segunda-feira, 23 de abril de 2012

Grey's Anatomy 8x20: The Girl With No Name


 Saindo da zona de conforto.


Cá estou, mais uma vez, preparada para lançar mão dos meus já tradicionais elogios à temporada de Grey’s Anatomy. A série merece. Fez um episódio muito bonito, tratando de um tema polêmico, inspirado em noticiários que mais parecem história de terror, mostrando toda a força de Meredith Grey, além de mostrar os primeiros passos em direção às novidades que vão abalar a carreira dos jovens médicos que conhecemos tão bem.
Para começar, devo elogiar a participação de Vanessa Marano como Holly, a menina que foi sequestrada na infância e abusada em todos os sentidos, surpreendendo a todos com sua rápida ligação com Meredith. Mais do que o drama da vítima, esse arco serviu para mostrar o comprometimento de Meredith com sua profissão e com seus pacientes, embora houvesse também outras questões envolvidas.
A narrativa pontuou muito bem o medo de mudar e, se Holly tinha medo de fugir de seu agressor e não encontrar um mundo melhor fora de seu cativeiro, o mesmo acontece com Meredith, que não quer deixar o Seattle Grace, pensando em sua família e nos impactos que isso pode em sua relação com Derek.
Em ambos os casos, fica claro que é preciso arriscar. O medo faz parte do processo. Lentamente, um passo de cada vez, é possível sair da zona de conforto e encontrar coisas novas, desafios instigantes e até mesmo, no caso de Holly, uma vida normal, diferente da rotina de estupros e espancamentos com a qual ela se acostumou.
Foi muito interessante mostrar a reação das pessoas ao caso. A compreensão de Meredith, o pânico gerado em Bailey, a indignação de Callie... Holly, depois de tudo o que passou, ainda guardava simpatia por seu agressor, característica óbvia da Síndrome de Estocolmo, que só vai se dissipar com o tempo e muita terapia.
Paralelamente, os residentes já estão em busca de novos empregos, agora que os testes finais se aproximam e é hora de realmente focar nas especialidades. Com essa proposta, o roteiro se abre para a entrada e saída de personagens, afinal, difícil seria que todos escolhessem ficar no Seattle Grace.
Cristina, é claro, recebe centenas de cestas de pães e biscoitos em forma de coração. Todos querem fisgar aquela que será um grande gênio da cardiologia, sem nem imaginar que ela, no final, vai escolher ficar perto de Owen. Essa é uma certeza imensa que tenho e esse episódio, que mostrou a situação muito mais amena entre os dois, meio que deixa a ideia ainda mais sólida. Até porque, convenhamos: Não dá para seguir a série sem Cristina Yang.
Para os demais, nada é tão confortável. Karev amarga a raridade de entrevistas, até descobrir a jogada política de Arizona, que não quer perdê-lo para outro programa de pediatria. Kepner, por outro lado, vai perdendo chances por sua imensa chatice, enquanto Avery lida mais uma vez com o peso de seu sobrenome.
Outro bom momento veio de Richard. Primeiro, porque ele foi capaz de dar força para Owen num momento em que o Chief de um hospital de destaque, precisa manter a calma e a sobriedade. Depois, porque o desenvolvimento com Adele na clínica de Alzheimer foi surpreendente.
Richard precisa compreender que sua esposa, como ele conheceu, se foi. Adele vive numa espécie de realidade paralela e a verdade é que, como marido, ele só pode esperar que ela seja feliz nesse mundinho que vai se deteriorando. Não sei, realmente, como alguém deveria reagir ao que aconteceu. Imagine o sofrimento duplo em perder a pessoa que você ama e ser trocado por outro, sem que haja uma consciência real disso?
Adele não faz ideia de que está magoando Richard, mas de certa forma, ele entende que a partir daqui, o melhor para ela não necessariamente o deixará satisfeito. Essa é uma característica muito forte para os que precisam lidar com parentes que tem essa doença. Aceitar que a pessoa que você conheceu, mesmo estando ali, não existe mais, é a pior parte.
Comentários
9 Comentários

9 comentários:

Juyvasconcelos disse...

Grey's ta num nível que toda semana eu termino o episódio com vontade de ligar pra shonda rhimes gritando: obrigadaaaaaaaaaaaa! e pra melhorar ainda nos presenteiam com participação da nossa querida e-bay, muito bom.

Juliana Monteiro disse...

Essa temporada está perfeita demais, estou com muito medo do final. Mesmo que nós fãs tenhamos que encarar a verdade é muito dificil aceitar que as coisa vão mudar.. pelo menos é o que tudo indica. não quero que nenhum dos atores iniciais saiam , mas pelo q andei lendo um pessoa não vai retornar para próxima temporada .. e agora como fica o coração ?! :(

Leandro Fonseca Da Costa disse...

Shondelicia arrasou nesse episódio, acho que esse foi o ápice dessa temporada até agora. Quer dizer ainda tem a Season Finale onde cabeças irão voar kkkkk
Estou na ansia para saber quem ficará e quem sairá do elenco, na torcida para Kepner e Avery sairem do Seattle Grace, eles forão muito avulsos nessa temporada. Na torcida pela permanência dos <3Originais<3  (quem são do Samba) - Yang, Karev e Meredith.

Nathalia Ba disse...

Concordo com a Camis, está bem claro que a Cristina vai continuar em Seattle, acho que o Karev e o Avery também. Vale lembrar o esperado (pelo menos por mim) fora que a Mcviúva levou do Owen.

Darlan Generoso disse...

Cara, fato que um dos residente vai reprovar nos exames (não li nenhum spoiler, mas Shonda adora esses plots) e eu tenho quase certeza que vai ser a Cristina. Ela tá um tanto desligada dos exames com toda essa crise com o Owen e como a Camis bem elucidou na review, a série não existe sem ela. Vamos aguardar.

Soraya Gomes disse...

E pensar que comecei essa temporada praticamente decidida a abandonar a série e sou presenteada com essa temporada praticamente impecável. Esse eps foi incrível e de fato esse deve ser o maior pesadelo de qq pai. A atriz que fez a Holy estava perfeita.
Ansiosa pelo próximo eps como a tempos GA não me fazia sentir.
Boa review.

Suu disse...

Caaaamiis que demoraa desse review!

Adoreei tudooo!

Não existe Grey's Anatomy sem Cristina Yang, Meredith Grey e Alex Karev!

Ana Paula disse...

Eu chego ao ponto de imaginar Grey's Anatomy sem Meredith GREY (amo a personagem, que fique claro!), mas nunca sem Cristina Yang!!!!!!! Nunca fui das maiores fãs de Crowen, mas Yang feliz me fez simpatizar com Owen, contudo, agora desejo, sinceramente, que ele morra! Ai que saco, vou ser pra sempre viúva do Burke! rsrs
Elis também se mudou pra Boston no final da residência num foi? Foi quando ela deixou Thatcher, de vez. Tão usando esse paralelo de família x profissão pra Mer, em cima das escolhas feitas por Elis.Excelente review pra uma excelente temporada que a tia Shonda (que parou com os psicoativos) tem nos proporcionado.PS1: Hey April, já vai tarde, se for por falta de adeus... some peste!PS2: Avery pode continuar por Seatle desfilando sua beleza.PS3:E gente, quando vão parar com essa enrolação com Mark e Lexie? Os dois tão completamente avulsos separados.

Sophia Donato disse...

Esse seriado é Yang's Anatomy #fato. Só eu que achei que a Shonda pode 
ter se baseado/inspirado naquele famoso caso real da menina que ficou 8 anos em cativeiro, a Natascha Kampusch? Achei muito parecido, curti muito. Gostei da review também!