quarta-feira, 23 de maio de 2012

Community 3x21x22 (Season Finale):The First Chang Dynasty/ Introduction to Finality


 Será que acabamos de testemunhar o fim de Community como a conhecemos?


Community tem um estilo inconfundível. É o tipo de comédia que prima por detalhes e apresenta roteiro sagaz, conseguindo fazer piada com as referências culturais mais inusitadas. Ao ganhar o título de “série inteligente” acumulou mais haters do que fãs, verdade incontestável que se reflete na audiência e no constante risco de cancelamento.
Quem é fã de Community, no entanto, é aficionado de verdade. Acompanha de perto cada movimento, luta para mostrar aos executivos da NBC que a série precisa de mais tempo no ar e tenta convencer o mundo inteiro, sem cansar de que todos deveriam dar uma chance à comédia. Foi assim que eu comecei, pelo menos. Pela insistência de quem já sabia que era eu quem estava perdendo ao não ver Community.
Tudo isso foi dito por que estamos em mais um daqueles momentos críticos, que se tornam ainda mais gritantes diante dos dois episódios finais da 3ª temporada. Dan Harmon, criador e showrunner da série é carta fora do baralho, o que leva a crer que talvez, estejamos mesmo na timeline mais obscura.
Não há dúvida de que o clima de insegurança é geral. Nenhum de nós sabe se a série será tão boa quanto tem sido e a ideia de transformá-la num programa mais popular ou “mais fácil de entender” não parece promissora. O diferencial de Community é justamente esse “nível acima”, embora eu não ache que essa é uma comédia elitista ou complicada de entender.
O que chama a atenção nessa reta final de temporada é que estamos diante de uma divisão. A Era Dan Harmon foi encerrada. E foi encerrada muito bem, amarrando a história de cada personagem, porque ele conhecia os riscos de cancelamento. Dá até para encarar tudo como uma grande despedida e, sei que não é exatamente um alento, mas se ano que vem Community não for mais a série que amamos, basta olhar para a trajetória traçada por Harmon até a Season Finale da 3ª temporada e fingir que acabou ali. Nós queremos #sixseasonsandamovie, mas queremos com qualidade e principalmente: a personalidade de Community.  “Introduction To Finality” parece apropriado para o que está acontecendo.
Antes de falar da Finale propriamente dita, temos que passar pela maravilhosa Dinastia Chang e o fim do maior sequestro da história das faculdades comunitárias. O tom revolucionário da coisa toda foi muito divertido, até porque, Troy foi o homem honrado, que arriscou a própria vida por um bem maior, ao se juntar ao curso profissionalizante em reparo de ar-condicionado, só para ter dicas estratégicas e chances de vencer o Poderoso Chang e seu exercito de infantes trolls.
Como não poderia deixar de ser, a referência maior é ‘Ocean’s Eleven’ e o plano é de enganar, enganando e sendo enganado. Ou algo assim. Minha cena preferida é aquela em que Troy e Abed precisam desarmar a bomba de fogos de artifício, sob a tensão e o medo de cortar o fio correto.
Outra cena ótima é a de Britta resgatando o Dean Pelton. A decepção desse homem é totalmente compreensível. Passou meses comendo sanduíche de geleia e pasta de amendoim com seu boneco Jeffrey, sonhando em ser salvo por seu príncipe encantado e aí, quando chega a hora, tem de encarar Britta vestida de boneca gótica?
Depois de tanta aventura, mínimo era que os #Greendaleseven fossem perdoados e abraçados pela faculdade novamente. Infelizmente, Troy teve de se juntar ao lado “assistência técnica” da força, enquanto descobríamos que Greendale é uma grande rave nos fins de semana.

O mais bizarro de Troy indo para seu sacrifício com o pessoal do AC, é descobrir que as aulas, por lá, são tão cabíveis quanto as do curso normal de Greendale e que havia também conflitos internos e uma versão de Chang que consegue medir ainda menos consequências. Lembrei muito de Mad Max com aquela Gaiola do Sol que revela que sim, Troy nasceu para consertar ar condicionado e ser o messias da assistência técnica.
O retorno de Evil Abed foi realmente assustador. Passei o tempo todo querendo ver como ele amputaria o braço de Jeff com aquela ferramenta mega potente, que mais parecia um mixer. A sorte toda foi que a amizade e a bondade tomaram conta de Greendale antes que fosse tarde demais.
O julgamento do caso da Sanduicheria foi absolutamente surreal e muito disso se deve ao Dean Pelton, citando os programas bizarros de julgamento e barraco televisivo, que só os Estados Unidos sabem criar (mas fica a dica pro SBT). Sou mais o estilo de Judge Amy, devo dizer, mas gostei mesmo foi do traje “Justiça Cega”. Aquilo é errado e hilário por milhares de motivos.
Toda a sequência final foi feita para deixar felizes os fãs da série. Britta conseguindo um retorno positivo sobre sua carreira em psicologia, Troy virando mito, Abed vencendo seu alter ego, Shirley e Pierce abrindo se negócio e Jeff percebendo que Greendale foi sua salvação, afinal, ele poderia continuar sendo um advogado egocêntrico e babaca, sem amigos de verdade. Mais do que isso: descobrimos que Starburns vive! Mais do que isso, ainda: descobrimos que as batatinhas Let’s valem a pena na hora compra!
Não deu para evitar aquele sentimento de que estamos mesmo deixando uma parte da história de Community para trás e essa nostalgia é estranha porque afinal, a série foi renovada para meia temporada. Esses 13 episódios serão o grande teste. Se a “Nova Community” emplacar a série tem chances de continuar, senão, está bem claro que são os episódios que encerram a trajetória de uma vez por todas. Seis temporadas e um filme? Para nós, fãs de Community, não custa sonhar.

P.S*Até a próxima temporada! Torço muito para seja boa de verdade!
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Priscila De Athaídes Ribeiro disse...

Se eles "popularizarem" a série, mas forem fiés as referências à cultura pop e ao desenvolvimento dos personagens, tlz a série continue boa. Mas eu n confio mto nisso n...

Mariana Bisonti disse...

O problema é que para a série continuar, deve se popularizar e se isso acontecer, provavelmente o nível vai cair..

Mas assim como você, não vejo onde Community possa ser elitista, as referências são só mais um adendo, dá pra entender tudo perfeitamente sem pegá-las..Agora, uma coisa que acho fato, é que quem assiste um episódio aleatório, não aproveita grande parte, porque mais do que referências pop, Community deixa muitos detalhes é pra quem realmente acompanha a série desde o começo.

De qualquer forma, a "Era Harmon" foi esplêndida, agora o que vier é lucro.

Emerson disse...

Eu chorei no final.  Melhor season finale de 2011/2012 até agora (e olha que TBBT tb foi muito bacana, apesar de se tratar de um seriado mais popular).

Lylyh disse...

"Não há dúvida de que o clima de insegurança é geral. Nenhum de nós sabe se a série será tão boa quanto tem sido e a ideia de transformá-la num programa mais popular ou “mais fácil de entender” não parece promissora. O diferencial de Community é justamente esse “nível acima”, embora eu não ache que essa é uma comédia elitista ou complicada de entender." Falou TUDO!

Ana Paula da Silva disse...

Senti falta na sequência final da Annie, que teve sua participação bem reduzida no episódio final.
Ps: Adorei a cena do Troy indo abraçar o Abed em vez da Britta, a cara dela foi ótima! hahahahaha...