sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Emily Owens M.D. 1x04: The Tell-Tale Heart


 Se for importante, você dará um jeito de dizer.


Emily Owens M.D. está na UTI. Não é piada, embora possa parecer, é apenas a verdade. Audiência ruim é apelido para os números que a série apresenta e assim, essa semana, vimos estourar os rumores de cancelamento, inclusive com muitos veículos confirmando o fato. Mais tarde, a CW desmentiu tudo, mas nenhum de nós é tão inocente a ponto de achar que a série está garantida na grade da emissora. Minha aposta é a de que não teremos nada além dos 13 episódios encomendados e depois... Bom, depois começa a Mid Season e a CW vai ter material para substituir Emily Owens, porque a falta de ter o que exibir é o principal fator para a série ainda estar no ar. O lugar na grade, em janeiro, deve ir direto para The Carrie Diaries.

Embora o episódio dessa semana siga a receita aprazível que cria a identidade de Emily Owens M.D., é notável a falta de desenvolvimento. São apenas quatro episódios? Sim, mas são tempos em que o cancelamento está à espreita e um pouco mais de agilidade e coisas acontecendo de verdade não seriam de se dispensar. Como esses episódios já estavam gravados, fica difícil esperar uma mudança, só que essa mesma mudança poderia, talvez, dar gás para a série e chamar o público que a tem ignorado.

A série não é ruim, ela é apenas paradona e acomodada. Quem gosta de comédias românticas já se rendeu, mas mesmo essas pessoas (e eu me incluo aqui) querem ver ação. Não adianta colocar a mocinha reclamando da vida em pensamento por 40 minutos semanais e depois, nos dois últimos minutos ela vai e toma uma atitude bem pequena que praticamente nem afeta a história como um todo. Essa fórmula é o que está matando Emily Owens M.D..

Esse episódio segue exatamente assim, com Emily completamente apavorada por perceber que Will e Cassandra estão prestes a sair juntos e engatar um relacionamento. Como sempre, Emily fica no meio, tentando evitar o que é, convenhamos, inevitável. Achei muito bonitinha a atitude de Will em dispensar Cassandra depois do pedido de Emily, mas o episódio fala exatamente disso. “Se for importante...”.

E se Will decidir que gosta de Cassandra (e ele vai), não tem consideração pela melhor amiga que o impeça. Emily é quem vai ter de aturar um casal apaixonado pelos corredores. Só que isso, deveria acontecer o quanto antes, dando novas motivações para os personagens, além do fato de andarem pelos corredores com amostras de sangue e exames nas mãos.

Como essa é uma comédia romântica e Cassandra cumpre seu papel em ser nojenta e insuportável em tela, está na hora, também, de Micah ser mais do que o atendente legalzinho que ajuda Emily a ser uma médica confiante, enquanto lança um ou outro olhar que nos deixa pensando nas possibilidades. Se realmente pretendem fazer dele um rival para Will, precisamos de coisas concretas e de algo mais forte entre os personagens.

O próprio Will que é facilmente “gostável” por motivos óbvios fica parecendo apenas uma fantasia de Emily, um príncipe encantado que apesar de ser gentil é inalcançável apenas por ser ridiculamente bonito. Emily toca num ponto importante: Porque ele não enxerga quem Cassandra é? Talvez Will seja burro a ponto de não notar o quanto Cassandra é traiçoeira e isso conta muito contra ele. Só muito shirtless pode zerar o placar novamente, nesse caso.

O que continua sendo interessante são os casinhos da semana, sempre ligados ao tema de relacionamentos. A menina indiana em busca de uma grande história de amor acabou conseguindo o que queria num casamento arranjado. Clichê, mas perfeito para quem gosta de histórias assim. O lance da barriga de aluguel e do bebê com problemas cardíacos também não deixou por menos, evidenciando que a parte “cirúrgica” da série além de estar bem feitinha pode render momentos emocionantes.
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Carlos Figueiredo disse...

Não acho que o problema de Emily Owens seja a falta de ação. A série é tão bem feita, e tem momentos tão bons que essa desvantagem é irrelevante. Como você mesma disse, os casos da semana são ótimos e esse formato meio-que-procedural poderia até conquistar audiência. Na minha opinião, é a CW que não está fazendo nenhum esforço para a série vingar.