quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Gossip Girl 6x09: The Revengers


Tão longe e tão perto, ao mesmo tempo.


A frase aí de cima é, obviamente, sobre minha sensação a respeito do final derradeiro de Gossip Girl. Diante dessa temporada tão ruim, só nos resta esperar pelo momento da libertação, porque ninguém mais acredita em ‘finale digna da série’. Ou talvez, a qualidade tão baixa seja exatamente do que Gossip Girl é digna atualmente, mas fica o dilema, para quem estiver disposto a filosofar sobre o assunto.
Depois de uma abertura assim, é claro que está evidente que esse episódio deixa muito a desejar. Não é exagero. A expectativa deixada pelo cliffhanger é zero e estamos partindo para a Finale dupla, no dia 17. Engraçado (ou trágico) pensar que a última temporada ainda não decolou e fez apenas um ensaio minimamente bem humorado em UM EPISÓDIO. Pois é. Um episódio mediano é o que vamos levar de lucro por resistirmos até agora.
As mudanças bruscas de opinião e comportamento dos personagens continuam e não como um fator surpresa, mas como a prova de que o roteiro da série é mal feito e não recebeu cuidados mínimos. Os roteiristas e produtores deveriam ter vergonha de colocar seus nomes em algo tão ruim e a culpa por isso é deles mesmo. Não dá nem para dizer que os atores é que não entregam na interpretação, porque convenhamos, eles seguem o que o texto manda. Podemos não estar vendo gênios em atuação ali, mas enfim, acho que apesar de tudo eles fazem o que podem.
No meio desse monte de irregularidades e mudanças de personalidade sem nenhum sentido, temos alguém que se manteve sempre com as mesmas características. Mesmo sendo do elenco flutuante, Bart Bass sempre foi manipulador, egocêntrico, frio e calculista. Típico vilão que tentaram usar nessa temporada para agitar as coisas. Poderia funcionar, se a história não fosse tão rasa e mal arquitetada. Petróleo, cavalos mortos, gente assassinada em transportes oficiais da Bart Industries e tudo bem. Não há provas, ninguém percebe nada de errado e nesse meio tempo, colocaram Chuck para perseguir o próprio rabo.
O fato de terminarem esse episódio com música canastrona de filme antigo não é genial e não serve como boa referência se a trama está ruim. Bart empurra Chuck, pai e filho dizem o óbvio um para o outro e aí #BOOM: Bart vai fica pendurado acidentalmente, numa coreografia bem forçada, sendo deixado ali, para despencar para a morte, enquanto Chuck e Blair olham e não movem um dedo para ajudar. Não venham me dizer “ai, mas Bart é DUMAL e esse era o único jeito de Chair ser feliz”. Poxa vida, eles só podem ficar juntos e ter felicidade se assistirem Bart morrer, então? Que bela relação é essa.
E mais uma vez, palmas (-sqn) para quem escreveu esse arco e achou que só para fechá-lo com uma saída fácil dessas. Preguiça de pensar define a patacoada que aguentamos desde o começo da temporada. Preciso dizer que com aquele ‘to be continued’ fiquei com a ideia de que Bart apareceria gritando “enganei o bobo na casca do ovo”. Não duvido nada que inventem uma ceninha em que ele aproveita a vida, fingindo estar morto, novamente, ao estilo ‘pegadinha do Mallandro’.
A sequência de Blair e suas Bitches até que foi divertidinha, mas não passa disso. Mais uma vez ela prova que sua promessa de maturidade, feita para Eleanor, vai muito bem, só que ao contrário. Porque é claro que toda mulher madura junta amiguinhas (uma teen avulsa inclusa) para amedrontar um poderoso empresário com folhetos, insinuações vazias e telefones roubados de defuntos. Nota dez no quesito esqueminha fuleiro.
No meio disso, entra Dan que DO NADA redescobriu seu imenso amor por Serena. Ri muito da explicação tosca de que na tentativa de enganá-la para seu exposé, ele percebeu que sempre a amou loucamente e agora a quer de volta, custe o que custar. Sério mesmo? Prefiro que Dan acabe sozinho, numa clínica de recuperação para anoréxicos.
Essa conversa de que Serena vai para Los Angeles é outra grande bobagem. Única justificativa plausível é de que ela já pegou todos os machos de NY e precisa ampliar o território. É muito ridículo que alguém mude de cidade e Estado porque ficou magoadinha com um ex-namorado. Claro que Dan tem o perfil de seu grande amor como trunfo e Serena deve voltar correndo para ficar com ele depois de ler. Destaque para frase “SUA ESCRITA MUDOU”. Maior #BarradeVida já vista.
Para fechar com chave de cocô, temos Nate, sendo liberto pelo pai ladrão, ironicamente, e recebendo visitas íntimas da namorada menor de idade. Com Nate é 8 ou 80, e digo isso para descrever a idade de suas recentes namoradas. Se Bart morreu mesmo tudo ficará bem para ele, porque Lily e Chuck devem herdar tudo e devolver o Spectator. Além do mais, segurem-se em suas poltronas, porque Finale promete a revelação da Gossip Girl. Desde já afirmo que Dan, Serena, Blair, Chuck e Nate não fazem sentido algum sendo a garota fofoca, mas temos aí Rufus, Vanya, Dorota, Minions, alguém completamente desconhecido ou que esteja fora do elenco por um tempo. Lembrem que muita gente das antigas volta para a Series Finale e as apostas continuam em aberto.
Comentários
15 Comentários

15 comentários:

Alexandre Dias disse...

Gente, o Bart não pisca, parece um robô! KKKK
Ha e o que era aquela trilha sonora que tentava de uma forma ridícula fazer a gente sentir algum tipo de emoção?
Ha, a promo do series finale ta mais pra uma promo de uma season finale. Triste isso. :/ Quem já foi GG um dia né...

Victor Gonfim disse...

Não entendi o motivo das críticas, mas todo mundo tem suas opiniões, né? Na minha, esse foi o melhor episódio de Gossip Girl ever, tudo foi perfeito, ver Blair e suas bitches, Bart morrendo, todos sambando e desprezando o Dan... Fico mais feliz ainda ao ver que pelo menos os FÃS amaram esse episódio, GG deixará uma saudade que nunca nenhuma série irá ocupar nos nossos corações. Melhor série adolescente dos últimos 6 anos, com certeza! ♥

Daiane Quicine disse...

Fui fã mas não sou trouxa, o episodio foi uma merda, se fosse ainda na 1 temporada essas sambadas colariam, 5 anos depois? no so much. Really? 5 anos e abosolutamente NENHUM dos personagens amadureceu ou desenvolveu-se ainda que minimamente?! Vou voltar com a Usurpadora que ganhou mais!

nathália disse...

Quase morri de tanto rir com a trilha sonora. Sério, tive que parar diversas vezes de tanto que ficava rindo e não conseguia respirar. Depois que o episódio acabou, tive que esperar alguns minutos até perceber que era só isso mesmo e começar o meu ataque de risos. Que bosta de episódio, por assim dizer. Dan com uma explicação tão tosca "te esculhambei no meu texto porque te amo, xuxu, sempre amei" e o esquema da Blair que serviria muito bem, se estivéssemos na primeira temporada. Estou me segurando aqui para a finale, só que não. Foi com foco, força e fé que chegamos nessa sofrível finale. Fé em Deus!

Celina disse...

Acho que Gossip Girl está se esforçando para fazer merda, porque os escritores ficaram putos por não terem ganho o prêmio seriedade anonima de season finale que fechou com chave de coco, e querem ganhar o próximo sem dúvida. Só digo que eles já tem o meu voto, porque tá foda essa temporada.

Marcia Salvador disse...

Usurpador forever kkkkkkk muito melhor!!!

vanessa disse...

A verdade é que GG só prestou nas duas primeiras temporadas,depois disso foram temporadas fracas,mas que ainda divertiam (as vezes).Pena que nessa ultima e planejada (será mesmo?) os roteristas fizeram algo tão ruim.
Agora é ver a finale e tristimente pensar em como a serie se perdeu.

Rebecca d'Castro disse...

apenas lamento que só pq vc gostou do episódio e é chair significa que é mais fã do que quem acompanhou desde a S1 como todos aqui

Luana Nova disse...

Puts se esse foi o melhor ep o que é descrição de ruim pra vc heim???

Allie disse...

Acho que parte da culpa por essa preguiça dos roteiristas é desses fãs fanáticos por chair, que apenas querem que Blair e Chuck fiquem juntos, não importa o que aconteça! Daí podem entregar qualquer merda que os "fãs" vão amar e dizer que GG é a melhor série que já existiu. Sair da alienação e fazer uma reflexão crítica sobre a situação ATUAL da série passou longe...

luciana disse...

KKKKKKK O cara da trilha sonora fuma maconha ou viu que era tao ridicula a cena e quis colocar uma musica a altura ?

Queria que explicassem com que diabos Chuck escapou daquele aviao.Tremenda falta de respeito com o publico. Acho que em si as historia nao sao tão ruims. O broxante é a falta de coragem dos roteiristas. Todo aquele lance do Dan e serena foi bacana,mas pena que eles só colocam esses contratempos meia boca pra depois sabemos que vao juntar os casais novamente(idem Dan e Blair,que foi um plot bacana) Acho que esses fas xiitas(vulgo pre adolescentes) de GG também atrapalham.Mas porra,é a ultima temporada,eles podiam ter apertado o foda-se,a audiencia ja esta uma merda mesma,mas eles preferiam continuar na covardia

ps:Continuo torcendo para que o Nate vira gay,voces nao achariam isso magico ?

Sabrina disse...

Não amei nem odiei esse episódio, pra mim foi o que teve mais nexo da temporada. A cena de Blair e suas bitches foi o que compensou tudo. Agora a Series Finale... Eu espero que PELO AMOR DE DEUS não acabem colocando a GG como Rufus, Dorota, enfim. Talvez seja Vanessa, mas o que faria sentido mesmo é a própria Kristen Bell fazer a GG. O único mistério bem arquitetado que resta na série é esse.

Lucas disse...

Podem
falar que Gossip Girl ficou uma merda nessa última temporada e que
nenhum dos episódios mostrou algo decente, até eu falo que ficou um
pouco lento, mais continuo assistindo e esses 3 ultimos eps mostraram
algo digno de se ver. Esse último episódio foi o melhor da temporada, e mostrou um pouco do que a primeira temporada oferecia. E o próximo e último da série vai continuar mostrando. Apesar dos mesmos mimimis da Serena em fugir em cada escandalo, dos problemas de Chair não ficar junto e Rufus acabar com a Lily sempre, todos sabemos que vamos sempre assistir as episódios, mesmo sendo tão previsiveis, mais sendo também tão incriveis e delicioso. Tenho que dizer que até mesmo a Gossip Girl ficou um pouco escondida nessa temporada.

barbara disse...

cena final bem estilo rei leão, kkkkk

Rebecca d'Castro disse...

não podia concordar mais