sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Sons Of Anarchy 5x06: Small World



O mundo é pequeno e as pessoas nunca mudam.


Já é tradição dizer que Sons Of Anarchy fez um episódio ótimo e o elogio se repete. Dessa vez sem o incrível senso de humor de Kurt Sutter, mas voltando ao drama e à violência, temas que a série domina com perfeição.
Foi uma semana bastante intensa, de descobertas e vinganças, que se unem para formar um cenário ainda mais preocupante para o clube. Como esse é o meio da temporada, estamos naquele momento em que as coisas se embolam e entram em derrocada. É disso para pior, podem apostar.
O principal, é claro, fica por conta de Clay. As máscaras caem, mas a maioria de nós sequer se deixou enganar. O que não vi ninguém cogitar foi o envolvimento dele com as invasões em Charming. Era tão óbvio e estava tão na cara que passou despercebido. Ao mesmo tempo, dá até para levantar a plaquinha de “Eu já sabia”. Só mesmo Jax, Gemma e o pessoal do clube para se deixarem enganar por aquele visual de homem decrépito, carregando tanque de oxigênio, tentando demonstrar fragilidade e arrependimento.
Clay é um assassino e grandessíssimo filha da puta (com o perdão da expressão). Pessoas não mudam em sua essência, não importa o que digam livros de autoajuda e gente que acredita num mundo cor-de-rosa. Uma vez sacana, sempre sacana. Clay comanda seu próprio clube, uma facção, praticamente. E esse grupo se formou para derrubar o reinado de Jax e causar insegurança em Charming. Ao notar a encrenca na delegacia com o grupo de Niners, Clay viu uma oportunidade de se impor também ali e a “brincadeira” acabou com a esposa do delegado Roosevelt morta.
Sem dúvida o clube fica sob holofotes depois dessa, inclusive, porque existe o registro de DNA, mas talvez Clay e sua trupe ainda arrumem um jeito de resolver essa pendência. Está claro, apenas, que Unser ainda não percebeu a verdade e que Roosevelt pode acabar seguindo os passos de seus predecessores no cargo, ajudando Jax a controlar esse “probleminha”. Também começo a apostar que a resolução do caso (e por resolução eu só enxergo a morte de Clay e seus comparsas) fique por conta de Juice, que virou braço direito de Clay, mas também não sabe da missa a metade.
Uma das sequências mais insanas ficou por conta do suicídio de Carla na casa de Gemma. Não imaginava aquele desfecho e por isso mesmo foi chocante, mas a coisa de mandar que Gemma e Nero tirassem a roupa e fizessem sexo na frente dela já estava bem doente.
Outra cena incrível e com altas doses de emoção foi a da vingança pela morte de Oppie. Senti a vibração do ódio e do rancor de Jax ao esmagar a cabeça do guarda da prisão com um daqueles globos. Intenso demais, para dizer o mínimo.
Toda aquela violência, aliás, nos leva a verdadeira pessoa que Jax gostaria de estraçalhar: Pope. Personagem incrível que tem diálogos muito bem colocados com Jax. É quase como se Pope fosse um desafio tão grande que o deixasse mais esperto. No momento, Jax dança conforme a música. Faz acordos, mantém a paz, lucra o quanto pode, mas é óbvio que ele planeja uma escapa monstruosa dessa situação.
Parte disso depende do sucesso de Tara com Otto e fiquei impressionada ao ver que ela não saiu reclamando das dificuldades e não desistiu de seu objetivo. Não sei o que ela vai fazer para conseguir que Otto mude seu depoimento e tire a operação RICO da lista de ameaças contra a SAMCRO. Só fica bem claro o que ela NÃO VAI FAZER.
No fim do dia, o que fica é apenas a sensação de que todos conseguiram sobreviver. Ninguém fala em voz alta sobre os riscos corridos, mas eles não deixam de existir por isso. Não adianta nem mesmo se afastar e tirar uns dias na cabana. Todo mundo sabe que para os Sons, paz e felicidade são sentimentos que duram pouco.
P.S* Muito bom ver que Unser fala umas verdades para Gemma.

P.S* Joe Mc Hale apareceu e vai traçar Gemma. Será? HOT MAMMA.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Fabiano disse...

Sons fodástico como sempre.

Vanessa disse...

Uma vez você falou que Sons é uma serie sensorial e não poderia está mais certa.Nesse episodio deu pra sentir totalmente o clima pessado que os personagens estão sentindo.

Eu sempre vi que era o Clay por tras das invasões.No final da premier mostra os novos sons com o cofre e ali já tinha ficado claro pra mim que ele não tava bonzinho coisa nenhuma.Só não esperava que ele estivesse bem de saude.

Só me incomoda que o ator que faz o Pope parece mais jovem que deveria ser.Ele tem uma aura de velhinho sabio

Victor Cotrim disse...

Damon Pope é foda, mas seria MUITO MELHOR se fosse interpretado por outro ator, como por exemplo, Idris Elba.