domingo, 22 de julho de 2012

Jane By Design 1x16: The Backup Dress


 Importantes passos rumo à vida adulta.

Semana após semana, Jane By Design nos mostra a maturidade da protagonista, essa menina de 17 anos (no máximo) que passaria facilmente por uma jovem de 25. Não fosse assim, a confusão das identidades não seria possível, afinal de contas. O que é engraçado nesse momento da série é a constante lembrança de que Jane pode se vestir como adulta e ter muitas responsabilidades, mas ela ainda é uma menina. Penso nisso constantemente e talvez a série siga por esse caminho.
Imagino que esse seja o mais natural num momento em que Jane, pela primeira vez, conquista a independência. Não que ela não se virasse sozinha (com muita ajuda de Billy), mas Ben sempre esteve por perto e mais recentemente, até a mãe maluca começou a fazer parte do cenário. Jane obviamente festeja sua nova condição, mas aposto que a veremos em apuros (#sessãodatardefeelings), completamente sozinha e sem ninguém a quem recorrer em caso de emergência.
Essa é uma característica importante. Reparem que apesar de tudo, Jane sempre conta com a ajuda dos amigos mais próximos nos momentos de dificuldade. Seja Billy, Ben e mais recentemente Eli, ela realmente se apoia nessas pessoas.  Imagino que o roteiro deva explorar essa coisa meio “Esqueceram de Mim”, porque é tudo muito bacana até que não seja mais. Não sei se Jane consegue se virar realmente sozinha.
O que me incomoda nessa situação é a possibilidade de, mais uma vez, Ben perder sua chance no baseball. Torço por ele tanto quanto por Jane ou Billy. Ben merece que algo dê certo em sua vida e que ele não precise pensar no terrível “E se...”. Fora isso, não dá para negar que a guerra entre Rita e Amanda é surreal de tão cretina. Golpes baixos dignos de escolinha primária só aumentam meu desejo de que Amanda vire fixa na série. As provocações entre ela e Rita viraram um ponto extremamente positivo.
O lance de Billy e Zoe acabou de um modo bem clichê. Era tão previsível aquela ceninha com Nick que sequer me empolguei. Poderiam se esforçar um pouco mais aí, porque o andamento da relação de Jane e Eli deixa claro que a tensão com Billy ainda demora a se desenvolver. Jane até ficou “ofendida” por Billy não a considerar uma garota (ou algo assim) e senti um climão quando ele entra no quarto e precisa desprender o vestido de Jane, mas é tudo muito sutil.
Diferentemente, o rolo com Eli deslanchou. O difícil aqui é tentar não gostar desse moço, porque ele combina com Jane. O 1º encontro foi divertido, inclusive pelo fatídico vestido de Nina Garcia e pelo fato de Jane terminar a noite vestindo uma elogiadíssima toalha de mesa, com a possibilidade de ser elogiada para Gray, por sua IMENSA competência e rapidez ao trazer o vestido reserva.
Ninguém vai dizer que o beijo de Jane e Eli não foi bonitinho. É impossível. Mas é aquela coisa... #TeamBilly não desiste nunca e esperamos que Jane siga o exemplo de sua amada mãe e, um dia, corra atrás do cara certo. Esperemos que seja até o fim da temporada.
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

Camila Morais disse...

O episodio todo foi muito bom, mesmo com a tensão sendo sutil dá pra perceber que tem mais que amizade entre Billy e Jane. Tbm quero muito que Ben se dê bem desta vez, o coitado se sacrificou tanto por jane que seria judicação dar errado denovo. Sou #TeamBilly mais Eli foi muito fofo, não tem como não gostar de homem.

Camila disse...

Adorei esse episódio de JBD, gostei muito do primeiro encontro da Jane com Eli, mas é claro que sou totalmente #TeamBilly!!! Queria que o Ben tivesse a oportunidade de jogar mais perto de casa, para não ter nem que abandonar e Jane nem seu sonho!!!! Como sempre ótima review Camis!!!

Jéss disse...

#TeamBilly não desiste nunca +1

Inês disse...

#TeamELI!!!!! Encontro perfeito, a parte em que eles vao para debaixo da mesa é demais. Billy é um querido para a Jane mas gosto mais do Eli (não atirem pedras! xD).

Lari disse...

Gente que seriado mais gostoso de assistir... tem como não amar a Jane que logo depois que Eli a convida pra sair vira e diz... JÁ ERA HORA... shaushaushau... ameii.. mais sou teamBILLY!!!

luisdpaula disse...

E o mais importante né Camis, que a série seja renovada.