segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Glee 4x11: Sadie Hawkins


Façam o que Tina mandar.

Glee está de volta e as meninas são as donas da festa. Literalmente. Num episódio bastante divertido e com boas interpretações musicais, Tina ganhou um pouco da merecida atenção devida à personagem e, apesar do absurdo da situação, a trama se desenvolveu muitíssimo bem. Claro que estou falando da paixonite por Blaine. Os rumores sobre essa possibilidade chegaram a me arrancar um ‘WTF’, porque convenhamos, é quase uma repetição do que já vimos com Kurt e Mercedes lá na 1ª temporada. Só que, dessa vez, a situação vem com leveza e certo romantismo. Acabou ficando bonitinho e dando certo, pelo menos para um episódio. Se transformarem Tina numa louca que persegue Blaine o caldo pode e vai entornar.

Interessante notar que Glee vem se apoiando em sua própria mitologia e, ao propor o baile Sadie Hawkins, tina mexe com os brios de Blaine, que já havia sido humilhado ao convidar um garoto em sua antiga escola. Além dessa lembrança traumatizante, aprendemos que os Warblers só estão dando piruetas por tomarem picadura na bunda, digo, injeções de anabolizantes ou coisa que o valha. Minha parte favorita é quando Sam e Blaine explicam para Finn que seus maiores rivais estão usando drogas para melhorar o desempenho no palco, mostrando aquelas montagens super toscas de cabeças imensas e de como foi o ‘antes e depois dos pequenos rouxinóis. Impossível não rir.

Acho que Tina, Blaine e Sam merecem bastante crédito por esse episódio. Os três comandaram a ação em Ohio e estavam muito engraçados. Merecem destaque as imitações fabulosas de Sam, as caras de pamonha de Blaine ao revelar o amor por Sam (quem nunca ficou seduzido pelos lábios desse menino, não é mesmo?) e os momentos em que Tina comandava o clube “Jovem demais para ser amarga”. Tudo sensacional.

Vale dizer que fiquei com uma raiva imensa de Blaine ao recusar o convite musical de Tina para o baile. Achei apenas deselegante e ele poderia ter aceitado, mas deixado claro que era tudo na base da amizade, afinal, ele gosta de garotos. Depois ele até conseguiu recuperar meu apreço, inclusive porque ele e Tina estavam na mesma situação. Gostando de alguém que não gosta deles e provavelmente nunca poderá retribuir os sentimentos.

Fiquei com pena de Ryder, que só arrumou a cheerleader com pescoço quebrado, enquanto Marley e Jake dançavam feito dois fanfarrões (sério, o que foi aquilo?). Melhor casal da noite, porém, ficou com a dupla formada por Puck e Kitty. Perfeitamente cretinos juntos. Para os saudosos, a presença de Lauren Zizes (que dizem por aí, esteve na série todo esse tempo, mas não aparecia nas filmagens por motivos de recalque dos câmeras) deve ter sido uma bela homenagem, ainda mais seduzindo Joe Cabeça de Aranha. Senti que vai rolar um sentimento mais forte ali.

Em NY, adorei ver Kurt ganhando mais vida e mais histórias. Chega daquela depressão chata e de o vermos só acompanhando Rachel. Com Kurt, pasmem, podemos ver o que existe em NYADA, porque até agora eu achava que só ofereciam aulas de dança. A ideia de que ali existe um grupo tão democrático e desvalorizado quando o New Directions foi ótima e coloca Adam em cena, para ser um novo interesse de Kurt. Não vai durar porque o fandom de Glee insiste em exigir os mesmo shippers batidíssimos e cansativos, o que é uma pena e impede que a série desenvolva todo seu potencial e todas as possibilidades.

Fiquei um pouco chateada com o desenvolvimento de Rachel, em contrapartida. Sentia nela esse grito de liberdade e acima de tudo, alguém com um objetivo claro sobre o quer ser. Rachel tinha se transformado numa pessoa que sabe exatamente quem é e onde deve estar, o que fica invalidado com chiliques porque um cara (mesmo que esse cara seja Brody) atrasou 40 minutos. Quando ela o convida para se mudar para o loft eu soltei um sonoro ‘não’. Esse é o tipo de rumo que vai transformar Rachel na namorada chata novamente e guiar Brody para fora do elenco. Não que eu esperasse a permanência eterna dele, mas enfim, não entendo porque pegar dois personagens que eram muito mais do que um casal bobo e transformá-los em um clichê.

Destaques musicais para “Baby Got Back”, com Adam mostrando seu ‘booty, booty, booty’, “Tell Him”, que me fez lembrar dos áureos tempos de Ally McBeal e “No Scrubs”, que ficou ótima no estilo boy band. Essas são minhas favoritas e, é claro, a escolha é totalmente pessoal. Apesar disso, todas as canções foram bem executadas e bem inseridas nas situações e, pelos comentários que tenho visto, todo mundo aprovou a song list de ‘Sadie Hawkins’.

Músicas no episódio:

"I Don't Know How to Love Him" - Jesus Christ Superstar: Tina Cohen-Chang

"Baby Got Back" - Jonathan Coulton: The Adam's Apples

"Tell Him" - The Exciters: Marley Rose and Brittany Pierce with New Directions Girls

"No Scrubs" – TLC: Artie Abrams, Blaine Anderson, Ryder Lynn, Sam Evans and Joe Hart

"Locked Out of Heaven" - Bruno Mars: Marley Rose and Wade "Unique" Adams with Tina Cohen-Chang, Sugar Motta and Brittany Pierce

"I Only Have Eyes for You" - The Flamingos: Ryder Lynn with Artie Abrams and Joe Hart
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Daniel Melo disse...

Essa seria a maldade que a Sue ficou devendo na sectionals da primeira temporada,em Camis?

Luisa disse...

Falaram que só estão colocando a Rachel desse jeito, porque tem que ter um motivo para a Santana e a Quinn a visitarem, e o motivo seria a cena topless e o fato dela estar 'diferente'. Espero que ela volte a ser como estava depois da volta da Santana e da Quinn, já que estava curtindo mesmo, Rachel independente, com foco na vida, e se divertindo com Brody.

Roger Monteiro disse...

Ótima reviews Camila...
Só faltou uma coisa:

Brittany: Em geral, começa quando eu falo "It's Brittany, Beach" ou faço uma de minhas viradas mágicas.
[KKKKKKKKKKKK]

Raul Ribeiro disse...

Nem acredito no destaque que a Tina está tendo nessa temporada! É um daqueles sonhos que eu achei q nunca fosse se realizar. A primeira vez que ela ganha mais de um solo em uma mesma temporada.
Glee está numa fase muito boa, estou bem feliz de não ter desistido no meio do caminho. Gostei até do Kurt nesse episódio! Vai ver é porque ele não cantou. E Blaine não me irritou!! Glee fazendo milagres pós-natalinos.
Sinto informar que esse plot da Tina com quedinha pelo Blaine vai durar pelo menos uns dois episódios ainda, segundo spoilers (que podem sempre ser falsos né)
Rachel chatinha, Brody deveria aparecer mais... Isabelle vai sumir da série ou ainda pode aparecer?
Espero que aquela ideia do presidente da Fox de que a quinta temporada seria toda centrada em NY não passe de conversa fiada. O núcleo da high school me chama muito mais a atenção, e eu acredito que a Marley, o Jake, a Kitty (acho ela divertidíssima, sorry haters) e o Ryder podem trazer muito ainda pra série. No entanto, como vários dos alunos se formam esse ano, fica difícil acreditar que titia e cia vão querer se desfazer dessa galera toda pra iniciar mais uns sete alunos no coral.

Bjos, Camis!