sexta-feira, 18 de maio de 2012

Smash 1x15 (Season Finale): Bombshell


 A estrela.

Quando Smash começou, veio cheia de promessas. Agradou logo de cara, virou sucesso de crítica e foi renovada. Estávamos diante de uma série boa, até que no meio do percurso o caldo começou a entornar. Ninguém nunca duvidou da capacidade da série em fazer mais e melhor e acredito que é isso o que ainda motiva boa parte do público, que embarcará para a jornada da 2ª temporada.
Apesar de minha fé um tanto abalada por diversos fatores que comentei nas reviews semanais, eu não diria que essa primeira temporada merece ser desmerecida. Mesmo com os problemas, ainda acredito que os pontos positivos se sobressaem. Tenho muitas boas memórias da série e essa Season Finale me fez lembrar de alguns momentos preciosos. O episódio meio que conseguiu a proeza de me empolgar novamente e de mostrar do que o elenco e a produção são capazes.
Já está mais do que óbvio que gostei dessa Finale. Encerrou bem as histórias propostas ao longo da temporada, deixando espaço para que a série cresça no ano que vem, mas a mistura da vida pessoal das protagonistas com os dramas da própria Marilyn continuam sendo um bom trunfo. A melhor parte de todas é a mescla de nuances em Karen e Ivy, que viverão uma briga eterna pelo papel que pode alçá-las ao estrelato, custe o que custar.
Continuo sendo fã de Ivy, não importa a atitude baixa que ela tenha. “No showbusiness vale tudo”. Essa frase já foi dita em Smash e é absolutamente verdadeira. Ivy coloca-a em prática e atinge sua adversária em seu ponto fraco. O lance com o anel de noivado e a revelação da traição de Dev, serviram para desestruturar Karen, já abalada pela situação de ser a atriz principal sem ter tudo na ponta da língua.
Foi um golpe baixo, que revela mais do que o desejo de Ivy em brilhar, revela seu desespero e sua depressão por jamais conseguir aquilo pelo que luta (quando luta de forma limpa). Ela apelou porque foi sua última tentativa. Na vida, tenho vontade de fugir de gente assim, mas na ficção, são os personagens mais interessantes. Só não acho que a tentativa de suicídio de Ivy seja uma boa, afinal, convenhamos, não funcionou nem em Bombshell.
Vale dizer que a jogada para nos confundir sobre a verdadeira Marilyn foi bastante clichê. Fizeram suspense no começo, mas logo Karen é a eleita de Derek e suas visões. Aí mesmo eu já sabia do desenvolvimento do drama como um todo. Creio que tenha sido igual com todos vocês. Dava para adivinhar a movimentação de Ivy e que Karen tentaria desistir, mas no fundo, eu sabia que ela não abandonaria esse sonho e que a traição seria transformada em motivação.
O que realmente surpreendeu foram as cenas com Derek. Ele é, de fato, um canalha e o Rei do Teste do Sofá, mas a relação que ele estabelece com Karen é diferente, não só por sua visão de como o espetáculo deve ser. Quando ele diz, já no fim, que sim, compreende o amor, entendi como uma dica. Derek e Karen devem se envolver na temporada que vem aí e quem sabe, será mais do que “obrigação contratual” por parte dele.
Devo dizer que as performances vocais de McPhee foram lindas. O número final chegou a me arrepiar, pela interpretação e pela letra da música, que resume a vida de Marilyn. Uma mulher que, acima de tudo, queria ser amada e deixar sua marca no mundo. Foi lindo e emocionante. Minha única ressalva é sobre o número “Wolf”. Essa é a grande performance de Ivy Lynn. Minha canção favorita de todas que só Ivy conseguiu colocar no lugar exato, com sua dose de sensualidade tão particular. Foi ali que eu decidi torcer por ela e continuo torcendo.
Alegria maior de todas foi ver Ellis sendo chutado por Eilleen. Acho que é até desnecessário dizer, mas digo por puro prazer. A confirmação de que foi ele a tentar matar Rebecca mostra quem ele é e quanto é nocivo. Para completar, fala com Eilleen como se tivesse um rei na barriga. Demitido justamente. Mais do que justamente. Só que já dá para saber que ele retorna, processando a produção de Bombshell por ser o “dono da ideia”. A paralisação da produção é certa e o caminho até a Broadway será cheio de obstáculos. Até aposto que Jerry, o ex-marido de Eilleen pode se envolver nisso tudo.
Com tudo feito às pressas, o medo e os questionamentos de Tom foram naturais, mas ele quase não teve função no episódio. O problema de Julia com Michael, no entanto, foi bem tratado. Em vez dos escândalos familiares de sempre, a conversa madura entre ela e Frank foi uma boa saída. Não suportaria outro surto por causa de Michael, mesmo que a insegurança de Frank seja mais do que justa. Nessa hora, confesso que ri da insinuação de que o menino Leo é a melhor coisa na vida desses dois, uma verdadeira obra-prima de ser humano. Desconfio que o comentário não era em tom de piada, mas tudo bem. Para bom entendedor, meia palavra basta.
Músicas no episódio:
"Mr. and Mrs. Smith" - Original: Karen Cartwright and Michaell Swift
"I Never Met a Wolf Who Didn't Love to Howl" - Original: Karen Cartwright, and female ensemble members of Bombshell
"Don't Forget Me" - Original: Karen Cartwright
Comentários
19 Comentários

19 comentários:

rafaela disse...

--- greys anatomy --- 

.
.
.
.
.

Juliana Vasconcelos disse...

terminei o episódio com uma desesperada necessidade de assistir bombshell de verdade, me arrepiei várias vezes durante a apresentação de karen. sou muito passional em algumas coisas, inclusive com seriados, a atitude de ivy me fez definitivamente ser team karen. entendo o sofrimento de ivy, mas pra mim não justifica, mesmo que nesse meio seja vale tudo.

derek também me surpreendeu sendo tão gentil e paciente, esperei ele e karen se pegarem nesse episódio mesmo, mas ficou pra temporada que vem

JuVasconcelos disse...

nem. me. fale.

Rayssa disse...

ok, oficialmente tenho raiva do Ivy e, se ela quer ser patética e clichê se matando com pílulas a la Marissa Cooper (que tinha motivos e idade pra fazer isso), que se mate de uma vez e sigamos em frente. Apesar das infinitas atitudes de vilã de malhação que a Ivy teve nessa 1º temporada nada me irrita mais do que ela se fazer de vítima logo depois, sendo que a culpa é toda dela. 
É muito bonitinho falar que ela é talentosa e lutadora e só recebe portas na cara, realmente isso é verdade, mas hoje em dia eu não vejo diferença nenhuma entre ela e Ellis, jogam sujo e são extremamente egoístas e invejosos, tenho certeza que o Ellis de alguma forma vai pôr a Ivy nesse papel, como ele sempre quis. 

Priscila De Athaídes Ribeiro disse...

Esse episódio se redimiu. Mas confesso q pra mim a Marilyn é a Ivy, n tem jeito. Inclusive, acho q a Karen fica tão, sei lá, n Marilyn como marilyn, como se aquilo n fizese parte dela. Mas a Ivy... Ateh a própria trajetória dela se confunde com o da atriz.
Mas confesso que a música final... Nossa! O que foi aquilo? Que interpretação impecável!
Assim como Juliana Vasconcelos, eu tb queria mto assistir à BomShell. As músicas são de uma genialidade!!!
Quem sabe eles não liberam o espetáculo inteiro antes da segunda temporada? Seria uma boa divulgação...
O bom de Smash é que Bombshell n precisa ser a única obra em produção, eles podem ir além, podem colocar outro espetáculo em foco.
E vamos combinar que até em seus piores momentos, sempre houve algo nos episódios que lembravam o qto a série tinha de bom em essência. E espero que com a segunda temporada eles revejam onde erraram e a série alcance o potencial merecido.

Victor Abadio disse...

Eu gostei bastante desse season finale.
Me lembrou muito daqueles 3 episódios iniciais da série que empolgaram todo mundo.

Torço por Karen e quero ver o que ela ainda fará com Ivy em relação a traição com Dev.

Lilian disse...

Ivy é linda, tem voz, tem seu charme e sensualidade, mas não tem respeito por si própria, e isso sempre leva a ninguém mais respeitar, fato.
Karen é aquela ingênua que não sabe dizer não, não gosta de intrigas, mas que vai começar a aprender mais sobre isso tudo...
Desde o começo achei q Derek ficou com Ivy por não ter conseguido ficar com Karen, e sempre queremos o que é mais dificil, e vejo esses dois ensinando muita coisa um para o outro.
Alguém reparou na cena em q Julia diz só ter vomitado quando gravida? ou seja, acho q aí vem a duvida de quem é o pai... Acho q eu não me importaria do Frank e Leo sumirem...
Ellis ainda vai botar muita polvóra nessa bomba, mas não entendo essa 'amizade' com Ivy...
Entre altos e baixos, a SF foi muito legal.

Israel Tabosa disse...

Esse episódio realmente me fez ficar empolgado para a segunda temporada.
Se for bem tratado como foi na primeira, com bons efeitos de câmera e atuações digníssimas; digno de cinema, creio que só tende a melhorar.

Camis, realmente não tinha pensando em como tudo vai continuar ou em futuros plots mais interessantes, mas daí vc citou o Ellis e um futuro "processo": tem mesmo tudo a ver, afinal ele roubou o caderno da Julia com todas as letras e histórias. O CADERNO! \o/

P.S.: Todos sabem que a Ivy não vai morrer. Mas confesso que a cena 'plus' música (Don't Forget Me) me deixou com um nó na garganta e um sentimento de desespero. Ivy sofreu demais na temporada, deveria estrelar outro musical, pq assim como o Derek, só vejo Karen como Marilyn.

Leandro Fonseca Da Costa disse...

Realmente pensei que a série fosse desandar na reta final, tanto que demorei um pouco pra ver o episódio. Enfim, Karen conseguiu sua consagração como protagonista do musical e não decepcionou no palco, com a iluminação, o foco e caracterização certa até que a McPhee ficou parecida com a Marylin.

Achei bem fraca a atitude da Ivy de querer se matar, vai a luta minha filha sai dessa produção e vai procurar outra, quando Marylin se suicidou ela já era Marylin, Ivy se suicidar agora ia ser só mais uma no coral de um musical da Broadway.

Torço por Julia e Frank, pois acredito na família. Leo não é um bom exemplo do que eles construiram juntos, o menino é um completo loser, se ainda fosse uma Rachel Berry kkkkkkkkkk

PS: Julia tá grávida de Michael!?!?

Pati Melo disse...

Rachel Berry em Smash já!!!!!!

Ana Paula disse...

Concordo plenamente!!!

JuVasconcelos disse...

também me pergunto de onde veio esse amor todo de ellis com ivy

bruno saporito disse...

Eu fiquei bastante impressionado com a qualidade desse episódio! 


Ver Ellis ser demitido foi maravilhoso. Ele é o personagem mais mala. Eu não tinha pensado no lance do processo, mas é uma ideia...Outra coisa que ficou na minha cabeça, foi Julia estar grávida de Michael!! Mais alguém pensou nisso??
Camis, Eu inicialmente achei estranho wolf na voz da mcphee, mas depois q a canção engrenou eu curti bastante e eles até mudaram a letra da canção para diferencia-la da cantada pela Ivy

A canção final foi simplesmente perfeita...digna de aplausos e mcphee ARRASOU nos vocais.. eu fiquei assistindo de boca aberto esperando mais alguma coisa do episódio e só reparei que tinha acabado minutos depois e isso me matou para saber o que aconteceria depois.

Lr Lais disse...

 É que eles têm uma personalidade parecida, então rola uma identificação. Os dois têm sede de subir na vida, mesmo que pra isso precisem usar o sexo, a sabotagem dos rivais, a espionagem atrás da portas, entre outras coisas. São parecidos, então é normal que sejam amigos.

Tatiane Lopes disse...

Eu amei o episódio, e ao contrário de vc, Camis, eu torço pela Karen, não sou fã da Ivy não..

E mais que tudo, adorei ver o Ellis chutado.. melhor cena!!! kkkk

Jamille Ramos disse...

Assim como a Camis torço mais pela Ivy!!!

Gabriela Lima disse...

Sei lá,acho essa história de no "show business vale tudo" a desculpa mais babaca do mundo para pessoas sem aquele "x factor" justificarem suas ações para conseguir as coisas.Não sabe perder e seguir em frente,então precisa apelar,seja na arte ou em qualquer outro ramo profissional.Mas tá,eu sei,ninguém pediu minha opinião.

Mas exatamente por causa disso Ivy mereceu o que aconteceu com ela.Ela tem talento cara,ela ñ precisa se rebaixar,a hora dela vai chegar,só ñ é aquela.Não precisa ser baixa e fazer aquela sacanagem com a Karen só por causa disso,sabia que a garota estava sob a maior pressão e qualquer coisinha podia desistabiliza-la,ainda mais uma traição do Dev(chatoo e feio...Karen,fia,para de perder tempo com esse mané,vc é muito bonita pra isso).Mereceu se fuder.Ficar se fazendo de vítima e ainda forçar um plot de vício em medicamentos...aff,preguiça.

Tirando isso,muito difícil escolher quem é a melhor Marilyn.Na questão das músicas,eu achei que as músicas mais agitadas,como Wolf e aquela do mambo foram melhor interpretadas pela Ivy.Já as mais lentas,como Let Me Be Your Star e Don't Forget Me,na voz da Karen ficaram perfeitas na voz da Karen.Não dá pra ser as duas não?A Marilyn tinha mesmo essas duas facetas,da garota meiga,ingênua,que queria ser lembrada,que é muito bem representada pela Karen e da bombshell em si,sexy,que sabia que era bonita e sabia com utilizar isso,que a Ivy incorpora como ninguém.

Season 2 só ano que vem mimimi...vou morrer na espera.

P.S.:Só que adoro shippar Karen e Derek??Acho tão bonitinho como ele trata ela de uma maneira diferente,especial de certa forma.

P.S.1.:Eilleen diva demorou e muito para demitir o Ellis.Mas a gente perdoa!

P.S.2.:Se a melhor coisa no casamento do Frank e da Julia é o menino Leo,desfaz esse casório logo que tá fadado ao fracasso de um jeito ou de outro.

Pedro H. Couto disse...

Idéia não possui direitos autorais, ainda mais quando é baseada em fatos reais como no caso. Se possuísse, a Indústria do Entretenimento estaria falida.

Engraçado. Na primeira vez em que vi Karen como Marylin, achei muito falso. Hoje, acho Karen mais natural que Ivy. Deve ser por causa da primeira ser mais televisiva e a segunda, mais teatral.

Cacá SS disse...

Posso ser sincera? Não gosto da Karen. Pronto, falei. Ufa, foi bom desabafar... Ela canta muito bem, mas é sonsa demais e essa obsessão do Derek por ela me irrita. Ainda acho que o papel deveria ser da Ivy. Ela tem atitudes desesperadas e erradas, mas pra mim, é a melhor 
Marilyn. 
Eu adoro o Michael! Pulei de alegria quando ele voltou e continuo apostando na química dele com a Julia. E a deixa que foi dada de que ela pode estar grávida? Será que menino Leo vai ganhar a irmãzinha que ele tanto quer? Só não vai ser importada da China... o_OAgora só nos resta esperar (muito) pelo que vem pela frente na próxima temporada.