segunda-feira, 2 de abril de 2012

Once Upon a Time 1x18: The Stable Boy


Tal mãe...

Mais uma vez estamos diante de uma pausa na exibição de Once Upon a Time. A série só volta no dia 22 de abril, mas até lá temos muito que pensar sobre Regina e os motivos pelos quais ela realmente detesta nossa querida Snow White do Gueto.
Num episódio muito bacana, foram até a raiz dos problemas, porque afinal, a grande questão da temporada, mais do que o modo como Emma vai restaurar a realidade em ‘Far Far Away’, é o porquê Regina odeia tanto sua filha postiça. Pelo menos para mim, essa era uma imensa curiosidade. Não conseguia imaginar algo que fosse terrível o suficiente para causar um rancor dessa proporção.
Como OUAT é uma série sobre amor (só se fala na magia e no poder do amor), a origem da amargura e Regina só poderia vir daí: um grande amor perdido. Some-se a isso a mãe autoritária e que usa magia para dominar a filha e destruir seus sonhos. Regina transformou-se num personagem muito mais humano e quase (eu disse quase) dá para entender porque ela age dessa maneira.
No fim das contas, a reação dela para a inocência de uma criança é absolutamente exagerada. A pequena Snow (muito parecida com a adulta, aliás), agiu com boas intenções. Foi manipulada por Cora e, por transferir para Regina sua saudade da relação com a mãe, acabou ganhando uma inimiga.
A verdade é que Regina deveria transferir sua frustração apenas para Cora (muito bem interpretada por Barbara Hershey), afinal, ela conhecia muito bem as crueldades da mãe e adivinhou, sem dificuldades, toda a estratégia para casá-la com o Rei Leopold.
Por outro lado, há de se compreender que a dor da perda torna as pessoas irracionais à vezes. É por isso que hoje sou capaz de entender Regina. Se tudo o que ela mais amava foi tirado dela, o justo, numa espécie de lógica distorcida, é que os responsáveis por isso sofressem o mesmo tipo de perda.
Tanto é que ela, primeiro, planejou a morte do Rei Leopold aliada ao Gênio Da Lâmpada, vingando o casamento indesejado e tirando de Snow, o pai que ela tanto amava. Não satisfeita, Regina parte para matar a própria Snow e a aparição de Charming se transforma em mais um objetivo a cumprir na sua lista de vinganças.
O interessante nisso tudo é esperar para ver como Regina se livrou da mãe e como permitiu a si mesma se transformar numa cópia dela. O natural seria buscar ser justamente o oposto, embora dê para prever que ao ficar sem Daniel ela encontrou na magia e na satisfação de suas vontades banais, algo em que se apoiar.
Mais uma vez, fiquei chocada com a cara de paspalho do pai de Regina. Sério, esse homem é irritante de tão passivo. Incapaz de ajudar a filha e se impor diante da esposa. Impressionante a quantidade de problemas causados pela falta de personalidade de Henry.
Em Storybrooke, todas as cenas entre Regina e Maria Margarete vieram cheias de tensão e fiquei impressionada com as duas. Regina exalava ódio e Maria Margarete apenas a encarava sem compreender, de fato, o que estava acontecendo.
Emma mais uma vez conseguiu se destacar e a dobradinha na investigação, entre ela e August, foi muito interessante. A questão da perspectiva foi muito bem colocada e a descoberta de que Sidney Glass é espião de Regina deve, finalmente, mostrar para Emma que ela está confiando nas pessoas erradas desde o inicio. O pior de tudo é que ela passou esse tempo todo dizendo ser ótima em “ler pessoas”. Emma só não é muito boa em compreender que essas pessoas são personagens de clássicas histórias infantis.
O lance da pá foi sensacional. Além de eu ter rido muito porque existe certa obsessão com pás nas séries, ultimamente, deflagrou o fato de que Regina está sempre um passo a frente. Engraçado é que quando, Sidney traz o vaso para Emma, eu pensei: aí tem. E tinha mesmo. Escuta que destruiu toda a investigação. Ou quase.
Nem Regina ou Mr.Gold contavam com o retorno de Kathryn/Abigail. Ela pareceu desorientada e não saber quem realmente é. Talvez, nem mesmo as pessoas que “sabem de tudo” saibam de tudo, afinal outra grande pergunta da temporada é descobrir o que acontece com aqueles que tentam deixar a cidade.
É tudo muito estranho até aqui. Como é que o coração de Kathryn estava naquela caixa se ela ainda está viva. Que tipo de mágica permitiu que seu coração fosse extraído? Ou melhor, será que o coração na caixa é dela mesmo ou houve algum tipo de corrupção na análise desse DNA. Vale lembrar que Regina e Mr.Gold tem muitos aliados e que, no caso de Gold, é impossível ler suas verdadeiras intenções.
 P.S* Muito legal o momento em que Regina vai de moça desiludida para Rainha Má Megaevil. Lana Parilla mandou bem.
P.S* David querendo pedir perdão depois de não confiar em Maria Margarete: era o mínimo que ele poderia fazer.
Comentários
30 Comentários

30 comentários:

MarcosS disse...

Camis,

otimo review para um otimo episodio.Mas voce lembra como a Regina tirou o coracao do Cacador e ele continuou vivendo?

Pode ser que o DNA dê positivo mesmo para ser o de Katrhyn, e que ela viva sem ele, porem se for esmagado, como o foi depois o do cacador ela morre.

É provavel, que Regina ainda tente mata-la.

ascastro disse...

Nossa quando vi a pá eu quase não acreditei... ia ser sambar muito na nossa cara resolver tudo por causa da pá (que aliás vem batalhando muito p/ ser indicada na categoria objeto cênico do seriedade anônima!). Ainda bem que Regina (Rainha Má Mega Diva) é mais esperta que as mentirosinhas e não se deixou ser pega por porte de pá!

Janaina disse...

Nossa esse episódio foi muito legal... toda a parte de Far Far Away foi muito boa, Regina boazinha... fiquei com muita pena, dela e da Snow (bem da Snow nem tanto já que eu achei aquela menina com uma cara de psicopata) mas ainda sim as duas são vítimas das circunstâncias. 

E Emma finalmente se deu o trabalho de juntar 2+2... fiquei de cara com aquele final e estou me perguntando a mesma coisa sobre o coração.

E a audiência como tá? Caiu de novo ou subiu dessa vez?

Janaina disse...

É... Regina é quase a -A, hehehe.

Breno Alexandre disse...

Não sei o que sai mais rápido, a legenda oficial ou a sua review Camis haha.
Adorei o episódio, o com mais carga dramática até aqui. Fiquei muito besta olhando as cenas de Storybrooke de Regina e Margareth. E o ódio contido em Regina pela Snow foi explicado com maestria. Pena que agora é segurar todas as curiosidades e esperar o hiatus acabar :/

Adorei a review tb, concordo com o seu ponto de vista e você botou em pauta todos os meus questionamentos :} 

Jennifer disse...

Lana Parilla também mandou extremamente bem como uma Regina mais jovem, realmente parecia que ela estava muito mais nova. Gostei muito desse episódio, a atriz escolhida para interpretar a Snow mais nova super parecida, bem legal. E definitivamente, eu consigo entender um pouco toda a raiva contida de Regina.

Ágabo Araújo disse...

Gostei de tudo, menos do negocio da pá!
Como é que montam todo um esquema para pegar a Margareth, mas guardam a pá na garagem da casa? Meio sem noção...

Camila disse...

 Eu tbm pensei nisso, mas tipo aquele coração pisca e tals rs n é um coração comum, ou é?

Andréia disse...

Gente, será que o August é o filho do Rumpels?

MarcosS disse...

voce está certa, é muito limpinho e brilhante para ser um coracao normal, deve ser tipo o coracao, como centro de sentimentos.

Mas parece que o Stable boy, morreu ao se tirar o coracao, ali parece que era o coracao real dele.

Agora ficamos curiosos pra saber como ela vence a mae e adquire os poderes dela...

Viviane disse...

Eu fiquei com a nítida impressão de que foi o Mr. Gold que, de alguma forma, trouxe a Kathryn de volta. Pois quando a Emma enfrente ele dizendo que eles tinham um acordo ele disse que aquilo não acabou ainda... Então acho que foi ele mesmo que a trouxe de volta de alguma forma.

P.S.: Adoro quando a Ruby aparece.
P.S.: Lana dá SHOW, sem dizer que acho ela liinda.

Bia Séries.Net disse...

Camis, otima Review!
Adorei esse episodio que foi a fundo nas emoçoes de Regina e nos explicou o motivo desse odio todo e o objetivo dela, que não é simplesmente matar Snow, porque na visão dela isso seria pouco.

Agora uma coisa que não me sai da cabeça é que a mãe de Regina é a Rainha de Copas! Por alguma ideia maravilhosa, eles não nos mostraram a cara dela no episodio do chapeleiro e o "medo" que Regina teve dela foi muito parecido com o que a gente viu nesse episodio com relação a mãe.

A parte tenho que comentar as interpretações maravilhosas desse elenco, o que era aquela Mini Snow?? Além de ser parecida fisicamente, ela imitava falava igual, fazia expressões exatamente iguais a Snow do Gueto, gente como pode??

Amo muito tudo isso! Cada dia fico mais louca com essa série!

camila disse...

Mas a Regina pode tirar o coração das pessoas sem matar.. lembra do xerife? ela já tinha o coração dele na caixa, e só o matou quando ficou com raiva, aí ela apertou o coração e ele morreu. No caso da Kathryn, ela tirou o coração mas não matou.

Marcelo Correa Ribeiro disse...

A verdade é que Regina deveria transferir sua frustração apenas para Cora (muito bem interpretada por Barbara Hershey), afinal, ela conhecia muito bem as crueldades da mãe e adivinhou, sem dificuldades, toda a estratégia para casá-la com o Rei Leopold.......neste momento da série 
aonde a regina não tem poderes (pelo menos no ep. nada mostrou) é muito mais fácil vingar-se primeiro da pequena snow do que da mãe poderosa...+ mais adiante veremos como ela ira lidar e como com a mãe.

Cacá SS disse...

Eu fiquei passada com o tanto a 
pequena Snow parece com a adulta! 
E a interpretação da Regina de jovem inocente em rainha má foi maravilhosa, só pela expressão a gente percebe o momento em que ela desenvolve todo seu ódio pela Snow. Outra coisa que me deixou feliz foi que o motivo do ódio é bem coerente, e não só aquela história de que 'ela é mais bonita que eu'. 

Cacá SS disse...

Eu também pensei isso sobre a Rainha de Copas! Ainda mais pela coisa de arrancar corações, de o coração do pai da Regina estar lá nos domínios dela... vamos esperar pra ver.

Laís disse...

O nome da rainha má era Regina mesmo nos contos!! :)

Acho q foi o rumps q deu seu jeito para trazer a Katheryn de volta!

Agora uma dúvida q eu tenho, nada haver com o episódio de hj, mas como o Henry conseguiu saber de td? Quem deu um toque nele, pq ele n pode ter simplesmente acordado um dia e se tocado q td era uma maldição! ¬¬ kkk

Cirilo Becher disse...

Gente! Pobre Mary Margaret sofrendo ataques pscicológicos de Regininha Poltergeist, não parando de ir atentá-la na prisão!

Gostei muito dessa trama da Regina praticamente se tornar uma cópia da amargurada mãe, embora muito triste saber que ela foi obrigada a esquecer o amor e casar com o Rei Nojento e dar para ele toda noite.

Emma cada vez mais desconfiada com o livro.

*Os olhos do August são de um azul lindo!

*Tudo é amor! Quem nunca?

Thais B disse...

Eu tenho uma teoria qanto ai coração e Kathryn... Nem se se é possível, pois sou leig no assunto, mas vai lá:
Creio que para os testes de DNA, eles não extrairam tecido do coração, mas sim siangue da superficie. Dessa forma, Rumpels sequestrou Kathryn, dopou, tirou um pouco de sangue e lambuzou o coração   de sangue (imagino que seja um coração da coleção da Regina). É possível, gente?!  Ou viajei demais?!
E quanto à Regina, ela sendo filha de Bruxa, devia ter poderes, tipo uma semi-bruxa). Até devia saber dos seus poderes, mas não usava; mas quando passou para o lado Dark da força, passou a usá-los. Ela tinha uma relação complicada com a mãe, sempre quis a sua aprovação. Quando estava destruída e cheia de amargura, chega Snow e conta que foi ela que contou à Cora sobre o namoro escondido de Regina, a futura rainha se enxe de desejo de vingança... E aí conseguu a arovação da mãe, o que a satisfez tabém... As duas desenvolveram uma relação de poder e ódio e com certeza em uma daquelas caixinhas está o Coração de Cora.

Raul Ribeiro disse...

Estou com a teoria de que a Rainha de Copas é na verdade Cora, a mãe da Rainha Má.
Isso talvez pudesse explicar o mausoléu de corações e por que sequestrar o pai da rainha.
Será que procede?

Raul Ribeiro disse...

Nossa, eu tinha comentado aqui agora que achava que a Cora era a Rainha de Copas, e depois vi que você escreveu a mesma coisa. Editei meu comentário pra não parecer copião hahahahahhh

Lara (não clara) disse...

O que eu achei mais legal do eps. é que, diferentemente da Disney, a evil queen não é só mais uma mulher interesseira querendo dar o golpe do baú, ela ainda se importava com o amor de verdade. Amo a pegada 'feminista' de OUAT. Review como sempre maravilhosa, beijos camis!

Amy Capelari disse...

Foi muito bem esse episodio. Conhecer a origem de como regina ficou má. E é claro não justifica ela ser tão má. Estou curiosa para descobri onde Kathryn foi parar. Pena que vai demora , muito para o proximo episodio. chega logo dia 22

Pati Melo disse...

Ótimo epi, 
Lana Parilla maravilhosa como sempre, adorei saber a origem do ódio de Regina por Snow. Mas o que realmente me intriga é saber que Mr. Gold tem um acordo tanto com Regina e com Emma, e ele sempre compre os acordos, então como será que ele vai manter esses acordos, sendo que elas tem interesses opostos? Qual será o grande plano dele?

Tatiane Lopes disse...

MarcosS dps de saber de tudo isso, minha curiosidade foi pra como ela conseguiu os poderes da mãe e deu fim nela? se deu né..

Marcos Roberto disse...

Sabe o que eu achei mais legal na interpretação de Lana Parilla? O tom de voz dela mudava quando ela era a versão boa e a má. Ela conseguia adaptar a voz dela nos dois estados. Além disso quando a versão boa dela começou a se transformar, a voz começou a mudar também. Foi um detalhe muito bom de ver.

Nana Barcellos disse...

A Lana arrasa!

Olha que eu quero esse tratamento anti envelhecimento dessa série.. Regina linda teen, Regina linda adulta.. anyway

Pode soar estranho mas sou a favor do Daniel aparecer na cidade, haha de algum jeito!

Duda disse...

''
Como é que o coração de Kathryn estava naquela caixa se ela ainda está viva.''

Do mesmo jeito do falecido xerife. Mostrou o coração inteiro, e não o pó. 

''Nem Regina ou Mr.Gold contavam com o retorno de Kathryn/Abigail''

Eu acho que o Mr.Gold que foi o responsável por isso. Até porque ele deixa bem claro que não acabou, e que uma magica ainda podia funcionar... Etc.


Enfim, ótima review!
Também achei exagerado o ódio por uma criança inocente, mas, como tu disse perder uma pessoa pode transformar alguém em irracional e cego diante dos fatos.

Duda disse...

Booooooa, não tinha notado isso.

Michell disse...

super atrasado com todas as séries, mas finalmente hoje estou em dia com pelo menos once upon a time. eu acho que mr. gold foi que trouxe kathryn de volta a vida. acho essa a mágica que ele falou mais cedo.