quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Gossip Girl 6x06: Where the Vile Things Are


 Serena sempre consegue o que quer.

Já podemos comemorar o fato de que passamos da metade da temporada final de Gossip Girl. Para quem está gostando a emoção do último episódio se aproxima e para quem não está nem um pouco satisfeito a alegria de se livrar de uma bomba também é grande. Fato é que, a essa altura do campeonato, ninguém mais larga Gossip Girl, aliás, quem passou pela temporada anterior e começou essa, está determinado a ir até o fim. Todo mundo quer saber quem fica com quem, ou será que já podemos encerrar o assunto? Acho que estamos bem perto disso.
Obviamente o primeiro assunto aqui é com Dan e Serena. Num episódio que, estranhamente, disse em alto e bom som toda a verdade sobre o quão rasos são seus personagens, a relação dos dois não ficou de lado.
O problema é que deram todos os argumentos pelos quais não dá para comprar a ideia desse casal. Argumentos dos fãs, inclusive. Serena é mais rodada que saia de baiana em dia de desfile na Sapucaí, o que fez Dan perder o interesse, depois de muito tempo correndo atrás de uma garota que estava mais interessada em outros caras. No fundo, Serena foi quem corrompeu o Dan Humpfrey original, o garoto que queria ser um grande escritor, mas virou um fofoqueiro, por assim dizer. Os textos de Dan, imbuídos de maldade (ou verdade, depende do ângulo) mostram que ele se adaptou bem ao grupo que jamais o aceitou completamente. Agora ele é um deles, com direito a apartamento no Upper East Side e dinheiro suficiente para fingir que não se importa com nada disso.
A discussão dele e Serena, pouco antes da patética cena do elevador, fala sobre isso e é perfeita, de certo modo. Se esse dois devem ficar juntos? Não acredito nisso. Não depois que o amor de Dan por Blair se mostrou maior do que qualquer coisa que ele tenha tido com Serena. Parece que a loira não passa de um prêmio de consolação para Dan, mas acho que é isso que a maioria dos fãs deseja que aconteça.
Claro que existe um esforço (pasmem) no roteiro para tentar apagar o que foi criado entre Dan e Blair. Lembro que esses dois foram o destaque da temporada passada, tornando muitos episódios interessantes com tamanha novidade. É aqui que acredito que a base de fãs do casal Blair e Chuck falou mais alto e eu sei que muita gente está feliz com a coisa estática e sem graça como está desde que seu casal favorito fique seguro. Honestamente, preferia, mil vezes, que todo mundo acabasse sozinho contando milhões no cofre do Tio Patinhas, no lugar dessa pasmaceira que se instalou na série, em termos românticos. Gossip Girl peca pela falta de ousadia que seu nome propaga.
O que deve ter sido um choque imenso foi a revelação de que Blair não evoluiu em NADA. Texto gritou isso na cara de todo mundo, indo contra os argumentos de que Blair é a mais madura e a mais desenvolvida. O artigo de Dan corta os fatos com honestidade. É certeiro e direto e as atitudes de Blair sobre a Waldorf Designs e o tratamento reservado para Nelly vão provando cada uma daquelas palavras. No final ainda tentam assoprar a ferida que abriram, com a ideia de Blair em fazer uma coleção baseada em uniformes da Constance. Acho que o lance da falta de talento não estava tão errado, porque até os vestidos de lençol (que Eleanor tem a pachorra de chamar de estilo bandagem) são melhores do que isso.
Aliás, se esse episódio teve uma parte realmente boa foi a intervenção de Eleanor. Demorou, mas a mulher percebeu que deixar uma empresa multimilionária na mão de uma menina fútil de 20 anos não é lá boa ideia. Eleanor sempre apareceu muito pouco, mas os diálogos dela com Blair mostram que ela é uma mãe consciente e que havia dado um voto de confiança para alguém sem o menor preparo.
Mas é claro que, se precisamos de trama boa, tem a picuinha de Ivy, Lily e Rufus. Imaginem quanto dinheiro Ivy está jogando fora na compra de quadros medonhos? E isso só para dar uma sambadinha na cara de Lily, já que as compras são com dinheiro de Cece. Toda aquela situação do leilão foi bem patética, mas fico curiosa para saber com que desculpa imbecil vão reunir Lily e Rufus no final. Provavelmente Lily vai se fingir de ofendida quando Bart for em cana (ou morrer de novo), Rufus vai descobrir o plano megaevil de Ivy e os dois lutarão juntos contra a garota.
O ápice do ridículo é todo mundo dando lances naquele quadro hediondo, em que está escondido o grande segredo de Bart Bass, a prova de que ele é trambiqueiro, safado e cara de mamão. Só mesmo Chuck para acreditar que Ivy não retiraria o envelope da traseira do quadro, mesmo depois de ele dar a maior bandeira sobre o quão valioso aquilo poderia ser. Mais uma vez, a burrice de Chuck fala mais alto.
No meio disso tudo, ganhamos um dia livre da chatice de Sage, enquanto Nate vai investigar, cheio de discrição (sqn), sobre os métodos de esconder falcatruas de Bart Bass. No fim, bastou roubar um celular e fingir que saca muito de cinema e que o título de um simples filme é a chave de toda essa maravilhosa conspiração.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

LOTUS! jr freitas. disse...

Só tenho uma coisa a comentar sobre essa volta de Serena e Dan: http://sofuckingobsessed.tumblr.com/post/35416605054

Melyssa disse...

SPOILER


Li um spoiler do próximo episódio, e dizem que o Bart ferrou com a vida do Chuck e o chuck ficará sem dinheiro, e a única forma do Chuck ter tudo de volta, é ele não ficar mais com a Blair, OU SEJA de novo a hist do '' vou te trocar pelo meu hotel'', se isso for verdade, esses roteiristas são preguiçosos até na hora de abalar '' chair'' inventaram a mesma coisa só que com detalhes diferentes!!! Tô firme pro final pq cheguei até aqui, se soubesse disso antes, teria abandonado.