domingo, 16 de dezembro de 2012

The Vampire Diaries 4x09: O Come, All Ye Faithful


Quase enfiando uma estaca em nossos corações.


Demorei um pouco para ver esse episódio de The Vampire Diaries e, por isso, acabei lendo comentários revoltados antes de mesmo de poder opinar com propriedade. Todos diziam que essa foi a pior Fall Finale de TVD, que a trama estava péssima e que não se aproveitava nada dos 40 minutos dessa semana. Não duvidei dessas pessoas em momento algum, mas talvez por esperar algo tão terrivelmente medonho, eu não tenha achado esse episódio um total desperdício.

A trama ainda está deixando muito a desejar, com desenvolvimento lento e muito pouca informação que nos dê uma noção (ainda que distante) do que vem por aí. TVD, que antes era uma série sobre vampiros, cheia de twists e mitologia sendo desenvolvida virou apenas uma melodrama. Por isso é que tenho saudade do comando acertado e ritmado de Kevin Williamson. Minha impressão é a de que Julie Plec pensa que está criando um ‘Crepúsculo para a TV’ e não é isso o que queremos (com todo respeito a Crepúsculo).

Um personagem que ninguém parece ser capaz de estragar é Klaus. Sempre com comentários interessantes e atitudes extremas. Para mim, ele é o destaque desse episódio, mostrando que quando uns estão vindo com o fermento ele já voltou com o bolo. Klaus é um cara experiente, com centenas de anos a mais que qualquer newbie em Mystic Falls, então, eu não esperava que ele caísse nas gentilezas de Caroline ou na conversinha de Stefan.

Também não esperava que Hayley fosse usá-lo para o sacrifício dos 12 híbridos agora e, embora a sequência tenha sido pura poesia, ainda acho um erro imenso não explicar para que diabos os doze vampiromens precisavam morrer.  Nós nunca ficaríamos assim, às cegas, nas temporadas anteriores e isso cheira a enrolação. Não adianta dizer que “ainda vão explicar”. Todo mundo sabe que vão explicar, a questão é que essa demora toda descaracteriza TVD como a série ágil que sempre foi. Cada semana uma surpresa e um tapa na cara da sociedade.

A parte boa nisso tudo foi ver Klaus possuído pela pomba gira, usando a espada para destruir e aniquilar os “revolucionários” do grupo de Tyler. A musiquinha natalina deu aquele tom de cretinice de outrora, então é difícil não gostar dessas cenas, inclusive daquela em que Carol Lockwood é cruelmente afogada na fonte municipal, como a cereja no topo do bolo sabor vingança de Klaus.

Em contrapartida, a movimentação de Stefan e Caroline deteriora ainda mais os personagens. Stefan, até que está com desvantagem menor e achei a reação dele à noticia de Damon e Elena dormindo juntos bastante natural. O ponto negativo não é nem culpa do ator ou do personagem em si, mas do texto imbecil. “Klaus não é tão ruim, só que ele é pior porque não tem família”. Essa frase não faz nenhum sentido. Nenhum. Inclusive porque, na cabeça de Stefan e Caroline, Klaus é mais gente que Damon, por exemplo, e fica difícil encontrar lógica nas atitudes e opiniões dos dois sobre quem é o vilão dessa história.

Caroline chega a dar nojo. Futriqueira, fazendo insinuações maldosas e achando que é o arauto do bom senso. Ela nunca foi assim, desculpem. Quando ela vai fofocar para Stefan sobre Elena e Damon, parece até aquelas vizinhas que a gente odeia e que sempre tem um comentário ruim para fazer de qualquer um do bairro, quando ela é incapaz de olhar para o próprio rabo. A aproximação de Caroline e Stefan é tamanha que, honestamente, só acho que dá para salvar se inventarem um romance entre os dois, porque essa amizade passou do ponto e eles já parecem um casal que não sabe que é casal.

O que se desenvolveu na cabana vai provando que a trama de Jeremy é o que ainda salva a série, embora eu esperasse mais do que essa terapia babaca para ele não matar Elena. Notem que funciona por causa de Damon e que pelas maravilhosas ideias do Professor Abobrinha, Elena tinha tudo para sair da cabana como defunta (pela 2ª vez). Engraçado é que Jeremy tem esse ódio da irmã, mas não tentou pegar Damon nenhuma vez. Detalhe bobo, mas mesmo assim, vale registrar.

Apesar de não comprar muito esse lance de Jeremy usando Bonnie para segurar seus novos instintos naturais, a história não me incomoda tanto. Só repito que está na hora de elevarem a trama do Professor Abobrinha a um nível relevante, porque até agora são fatos soltos e a história de Silas sendo contada pela segunda vez. A desculpa esfarrapada de Hayley, porém, não tem conserto mais. “Quero descobrir onde está minha família”. Quem é lobo mesmo, fareja. Corre atrás. Não precisa colaborar em um massacre para conseguir um pen-drive com endereço do cemitério onde todo mundo foi enterrado. Aliás, Hayley, como um todo, deveria ser banida de TVD, por se inútil.

Ela só não é mais inútil que April, que - BOMBA – agora não pode ser compelida a esquecer do que viu. Lógico que a reação natural de qualquer humano é se enfiar num calabouço frequentado por vampiros, lobos e híbridos, atrás do corpo petrificado da melhor amiga da vida que ela acabou de conhecer. Pelo menos isso promete o retorno de Rebekenga.

Para completar, temos a situação de Damon e Elena que é bem complicada, mas vai provando que ela não é apenas ligada a ele por causa do sangue, mas por sentimentos reais. Isso é bom e nesse episódio a coisa foi levada com bastante leveza. Foi uma despedida para ambos, e vale registrar que Damon afasta Elena também por respeito a Stefan. Enquanto isso, vai ficar de olho em professor Abobrinha e em cada abobrinha que esse homem fala com a maior naturalidade e ajudar Jeremy a matar vampiros, completando a tatuagem e guiando todos até a cura. Se isso não é prova de amor abnegado, não sei como definir.

P.S*TVD volta no dia 17 de janeiro. Faço votos de que o rumo das coisas seja diferente em 2013.
Comentários
30 Comentários

30 comentários:

Nikky Abreu disse...

Ansiosa pra ler sua opinião, como sempre afinadinha com meus pensamentos!!

Gustavo Eder disse...

Mas agora, eu pelo menos já to conseguindo dar aqueles chutes de até onde os roteiristas querem nos levar. O arco principal(e ainda um tanto secreto) tá me deixando com curiosidade. Ainda mais com todas as mil indiretas que o Shane lançou neste episódio sobre a história do Silas e o "eu já estive lá".


Isso me mostra que eles tem tudo planejado e agora sim, finalmente (desde o episódio da semana anterior) eu venho percebendo que TVD já tem tudo planejado mesmo. Essa temporada demorou pra tocar, mas estas pausas na agilidade foram necessárias pra focar na transformação da Elena, eu só não esperava por essa história maldita de ligação, que pra mim, foi o que estrapolou com tudo.


Através das costas de todo mundo o malandro do Shane veio executando o seu plano, o que me intriga é ver que toda a Mystic Falls virou burra e só o Damon e o Matt perceberam que tem merda nessa história.


Mas mesmo assim, superficialmente já estamos dando uma olhada no arco principal, os 12 caras da casa do padre, agora os 12 hibridos, Klaus será usado para um sacrifício, "eu já estive lá", toda a parte da magia de "expressão" que ele vem fazendo a Bonnie praticar entre outras coisas...


Na minha opinião, a coisa tá andando e muito, só que nós não sabemos ainda quão grande é a merda que ele quer fazer. E pelo menos funciona comigo, pq eu to muito curioso.



E o que me prova mais ainda que a partir de agora o negócio vai ficar mais ágil é a volta dos originais, que ficou marcada na promo do próximo episódio :) Só não vi aparecer o Elijah :0


Ótima review, como sempre Camis! :D

Eliane Silva disse...

Resumindo: Klaus badasss..... pronto!! não precisa de mais nada! Essa chatice de Delena, Stelena, Klaroline já deu!!! Concordo plenamente com você quando diz que Julie Pleck tem tentado fazer uma sére romantica, dramática, TVD tem que ter o mesmo rumo que teve na segunda temporada e na terceira temporada, não é a toa que quem salvou este episódio tenha sido justamente o melhor original de todos Klaus! Se ficasse naquela chatice de Damon desliga Elena, Damon fica com Elena, Stefan sofre com Elena, chatice!!!Mas TVD deixa muitas incógnitas: Porque forçar Klaus a matar os doze, o que significa de verdade estes doze, o que esse professor malashane pretende ainda esta confuso.
E Jeremy na sessaõ hipinose com Shane e Bonnie, muito bizarro....
April?! hã ,ela existe...mas as falas delas terminaram..."onde esta Rebekah?" "Vocês virão Rebekah hoje?" , Bom April você deve esta feliz , você achou Rebekah e agradecemos sua inutil participação em TVD.
Esta mid season fenale só foi a melhor de todas por que Joseph Morgan decidiu por para fora seu melhor Klaus de todos os tempos...ripahhhh.... matando os doze vampiros e terminando com a mamãe de Tyler...já sabemos que na volta de TVD em janeiro teremos os originais de volta e Rebekah querendo revange pela covardia do irmão Klaus quando a colocou de castigo no caixão...rsrsr Acho que os irmãos voltando, sem meu querido Elijah , que pena não aparece agora, mas a temporada vai pegar fogo e vai ser nosso TVD, aquele que amamos na terceira temporada.

Yaya disse...

O que realmente vem me preocupando na serie e que nao tenho mais a
vontade louca de saber o que vai acontecer,de querer o proximo episodio,de
assistir o episodio em ingles por nao aguentar esperar a legenda!!Nas primeiras
3 temporadas e ate o começo dessa eu era desse jeito queria saber mais ficava
contando os dias pra quinta chegar,mas de uns episodios pra ca posso esperar
tranquilamente o sabado ou o domingo chegar com epis legendados!!

A serie deixou de ser aquela coisa agitada que nao te deixa respirar ou
pensar!!Stefan e Caroline me irritam todos os episodios com a hipocresia deles
e o PROBLEMA com o Damon ja que ambos estao preferindo o Klaus a ele!!

Yaya disse...

Observaçao ainda na parte na qual Damon soluciona o episodio!!!Afinal alguem tem q pensar nessa serie!!!kkkkk

Luana Nova disse...

Acho que eu entendi a finale foi um encerramento de um arco e precisava de todo esse melacolismo pq era um ep especial de Natal, tipo o contraste do Tyler e do Klaus perdendo tudo enquanto Elena e Jeremy se união so mostra que no fim das contas a familia é a unica coisa que a gente tem, o proprio Damon abriu mão do que queria não so por Elena como pelo irmão. Agora que eles encerram a fase romances, nos proximos eps a historia vai começar pra valer. Ok os arcos não foram la muita coisa, mas o massacre do Klaus foi uma das melhores cenas que eu ja vi e muita coisa de agora em diante vai sair dai, tanto em atitude dos personagens quanto em plot. E não me digam que essa cena da morte dos hibridos não tem o dedo do Kevin... sinto cheiro dele de longe.

Cams tenho quase certeza que Caroline veio do Upper East Side kkkkkkk não acho que estejam descaracterizando ela, ela era assim no começo, soltava as coisas tinha rompantes sem contar que SEMPRE invejou Elena. O problema é que ela tinha dado uma guinada com o vampirismo, mas é como eu disse Stefan manipulou ela no 4x03 e ela ta tomando as dores dele sim. Pode ter sido ate imbecil o texo, mas eu gostei de Stefan pelo menos uma vez ser honesto e fugir da sua hipocrisia abitual nem que seja com o Klaus- to começando a achar que ele se identifica com Kluas tanto quanto o proprio se identifica com ele-

No que diz respeito a Tyler acho que estamos vendo o nascimento do proximo Klaus - não que ele va virar o mais imortal dos imortais- acho que agora ele não tem nada a perder e vai acabar se transformando em tudo o que mais odeia pra destruir o Klaus- so que isso vai destruí-lo muito mais- e Klaus sabe disso, sempre um passo a frente.

Tenho pra mim que o pai da Hayley é Silas :S

Luana Nova disse...

Ps: Julie disse que a serie vai entrar em uma fase rotativa agora e que teremos um capitulo com 5 eps pra contar tudo sobre Silas então provavelmente ate o ep 14 ja vamos saber praticamente tudo do arco principal ou ate que mudem tudo...

Luana Nova disse...

Elijah so volta no ep 16

Guida disse...

Parabéns Julia Plec conseguiu "ODEIO CAROLINE" e torci para ela ser a morta da vez, não havia necessidade de ela contar para Stefan, se Damon não tivesse liberado a Elena o Stefan ia ficar sabendo de qualquer maneira, ela deu uma de fofoqueira e intriguenta e contou para o Stefan, eu entendo a Caroline não gostar do Damon, mas odiar ele só a Bonnie tem motivos reais e nem fica fazendo a mesma palhaçada, enfim Jeremy e Bonnie que eram os mais chatos da série perderam a vaga para Caroline que era uma das melhores personagens, uma pena! Acho que esse professor é o tal amigo invejoso, antes eu achava que ele era o Silas, ainda pode ser, mas é óbvio que ele não é só um professor querendo uma tese. E a cena do Klaus foi ótima, pensei que ele estava ficando burro e caindo na conversa de Caroline de novo.
E pobre Tyler, eu gosto do personagem, ele é único que não tem obsessão pela Elena e quer sacrificar geral por ela, fiquei com pena dele e da prefeita e agora quem vai ser prefeito? Deve ser o Tyler já que a prefeitura em Mystic Falls fica em família! Hayley bitch e inútil e até que enfim essa April serviu para alguma coisa!

Luana Nova disse...

Prefeito vai ser o pai da Bonnie

Amanda disse...

Eu estou exatamente assim. Antes eu corria para ver o que iria acontecer, agora posso esperar dias para poder ver.

Vitor Nobre disse...

Caramba, eu amei esse episódio. Foi bem melhor do que os dois últimos, para mim foi como a boa e velha TVD, os 40 minutos passaram mais que voando. No capítulo passado revelou o porque do sacrifício das 12 pessoas, isto é necessário para a bruxa poder realizar o tipo de bruxaria chamado de "expressão", como aquela bruxa em Nova Orleans explicou.
Minha teoria é de que a partir da expressão seja possível trazer os mortos ao mundo dos vivos, seria desse modo que os pais de Hayley voltariam e que o professor Shane traria Silas de volta, manipulando Damon e cia para ajudar a chegar no seu objetivo.

Nayara Pimenta Ferreira disse...

Também estou achando bem parada essa temporada, só gostei do Klaus matando os híbridos ao som de música natalina.. foi o máximo!! E essa falta de explicação já ta cansando, nas outras temporadas as coisas aconteciam bem mais rápido...

Thu Botelho disse...

Acho que 90% das pessoas que acompanham a série... estão achando a temporada em um ritimo bem lento, principalmente se comparada as temp. anteriores ( 2 e 3). Mas eu realmente julgava necessário essa demora, por conta da história a ser contada, porque mais rápido que isso, e teriamos talvez uma história atropelada. Mas admito que eles demoraram tanto pra contar história e o que tivemos um montão de cenas sem noção, que soou pra gente, como enrolação. Mas eu estou gostando dos rumos da temporada. Mas achei que para um Mid season, faltou a sensação que tivemos nas temp. anteriores, de tipo "o que eu vou fazer sem TVD até janeiro?". Achei os rumos do epi. previsiveis, como se agora eles estivessem com medo de ousar, e TVD tem uma base de fãns bem fieis, visto essa temp. que quase todos estão reclamando, mas não param de assistir, então acho que TVD tem liberdade pra ousar e voltar a nos surpreender. Porque eu acho que é isso que está faltando, surpresas com reviravoltas inimagináveis. O que acho que começará na segunda parte da temporada.

E Damon, fez o que todos já sabem (menos stefan e Caroline) que ele ama seu irmão, mais do que ama Elena, e ama Elena mais do que a si mesmo. Ou seja, sempre que tiver que fazer uma decisão realmente dificil ele colocará em 1° Lugar Stefan e Elena.

E eu gostei tanto da atitude de Damon, não porque era o certo com Elena ou Stefan, mas porque é o certo com ele, Damon merece mais que um relacionamento cheios de duvidas. Ele precisa ser amado, e ter certeza que ele é amado e seria a escolha dessa pessoa em qualquer circunstancia. Porque Elena o ama, mas já amava quando era humana e mesmo assim escolheu Stefan, e ele sempre terá a duvida de que se não fosse a ligação, talvez ela não o escolhesse. Apesar de que mais uma vez, o ep. deixou claro que a ligação, é nada menos que AMOR DEMAIS.

Pois quando Elena pergunta ao Shane se ele conhece alguma forma de quebrar a ligação, ele diz que isso foi o que ele mais procurou, mas nunca encontrou uma forma de fazer alguém parar de amar muito alguém. E isso só faz com que Delena seja ainda mais especial e único, porque mesmo que Damon tenha que afastar Elena por isso, ela o amará intensamente pra sempre. Em que mundo você precisa afastar alguém que você ama demais, porque ela ama você mais do que qualquer outra coisa no mundo!? E é por isso que eu torço tanto por Delena.



E a melhor cena ever, foi Klaus matando os Hibridos e depois Carol. A canção suave ao fundo, contrapondo coma violência do momento foi épico. Espero ver mais cenas épicas nessa temporada. Antes eu achava que matar Carol, seria uma jogada previsivel e covarde, agora penso, ser o melhor, já que TVD sempre volta nas questões familiares, pra justificar cada ação dos personagens, seja boas ou ruins. E isso pode gerar combates memoráveis entre Tyler e Klaus. Principalmente com a volta de Rebakah.



E apesar de ter odiado o que Caroline fez, vou perdoa-la, porque isso vai fazer com que a série explore ainda mais, o que eu mais gosto em TVD, o relacionamento conturbado mas cheio de um amor silencioso dos irmãos Salvatore.


E eu ainda acredito que Shane/Silas ou o melhor amigo de Silas, ou todos eles rs. será o primeiro (ou os primeiros rs) vilão de verdade de TVD. E isso me enche das melhores perspectivas possiveis com relação a essa temporada.

Thu Botelho disse...

Eu também entendi. Mas nós fãs de TVD, fomos muito mal acostumados. Se compararmos com as temp. anteriores, estariamos agora em um tipo de surto psicotico por saber o que vai acontecer só em janeiro. rs


Até eu que defendo muito toda essa dramaticidade um tanto excessiva da temp.
senti falta de uma emoção maior nessa mid season. Mas como eu disse, apenas mal costume.


Estou botando muita fé, de que essa será a melhor temporada. Talvez teremos a chance de ter o primeiro vilão de verdade em TVD. Alguém, mal porque é mal, movidos por outros sentimentos, que não seja solidão provocada por questões familiares mal resolvidas.

Luana Nova disse...

O povo fala das temporadas anteriores, mas se eu bem me lembro a 1° começou assim... lenta e apenas introduzindo os personagens. Na vdd so foi ficar boa msm dps do acidente de Elena quando começaram a dar formato no plot de abrir a tumba, foi ai que deu pra ver que a serie tinha alguma coisa a mais nas historias.


Eu tbm to botando fé que finalmente vamos ter um vilão, vilão apenas por ser vilão, cruel e sem sentimentos. É isso que eu quero ver minha gente, nessa serie todo mundo foi humanizado ta na hora de TVD ter sua Cora.

Luana Nova disse...

Achei tão genial a parte do Jeremias so odiar Elena hahahaha acho que acertaram nesse ponto.

reca disse...

achei
o melhor epi da season e a cena do klaus na chacina de hibridos a
melhor da serie .toda. me empolguei mt fiquei animadinha tanto q assisti
a cena 3x ahahahahahha

EU AMOOOOO Joseph Morgan, quero ele p vida! ahahahahaha. Maldita Emily Thorne q ja namorou ele .arrghh kkkk

reca disse...

uma curiosidade. PQ DIABOS COLOCARAM 2 PERSONAGENS COM bem dizer O MESMO NOME?? nao vejo diferença NENHUMA p carol e caroline. Toda e qq carolina eh chama de carol. ISSO ME CONFUNDE TVD eu hein. tanto nome p batizar prsonagens, aff rsss

Thu Botelho disse...

A 1 temp. foi exatamente como essa. Mas as 2 e 3 temp. foram fodásticas do inicio ao fim. E mesmo sem Delena. e a 3 nem Stelena existia. (Talvez por isso eu tenha uma pequena duvida de qual foi a melhor, ainda que prefira a 2 rs)

Chega de todos os vilões de TVD se redimirem, ou se apaixonarem, ou não poder morrer porque se não morre 90% do elenco! rs

E eu achei isso muito digno! A unica parte legal dessa coisa de "desvio" com o Jeremy, foi quando ele fala o que acha de fato, sem estar movidos pro seus sentimentos pela irmã. hahaha

Mariana Oliveira disse...

Gente, o que fizeram com a Caroline?
Pelo amor de Deus, ela era uma das melhores personagens da série e agora quando ela abre a boca pra falar eu já faço uma careta esperando mais alguma chatice!!
Antes eu via a série assim que saía... agora tá me dando uma certa preguicinha de ver...
Muito tristee...

Maria disse...

Depois que começou esses fãs poser brigando por Delena e Stelena, e a Julie querendo agradar todo mundo, essa série desandou, é tanto mimimi pra cá e mimimi pra lá, que sinceramente não sei onde vai chegar. Achei que Elena vampira ia ser "A Vampira" que tivesse atitude, mas até agora só fez o que os Salvatores querem, seja pra comer ou matar ou trocar de namorado, continua a mesma sonsa de sempre.
Já que Julie quer agradar os fãs, então agrade os fãs de TVD e coloque ação nesta bagaça. Não vou parar de assistir, mas não tenho a mesma ansiedade que tinha nas temporadas anteriores

laura lima disse...

Sinceramente eu não me empolguei. Claro que teve partes interessantes como a musiquinha natalina de fundo enquanto "Santa Klaus" mata os "ocean's twelve"(não resisti em fazer os trocadilhos) e gostei de Jer (ex emo agora RiMen) falar pra irmã aquilo que eu gostaria de falar pra ela muitas vezes. Damon foi...lindo e a recordação de sua infância com o irmão só reforça o imenso amor fraterno que existe e tentando fazer a coisa certa até pra saber se a mulher que ele ama também o amo. Admirável (suspiros, suspiros...sou delena kkkk sempre).Sinto falta de ação, sinto falta do Alaric (bom e evil), do corvo, da neblina kkkkk quero roer as unhas novamente empolgada com TVD (e quero um sexo vamp sem stefan e caroline no meio por favor)....E falando neles, Stefan é o cara mais egoísta e manipulador(sim) do munto e acho que a gossip girl é a Caroline...vai gostar de fazer fofoca contra uma só pessoa assim lá na china viu , nem vou comentar o que o damon já fez por ela (mesmo tento judiado dela na 1 temporada) mas o que é isso, o que é essa personagem agora? Eu não sei...
Não vou parar de assistir, (mesmo se não acontecer mais delena), porém aquele empolgação que eu senti vendo as 3 primeiras temporadas e obrigando as minha amigas a assistirem pra eu poder discutir com elas não esta acontecendo. bom é isso. Camis adoro ler suas reviews e comentar e depois voltar pra ler os outros comentários e comentar novamente isso é muito bom. Muito Obrigada Camis.

Luana Nova disse...

Eu amo segunda de um jeito em materia de historia e ação nem uma bateu a 3 foi boa na primeira metade, na segunda vei uma enrolação ate os ultimos eps do 20 ao 22 voltou a ficar boa.

Quanto aos casais de agora em diante não vai ter nem Delena e nem Stelena por um tempo, no maximo algumas cenas fofas DE ou de briga, mas nada que seja foco e isso é otimo.

Achei que a ideia dele querer so matar Elena e mostra toda magoa que ele tem dela, foi uma sacada perfeita. Rivalidade entre irmãos sempre chama atenção desde os tempos a Caim e Abel :)

Juliana Oliveira disse...

Camis, não percebeu que 12 é o número de híbridos assassinados e mesmo número de pessoas que morreram no incêndio? Sendo que o pai da April, disse que voltaria ou algo assim... deve ter ligação!

Monike disse...

momento observação: kkk só eu percebi que os peitos da Nina quase soltaram para fora com o balanço na hora da cena da cama!!!??!!!kkk...eta...Nina precisa de uma recalchutada .....kkk..kkkk:

LalahGabi disse...

Se isso não é prova de amor abnegado não sei como definir +100000
Klaus é foda demais. Amei o destaque q ele teve nesse episódio.
Também acho q só faz sentido essa mudança repentina da Caroline se for rolar romance entre esses dois. Porque francamente, como ela pode ser tão traiçoeira assim com 'a melhor amiga' dela?
Professor Creepy é a encarnação daquele professor de história que todo mundo dorme na aula! Ô homem chato! Essa história está mesmo enrolada.
Louca para ver Jeremy e Damon em ação!

laura lima disse...

eu também quero ver Jer e Damon em ação.

thuany disse...

Pelo que entendi os 12 Híbridos são para o sacrifício da nova magia que o Shane está ensinando a Bonnie.

laura lima disse...

Oi Camis, que dia vc vai postar o seu comentario do episodio 10? estou louca pra ler.