quinta-feira, 29 de março de 2012

Skins 6x10 (Series Finale): Everyone

 Bye!


Hora de nos despedirmos da 3ª geração de Skins e esperar pelos três episódios que vem aí, com personagens variados de todas as temporadas, para encerrar de uma vez por todas a série adolescente que criou polêmica da Inglaterra e ao redor de todo o mundo.
Saio dessa Series Finale satisfeita. Os dois últimos anos foram muito bons e trouxeram de volta meu desejo de ver Skins, algo que eu havia perdido na confusão de idiotices que destruiu a turminha de Effy.
Com esse pessoal novo eu pude me identificar, em alguns pontos e apreciar o que eu considero a narrativa mais bem construída e amarrada da série. Podem reparar que as temporadas cinco e seis foram planejadas perfeitamente, tanto que eu pude perceber a continuidade de pequenas insinuações, como no caso de Nick e Franky. Os roteiristas fizeram um excelente trabalho. Surpreenderam, chocaram, provocaram lágrimas e risos. Série boa é assim. Um mix de variadas emoções, na medida certa.
Como sempre rola a discussão sobre qual geração é a melhor, fico com essa terceira. Sou fã incondicional da primeira leva de personagens, mas não dá para negar que ainda não engoli certas arestas deixadas pela segunda temporada. Ou vocês aí já conseguiram parar de ter raiva por Sid e Cassie nunca terem recebido um desfecho de verdade?
Naquela época eu achei que houve mudança de planos. Decidiram pelo esquema de troca de elenco e deixaram as coisas completamente soltas, algo que me frustra imensamente. Por causa da construção dos personagens e das histórias muito bem encaminhadas, elejo a 3ª geração como topo na minha lista.
É claro que essa é apenas uma discussão inútil de fãs e cada um pode preferir o que bem entender. O que importa agora é falar um pouco sobre essa Finale, que encerra o modelo tradicional de Skins em alto nível e com muita emoção.
Não sei se o clima de nostalgia, por saber que essa temporada é, de fato, a última, me deixou mais sensível, mas realmente me peguei com lágrimas nos olhos em alguns momentos. Esse episódio, em que tudo realmente chega ao fim, mostrou que há certas verdades inevitáveis na vida e que é preciso saber aceitar quando certos ciclos se fecham.
Franky, mais uma vez, foi o foco central, com mais loucuras e atitudes que nos deixam com vontade de matá-la. O interessante é que mesmo assim, deu para entender, ainda que parcialmente, um pouco da situação em que ela estava. Franky tinha seus traumas de infância, o medo do abandono e assuntos não resolvidos sobre sua adoção. Reencontrar a irmã e se jogar de um caminhão deram a ela um pouco de perspectiva, mas nada como a conversa com Grace, que avisa que é hora de parar de fugir e dizer a verdade.
Por alguns instantes achei que Nick e Matty fossem propor uma relação em trio e honestamente, acho que se Franky topasse eles embarcariam nessa. Por sorte ela teve uma atitude mais honesta e deixou os dois, para resolverem seus problemas como irmãos, sem ela no meio, interferindo. Nick entendeu que era hora de parar de lutar por uma relação sem futuro e Matty precisou enfrentar seus problemas com a justiça.
Liv fez algo que admiro ao parar de nutrir fantasias por Alex. Essa curta amizade sempre foi mais da parte dela do que dele. Alex nunca deixaria o que deseja de lado para ficar ao lado de Liv em momentos mais difíceis e ela percebeu isso. A sensação de que ela não pertence a lugar algum foi muito apropriada, porque Liv está mesmo deslocada, precisando encontrar seu caminho, assim como Alo e Rich fizeram.
Os dois eram tão tipicamente losers e se transformaram tanto em dois anos. Alo virou pai de família e encontrou em Mini alguém com quem compartilhar suas experiências. De fato esse é o melhor casal da série, depois de Rich e Grace, é claro. O amor desses dois provou que desconhece barreiras e que é onipresente. Rich realmente alcançou paz e sabedoria que seus amigos não são capazes de compreender totalmente, ainda nesse fervor adolescente.
A maturidade de Rich é visível em todos os momentos, até porque, ele demonstra que não perdeu a vontade de viver e enfrentar novos desafios. Ele é, provavelmente, o primeiro personagem a entrar numa faculdade e o mensageiro do Adeus. Não sei nem descrever o quanto a sequência final, somada à maravilhosa trilha sonora, me deixaram triste e feliz ao mesmo tempo. Saber que estamos diante de uma despedida faz dessas coisas e eu deixo essa temporada de Skins sem arrependimentos por ter insistido e dado chances para o que eu julgava já estar saturado.
Nas sábias palavras de Rich e com o sorriso no rosto, me despeço dessa etapa tão boa de Skins de forma simples: Bye! Valeu a pena.
P.S*Como sempre, obrigada pela companhia nos comentários. Ainda nos encontramos para falar dos especiais, assim que eles forem exibidos. Infelizmente, acho que isso só acontecerá dentro de alguns longos meses.
Comentários
12 Comentários

12 comentários:

Suelen Loiola disse...

Estou triste com o cancelamento, mas  fiquei satisfeita com a despedida digna. Com certeza vou sentir muita falta dessa série.

Matheus Coelho disse...

Concordo com você Camis , essa foi a mais coesa e melhor geração , Skins terminou em ótima forma , conseguiu se reerguer depois daquela catástrofe da 2ª geração , e se despediu no seu auge. Bye, Skins !

( Ps: Torcer que realmente role os 3 especiais em 2013 , a E4 em 2010 confirmou o filme de Skins e até hoje nada , não duvido nada que esses especiais não aconteçam :/ ... E os tweets de alguns atores dessa geração também não são nada animadores em relação aos especiais D: )

Celina disse...

Adorei essa finale e assino embaixo de tudo o que você disse Camis.

Não teve como não chorar com essa finale, foi lindo. O que me deu muita satisf
ação foi ver que eles realmente deram o primeiro final decente, no caso ótimo para compensar o "fim" das últimas gerações. Todos os personagens tiveram suas tramas fechadas o que é maravilhoso, considerando o histórico de Skins.

Para mim essa foi a melhor temporada e a melhor geração, e fico feliz que pelo menos terminaram no alto. 
Amo a primeira incondicionalmente, mas essa conquistou um lugar no meu coração.
Espero ansiosamente pelos episódios especiais.
PS: Pelo que estão dizendo cada episódio especial vai ter umas duas horas, ou uma e meia, se fizermos as contas, como são três, vai ser quase como uma temporada de Skins que tem em média 8 episódios.
PS: Se não tiver um fim para Sid e Cassie nesses episódios eu vou para a Inglaterra e acabo com esses produtores.

Bye!

Vanessa Delcaro disse...

Acho que os personagens da primiera geração eram mais carismaticos,porém essa terceira foi mais bem feita.Concordo com tudo o que você disse,resume como me sinto.

p.s:Na primeira gereção Jal,Tony e Michelle foram pra faculdade,acho que só o Anwar que não foi aceito em nenhuma faculdade,os outros resolveram não ir

soberano disse...

Bom vai ficar saudades isso sem duvidas, Skins é uma daquelas series que sempre deixam um gostinho de quero mais, mesmo a 2 geraçao tao mal falada ainda sim ficou aquele gostinho,eu tenho a teoria de que aquele final da 2 geraçao foi o fim pra td mundo,por isso é a geraçao que menos agradou, vendo essa 3 geraçao so tenho algumas certezas,que a 1 sempre sera a melhor, Tony, Sid ,Cassy ,Michelle, foram personagens bem construidos a historia em torno desses bem montados personagens foi otima, a 2 geraçao nao teve a mesma felicidade nem na historia nem em seus personagens, a 3 nao teve personagens bem trabalhados a historia foi redondinha discordo demais quando dizem q a 3 geraçao foi a melhor é tao evidente que nao

Felipe disse...

Os 5 minutos finais mais triste.
A música, a despedida, o reencontro da Franky com a mãe.
Apesar de eu ter odiado ela a temporada todo, foi compreensível o que ela fez, ela se sentia deslocada, sem chão, sozinha, e deixava agir pelos sentimenos, por isso foi uma vadia desalmada :S
A cena da piscina foi uma das mais bonitas dessa geração, a última cena de Rich com Grace :) foi perfeito véi.
Vai fazer muita falta, o que resta é esperar pra ver se irá acontecer mesmo esses especiais.

▲rogerbivanco▲ disse...

Acabei de ver, Camis; sempre com lindos comentários eles são mais fofos que os episódios ela da luz; mas o final foi sabe quando voce vê um filme fofinho com final previsto estilo Disney teen, foi isso sabia do final a unica coisa que achei que Franky seria estrupada pelo caminhoneiro mas graças isso não rolou a unica coisa que achei foi Franky escultou todas as verdades isso foi bom a verdade sobre a morte de Grace não veio a tona mas ta na cara todo mundo sabe e sobre isso, e que Franky sempre foi uma cuzona o final mostrou justificação de tanta rebeldia e egoismo dela.... o final dos irmãos isso sim foi lindo acho que foi o que iluminou esse o desfecho... o lance de Rich ver Grace ahh se a vida fosse assim a imaginação nos trouxesse resposta seria tudo tão menos dolorido, e na minha opinião alguns episódios foram mais tocante que esse episodio mas o de todos os de Skins o Rich 5x02 foi o melhor me da lagrimas de lembrar ele entrando no mundo de Grace e compreendendo sobre sensibilidade e amor foi tocante achei que o final teria um pouco disso.. mas ta gente acabou esperemos os filmes vir por ai....

Gabrielfleng disse...

Uhn... Não consigo comparar as duas primeiras temporadas com as demais. Você pode até dizer que é "questão de gosto", sei lá, mas ainda acho que é porque já faz muito tempo que assistiram e não lembram quão genial era aquela geração. Não digo só pelos personagens carismáticos, mas pelas sacadas geniais também.
Alguém lembra do Anwar listando a filmografia completa de Hugh Grant enquanto transa? Ou do final genial da primeira temporada num estilo Paul Thomas Andersonn com aquele clipe fodão no final? E aquele episódio do Tony que se passa todo na mente dele e é cheio de referências à psicanálise? Tem ainda o último episódio da Cassie em que ela foge para a Grande Maçã (New York) para morder uma maçã num simbolismo perfeito para perda da inocência com a morte do Chris. São tantos detalhes fodas, desde a trilha à forma que eles contavam as histórias... Era algo aparentemente idiota e  caricato, mas ao mesmo tempo possuia uma profundidade ímpar.  Essa geração foi mais normalzinha, como uma temporada, sei lá, de Malhação. A história teve um fio condutor mais claro, o que é legal, mas perdeu aquele "toque a mais". Aquelas sacadas geniais que, para mim, era o diferencial de Skins.

Anônimo disse...

De fato não dá pra comparar... É uma constatação óbvia, mas cada geração retrata "uma geração"(Ohh!)! A gente sente isso. Os jovens de 17 anos de hoje não se comportam como os de ontem. As diferenças entre as gerações de skins refletem o perfil da juventude que está sempre em constante mutação, mas preserva sempre certas caracteristicas como a insegurança, inconsequencia e por aí vai. Particularmente eu prefiro a 3. É a mais crível. A 1 é boa, ninguém pode negar mas ela se beneficou muito por ser novidade em meio ao clichê das séries adolescentes. No entanto foi prejudicada por ter sido feita de forma intuitiva e esperimental. Sentia q faltava ritmo. Terminava der ver um ep. E não ficava na ânsia pelo próximo, mesmo qdo tinha gostado, pq sabia q a abordagem seria diferente e o personagem até então mostrado não estaria em foco. PS.: desculpa, mas comparar qualquer geração de skins (mesmo a 2*) com malhação é muita heresia!

Felipe disse...

 A segunda temporada foi a melhor, de longe. A maioria dos fãs entende que a primeira foi a melhor geração de todas.
Mas não quer dizer que as outras não foram perfeitas.
A primeira, terceira e quinta temporada foi a apresentação dos personagens, com putaria, drogas e comédia. Isso fez todas essas serem as mais fracas, mas não que seja ruim.
A segunda, quarta e sexta que foram os dramas de verdade. O lado DARK jovem, consequências, relacionamento, violência. Pra mim foram as melhores temporadas, nessa ordem; 2ª>4ª>6ª>1ª>3ª>5ª
E sempre assisto Skins, todas as gerações, tenho todas as temporadas no PC e revejo todos os episódios sempre :)

Nathanna disse...

Concordo que essa foi a melhor geração de Skins,
eu tbm amei a primeira, mas essa foi maravilhosa.
A sequência de cenas finais foi de fazer chorar de emoção,
e amei ter sido o Rich a dar o adeus, nunca imaginaria que 
aquele rockeiro descabelado do primeiro episódio da 5ª temporada 
se tornaria meu personagem favorito, mas ele é pra mim o melhor personagem da série.

Eduardo Moreira disse...

puts foi tudo perfeito, que bom que conheci Skins.. mt lindo esse final, 3° geração é a melhor <3