segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Last Resort 1x01 (Preview): Pilot


 Quando a única defesa é o ataque.


A temporada de Previews continua em alta e dessa vez ganhamos a chance de conhecer Last Resort, novo drama da ABC, com estreia oficial em 27 de setembro. O episódio Piloto foi liberado e está disponível no Yahoo TV para apreciação geral.

A boa notícia – para aqueles que, assim como eu, não acreditavam muito na proposta da série – é que o material promocional não demonstra exatamente o potencial completo da produção. Embora Last Resort não faça uma Series Premiere brilhante, o material é competente e faz jus à história que os roteiristas pretendem desenvolver, o que já é ótimo, para qualquer série iniciante.

Há, é claro, alguns (poucos) momentos falhos ou que ficam na categoria “difícil de acreditar que aconteceria”, mas afinal de contas, essa é uma obra de ficção e um pouco de fantasia é cabível e até desejável. 

A premissa é a de uma espécie de conspiração ou melhor, erro estratégico militar que, para ser corrigido pelo alto escalão do governo americano, acaba desembocando numa sucessão novos erros e ameaças ás vidas de milhares de pessoas. Tudo porque o Capitão do submarino Colorado, Marcus Chaplin (Andre Braugher) e seu XO, Sam Kendal (Scott Speedman), decidem questionar uma ordem extrema, recebida por canais duvidosos. Ao se recusarem a bombardear o Paquistão com quatro mísseis nucleares, eles transformam o Colorado num alvo, sendo atacados por seu próprio país.

A história contada em solo americano, porém, é outra. Os telejornais noticiam que o submarino foi atingido por inimigos paquistaneses e logo começa uma retaliação real por parte dos EUA e o Paquistão é atingido, mesmo que alguns poderosos saibam que tudo isso está acontecendo apenas para encobrir história atrás de história.

O que parece irreal é a capacidade do Colorado em escapar do míssil enviado por alguém no alto comando militar americano especialmente para destruí-lo. Sim, é um submarino potente, mas convenhamos: Se destruir o Colorado fosse um interesse real e palpável ele seria destruído, sem erros, não importa o quão habilidosa é a equipe que o mantém. 

Parece um detalhe bobo, mas não é. Especialmente quando o Capitão Chaplin começa sua ofensiva, invadindo e dominando uma base da OTAN na região do Equador, ao mesmo tempo em que responde à outra tentativa do Governo em destruir sua equipe, enviando ele mesmo um míssil nuclear na direção de Washington.

Como o Colorado, logo no começo, resgata uma equipe de militares em fuga, fica fácil prever que a missão da qual nenhum desses soldados quer ou pode falar, tem algo a ver com o destino de todos os tripulantes do submarino e dos habitantes da ilha em que acabam de aportar.

Já nessa Premiere, fica óbvio que a equipe do Capitão Chaplin vai enfrentar, além de problemas internos de conciliação e reconhecimento de autoridade, uma batalha também com a milícia que “governa” a Ilha e controla (pasmem) um esquema terrível de tráfico de Nutella, deflagrando o submundo que envolve os cenários reciclados de Off The Map. Piadinhas são à parte.

 A série também pretende explorar um pouco de drama familiar e política, que se misturam a partir do momento em que descobrimos que a filha de um General (que deveria saber de tudo, mas está tão enganado quanto qualquer um dentro do submarino) faz parte da tripulação.

Com tantas tramas correndo paralelamente, o potencial de sucesso de Last Resort se eleva e ao que tudo indica, a equipe responsável pela série tem boas pretensões para essa primeira temporada. Resta saber se a audiência será suficiente e se a série conseguirá manter-se interessante. Os amantes de séries com temática militar e de conflito parecem ter ganhado algo em que apostar nessa Fall Season.

No elenco temos Daisy Betts (Tenente Grace Shepard) Dichen Lachman (Tani Tumrenjack), Daniel Lissing (oficial James King), Sahr Ngaujah (Prefeito Julian Serrat), Camille de Pazzis (Sophie Gerard), Autumn Reeser (Kylie Sinclair), Jessy Schram (Christine Kendal) and Robert Patrick (Joseph Prosser).

Last Resort é criação de Shawn Ryan (The Shield, The Unit, The Chicago Code) e  Karl Gajdusek (Trespass, Dead Like Me),  que atuam  ao lado de Marney Hochman (The Chicago Code, Terriers) como produtores executivos do Piloto, também  produzida e dirigido por Martin Campbell (Green Lantern, Casino Royale).
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

Lucas Melo disse...

Tenho que ver!

Elaine Kuhlmann disse...

Concordo que os caras forçaram a amizade em alguns momentos, mas, do contrário a história acabaria no primeiro episódio, né? Resta encarar como uma boa e velha ficção água com açúcar. Gostei bastante da proposta, não esperava tudo isso tendo visto a promo e acho que a série tem chance de sucesso. Só espero que o público dê essa oportunidade. As personagens são cativantes, já estou ansiosa pelo segundo episódio! 

Stephanie Menezes disse...

Não precisa responder se não quiser, mas, eu estou um pouco desesperada, então sera que vc poderia me dizer onde vc acha as series da fall season 2012

Camila Barbieri disse...

OLha Stephanie, cada dia sai num lugar. Tem no Hulu.com , nos sites oficiais das séries e esse, de Last Resort, no Yahoo Tv. Tem que frequentar os grupos de seriadores no facebook que logo vc encontra links  e dicas pra ver tudo.  Aqui, por exemplo: http://www.facebook.com/#!/groups/326422480778828/

Camila Barbieri disse...

Tb acho isso. Por isso comentei na review que um pouco de fantasia é bom nesses casos. Senão nada daria certo na TV.

Raquel Alves disse...

Quero ver.

Fernanda disse...

Eu acho q se esta série conseguir manter pelo menos a primeira temporada... pode se tornar "algo mais"...por que ela acabou não criando expectativa como teve em Revolution...e esta chegando quieta...pode ser que nem Dallas...q pelo menos pra mim apareceu do nada e esta fazendo sucesso então...