sábado, 29 de setembro de 2012

Grey's Anatomy 9x01: Going, Going, Gone


 
Medusa Grey.


Depois de uma Season Finale que despertou fortes sentimentos em cada fã de Grey’s Anatomy, essa Premiere era um evento muitíssimo esperado. Meses de especulação e de notícias sobre elenco e contratação, porém, já haviam dado a dica do que deveríamos esperar. Por isso, esse não foi um começo de temporada surpreendente, mas afirmo aqui e agora que, apesar dos pesares e das mágoas que muitos ainda carregam a respeito de Shonda Rhimes, esse episódio foi coerente. Pelo menos na maior parte.

Não estou dizendo que gosto de como a coisa está sendo conduzida, mas não posso negar que em termos de história e seguimento lógico, a série não saiu do trilho. Nesse sentido dá até para dizer que o episódio foi bom.  Sejam quais forem nossos problemas com a morte de Lexie e com a obsessão constante de que Grey’s seja uma série dramática ao extremo, não dá para achar que os novos caminhos são inaceitáveis. Eles cabem dentro da proposta melodramática do momento, sem dúvida.

O público gostar ou não dessa proposta e dos caminhos naturais da série já é outra história, mas quem tem que lidar com isso é a showrunner. Sendo Grey’s Anatomy a série passional que sempre foi, é de se prever que reações de desagrado sejam proporcionais aos elogios, que foram expressos sempre que merecidos.

O que é interessante, nesse momento, é notar que boa parcela das pessoas ainda não superou os acontecimentos da Finale e, por conseguinte, detestou essa Premiere. Meu ódio foi imenso na época, porque tenho uma relação sentimental com essa série e com seus personagens, mas hoje, eu apenas assisti a tudo sem criar expectativas para qualquer lado. Parece até que estou anestesiada e já em fase de aceitação, no meu luto.

 Creio que é um sentimento compartilhado e que muitas opiniões seriam parecidas com a minha, então, confesso que chorei vendo esse episódio, mas não foi por que estava emocionada com alguma cena. Foi meio que um choro de desapego. Estou deixando a Grey’s Anatomy que conheci antes ir embora, inclusive porque não há alternativa. Não sei se o que vem por aí será bom ou se vou conseguir gostar da série como antes, mas continuo. Com as notícias de que talvez o fim seja na 10ª temporada, não tem como não completar a jornada. Mas vamos ao episódio em si, que é o que interessa.

Apesar de toda a trama fazer sentido total para mim, fiquei achando que o quesito emocional não funcionou tão bem quanto deveria. A morte de Sloan, entremeada por flashbacks e despedidas de colegas e amigos vem para encerrar de vez qualquer desgosto pela destruição do casal com Lexie. Como a saída do personagem foi anunciada praticamente duas semanas depois da Finale, é difícil que alguém tenha sido pego de surpresa.

 Era certo e definitivo, então, apesar de eu sempre declarar que Sloan era um oásis de humor na série, a ideia já estava plantada em mim. Eu não contava mais com ele para ser alívio cômico em sua duplinha infalível com Avery. Sua morte, de alguma forma, me desceu mais fácil, inclusive porque posso inventar na minha cabeça que Sloan e Lexie se encontraram no pós-morte e vão viver juntos pela eternidade. É um consolo idiota, mas cada um se vira como pode. Pelo menos Sloan teve uma despedida, coisa que Lexie não mereceu.

A única pessoa capaz de me comover no meio disso tudo foi Avery. Fiquei pasma. Toda a sequência com a leitura de prontuários foi muito simples e verdadeira e provavelmente o melhor desse episódio. Confesso que olhava para Callie e Derek e não sentia neles o apego e o carinho que Avery sentia por Sloan, mas gostei dos flashbacks e de ver o último sorrisão do nosso eterno McSteamy.

Sobre Derek e sua mão problemática... Bem... Quem não sabia que esse draminha de “sou cirurgião e fiquei maneta” nos atingiria? No caso de Callie, que mantém a pose de forte, mas chora escondida sempre que pode, o choque foi de ver Arizona perneta. Pois é. Dá até para fazer duplinha sertaneja no Seattle Grace: com vocês, Maneta e Perneta. Desculpem, mas fico exausta só de pensar nos mimimis, que devem vir em dose cavalar, parecido com a época do trauma de Cristina pelo tiroteio.

Para completar, Arizona prefere nem trabalhar mais e um novo médico avulso vem para ameaçar o setor de pediatria, criando uma desculpa bem esfarrapada para Karev ficar e traçar todas as novas aluninhas. Cristina, que continua sendo ela mesma, logo volta para o velho emprego também. Vai ser demitida por não gostar da interferência de dinossauros da medicina em sua sala de cirurgia.

No fundo, acho que só gostei do que fizeram com Meredith, que é uma espécie de nova Natzi, só que essa atitude de médica durona não vai durar e talvez esse seja um problema geral para Grey’s Anatomy. Analisando todas as “mudanças” que a narração insiste em destacar sabemos que 90% delas é coisa de inicio de temporada e que, daqui algumas semanas, a ordem natural se restabelecerá e como sempre, os traumas serão superados e todo mundo vai ser como sempre foi. Se brincar é uma analogia para nós, o público, uma mensagem de que podemos até achar que tudo mudou, mas no fundo... Não é bem isso. Mas me reservo ao direito de esperar e pagar para ver.

O que é inaceitável é ver Bailey virando piada. E piada de mau gosto. Ela nunca foi boa como alívio cômico e seu apelido de “Bailey rapidinha” não é engraçado. O problema é que ela foi quem sobrou para carregar esse “fardo”. Tem ainda o retorno de Kepner. Direto do chiqueiro. Deve ter alguém que goste dela (ok, se vocês gostam), mas nunca entendi sequer porque essa moça entrou para o elenco. O bom para ela é que tem tanto avulso novo que a coisa pode mudar.

Nesse balaio, Richard e Owen parecem os mais sãos. Na hora de dificuldade alguém precisa se manter centrado, afinal. É o que estou tentando fazer. Levar Grey’s Anatomy com mais frieza e desapego, ciente do que pode acontecer quando eu menos esperar. Ainda sou fã e não descarto nenhum dos bons momentos que a série teve, mas daqui em diante não me deixo mais enganar.

P.S* Depoimento de Mark sobre quem seria seu par dali 60 anos, pronunciando o nome de Lexie com toda certeza foi lindo, mas não serve como desfecho satisfatório para o casal mais aguardado da temporada anterior. Apenas um lembrete para Srª Shonda Rhimes.
Comentários
20 Comentários

20 comentários:

Fernando Miaise disse...

Shondamonga vaca. O que são aqueles novos alunos avulsos? ninguem me chamou a atenção. Bailey tb nao gostei do rumo que deram a ela. 

Jefferson disse...

Palmas lentas pra sua review, falou tudo o que eu acho. Assistir esse episódio foi um misto de depressão e desespero e não sei mais o que. Só sei que sou muito apegado aos personagens e à série, mas queria conseguir fazer como você e encarar com "frieza e desapego" o que está acontecendo. 
Gostei da Medusa Grey e também detesto o que estão fazendo com a Bailey. O jeito é esperar pra ver o que o futuro nos reserva e as grandes doses de mimimi, principalmente de Calzona e Derek. Só sei que In Shonda we can't trust anymore.

Janaina disse...

Esse post quase me fez chorar... 

Babs disse...

Ai... achei bem melancólico o episódio... Não pela morte do Sloan, que já tinha sido confirmada, então chegou a ser até um pouco chata, mas pela confirmação de que a série ficou ruim mesmo... Uma pena... :(

Eliane Silva disse...

Acho que Greys Anatomy ficou maravilhosa até a sétima temporada, tinha enredo, clima e historia que chamava a atenção. Todos os núcleos se comunicavam e ninguém ficava de fora. Amava ver Yang e Owen, depois Sloan e Alex...era tudo muito legal. Depois disso a serie ficou confusa, corrida e sem muita alegria. Conflitos muitas vezes forçados porque , precisa ter um conflito, senão não vale nada. A morte de Sloan foi muito ruim, fiquei mega triste. 
Amo assistir Greys Anatomy é minha serie favorita e vou assistir tudo, mas esta na hora de Shonda saber que não é preciso ter um dramalhão sempre para poder chamar a atenção, os fãs gostam da série da forma que era no inicio e não de um dramalhão constante.

Junin Marques disse...

Gostei do texto, pensei q vc fosse detonar a série. Eu - apesar de não concordar com o que a criadora fez nesses episódios recentes, vou continuar vendo GA, mas não como antes. 
Texto digno.

Julio disse...

Triste ver que a Shonda tá acabando com a identidade de Grey's. Sempre matando os personagens que mais tem a cara da Série. George, Lexie, Sloan. Grey's tá ficando irreconhecível. A morte do Sloan já era esperada, e foi coerente com o que vimos na Season Finale. Sem a Lexie ele ia ficar sem função. Ia passar de um personagem cômico pra um plot de drama eterno que ninguém iria aguentar. E o Sloan não é um personagem que abandonaria a filha e a Callie, então a morte dele era a melhor forma pra saída do personagem (já que 'Final Feliz' não existe no dicionário da Shonda). Pelo menos o final dele honrou o personagem, todas as cenas foram lindas, desde os vídeos caseiros até a morte dele. Foi uma linda despedida. Achei lamentável e desnecessário o que aconteceu com a Arizona. Shonda acabou com a personagem. Arizona nunca mais será a mesma. Grey's nunca mais será a mesma :/

Patricia B. disse...

Entendo a bronca de quem tá se sentindo "traído" ou "abandonado" pela série, mas não sei, ainda vejo luz no fim do túnel. A temporada tem tudo pra ser um fiasco, mas sei lá, já me surpreendeu positivamente tantas vezes que continuo confiante.

Também acredito que a homenagem à Lexie ainda virá, acredito que será quando mostrarem o que realmente aconteceu na selva e quando Meredita mostrar de onde surgiu seu lado Medusa (aliás, sou só eu ou mais alguém que vê SaB imaginou Bay e Meredith? #medo da minha imaginação).

Apesar das diferenças, vejo a trajetória de Grey's bem semelhante a de OTH, que mesmo nos piores momentos ainda assim era superior a maioria dos outros dramas (na minha opinião)... E como é a única série com o dom de me fazer sofrer e ficar deprimida, continuo firme e forte.

Pra mim, as melhores cenas foram mesmo do Avery e da Callie. Sarita Ramirez estava perfeita e acho que vem estório boa desse mimimi "Calliope me deixou perneta".

Patricia B. disse...

Gente, esses novos internos vão sumir que nem os da quarta temporada... Certeza! No máximo vai ficar a interna a Medusa.

Pati Melo disse...

Grey's Anatomy morreu para mim na finale passada e esse episódio foi simplesmente o funeral. Pode parecer melodramático, mas é a forma como eu me sinto agora, como você mesma falou, é conformar com esse fato e continuar seguindo com a série. Mas a questão é que eu realmente duvido que Grey's voltará a ser a ótima série que já foi e que estava dando sinais de vida durante toda a 8ª temporada, tirando é claro aquela finale.

Caroline® disse...

Essa premiere foi muito bonita. Bonita e triste. Acho que a morte do Mark foi a mais digna de todas as que já vi em Grey’s. E gostei muito mesmo de terem feito esse episódio como um epílogo do acidente, sem flashbacks. Porque o que importa mesmo é isso, como eles vão reagir ao que aconteceu. Nem tenho vontade de ver o próximo episódio, que vai ser pura catástrofe. Grey’s é drama, as desgraças são só um veículo pra esse drama aparecer. No mais, reconheci o Alex de sempre, oscilando entre fugir dos problemas como um douchebag e apoiar os amigos como um fofo (que ele é). Achei levemente engraçado a Bailey ser trollada pelo novo perfil “feliz” (é a Shonda sambando na cara dos fãs reclamões e trollando a gente). E deu vontade de abraçar muito a Callie – tinha certeza da sobrevivência da Arizona, senão ela nem estaria ali trabalhando. Derek não me emociona, continuo achando ele um chato. Já Avery… me conquistou. E a minha preferida, Cristina, não pertence àquele hospital nerd, chato, sem poder ser a rockstar cardio goddess que ela é. Volta, Yang!
PS: Medusa Grey = <3 <3 <3! Tô amando a Mer desde a temporada passada.

Victor Yudi disse...

Eu não suporto essa necessidade doentia que a Shonda tem de deixar todos os personagens o mais emo possível. Esse plot de depressão/trauma já não deu certo na sétima temporada e eu vejo um potencial pra essa temporada ser igual.
Mas, de fato, o episódio não foi ruim. Não vou dizer que foi bom também. Foi uma premier OK, mas é bom tirar da cabeça a ideia de que Grey's eventualmente vai voltar a ser a série que era antes.

Jennifer disse...

Olha, eu reaaaaaaalmente cansei de ver gente odiando Grey's depois da Lexie e do Mark. Já perdemos personagens até MELHORES que eles, personagens PROTAGONISTAS, e sobrevivemos. Aproveitem  que Grey's faz mudanças, porque se elas não existissem não teríamos tido nem Lexie e nem Mark em primeiro lugar. ;)
A única coisa que não me agradou nesse episódio foi o começo do longo drama de maneta e perneta (boa Camis UAHUAHAHUAHAAHUAHUAHUAHA).

Mariana disse...

Pra mim é particularmente triste assistir esse episódio de Grey's, porque eu sinceramente tinha esperanças no final da oitava temporada. Não achava que seria um exagero se a Shonda soubesse lidar com isso lá pra frente.

Mas ela não soube... Não achei que o pior desse episódio foi a morte do Sloan ou a falta da Lexie. Acho que o que realmente me deixou decepcionada foi o destino da Arizona. Achei tudo aquilo totalmente desnecessário, uma necessidade muito grande de chocar com algo que não precisava. Tornou a série num novelão mexicano do pior nível.
Que a série já enfrentou esses "momentos mexicanos" antes, vá lá, já enfrentou. Mas nunca uma coisa tão baixa e tão ridícula como essa. É triste ver Grey's acabar desse jeito. E o segundo episódio tá aí, trazendo um flashback do que aconteceu após a queda do avião... Quem aí não acredita que tende a ser ainda pior?

E realmente, outros detalhes do episódio foram sofridos, mas acho que o destino da Arizona ofuscou todo o resto. As desculpas para os médicos continuarem no Seattle Grace (e a Kepner voltar) foram lamentáveis.

Wellington Laurindo disse...

Grey's Anatomy realmente perdeu sua identidade. Nunca irei abandonar a série e verei mesmo se for pra falar muito mal. Mas a verdade é que a série já passou da hora de acabar. Todas essas mortes me incomodam demais, acho q ninguém que passou por tanta coisa como Meredith e compania seria normal a essa altura do campeonato. Tá certo que a morte faz parte da vida de todos, mas são muitas tragédias em pouco tempo. A série não tem muito pra onde ir. Se ficar no drama excessivo vai ser uma bosta, mas tbm não consigo imaginar Meredith novamente fazendo cenas alívio cômico com toda a bagagem de tragédia q ela tem na vida. Shonda Rhimes, encerre logo essa série com dignidade. Confesso que se anunciassem essa nona como ultima não ficaria triste, pelo menos se o final fosse coerente.

Mônica Primeira disse...

Ver o Mark falando o nome dela me deixou mais triste com o fato que eles nunca ficaram juntos realmente. Pelo menos tu com essa review uma saída, pq vou me enganar pensando que Mark e Lexie estão juntos em outro plano ;)

Anderson Alves disse...

Para mim o episódio foi perfeito, mas teria sido mais se nele tivesse a participação de Addison que para falar a verdade fez muita falta e era para ter participado sim!

Fora isso, amei o episódio e que venha o 2º. <3

Anderson Alves disse...

Para mim o episódio foi perfeito, mas teria sido mais se nele tivesse a participação de Addison que para falar a verdade fez muita falta e era para ter participado sim!Fora isso, amei o episódio e que venha o 2º. <3

Danilo Medeiros disse...

Chateado só com uma coisa. Queria ter visto Lexie e Mark pela última vez. Cadê os fantasmas recebendo o amado no além? Vimos isso antes e pq não  agora?

Dani disse...

Morte de Lexie, morte de Sloan, ok, eles iriam sair da série. É revoltante mas consigo aceitar. O que não consigo aceitar é a Arizona perder uma perna, achei MUITO apelativo. E a história do Derek é só reciclagem de roteiro. Tédio.