domingo, 24 de fevereiro de 2013

Community 4x03: Conventions of Space and Time



Por um mundo com mais referências a Beverly Hills – 90210.
Você pode até achar que não, mas o episódio de Community dessa semana é, na verdade, uma singela homenagem à série mais revolucionária de todos os tempos: 90210, a original, conhecida no Brasil como Barrados no Baile (nome que nunca fez ou fará sentido). O lance todo com Inspector Spacetime foi apenas para disfarçar, mas o final revelou todas as intenções do roteiro, ao trazer dois personagens icônicos para amarrar a trama.
Depois desse importante esclarecimento, acho que é válido dizer que esse episódio é infinitamente superior ao segundo. Não é, exatamente, o melhor que já vimos em Community, mas trouxe uma esperança profunda de que a coisa não está totalmente perdida. Dessa vez, os personagens tiveram foco e boas situações a desenvolver. Além do mais, acho interessante quando saímos um pouco de Greendale, pela mudança de cenário e pelas possibilidades que se abrem.
Quem é fã alucinado de séries (desses que vão a encontros e convenções temáticas) provavelmente adorou o episódio, mas não sei se o público de Community é tão fissurado em Doctor Who assim, embora seja altamente provável. É interessante o modo como eles debatem a série clássica britânica e a obsessão em torno dela, assim como os desdobramentos mais atuais, com a “americanização” dos temas. Aconteceu de verdade. Tentaram deixar Doctor Who mais palpável para que caísse no gosto do público norte americano, lembrando que o Doutor de Matt Smith usou até chapéu de cowboy, e claro, houve críticas a esse processo.
Também foi bom ver como Pierce e Shirley servem como “exemplos” de fãs, que ajudam a construir a nova imagem do Inspector Spacetime. Para mim fica bem claro que essas pesquisas de opinião, na maioria das vezes, só servem para destruir uma produção e a inclusão dessa sequência é obviamente mais uma crítica aos que tentam popularizar Community e torná-la mais palatável. Os roteiros não estão sendo nada sutis nos recadinhos do coração, enviados semanalmente aos executivos da NBC.
Além das presenças de Luke Perry e Jennie Garth, os amantes de ficção científica pularam de felicidade com Tricia Helfer, a Number Six (que eu chamo de Number Sex por motivos óbvios) de Battlestar Galactica. Ela, mais do que ninguém, deve saber o que é estar na posição de Jeff, sendo observado e apontado, perseguido como um vilão icônico. Foi uma boa participação, especialmente porque deu uma alavancada na relação entre Jeff e Annie, que sim, poderia muito bem ser explorada e dar certo. Como Annie é uma fofa, não dá para não gostar dela fantasiando ser a Srª Winger.
Também gostei de como estão estabelecendo a relação de Britta e Troy. A sequência inicial é bem bacana e depois, ela mostra compreensão e ajuda Troy a enfrentar Toby, que sim, estava tentando lhe roubar o macho. Essa movimentação dentro do evento foi interessante e foi bem inserida no cenário e no meio das cabines telefônicas, souvenires e todo aquele cosplay. Ninguém pode separar Troy e Abed e agora, Abed sabe que nem mesmo as mulheres tem essa capacidade.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Jos_El disse...

Também senti uma melhora nesse episódio, e gostei do foco no Inspector Space Time. Estranhei que fosse justo o Luke Perry como Doutor (ou Inspetor) no final, mas não pesquei referências a Barrados no Baile (que não assisti ou assisto).


Espero que Community entre nos eixos. Gosto dos personagens, gostaria de ver mais bons episódios com eles.

Tiago costa disse...

Também não entendi a referência a Barrados no Baile... =/