terça-feira, 9 de outubro de 2012

Once Upon a Time 2x02: We Are Both


 Além de Storybrooke.


As novidades não param de acontecer em Once Upon a Time e sendo assim, a emoção não fica de lado nesse segundo episódio da temporada. A série, aliás, já merece a frase “é bom até quando é ruim” há algum tempo, muito embora o conceito de ruim nunca tenha sido concretizado. OUAT é uma produção extremamente estável e nunca permite que o nível de interesse dos fãs fique por baixo. Essa semana foi assim, mais uma vez.
Como os roteiristas sabem que a situação de Emma e Maria Margarete é a mais curiosa, eles resolveram segurar um pouco essa história. Tivemos de esperar um tempão para saber o que foi que Mulan e Aurora fizeram com as duas, mas valeu a pena. Tudo dentro do episódio estava perfeitamente conectado.
É assim que o drama pessoal de Regina com sua mãe megera, Cora, se torna essencial. Gosto do modo como os flashbacks (que voltaram e não deixaram de fazer parte da narrativa) foram inseridos para trazer mais da Regina jovem e sem a maldade no coração. Além da morte de Daniel, a prisão em que vivia por conta dos poderes mágicos de Cora foi moldando seu caráter. A dor, unida ao poder e à magia fizeram Regina endurecer e assim, ela trata Henry do mesmo modo como era tratada, aprisionando-o e perdendo-o, talvez de forma definitiva.
Quando ela começa a perceber o que está fazendo, inclusive porque muita gente diz em alto e bom som, Regina recua. Percebe-se que ela não perdeu sua humanidade por completo e que ainda há esperanças. Só que Regina não faz ideia de que, muito em breve terá de enfrentar a ira de Cora. Sim, porque não tem como isso não acontecer e não tem como essa batalha de feiticeiras não ser épica.
O rancor entre elas é imenso, até porque Regina enviou a mãe para os confins da Floresta Encantada (ao que tudo indica) e agora que Emma e Snow (do gueto, porque ela estava toda malandra tentando fugir) estão no mesmo cárcere que Cora, tudo é possível. Não apenas por isso, mas porque Charming não vai desistir até que Storybrooke e a Floresta Encantada tenham um portal entre elas. É nessa hora que Regina vai ter que mostrar do que é feita, mas algo me diz que se ela tivesse a simpatia dos moradores da cidade a coisa seria mais fácil.
Acredito, de verdade, que a abertura de um novo portal seja questão de tempo. Charming está bastante empenhado nisso para reagrupar a família e faz até um acordo de paz com Mr. Gold. Aliás, podem notar que existe imensa confusão com os nomes e ninguém sabe qual usar. É por isso que me dou ao direito de misturar também, porque o nome do episódio já diz que eles são ambos.
 Fato é que Charming conseguiu encontrar Jefferson, mas não consegue encontrar nem um pouco de compreensão nele. Fiquei sem entender muito bem porque, tecnicamente, esse é o momento de Jefferson ficar satisfeito por poder rever a filha que ele tanto ama. De qualquer forma isso vai acontecer e Jefferson vá acabar sendo parte do plano.
Algo bem interessante foi ver Charming se transformando num líder. Ele diz que Snow sempre fazia os discursos e ele apenas ia para as batalhas, mas é nele que todos os moradores se apoiam quando os anões descobrem o que acontece com quem tenta deixar Storybrooke. Foi um ótimo twist, até porque nem mesmo Rumples estava esperando por ele. Suas chances de encontrar Bael no mundo real parecem remotas.
Ainda nessa temática de encontrar entes queridos, eis que a cidade toda se mobiliza nisso, mesmo Dr. Baleia, que quer saber se pode tentar traçar as freirinhas que são apenas fadinhas sem ter problemas com a inquisição. Morri de rir com essa. O que deixa uma pontinha de tristeza, porém, é saber o que aconteceu com August. Transformado em boneco de madeira novamente (depois de ser menino de verdade). Essa era outra grande curiosidade de todos nós, embora o reencontro com Gepeto ainda seja muito aguardado.

P.S* Sobre o paradeiro de Cora ao ser jogada dentro do espelho: eu entendi que foi para a Floresta Encantada só no final. Antes eu achei que ela tinho sido mandada para uma realidade como a nossa, então, talvez expliquem isso melhor no futuro.

P.S* A timeline de Rumpels é uma loucura ou quê? Se formos seguir a lógica, ele devria ter uns 100 anos e Baelfire, que veio para o mundo real aos com uns 13 anos deveria estar bem morto a essa altura. Pensem que Rumpels diz que ajudou Cora a obter magia e que, tecnicamente falando, ele se transformou no Senhor das Trevas há pouco tempo. Por isso criei uma teoria doida, que explicaria tudo. Para mim, Rumpels empresta o corpo, mas a memória de todos os acordos e maldades vem do Senhor das Trevas original/anterior. Quase como se o espirito mudasse de corpo e levasse suas lembranças junto. Sei que é doidera, mas só assim faria sentido.
Comentários
33 Comentários

33 comentários:

Fernando Miaise disse...

a onipresença do Rumpels so pode ser explicada por essa sua teoria ai mesmo, pq ele esta em todas, tb imaginei q Cora tinha ido para o mundo real, acho q vao explicar mai isso no proximo episodio.

juliana disse...

quando a regina enviou a cora ATRAVÉS DO ESPELHO (uma referência à Alice) pra outro mundo, jureeeeei que ela iria se tornar a rainha de COPAS (ainda mais com todo esse lance dela dela com corações, né?), mas aquele finalzinho mei que destruiu a minha teoria.

to curtindo mto o charming/david voltando a ser corajoso, porque aquela coisa songamonga não dava mais. 

Bruna disse...

"OUAT" cada vez mais incrivel, tu termina o episódio esperando loucamente pelo outro!!!

Dihego disse...

achei que só eu tinha pensado essa da rainha de copas. :D

Juliana Prado disse...

Também estou inclinada a teoria de que as memórias passam de Senhor das Trevas pra Senhor das Trevas, porque não é possivel que ele queira encontrar o Bael se for mesmo tão velho assim.

juliana disse...

arrá! e tem mais aquele lance de ela e a regina serem inimigas, né

Eugifran disse...

Camis nao acho doido nao...
Sabe por que?
Se nao me engano, o mr gold matou o demonio pq descobriu o nome dele nao?
E era rumpels...
Entao ele adotou o nome nao???
Nao lembro direito... Mas se for isso ok!!!
Senao... Um erro desse na 2 temporada?! Putz #vergonha

Lara_Rib disse...

Também me questionei a mesma coisa sobre o Rumples, mas creio que a sua teoria tem todo fundamento, senão não teria como o Bael ainda estar vivo.
Ótima review Camis, como sempre!

*P.S: É ótimo ver o Rumples ser surpreendido com alguma coisa, mas como ele tem um plano B, C e até Z para todas as suas articulações, aposto que ela ainda vai usar a Emma para solucionar este contratempo. Afinal, ela ainda está devendo um favorzinho a ele, e Rumplestilskin nunca deixa de cobrar os seus acordos.

Mariana disse...

Acho sua teoria cabível, Camis, mas mesmo assim deixa um furo na timeline ainda. Se o Rumples já tinha os poderes na época em que a Snow era criança e a Regina não tinha se casado ainda, o Beau já tinha seus 11 anos pelo menos, então como pode ele ser um adulto da idade do August, sendo que ele tinha mais ou menos a idade da Snow? O tempo não passa em Storybrooke mas passa fora dela, assim sendo Beau teria envelhecido junto com a Snow e mais os 28 anos da Emma.
Não sei se consegui me fazer entender, até porque isso está muito confuso na minha cabeça.

Rafael disse...

Pensei a mesma coisa, rainha de copas, atraves do espelho, inimigas haha

Janaina disse...

O nome do The Dark One não era Rumpels, era Zoso.

Unknown disse...

A cena da cora aparecendo me lembrou a segunda temporada de V quando acham a mãe da ana prisão...

Episodio mto bom!!!

Unknown disse...

A cena da cora aparecendo me lembrou a segunda temporada de V quando acham a mãe da ana prisão...

Episodio mto bom!!!

Jéssica Laíse disse...

Só não sei porque Snow não disse que era a Snow Whiote para a Mulan e acabava com o negócio de prisão.

Lu disse...

Sou apaixonada pela Regina!!

Lu disse...

 Ahhh e essa teoria do rumpels faz todo o sentido do mundo Camiss!!!

Patricia B. disse...

Gostei da teoria e acho que deve ser por aí mesmo, mas vou tentar não ler e nem tecer muitas teorias, porque da outra vez (Lost) isso não deu muito certo... =/

A batalha entre Regina e Cora será épica...

Também gostei de ver o David se assumindo como líder, e mais ainda da Ruby de sidekick...

Fico ansiosa pra saber como vão resolver o plot do August, que agora é homem de madeira e mesmo assim ainda deu um jeito de fugir da pensão da Granny.

Lucas disse...

A única solução é o tempo entre os dois mundos passarem de maneira diferente. 

Vanessa disse...

Camis, August aparece no inicio do epi como boneco de madeira, deitado na cama, e qdo o Gepeto vai ao Apto dele, a cama está vazia... me pergunto onde ele foi parar...

Lara_Rib disse...

Pelo que eu entendi, nem ela nem a Emma perceberam que estão em Far Far Away. e provavelmente Mulan não deu oportunidade delas se expicarem.

RosanaPaes disse...

Quem sabe o Beau não está preso na Floresta Encantada como os outros?! A gente vive apostando que ele está no "mundo real" mas podemos estar errados.. E quem será aquele maluco da season premiere?! OUAT adora dar nó na nossa cabeça..

RosanaPaes disse...

ela vai se unir a Emma e MM e irão conseguir voltar.. acho que Cora conseguirá fazer alguma magia graças a Emma.. afinal de contas foi porque Emma encostou na Regina que o portal se abriu..

RosanaPaes disse...

Ele piscou..tá vivo!! também me perguntei isso.. será que ele levantou e saiu andando?!

RosanaPaes disse...

To adorando ver a Ruby e o David.. é interessante ver a personalidade dos personagens..mostra como os atores são ótimos..

Episódio perfeito, alias como OUAT consegue ser tão perfeita?!

juliana disse...

se L O S T fosse, os fãs já tinham criado uma timeline explicativa, com uns pulos no tempo e uns buracos de minhoca que justificassem tudo, mesmo que fosse REALMENTE um furo no roteiro. hahaha

é bem isso aí, mariana, ele teria uns 50 e poucos anos, sendo bem otimista e considerando que os fatos ocorreram com o mínimo intervalo de tempo possível e que snow fosse daquelas adolescentes de 40 anos tão comuns nos states. 

a explicação pode ser que o rumples ficou tãaaaaooo cego com a possibilidade de estar diante do filho que ignorou inclusive a passagem do tempo. ae a gnt fica cego tb e engole né. 

Vanessa disse...

Pois é eu vi ele piscar, mas ainda assim era de madeira... hehehehehe
Tadinho do Gepeto, espero q resolvam logo isso... o velhinho ta sofrendo... =/

Júlio César Ferreira disse...

Rumple ja era Rumple qndo o Gepeto era criança é só se lembra do episódio do grilo. Na minha cabeça eu tenho a seguinte teoria, não importa em que ano que você estar se você for de Far Far Away para a Terra você ira parar na mesma época que todo mundo. Então seguindo essa teoria Bael teria a sua idade de quando foi parar na Terra mais seus 28 anos. 

Outra coisa legal de se ver foi que Rumple meio que perdeu sua habilidade de saber tudo sobre o futuro, se você repara verá que em Far Far Away ele sempre sabia o que iria acontecer, mesmo quando Cinderella o aprisionou ele se deixou levar por que era benéfico pra ele ser preso.

juliana disse...

djísus, o pessoal tá lembrando que o rumpels já era rumpels como o conhecemos na época do gepeto criança. então coloca aí toda a vida do gepeto mais os 28 anos da maldição. melhor rumpels procurar seu filhote num asilo. 

Livia disse...

Antes do Rumple se tornar Rumple já existia um senhor das trevas que o enganou para ele se transformar...mostra isso no episodio sobre a transformação dele...o senhor das trevas é mais antigo e muda somente de possuidor que no momento é o Gold.

Lorenyps disse...

Essa teoria faz todo o sentindo mesmo e acho também que o tempo é diferente no tempo real!! 

Com a revelação que o Rumples não conhece tudo sobre a maldição fica fácil deduzir que ele pode ter achado que a passagem do tempo no mundo real é diferente, lembrando que quando ambos os garotos quando deixaram o seu mundo, tinham uma idade aproximada, August já tinha uns 07 anos e o Beau veio com uns 13 então, se o tempo for diferente mesmo e só for contado os 28 anos de Emma, eles teria respectivamente 35 e 41 anos, idades que não são tão desiguais assim, dá pra confundir!!!! 

Sobre a Cora ainda acho que ela é rainha de copas, e que na maldição a diva Regina deu um jeito de isolar a bruxa!!!! 

Cacá SS disse...

Gente, esse plot twist de que a pessoa perde a memória se sair da cidade sambou na cara do Rumples que estava bem se preparando para sair fazendo turismo por aí! 
 
Sobre a Cora, também achava que ela tinha ido parar no país das maravilhas e era ela de rainha de copas que tinha sequestrado o pai da Regina... mas não consigo explicar ela ser sobrevivente em far far away se o chapeleiro estava preso no mesmo lugar e veio pro mundo real... 
 
A única coisa que tenho certeza é que OUAT continua boa demais!

Dri_APM disse...

Se o tempo entre os dois mundos passam de maneira diferente como explicar a idade do filho da Emma ser igual nos dois?

sorayaestrela disse...

Eu também tinha essa teoria da rainha de copas e ainda não abandonei. Não tenho explicação do pq ela estar no calabouço mas ela é a melhor explicação se for a rainha de copas.