terça-feira, 24 de abril de 2012

Community 3x16: Virtual Systems Analysis


Loucuras no sonhatório.

Community não é uma comédia comum e, sendo assim, não tem personagens que atendem a meros clichês. Esse episódio deixa isso bem claro ao explorar mais a fundo a mente de Abed. Pode até parecer difícil e muito complexo, mas não é. Se você foi uma criança de imaginação fértil com certeza é capaz de entender pelo menos uma parte do que se passa dentro da cabeça dele.
Abed é praticamente um Peter Pan, desses que se recusa a crescer e deixar de lado a magia e a fantasia. Essa característica é o que nos faz gostar tanto dele, afinal, todos nós gostaríamos de poder ter uma válvula de escape como essas de vez em quando. Sendo assim, foi muito bacana ver como é que um adulto pode dar asas às suas loucuras, porque dentro do sonhatório, vale tudo.
Fico feliz demais com as referências e piadas internas sobre as companions de Doctor Who e tive até vontade de me oferecer para viajar na cabine telefônica vermelha de Doctor Spacetime, fingindo meu melhor sotaque britânico.
Todo o roteiro foi absurdamente bem estruturado em cima das mudanças. Eram muitas as mudanças de foco e muitas as visões de Abed sobre seus companheiros de estudo. Somente uma equipe muito atenta não deixaria nada passar despercebido.
A presença de Annie no meio de toda essa bagunça também foi muito bem vinda e reveladora. Aliás, a visão que Abed tem das pessoas é absolutamente simplista e direta. Talvez por isso ele enxergue coisas óbvias e tenha a tendência de buscar “realidades alternativas” e variados cenários para a vida de cada um deles.
No caso de Annie e Jeff ele foi direto: Ela só ajudou a juntar Troy e Britta para conseguir um passa livre com Jeff. Lógico que Annie não é tão calculista, mas no fundo isso era um pouco de verdade, tanto que ela até admite.
Outra coisa importante está no fato de que Abed se assume muito desconfortável socialmente. Sabemos que ele é estranho, mas raramente temos a visão de que isso é algo que o incomoda. No fim das contas, deixar Annie entrar mais fundo nessa amizade foi fundamental para Abed, que agora se sente menos excluído.
O melhor de tudo é que, num episódio cheio de conteúdo como esse, ainda sobrou tempo para o humor. O encontro de Britta e Troy foi bizarro e cheio de momentos vergonhosos, Pierce não consegue não esmagar as próprias bolas ao sentar e Dean Pelton encarna o verdadeiro conceito e prática de SHEMALE, num traje pra lá de ridículo e inesquecível. Fiquei imaginando esse homem numa fila de banco. Ninguém mais iria reclamar de ter que esperar até chegar sua vez no caixa.

P.S* Duro de Matar é ok. Vou esperar Troy e Abed virem puxar meu pé agora, por não ser uma fã alucinada.
P.S* Annie dando dicas de decoração em ‘Troy and Abed in the Morning”? Vou por meu videocassete para gravar!
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Celina disse...

Impossível não sorrir depois dessa review e do belo episídio 
#SaveCommunity!

Fran disse...

Muito bom esse episódio!!! E ótima review, Camis!!!

Já estava com saudade do "Troy and Abed in the Morning"....rsrs.

Community é uma série fora do comum....
alguma notícia de uma possível quarta temporada? Procurei pela net, mas não encontrei nada :(

Mariana Bisonti disse...

Esse episódio foi bom demais, a gente nunca sabe o que esperar de Community, por isso que eu amo tanto essa série, até quando eles sambam na caras dos shippers, como eu. 

Já achei esse episódio sensacional, o de Law and Order foi ainda melhor, vamos ver o que você vai achar..

Helio Francis disse...

Community e Fringe são as séries mais originais  da atualidade, cada uma m seu estilo (humor e Ficção/Drama)

Fringe foi salva falta Community!