terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Once Upon a Time 1x13: What Happened to Frederick



 A vadia de Storybrooke.



Nem sei se as pessoas ainda agüentam um parágrafo de abertura que elogia, mais uma vez, o episódio de Once Upon a Time, mas vamos lá, a série merece. Episódio muito bacana, centrado nos protagonistas e na história de Abigail, misturando não uma, mas duas histórias que fazem parte da Mitologia Grega. Criatividade continua em alta.

Antes de falar de tudo o que aconteceu em ‘Far, Far Away’, no entanto, acho que seria legal falarmos dos acontecimentos de Storybrooke, mais especificamente no que toca à Emma e August. Sim! O nome do forasteiro é August e quase pulei de alegria ao descobrir, mas o que intriga mesmo é pensar no que ele sabe e nos motivos dele para pegar o livro de Henry e dar um banho na água da fonte.

Eu sei que não o mostraram pegando a água da fonte e mergulhando as páginas ali, mas para mim, é óbvio. Toda a trama dele com Emma foi relacionada a essa água miraculosa e ele não apenas banhou o livro e o costurou novamente antes de devolver, estranhamente, para Emma. Ele ainda a levou até o poço onde fica a tal água mágica e a fez beber dali, como se esse processo fosse algo absolutamente necessário no futuro.

Continuo achando que August pode muito bem ser o autor do livro de Henry e tem gente que até acha que August é Henry, já adulto. Apesar de interessante, eu não acredito nessa teoria, porque OUAT ainda não entrou no mérito da ficção científica e das viagens no tempo. Além do mais, é um baita paradoxo que a mesma pessoa se encontre consigo mesma, converse consigo mesmo e tudo o mais, sem causar nenhum lapso ou grande problema. Uma coisa é certa: August sabe mais do que outros e estou muito interessada em descobrir qual a função dele na série.

Paralelamente, fiquei com a impressão bastante clara de que a maldição de Regina vai muito além de separar casais. A maldição deixa as pessoas idiotas também. Só isso explica a boçalidade de David, as mentiras, o medo de enfrentar Abigail. Maria Margarete sofre do mesmo problema e a Branca de Neve do Gueto, intrépida, vira a boboca chorona que deixa a cidade toda sambar em sua cara e cuidar de sua vida particular.

Cheguei a essa conclusão porque, convenhamos, não existe outra. David em sua versão Charming é um cara que enfrenta a Siren maligna sem titubear. O cara que enfrenta a fúria de um reino inteiro e a possibilidade de ter sua cabeça cortada só para encontrar sua amada. Essa maldição acabou com as maiores qualidades dos personagens e os deixou ainda mais suscetíveis às maldades de Regina.

Falando em Siren, foi bem interessante a união dessa figura da Mitologia Grega à já mostrada história do Rei Midas. O plano de fundo era o drama romântico de Abigail, que assim como Charming, sofria a perda de seu grande amor. Foi ótimo ver que Abigail não é a mulherzinha nojenta que quer separar nosso casal favorito. Ela, na verdade, é alguém com coração nobre e que fez o que fez em ‘Far, Far Away’ para ter uma chance de salvar Frederick (que em Storybrooke é o professor de Educação Física!).

Vale lembrar que a Siren é essa figura capaz de captar as carências afetivas “transformando-se” exatamente naquilo o que  suas vítimas querem ver. O foco maior são os marinheiros, mas a Siren não fica nos oceanos, como bem mostrou a série. A criatura seria uma espécie de sereia, algo equivalente à Iara do folclore brasileiro, mas com o diferencial de não ter, necessariamente, o corpo meio humano, meio peixe.

O toque de Midas que transformou Frederick em ouro voltou a ser assunto e o lance da água que desfaz realmente faz parte do mito original. Para livrar-se da morte por inanição (já que tudo que ele toca vira ouro) o Rei Midas deveria banhar-se na água corrente do rio Pactolo. Em Once Upon a Time, porém, tivemos a pequena adaptação para o caso de Frederick e a união com o mito da Siren, algo que julgo como muito bem utilizado.

Outra coisa em que temos de prestar atenção é sobre o que acontece, afinal, com quem tenta sair de Storybrooke. O índice de acidentes nos limites da cidade é altíssimo e dessa vez, Abigail desapareceu, diante do sorriso megaevil de Regina. Estou bastante curiosa para saber o que aconteceu com Abigail que teria seu reencontro com Frederick e provavelmente se transformaria num problema ainda maior para Regina, já que incentivaria o romance entre David e Maria Margarete. Aposto que ela ficou aprisionada em algum lugar e que mesmo em Storybrooke, Regina ainda tem seus poderes de bruxa.

 P.S*Preparem-se, porque o episódio 15 “Red-Handed” será dedicado a essa maravilhosa quenga que é a Ruby.
Comentários
17 Comentários

17 comentários:

Marceloantunes disse...

Ainda não vi 0 1x13 e fui correndo procurar a promo do 1x15 sobre a Quenguinha Vermelha, só depois vi que ainda falta o 1x14 que é do Zangado e fiquei da mesma forma ...

Celina disse...

Meu queixo foi ao chão quando vi OUAT usando o plot da água do rio!!
Adorei o episódio, como sempre. 
O bom de OUAT é esse, a série sempre surpreende e tudo está conectado, o roteiro é muito bem amarrado, tanto que a cada episódio descobrimos ligações entre as histórias, e de certo modo, todas estão conectadas com a principal.
Ótima review Camis só você consegue fazer jus a crocância que é OUAT. 
FINALMENTE O EPISÓDIO MAIS ESPERADO DE TODOS!! (talvez não mais que o do Rumpels) eu espero esse episódio desde que eu vi a chapeuzinho rodando cesta em Storybrooke

Will Nice disse...

Quenga nada, até eu que sou HT pegava a Ruby!

Michell disse...

só mais 2 episódios pra ver a ruby e um episódio inteirinho focado nela *-*
mas OUAT vem com mais um episódio legal, provando que tudo está conectado (touch?)

Mariana disse...

Pelo que eu entendi essa parte da história nao estava no livro, e o August escreveu e por isso estava costurando o livro novamente com a parte a mais! Se o livro precisa ou nao da agua encantada nao sei, nas o que ele acrescentou fez com que Abigail desse um passo pra fora dali, isso fez!
Mais alguém achou isso?

Camila disse...

Eu tbm pensei nisso no começo, mas depois do fim de reviews e de comentarios comecei a achar q n, mas sei la pode ser né. Aquele livro é muito fino para tantas historias.

Wenderlly Araújo disse...

Quanto a água encantada, acho que ele mergulha as páginas na água mágica e o texto e as ilustrações aparecem por mágica. O livro (que acho que veio a partir da água por meio do August) é o ponto fraco da maldição, e como a série continua repitindo: "All curses can be broken."

Gustavo Henrique disse...

Pena que semana que vem não tem essa delícia de OUAT. Mas pelo trailer, o foco vai ser o desaparecimento de Kathryn e até Maria Margarete entra na lista de suspeitos. E nem deram pista alguma de qual seria a história em Far Far Away

RED! TODOS COMEMORA O EPISÓDIO DA QUENGA MAIS AMADA DO MUNDO DOS SERIADOS! Desculpa vampiranha Kath, perdeu o posto.

Janaina disse...

Tal avó... tal neta.

Dany Welch disse...

Como sempre uma belissíma analise Camis. Qndo vi August  molhando o livro pensei q ele tinha acrescentado histórias, sabe as mudanças que estão ocorrendo na cidade. Uma das minhas teorias é que August é o filho do Mr Gold ( n lembro como se escreve aquele palavrão de nome encantado dele)  e pai do herry que a Emma n lembra...e mantem o registro do conto para o filho. Viagem total eu sei, mas uma possibilidade

Lívia disse...

O que acho interessante é ver que os personagens de far, far away, qndo transportados para o mundo real adquirem as fragilidades de tds nos...exemplo disso é o charming ser perfect no mundo da fantasia e tão confuso no mundo real.

VictoriaS disse...

Pode crer  né, Henry no futuro, quem sabe. Só que tem uma tensão sexual entre Emma e August, então duvido muito rsrs. Mas senti que ele reescreveu a história e mudou o curso das coisas! Não sei porque tenho essa impressão, e que quando Henry abrir o livro ele vai falar: Epa, epa, tem algo errado com meu livro.  A cena do Charming com a Chapeuzinho, vai rolar novidade! Sei lá, minha impressão. Mas eu sempre estou errada ):  Achava no começo também que o August fosse o pai do Henry! Porque ele apareceu justamente quando o Henry começou a questionar sobre seu pai...
Jurei que no negócio da água do rio, na verdade estaria Rumpels, que faria um acordo com Charming, depois de ter tirado água do rio e dado pra Snow...enfim, confuso meus pensamentos rsrs pura viagem minha!
Eu queria que algumas pessoas voltassem a se lembrar da vida em Far Far Away, como aconteceu com o Caçador lá! Porque ia dar  mais dinâmica, mas a verdade é que OUAT já está perfeito e não tem como melhorar, impecável.
Mas Camis, não acredito que a Regina ainda tem seus poderes, não. Porque ela abriu mão dos poderes pra não ver mais esse amor de Charming e Snow. Pelo menos é o que eu acho. Desculpa o textão rsrs

Cesar Santana disse...

"Preparem-se, porque o episódio 15 “Red-Handed” será dedicado a essa maravilhosa quenga que é a Ruby."
mal posso esperar ver as crocâncias em vermelho.

Junno Barbosa disse...

Camis... delícia de episódio, delícia de Série, delícia de review....

Quando a Vovó falou pra Emma que se ela num montasse na garupa de August ela montaria...eu pensei na hora em vc, Camis... pensei que vc ia comentar... que a pirangagem veio de família... ( sem falar na semelhança com aquele comercial da Havaianas, kkk)
Nooo fiquei com peninha da Mary... e estou curiosíssimo com a história do Escritor... mas acho que Henry num deve ser não, afinal, num tá rolando um clima entre ele e Emma?... mais uma relação incestuosa nas séries? oh not! Agora tbm sempre penso que talvêz seja o pai do menino.. pois como bem lembrou a VictoriaS foi justamente quando o menino questinou sobre o pai, 
e ficou implícito que Emma mentiu dizendo que ele morreu, apareceu.

 rsrs 

Camila Oliveira disse...

Gostei muito desse episódio e adorei o fato de não transformarem a Abigail numa ex ressentida. OUAT fugindo do clichê, acho ótimo.

Tenho uma enorme antipatia pelo ator que interpreta o August e nojinho também, então espero que ele seja uma espécie de vilão e jamais fique com a Emma. Ela merece coisa melhor. Agora quanto a questão das páginas do livro do Henry, gostei muito da teoria do colega Wenderlly e apostaria nela.

David e Mary Margareth estão tentando me irritar com tanto mimimi, só pode. Mas ele ainda é o pior dos dois.

Muito ansiosa pelo episódio da Ruby. Aposto que vai ter muita sensualização tanto em Storybrook, quanto em Far, Far Away.

Obs. 1: Deve ter sido por causa da versão da Branca de Neve que eu assisti no Chapolim, mas quando vi o Frederick de Storybrook na cena em que teve barraco, confusão e gritaria na escola, pensei que ele seria o Dunga, dos Sete Anões. Achei orelhudo.

Obs. 2: Só eu acho que o Henry parece muito mais ser filho da Mary Margareth do que da Emma? O cabelo, a palidez, as orelhas... Tudo idêntico! Reparem.

Anna Soares disse...

só eu achei que ele tava impermeabilizando o livro pq sabia que a água devolveria e ele não queria que estragasse?

Carolina Fialho disse...

Apesar de ter amado o episódio, ainda acho que nenhum capítulo é tão bom quanto poderia ser se o Gold/Rumpels aparacesse...