terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Once Upon a Time 1x12: Skin Deep



Para cada Fera, uma Bela.

Em Storybrooke e em ‘Far, Far Away’ também tem dia dos namorados e é por isso que ganhamos um dos episódios mais bonitos dessa primeira temporada, justamente homenageando a data.

Embora pudessem ter apostado no nosso casal favorito e feito um episódio 100% focado em Charming e Branca de Neve do Gueto, os roteiristas, sempre espertos e muito criativos, resolveram inovar. Quem já é “hater” (é hater, mas assiste, né?) de OUAT deve ter odiado tudo isso, mas para aqueles que não têm coração peludo e alma ressecada pelo rancor e pela amargura da solidão, esse episódio foi a medida certa do romance.

Foi muito interessante ver que a história de A Bela e a Fera (conto de fadas francês) num verdadeiro mix de suas versões. No original (de Gabrielle-Suzanne Barbot), Bela é filha de um mercador e tem duas irmãs, mas há ainda outra (de Madame Jeanne-Marie LePrince de Beaumont) que coloca Bela como filha de um Rei.

Gostei de ver elementos como a rosa e a xícara rachada ganhando importância de forma diferente. Once Upon a Time, não satisfeita, colocou seu próprio twist, substituindo a Fera (geralmente retratada como uma especie de animal) por ninguém menos do que Rumplestiltiskin. Foi absolutamente apropriado e interessante, porque nosso vilão favorito foi extremamente humanizado, mostrando que até o Senhor das Trevas pe capaz de amar e ser amado.

Confesso que demorei um tempo para aceitar que Bela pudesse se apaixonar por uma criatura de dentição tão imunda, mas no fim, acabei convencida de que eu estava me prendendo a detalhes bobos e que a mensagem principal não poderia ser ignorada por causa dos meus problemas pessoais em beijar Mr. Gold/Rumples.

Regina, como sempre, prova porque é a Rainha Má Megaevil da série e ataca Rumples em seu único ponto fraco. Para uma criatura como ele, amar alguém é realmente um problema, porque seus inimigos saberão exatamente onde atacar.

Regina, muito sabiamente usou Bela e fez com que Rumples caísse numa armadilha. Só me espanta o fato de Rumples não ir atrás do que realmente aconteceu com Bela, acreditando em sua arqui-inimiga sem questionar a veracidade dos fatos. Parece meio extremo que o pai de Bela a tenha aprisionada, torturado e a moça se jogado da torre.

Em Storybrooke o paralelo foi muito bom e confirmou o fato de que Rumples também sabe sobre a maldição e tem plena consciência de tudo o que aconteceu. Se o previously voltar a dizer que apenas UMA pessoa sabe, ficarei revoltada. O importante mesmo é que o embate entre Regina e Mr. Gold promete ainda mais e Emma, pelo visto, ficará bem no meio do impasse.

Pobre Bela está presa numa espécie de sanatório e assim que Mr. Gold descobrir, Regina devrá correr para as colinas, porque a coisa vai ficar feia. O legal é saber que os personagens já mostrados em OUAT podem não ser destaque sempre, mas vez ou outra vão reaparecer e interagir com outras tramas.

Um dos momentos mais legais do episódio foi a noite das garotas em busca de, bom, na falta de palavra melhor, MACHO. Ruby é rainha da noite em Storybrooke e leva as amigas para bares em que incentiva a traição.

Por sorte, Cinderella resistiu e ganhou um lindo pedido de casamento. Maria Margarete, por outro lado, levou uma bela sambada na cara, vinda de David, que lhe entregou o cartão errado. Detalhe para os envelopes de cores diferentes, o que faz desse deslize um baita erro, praticamente imperdoável, mas a gente finge que tudo bem, só porque é o Charming.



P.S* Tenho visto muita gente que acha que OUAT “copia” a Disney e fica recontando os filmes com alguns twists. A Disney, embora tenha traduzido as histórias de modo fenomenal para grandes audiências, não inventou nenhum dos contos de fadas. Deve-se registrar que até agora, já vimos contos de origens diversas, incluindo contos árabes, alemães, franceses e até mitologia grega.

P.S* Bela, como assim Gaston não te atrai? Passa ele para cá!

P.S*Emma e Henry tão fofos!

P.S* Haters gonna hate. Potatoes gonna potate.

Comentários
24 Comentários

24 comentários:

Fran disse...

Adorei!!... viu Regina pedindo ajuda a MR. Gold com uma certa Sereia? sério que teremos Ariel? é fofa demais essa série....minhas séries tão me fazendo amar os vilões, eu amo Klaus e agora, ok não amo mas, torço por Rumps.

Patricia Melo disse...

Bom epi, gostei muito dessa humanizada que eles deram ao Rumples ele ficou  até fofo apaixonado pela Bela. Mas o grande destaque para mim nesse episódio foi Regina/Evil Queen que mais uma vez sambou na cara de todo mundo, AMO essa mulher ela é a Rainha má mais foda de todos os contos de fadas. Mas eu me pergunto de qual lado a Emma vai escolher quando a guerra entre Regina e Mr.Gold estourar? 

Bárbara disse...

Confesso que depois de um tempo, nem tava mais ligando pros dentes de Rumpels, e já tava achando ele fofo... como Mr. Gold, já estava até quase bonito!

torcendo pra ter uma cena BEM foda de reencontro dele com a Belle

Iago Costa disse...

eu gostei do epi tbm =De vale ressaltar a frase da regina pro conto da bela e a fera?
perdoar e amar o homem que lhe mantem presa (ou algo assim) o que essa historia que passar? kkkkkkkkk #rilitros

e tbm camis a ABC é da disney ne? então pode ser que eles so estejam deixando os contos mais adultos ^^
 

Cesar Santana disse...

Haters gonna hate. Potatoes gonna potate. Rubys gonna Rubies

Camila Antonioli disse...

Amei o episódio mas pra mim a única coisa que explica o amor da Bela pelo Rumple é a síndrome de Estocolmo. Mas tudo bem. Foi ótimo ver o lado humano de Rumple. 

E cadê episódio de Chapeuzinho Piriguete???

Marcelalomany disse...

simplesmente o melhor episodio ate agora.. amei.. q historiaa lindaa .. ficou como um conto de fadas msm.. porem com um final trsite... amei amei amei

Marcelalomany disse...

juro q achei ele bonito hehe

Cacá SS disse...

Comecei meio com pé atrás com isso de o Rumples ser a Fera da Bela, mas depois comprei totalmente a história. E no fim acabei achando fofo. Mas a cena que mais gostei foi a que ele revela que lembra de tudo! Quero muito ver o que ele fará quando descobrir que a Rainha escondeu a Bela!!

RosanaPaes disse...

Mr. Gold..com certeza..

Camila disse...

 Acho q ela fica com o Mr.Gold

RosanaPaes disse...

Camis toda apaixonada pelo Gaston.. A Bela é a prova que o tal do amor é cego.. Mas no fim foi fofinha né e prova que o Mr. Gold tem jeito.. quero só ver quando ele descobrir que Bella tá presa por culpa da Regininha Mega Evil.. A casa vai cair em OUAT.. Agora o Charming tá me irritando profundamente.. aaaaaaa..vai te catar.. já começa errado ele dar um cartão pra cada uma..então que bom que ele deu o errado né..tá muito safado pra um principe encantado..depois desse eu não acredito que principe encantado existe e é bom meu namorado ficar atento pq se o Charming faz isso..não confio mais nele...hahahahahahahahaha..
Tá na hora da Snow arrumar é um homem e sambar na cara no Charming pra ver se ele acorda e escolhe logo.. alô pessoal de OUAT existem maneiras mais interessantes dos 2 lutarem pra ficar juntos do que ele ficar com essa cara de pateta sem saber o que quer..

COmentário avulso: Mr. Gold I can't hate you!!! Não dá!! 

Lucas Melo disse...

A série "copia" a Disney, porque a mesma é dona da série e também da ABC, haha! (verdade, fiquei chocado quanto descobri tb).

RosanaPaes disse...

to esperando esse também..

Nathália disse...

Também quero historia da Chapeuzinho Menina Funkeira do Morro. Que episódio,hein? Finalmente me responderam se Regina Mega Evil sabia ou não sabia depois daquele episódio com o policial(que me desculpe,esqueci o nome). Parabéns para os roteiristas que conseguiram recriar toda uma história e fazer ainda mais perfeita das quais,nós,brasileiros temos conhecimento. E para muitos,a única. 
Tô ficando com raivinha de alguns "fãs" que adoram ficar comparando a série com filmes e com as histórias originais. LEAVE OUAT ALONE! Tá cada vez mais gostosa de assistir. E quem reclamar vou pedir para minha -A(miga) mandar a água do rio lá dos reinos da ABC Family. 

Júlio César Ferreira disse...

Será que Belle se lembra de Far Far Away? Por que Regininha a prenderia se tecnicamente o Rumpel não se lembraria dela? E só eu tenho certeza que o filho do Rumpel não morreu? Tenho certeza que o moleque ta perdido em Neverland. Quero episódio de Ruby, mais tenho medo de como o Lobo Mau vai ser retratado, porque os efeitoos não são os melhores.

P.S. Aquela conversa de Rumple e Regina foi uma referencia ao conto original do Rumple, né?

P.S.S. Nunca mais verei uma xícara lascada da mesma maneira!!

Michell disse...

sério que A DISNEY é dona da série???????? pq se for, bem que podia aumentar o orçamento e fazer uns efeitos melhores heinnnnnnnn
mas enfim, ótimo episódio

Camila disse...

 O Mr.Gold lembra sim, ele é a Regina lembram, nesse episódio isso foi entendido.

Júlio César Ferreira disse...

Sim, mas a Regina só descobre isso agora, ou seja pra ela até antes ele estava desmemoriado.

Mica disse...

Por que a maldição é justamente para impedir a felicidade, por isso todos os casais estão (antes de Emma) em situações precárias, pais e filhos afastados, entre outros. A maldição afeta todo mundo, e alguns Regina tormenta um pouco mais do que outros, por conta da sua vendeta pessoal, independente deles saberem os motivos de estarem sofrendo ou não.

Jéssica Laíse disse...

Todos esperamos episódio de Chapéuzinho huahuaha

Lucas disse...

 Ela não tinha certeza, mas suspeitava que ele soubesse, sendo assim, mais fácil para ela manter a Bela sobre sua vigilância e eventualmente num embate, poder usá-la contra seu inimigo.

nanda disse...

Potatos gona potate!! regina egaevil correndo pras colinas pq a porra vai ficar séria lol

Thais B disse...

Que episódio lindo,, hein?! A bela e a fera é o meu conto de fadas favorito, assim como foi esse capítulo!Quando a Bela lascou a Xícara eu fiquei na maior empolgação, acando que a xícara ia comaçar a falar...rsrsrs (SHAME ON ME:/ )Mas sério, antes dei beijar a Fera-Rumpels, ia mandar fazer um tratamento sério.. Pegar boquinha que mamãe passou Tandy  e beijar aquela podridão, no way!
Agora, tá me dando tanta, mas tanta raiva do David.. oh cara covardão! E ainda, apesar de ter colocado os cartões em envelopes de cores diferentes, ele ainda entrega o errado! Você está na série errada, meu filho! Junte-se a FalSiobhan e Cia em Ringer, all right?!