sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Switched at Birth 1x12: The Tempest


Um double joinha não resolve a situação.

Episódio tenso em Switched at Birth. Muita coisa aconteceu e o drama rolou solto nessa semana em que, mais uma vez, a série acertou em cheio e conseguiu cativar. São muitas coisas para comentar, mas quero começar por um problema que eu mesma vivi dessa vez, com a velocidade com que os diálogos em sinais foram se desenvolvendo.

Fiquei completamente perdida. Algumas cenas mais ágeis e cheias de falas eu confesso ter visto duas vezes. Acho que é assim que um não ouvinte se sente perto de gente que fala rápido demais até para que ele possa fazer leitura labial. É terrível.

A sensação de não entender o que se passa é, definitivamente, uma das piores. Sou analfabeta em linguagem de sinais e mesmo sabendo ler as legendas, era tudo tão rápido que meus olhos quase entraram em colapso. Certamente a intenção dos produtores é essa. Mostrar para quem assiste a série como é a situação do deficiente auditivo. Mais do que isso, mostrar como essa situação pode se inverter facilmente.

Não foi apenas nos diálogos. Toda a situação entre Emmet e sua mãe trouxe ainda o aspecto do preconceito. O curioso é ver que a vítima é Bay e não Emmett. Por sua capacidade de ouvir, Bay foi pintada pela sogra como o demônio em pessoa e fiquei boquiaberta com a transformação de Melody na verdadeira Surdumal.

Do nada, essa mulher ganhou a função de ser megaevil e fez a coisa com um talento singular. Como sou E-Bay fiquei tensa, porque afinal, Emmett é um garoto de muita personalidade para ser levado para o mau caminho pela namorada e a mãe dele deveria saber disso. No meio de toda aquela situação chata da circuncisão, porém, acho que Bay se ofendeu demais. Não tem motivo para ficar tão doída com Melody megaevil por rir, porque trocar os sinais é tão comum para quem está aprendendo. Eu não conseguiria nem soletrar meu nome, para ser honesta e levaria o fora na base da piada.

Lógico que Bay já estava numa situação cumulativa, levando a culpa até pela 2ª Guerra Mundial e sofrendo (assim como eu) com a velocidade de sinalização naquelas conversas. Como sempre, fiquei com pena dela e torço ainda mais por esse casal tão fofo. Bay se esforça para aprender sinais e até se finge de prancha em pontos de ônibus, o que prova que ela não está nesse namoro só para sacanear Daphne, que está realmente merecendo ser chamada de Bitchne.

Essa garota está possuída por alguma entidade. A vida dela não está fácil, são muitas mudanças indesejadas e ciúme rolando solto em relação à Bay, mas Bitch está com dedinho podre para escolher amizades. Simone não é boa coisa e chega para dar ideias erradas para metade do elenco. Por causa dela Wilke e Toby entram na onda de fazer RG’s falsos, o que mostra que ambos são mais estúpidos do que se previa.

Simone também coloca Bitchne na vadiagem e não pensem que vocês que ela se faz de rogada. Depois de levantar a barraca de Emmett, Bitchne está firme em seu propósito de contrair uma DST. Simone promete ser útil para a nova amiga nesse quesito.

Além disso, acho que ela entendeu a intenção de John completamente errada. Ao reprimi-la sobre o time ele estava ensinando uma valiosa lição de companheirismo e lealdade, mas Bitchne só pensa em si mesma no momento.

É por essas e outras que ela deveria ter medo do modo como Kathryn vai retratá-la em seu primeiro livro, baseado em fatos reais. Se ela for realmente fiel ao que está acontecendo, já teremos nossa vilã.



P.S* O que foi aquela cena final? Fiquei sem entender se a polícia estava ali para avisar Emmett de alguma tragédia ou se ele foi tratado como um trombadinha mesmo. Ansiosa para o próximo episódio!

Comentários
10 Comentários

10 comentários:

Brunequilda disse...

Camis, não sei se tem a ver: lembra que a Simone deu uma engambelada lá no bar? Acho que ela não pagou a conta e tal. Será que, sabendo que o Emmett e a Bay estão juntos e que ele é surdo, ela não quis sacanear a Bay colocando o nome dele de alguma forma no bar e por isso a polícia foi atrás dele? Será que eu estou viajando demais? rsrs Beijos!

Lucasm_melo disse...

Porra! A ultima cena foi muito tensa, pensei que o PC tava sem som, mas não! O diretor do episódio quis mostrar como seria aquela situação no caso de Emett: não entendendo bosta nenhuma do que os policias estavam falando, haha! Muito boa a cena, me coloquei no lugar dele e entendi tudo, me senti totalmente perdido, porque eu num ia poder gritar e num tava escutando nadica de nada! Muito bom o episódio! E de onde que eu já vi aquela menina hein (Simone)?? Alguém sabe o que ela já fez antes de S.A.B.?

Victor Hugo disse...

A Simone fez Cory na Casa Branca, ela era a garota principal que tinha o pai embaixador de outro país, ela era amiga e acho que até namorada do Cory!!

Victor Hugo disse...

wow eu pensei a mesma coisa, que aquilo tinha a ver com a conta não paga mas daí percebi que tava viajando de mais! hahaha somos 2!! xD

Victor Hugo disse...

Eu jurava que aquele "levantar de barraca" que a Daphne deu no Emmet ia ter alguma repercussão, mas nem teve! :/    
  Tá as coisas não tão fáceis para a Daph, mas ela não precisa dar uma de rebelde egoísta pra cima do mundo né?        :@ Fiquei revoltado cá'quela idiota da mãe do Emmet que dózinha da Bay!!! :'(       A ultima cena foi Épica, sem mais!      E WTF?? Pra que esse povo precisa de uma capivara pra fazer 1 clipe? 

Ps: Snookie tem um livro? correndo pra ver essa delícia!

Diogo Soares Pinguelli disse...

camis... muito boa a review pra variar...

tenho uma perguntinha pra vc..
vc vai fazer a review do segundo episodio de Jane by Design nao?
vlw

Brendabarpa Original disse...

Além de Cory na casa branca a atriz é cheia de pontas no currículo, como TVD, TSLOTAT e Desperate housewives. E ainda por cima a atriz Maiara Walsh tem origem  brasileira e morou no Brasil até os 11 anos.

Brunequilda disse...

Podemos estar viajando mesmo, Victor, mas pelo menos fico feliz de não ser a única! rsrs

Thamires Specht disse...

Team E-Bay aqui também. A cada episódio exibido, não tem como não gamar nessa série tudo de fofa. Fiquei com dó da Bay pela situação com os sinais e eu também me pegava pausando as cenas pra entender as coisas. Complicado. 
Achei o fora que a Daphne deu no Wilke bem pesado. Poxa, passou todos os sinais errados e ainda deu moh pisada no cara. Pior ainda é essa influência que Simone está exercendo e, Daphne está carente de amigos, então vai na onda dela. Fiquei com pena da Bay também por tentar avisá-la que a Simone vale menos que brinco de $ 1,99 e Daphne levando na maldade.

Sobre o final, só uma dedução: Wilke ficou emputecido com o fora e denunciou Emmett como fabricante dos falsos RG's.

Lívia disse...

É claro que tenho do da Daphne em alguns pontos...mas que ela ta chata ela ta viu!!!