sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Glee 3x12: The Spanish Teacher


Quem é mais macho que Will Schuester?

Se você é dessas pessoas que achava que Glee já tinha feito de tudo, pense novamente. O episódio dessa semana não foi apenas bom, foi uma galhofa completa, recheada de crítica social no que diz respeito aos estereótipos latinos espalhados por aí.

Sim, alguns números musicais foram além do conceito de “vergonha alheia” e eu, que já tinha ouvido todas as canções muito antes, me perguntava como seria possível elogiar algo criminoso como a versão de Mariachi de “ A Little Less Conversation”. Algo tão terrível que mataria Elvis, se ele já não estivesse morto. Pois é. Acredito piamente que se Elvis não morreu (como dizem alguns) é porque não teve acesso ao que Glee fez com essa canção.

Obviamente não mudei de opinião sobre a música. Ela continua sendo absolutamente medonha e, para mim, a pior versão já feita por Glee. Toda vez que escuto (e acreditem, eu já o fiz várias vezes, na tentativa de mudar de opinião), tenho calafrios de pavor.

No entanto, colocando-a no contexto é possível apreciar a intenção. Isso vale para tudo nesse episódio que eu considero bastante inteligente e bem elaborado, porque conseguiu, de forma muito bem humorada, tocar em assuntos realmente relevantes. Emma deveria até elaborar folhetos sobre isso, afinal, nós, que também somos latinos, sabemos bem como é que nossa cultura e nosso modo de vida é retratado na mídia internacional, no cinema ou na TV.

Para começar, conseguiram encaixar muito bem a participação especialíssima de Ricky Martin, a mais esperada por 10 dentre 10 fãs do Menudo (não conhece Menudo? Joga no Google e não se reprima). A inclusão dele no episódio foi bem legal e muito cretina, com todas aquelas piadinhas sobre ele ser modelo dentário e resolver ser professor porque percebeu que tinha deixado a vida de lado, enquanto perdia tempo passando fio dental.

Ricky Martin também atuou bem. Foi muito natural e se misturou com elenco de Glee como se sempre tivesse feito parte dele. Gostei bastante de ambas as músicas cantadas por ele, especialmente a dobradinha com Santana em “La Isla Bonita”. Os dois estavam lindos e esbanjaram talento na coreografia.

Com a presença de Ricky, até Will Schuester voltou a aparecer na série, depois de ficar apagadíssimo por muito tempo. Critiquem o quanto quiserem as performances dele. Mesmo achando cada minuto muito vergonhoso eu não o farei porque essa era a função dele no episódio. O roteiro para Will, nesse caso, foi escrito para causar essa reação de “Oh, não, ele não vai fazer isso”. Mas Will foi lá e fez. Disse cada palavra em espanhol do pior jeito possível e deu um show de humilhação ao se vestir de toureiro e misturar Espanha e México, como se tudo fosse a mesma coisa.

O contraponto de Santana foi essencial para que tudo desse certo. Ela realmente fez uma boa defesa da cultura latina e conseguiu, pasmem, ser fofa, ao dar uma lição de moral em Will. Uma pessoa odiosa jamais daria aquele conselho sobre ele precisar de mais paixão para ser professor de espanhol, verdadeiramente. Naya Rivera continua em franco desenvolvimento e é um dos trunfos dessa temporada de Glee.

O casinho amoroso de Sam e Mercedes continua trazendo aquela dose romântica para a série. Não sei como conseguiram fazer eu me importar com esse casal, mas aconteceu. Mais uma vez, ambos mandaram bem cantando. As versões de “Dont Wanna Lose You” e “Bamboleo/Hero” estão imperdíveis.

Foi bom ver Kurt se envolvendo no pedido de casamento de Finn para Rachel e mostrando que seu irmão ainda tem opções. Só achei forçada a parte em que ele diz que existem muitos programas universitários de teatro musical que adorariam ter no elenco um jogador de futebol que SABE DANÇAR (mais ou menos). OI? KURT? PLANETA TERRA CHAMANDO! Finn tem dois pés esquerdos.

Até Sue Sylvester ficou bem em sua tentativa desesperada de ser mãe de Susie ou Sylvester, tentando obrigar os meninos e até Will a doar esperma. Fico sempre impressionada com o modo como juntam texto altamente humorístico (como aquele diálogo de Sue com a treinadora OLÍMPIA) e uma dose de drama.

O lance dos folhetos de Emma mereciam destaque. Eu sempre fico caçando frames em que eu possa ler os maravilhosos títulos e foi legal mostrarem um pouco disso. “Então você é uma vadia que fica com dois caras?” é algo didático e educativo que as escolas brasileiras deveriam adotar.

Músicas no episódio:

"Sexy and I Know It" – LMFAO: David Martinez (Ricky Martin), Artie (Kevin McHale) e New Directions exceto Blaine (Darren Criss)

"La Isla Bonita" – Madonna: David Martinez (Ricky Martin) e Santana (Naya Rivera)

"A Little Less Conversation" - Elvis Presley: Will (Matthew Morrison)

"Don't Wanna Lose You" - Gloria Estefan: Mercedes (Amber Riley)

"Bamboleo / Hero" - Gipsy Kings / Enrique Iglesias: Sam (Chord Overstreet) e New Directions' Boys exceto Blaine (Darren Criss)

Comentários
14 Comentários

14 comentários:

Kharina Recarcati disse...

Na verdade Kurt falou que Finn "quase sabe dançar". O que é verdade, pelo menos os passos das coreografias ele faz, do jeito dele, desengonçado, mas faz.

Muita gente reclamou que o episódio foi lento, eu na verdade nem sentir passar. Achei bem legal a interação de Ricky Martin e o elenco. E Santana arrasa!

Will me dá muita vergonha alheia, sério!

Carlos Figueiredo disse...

Ótimo episódio. Tô virando fã de Glee de novo. Desde o sexto que não tem um episódio ruim.

PS.: O Kurt não falou que o Finn dançava. Kurt até faz uma meia-careta na hora que ele fala "um jogador de futebol que canta e meio que dança".

Jorge Moraes disse...

eu adorei esse episódio de Glee, que abusou da cretinisse em tudo! Mas acho que nao teremos uma 5a temporada de Glee :'( pq desde o começo da temporada, Glee nao alcançou dois digitos de audiencia nenhuma vez :/

Raquel Alves disse...

Eu não gostei, não sei se é pq não to acompanhando com muito afinco (to vendo na FOX), só baixei esse pq era o Ricky Martin.
Teve pontos positivos:
A ótima atuação de Ricky, que me surpreendeu, e seus dois números musicais.
La Isla Bonita ficou ótima, e a interação com a Naya Rivera foi boa tmb, aliás outro ponto positivo do episódio foi essa mudança no comportamento bully da Santana, para alguém mais maduro e que ajudou o Shuester.

O Sam cantou tão bem em espanhol, fiquei surpresa.

E por último, aquela outra treinadora que humilhou a Sue relembrando a mesma no início da série, sinto falta da Sue má, mas ela já fez tudo que se possa fazer, ta que nem aqueles vilões da malhação que passa uma temporada eles ficam bonzinhos.

Fernanda disse...

Jorge, o que importa pras emissoras são os ratings e se Glee conseguir se manter com mais de 2,5 (tem feito no mínimo 3 de rating) nessa FOX já cambaleante vai durar e muito ainda...

JuVasconcelos disse...

Mais um ótimo episódio, também nem senti passar. Will cumprindo muito bem seu papel em representar o termo "vergonha alheia". Glee sempre foi muito boa em fazer críticas para sambar na cara da sociedade, mais uma vez acertaram em cheio e Ricky Martin.... MEU DEUS! 

Esse ainda é um show que rende demais, além do próprio programa, tem glee project e glee tour, sem falar que a gente ta na METADE da terceira temporada e já com promessas de grandes novidades pra quarta, então é meio prematuro se preocupar com renovação ou não pra quinta. 

Wilian disse...

Eu gostei mais ou menos desse episódio. A ideia central é até legal mas,sei lá, achei que faltou alguma coisa. 
E eu fiquei com vergonha alheia do Will/Matthew mais do que o normal nesse episódio. 

Pryh Carvalho disse...

Will, definitivamente, é a personificação da expressão "vergonha alheia". Amei o "New Directions' Boys exceto Blaine" no parte final do texto. Camis e suas reviews recheadas de cretinice oculta.Ah, gostei de ver que você também está dando uma chance para o casal Samcedes, assim como eu.

Van_delcaro disse...

Honestamente achei o episodio fraco,entendi o que o roteiro pretendia e até achei bacana a ideia,mas no geral não gostei.Ficava olhando o relogio do player.As unicas coisas legais vinheram de Santana,atualmente a melhor personagem da serie,tanto na parte musical como na bronca em Will

Gilson Junior disse...

Eu gostei do episódio. Conseguiu nos passar justamente o q pretendia. Mas tenho q confessar q um episódio latino sem nenhuma música da Shakira não é um episódio latino. E outra apesar de ter gostado da versão Sexy and I Know It de Ricky Martin, preferia q tivessem colocado uma música dele, q seria mt mais interessante. Espero q agora q Ricky Martin é o prof de espanhol o tragam mais vezes com músicas latinas mais interessantes.

gabriel disse...

Posso falar algo? Eu dormi bem na música “ A Little Less Conversation”. Não por que mas me deu um belo sono e dormi. Acordei no final quando o Will tava falando com a Emma. E pelo o que eu vi, eu não perdi nada. Eu não achei o episódio bom, mas teve melhores. O Ricky Martin atuou bem e blá, blá, blá. A melhor música do episódio/ a melhor parte foi a música "Sexy and I Know It". Foi realmente engraçado e ao mesmo tempo vergonhoso, ver o Finn dançando daquele jeito e a versão ficou boa, mas o resto, foi tipo, entrou por um ouvido e saiu pelo o outro. 

Jorge Moraes disse...

tomara, pq, agora que Glee me reconquistou de novo, nao quero ficar sem essa delicia! hahahaha GLEENDOOOOOOOOOO

Raul Ribeiro disse...

Pronto, agora sim eu não vou reclamar de Glee depois da volta do recesso, adorei o episódio!!

Santana esteve excelente, Will muito vergonha alheia, Emma linda, Sue e Becky sempre ótimas juntas, e o que é aquela treinadora Roz? Tem que aparecer sempre!

@paullobs disse...

Esse episodio realmente me surpriendeu 
Ricky e Santana cantando juntos foi o que mais gostei