sexta-feira, 26 de outubro de 2012

The New Normal 1x07: The Godparent Trap

As melhores guias espirituais do mundo.

The New Normal tem se destacado não apenas pelo humor, mas pelo conteúdo inegavelmente militante que carrega. Seja para política, direitos humanos e agora religião. São assuntos bastante espinhosos para se debater, mas o roteiro tem cumprido seu papel e coloca o dedo na ferida. É quase um “morde e assopra” semanal.
Nesse estilo, ganhamos um episódio que é, literalmente, um tapa na cara da sociedade cristã.  A presença ácida de Nana nem foi necessária, porque o modo como os diálogos foram construídos já criava um embate natural de ideias.
O pano de fundo é simples e familiar, com Bryan e David querendo encontrar padrinhos/madrinhas que ajudem a guiar o bebê espiritualmente. Esse pequeno problema doméstico acaba levando Bryan, principalmente, a questionar suas raízes católicas e certos dogmas da igreja.
O padre Michael, brilhantemente interpretado por John Benjamin Hickey, ajudou a criar esse clima de contestação e, ao mesmo tempo em que muitas críticas surgiam, as soluções ou a modernização do pensamento da igreja vinha em paralelo. Foi uma sequência muito instigante e que faz pensar. Nem sei dizer o quanto concordo com todas as colocações de Bryan, mas diferente dele, ninguém vai me convencer de que os costumes retrógrados da religião católica tendem a mudar. Nem mesmo as piadinhas com a figura do Papa ou meninas sendo coroinhas. A verdade é que se existe algum padre que lide com os problemas do mundo atual como padre Michael fez, ele está escondido (muito bem escondido) em algum lugar.
O interessante é notar que mesmo esses diálogos mais polêmicos foram muito engraçados, assim como toda a situação com o porquinho da índia. Marshmallow teve um enterro digno e a sabedoria de Shania e Rocky falaram mais alto.
Não canso de elogiar essa menina. Ela é incrivelmente madura em atuação e encara as falas mais absurdas com naturalidade. Rocky , então, é uma madrinha especial, porque ensina o ciclo da vida com salada de batatas. Qualquer coisa dita por essas duas foi absurdamente genial, tanto é que Shania e Rocky são escolhidas como madrinhas do bebê que Goldie carrega. Pois é. No meio de tanta gente boa, Goldie continua sendo só um container com pernas. Muito bem colocado.
P.S*Sequência final vai fazer as irmãs Kardashian queimarem no mármore do inferno.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Cacá SS disse...

Gostei demais e durante o episódio todo só conseguia pensar: "Titia está abusada!". Não é qualquer um que encara tratar de religião desse jeito. Morri de rir com tudo, mas acredito que muita gente deve ter criticado.  
Bryan continua sendo meu preferido, seguido bem de perto pela fofíssima Shania - até porque os dois são almas idênticas que pensam igual em tudo! <3 

Pedro H. Couto disse...

Engraçado, sempre achei que padrinho fosse quem te dava presente caro. Acho que é por isso que eu vou LITERALMENTE (ou não) pro inferno.

Muito hilário eles desconsiderarem a opinião do Papa. Afinal, quem é o Papa, né? Só faltou dizerem que a Bíblia é um caderninho de anotações. Quem nunca tentou mudar as regras do jogo pra poder brincar? Gay querendo ser religioso é tipo gordo querendo brincar de pega-pega. Acho justo.