadas anteriores, eu ainda sinto aquele pontinha de ansiedade por cada episódio. Acho que fico naquela esperança de que as coisas vão voltar a ser como era antes, mas acredito que isso só aconteceria se a mente fértil do titio kev voltasse a reinar. Enfim, não concordo com toda a review e acho que pra vista dos anteriores esse foi um excelente episódio,o problema não é que a série está ruim, é que ficamos mal acostumados com 3 temporadas num ritmo alucinante, diferentemente de agora onde as coisas estão indo devagar quase parando...

Sobre a história do povo não ligar pro que o Kol diz, bom, acho que é TVD, ninguém ta nem aí pro povo "racional". Eles acham que se enfrentaram o Klaus que um dia foi taxado como o maior vilão de todos, eles podem muito bem bater de frente com qualquer coisa que vier...

P.S: Rebekenga pode até ser bitch, mas eu ainda sinto uma falta tremenda das cretinices de Katherine que sempre será a eterna vampiranha dessa série!

Raul disse...

Episódio sensacional como esse, como achar ruim? o.o A série vinha em uma leva de episódios muito fracos, esse quebrou um pouco isso e colocou ritmo na história. A tensão tava presente o tempo todo e até Bonnie me agradou. A presença de Kol foi fundamental pra construir toda a tensão que culminou na morte do próprio e na tatuagem completa finalmente. Concordo que a série ta longe de voltar a ser o que era nas últimas temporadas, mas chegar a reclamar de quase tudo em um episódio que colocou ação e ritmo na história é demais.

Quanto a questão deles não se preocuparem em matar Kol, na última temp. já foi explicado e concluído que tanto Damon, quanto Stefan foram criados por Katherine, q descende do Klaus! Logo, não tinham com o que se preocupar! ;)

sorayaestrela disse...

Desde que essa temporada começou ela não me empolgou em nenhum momento. E até fiquei com medo que o Kol não morresse. Durante o eps tuitei que se ninguém morresse não sei o que faria.
A série está previsível, chata e é uma pena pq torci mto pra Elena virar vampira e ficar com Damon, mas preferia que ela voltasse a ser humana com Stefan e série fosse boa de novo.

Lia disse...

nem de brincadeira Elena e stefan de novo..nãooooooooooooooooooooooooo..ai sim poderiam ir dormir de vez...
seria dose aturar mais 1 episódio não é Damon e Elena que estam ruim juntos porque ela ficou bem melhor com ele , a personagem em si que é tédiosa mais é todo o reto em torno do casal :a açao da série que sumiu,escafedeu,desapareceu....,parece que estam em conta gotas!!titio Kev cadê você !!Help!!

Lia disse...

digo:resto em torno do casal.

Mara disse...

vdd.esse stefan estraga qualquer uma.!pqp!deu voltade de deistsir quando perderam metade do episódio com aquele papo idiota de adoslecente escolar!afff.

fifi disse...

nao ha coerencia mesmo! por isso eu vou desistir de ver tvd...se continuar assim

Luana Nova disse...

Ninguem ta achando TVD foda(pra ser bem sincera achei a segunda metade da season 3 chata tbm so melhorando nos eps finais), estamos vendo é uma melhora, afinal a primeira parte os eps foram bem fracos... acredito que a serie esta em uma crescente e finalmente ja vamos encontrar a cura e mudar de uma vez esse plot.

Jennifer disse...

Dormi no meio do episódio, será que é necessário dizer mais alguma coisa? Triste...muito triste...

Rêe =D disse...

Meu caro, vc realmente assiste a série? Ou melhor, presta atenção? Porque lá na 2ª temporada vc teria visto que os vampiros tavam bebendo pequenas quantidades de verbena pra não serem tão vulneráveis nesse quesito ;)

Renata Riveri disse...

Mas o Elijah disse pra Rebekah que não foi ele, quando na "morte" do Klaus no final da temporada passada.

Renata Riveri disse...

Na contramão dos outros comentários, a única parte que eu discordo da review é justamente sobre a morte do Kol, rs.

O que era pra ser o pico alto do episódio, para mim foi uma tremenda forçação de barra. Nunca que a vampira newbie da Elena iria conseguir segurar um original - Kol, por tanto tempo, até o Jeremy jogar água com verbena nele. Eu estava esperando que a Bonnie aparecesse mais cedo, ou até que o Damon fosse lá ajudar. Qualquer coisa, menos derrotarem o Kol tão fácil.

Outra coisa engraçada: Stefan não está nem um pouco preocupado com a Bonnie praticando a tal expressão? Ele estava lá com o Damon, quando a outra bruxa falou dessa magia, certo? Essas contradições da série me irritam. Stefan não é nem de longe meu personagem favorito, mas até eu já estou irritada com o que andam fazendo com o personagem.

Su disse...

Também acredito que é isso que eles querem que a gente pense mas no fundo não faz sentido porque a cura não é nenhuma ameaça que necessite de ser combatida e exija sacrifícios por "um bem maior". Se não encontrarem a cura não acontece nada! Fica tudo como está, então eles são extremamente egoístas sim, porque querem a cura por motivos pessoais e que não são vantajosos a mais ninguém a não ser eles mesmos, nomeadamente a Elena que apenas quer a cura para quebrar o "sire bond" e ficar com o Damon de livre vontade.


Basicamente decidi encarar a Elena como uma personagem diferente desde que foi transformada porque ela mudou completamente de personalidade, e esta foi a derradeira prova disso. A antiga Elena nunca tomaria uma decisão destas. Havia muita gente que a criticava antes porque a achavam muito chata e tal e eu até compreendo mas sempre tinha gostado da personagem, agora concordo que ela podia morrer de vez e a série ficaria melhor sem ela, infelizmente.

Thiago disse...

Concordo totalmente com vc, mas no fim das contas eles sempre banalizaram os vampiros mais velhos. Me lembro da senhorita pearl furando os olhos do damon e ela só era 400 anos mais velha. Ficou claro que ele não era páreo pra ela, depois vem os originais e ficam se trocando com esses bebes vampiros. A mitologia da serie recebe um tratamento ridiculamente tosco