quinta-feira, 1 de março de 2012

Smash 1x04: The Cost of Art


 Duelo de divas.

Para quem achava que a disputa entre Ivy Lynn e Karen havia acabado, eis que Smash mostra que essa história está apenas começando, em mais um episódio muito bom e cheio de capricho. Estou adorando esse clima de bastidores, com intrigas, festas badaladas, celebridades e, é claro, a batalha dos artistas em busca do estrelato.
Como Ivy Lynn tem anos de experiência e lutou muito para conseguir seu primeiro papel como protagonista, as reações à Karen parecem perfeitamente normais, embora isso contribua para que alguns acabem gostando menos da personagem. Particularmente, não estou nesse grupo. Continuo acreditando que Ivy (apesar de dormir com Derek) tem capacidade para ser Marilyn tanto quanto Karen, mesmo que o carisma da segunda seja superior.
Sendo a novata vinda do interior, Karen sabe muito pouco sobre trabalho em grupo e o interessante é ver a jornada inversa em que a personagem acaba de entrar. Se antes ela precisava chamar atenção, agora precisa conter seu talento e formar um uníssono com os demais. Ela faz parte do elenco de apoio e, sendo assim, não deve tentar apagar a grande estrela do espetáculo.
No inicio até parece que Ivy é uma nojenta implicante, que dá “ataques de pelanca” só porque quer ser o centro das atenções. Isso não é 100% mentira, mas a intervenção dos demais atores para incluir Karen de forma gradual mostra que, de fato, ela é talentosa, mas precisar aprender a dosar tudo isso.
O problema para Ivy Lynn está no fato de que Karen entende rapidamente as coisas que devem ser alteradas e se transforma em amiga das pessoas com facilidade. Some-se a isso o “mind game” que Derek continua jogando com ambas e teremos momentos de pura tensão. Aliás, o tempo todo tentam implicar que Ivy só ganhou o papel por ter dormido com ele. Ela mesma tem seus questionamentos sobre o assunto e quanto mais explicita é a relação deles, temos mais gente disposta a ajudar Karen.
Como a vida pessoal não pode ficar de fora, eis que Julia continua tendo cenas cheias de estranheza e tensão sexual com Michael. Além disso, os dois dançaram e cantaram juntos naquela improvisação nada improvisada que rolou na festa de Lyle West (Nick Jonas) e pareciam muito felizes juntos. Esse número musical foi o melhor do episódio e, mais uma vez, confesso que já repeti a cena diversas vezes, tamanha é a energia nos atores e na canção.
Até mesmo Tom ganhou um primeiro encontro arranjado pela mãe e preciso concordar: VALEU, MÃE! A mulher soube escolher, de verdade e Tom até esqueceu sua eterna birra com Derek. É preciso dizer, inclusive, que o comportamento boçal de Derek é uma das fontes de insegurança de Ivy. Tanto que ela recorre até à tática de seduzir meninos de 15 anos para causar ciúme, mesmo que Derek sequer tenha notado isso enquanto alisava outras convidadas da festa.
Senti tremenda falta da clássica cena do “Manhattan na cara”, eternizada por Eilleen, mas ela continua sendo uma das melhores em cena, tentando encontrar meios financeiros independentes para produzir seu musical. De todos os investidores do mundo, eu jamais apostaria numa celebridade adolescente, oriunda da Broadway para ser a salvação desse show.
P.S*Certeza de que Julia pensou isso ao ver Ellis com uma mulher: “Ué, ele não é gay?”.
 Músicas no episódio:
"The 20th Century Fox Mambo" – Original: Ivy Lynn and the Cast of Marilyn
"History is Made at Night" – Original: Ivy Lynn, Karen Cartwright and the Cast of Marilyn
"Haven't Met You Yet" - Michael Bublé: Lyle West

"I Never Met a Wolf Who Didn't Love to Howl" – Original: Ivy Lynn, Julia Houston, Ellis Tancharoen, Michael Swift, Lyle West and the patrons of Lyle's party

"Rumour Has It" – Adele: Karen Cartwright, Sue, Jessica, and Bobby
Comentários
10 Comentários

10 comentários:

JuVasconcelos disse...

eu tive a mesma reação, fiquei querendo matar ivy por estar implicando, aí quando os outros atores começaram a ajudar karen ficou perceptível que realmente ela precisava se conter mais. entendi que ivy tinha uma parte de razão, mas não consigo torcer por ela, o carisma da outra é esmagador, não da pra ser diva sem conquistar as pessoas antes. 

por outro lado, pra quem assistiu "my week with marilyn", ivy bate bem com a personalidade de marilyn: CHATA. não sou conhecedora profunda da biografia, então posso estar sendo injusta, mas depois do filme passei a achar ivy muito parecida com ela, mas isso não é um elogio. 

acho que essa guerra pelo papel principal não está totalmente definida, fico com a impressão até de que é o próprio derek que pode tirar esse papel das mãos de ivy, não da pra esquecer que ele havia decidido por karen no início. ivy já está totalmente envolvida, enquanto ele não deve pensar nem na possibilidade de se amarrar a apenas uma pra alisar e muito mais, acredito que vai chegar a hora de ele encher o saco e usar de toda sua delicadeza característica pra mandar ela pastar. no final quem sabe o papel não fica com nenhuma das duas até...

a série continua muito boa, espero que mantenha esse ritmo do quarto episódio, pra mim foi o melhor em termos de trama

Valmir disse...

Esse episódio foi sensacional. Smash tá bem legal.

juliana disse...

Não consigo mais parar de assistir a essa série !! 

Isis Rodrigues Accioly disse...

Perder momentos preciosos do episódio com a questão do zíper só me fez ver que a Ivy, que passa metade do dia fazendo sexo e a outra metade treinando para o seu papel, ficará grávida. Não existe outro motivo para dar tanto destaque para o corpo dela - afinal, ela não poderá ser a Marilyn se estiver grávida-.

Acho que Rumour has it esbanjou energia (:
E como o episódio voou, e eu até lamentei quando acobou, considero esse o melhor episódio.

Patricia Melo disse...

Ótimo epi, o melhor até agora, e olha que os outros também foram ótimos. Por mais que eu goste da Karen e simpatize com a Ivy minha personagem favorita é a Julia. Adoro essa mulher, todas as cenas dela são ótimas e a tensão entre ela e o 
Michael está cada dia melhor de se ver. Esses dois vão se pegar logo logo. Quanto ao Derek adoro a canalhice dele que é um dos melhores personagens da série.

Larissa disse...

Gente, o que foi os dois últimos numeros musicais desse episódio? MUITOOO BONS!

Essa série me impressiona cada dia mais...

Cacá SS disse...

"
P.S*Certeza de que Julia pensou isso ao ver Ellis com uma mulher: “Ué, ele não é gay?”." 
No piloto ela diz pro Tom que Ellis é hetero, apesar do Tom achar que ele é gay... 
A cada episódio estou gostando mais. Adoro a Julia e a química dela com o Michael quando eles dançaram juntos... vem muita coisa por aí! 

imnotacarol disse...

Adoro o ator que faz o Michael, ele fez parte do revival de RENT por isso já tem certa familiaridade com o meio, o que ajuda pra caramba na interação dos bastidores, e bom Debra Messing é Debra Messing e é meio impossível não amá-la.
O que mais me agradou no episódio foi o Nick Jonas tentando dar uma de pegador pra cima da Ivy e ela comprando essa coisa toda. Sendo dependente demais da aprovação do Derek. Além disso, to morrendo pra ver a reação da Ivy quando perceber que todo mundo já gosta da Karen. Ainda não vi por que ainda não achei pra baixar.

imnotacarol disse...

Marilyn não era chata, só era louca. Eu li que o problema da mãe dela podia ser hereditário.

Carol Vale disse...

Eu não tenho nada de bom pra fazer às vezes, então vou ver smash; Na verdade, eu queria ver a interação da Julia e do Michael, por que depois que soube que a Debra e o Will tão juntos na vida real, isso me chamou mais atenção. Tanto é, que eu percebi que eles se beijam nesse episódio.

No finalzinho de "I never met a wolf who didn't love to howl", tirem o foco da Ivy e do Jonas Brother, e olhem pro canto aonde estão os dois. Ele gira ela e um pouquinho depois a beija.