terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Dexter 6x12 (Season Finale): This Is the Way the World Ends


Fim do mundo ou o começo de uma nova era?

Depois de sofrer muito com o que eu considero a temporada mais desleixada de Dexter a pergunta que abre esse texto não me sai da cabeça. Será que a metáfora do fim do mundo serve também para o fim dos tempos áureos da série ou será que o cliffhanger deixado nessa Season Finale terá o poder de trazer Dexter novamente para o Hall de melhores séries em exibição?

Não sei o que pensar, mas num ano em que assistir TV virou quase um desafio devido à quantidade de episódios chinfrins, estou inclinada a pensar que essa ladeira só tem uma direção e estamos indo para baixo.

Muitos fãs da série dizem que essa temporada foi boa. Gostam de comparar com a 3ª e a 5ª temporadas, respectivamente com os casos de Miguel Prado e Lumen. Discordo que tenham sido piores, apesar de eu também achar que foram lentas ou pouco criativas.

O que tem peso final para mim são furos e absurdo do roteiro e essa 6ª temporada foi um show de tramas ‘nada a ver’ e “coincidências” estranhas, firmando Dexter como o cara mais sortudo do mundo, porque até para um cidadão que nasceu com a bunda virada para a lua, a coisa foi além de todos os limites.

Revendo a cena em que ele escapa da armadilha de Travis, mostrada no episodio anterior, reparei que Dexter escapa das cordas roendo as ditas cujas, num golpe digno apenas de quem tem dentes de aço. É demais quererem nos convencer que ele saiu vivo daquela explosão por ter habilidades orais além da imaginação.

Eu sei que a sorte sempre foi um fator dentro da série. Quantas e quantas vezes Dexter se safou das piores situações porque o destino assim desejou? Muitas ou todas. Na verdade isso nunca me incomodou antes, mas acho que era porque, de certa forma, eu não me sentia ofendida.

Dessa vez, a cada peripécia dessa espécie eu tomava como ofensa pessoal. Eu sentia os roteiristas da série fazendo pouco caso de seu público e dizendo em suas reuniões “faz qualquer merda ae que esses trouxas vão continuar assistindo”. Será mesmo? Será que todos os fãs de Dexter voltam para encarar os dois anos já garantidos para a série? Não estou tão certa.

Quem acompanha as reviews da série por aqui sabe o quanto eu gosto de Dexter. Para mim, poucas coisas são tão geniais quanto as duas primeiras temporadas da série. Já assisti essas duas pelo menos por três vezes, cada. Não importa que eu saiba o que acontece, a sensação é sempre a mesma. Aquela era, então, a melhor série em exibição e se alguém me perguntasse o que assistir, Dexter era sempre a resposta.

Eu também gostei das temporadas seguintes. Todas. Podiam ter seus altos e baixos às vezes, seguir a fórmula, mas e daí? Eu me divertia assistindo e ainda via muitos lances inteligentes se desenvolvendo no meio de tudo isso.

Esse ano comecei animada. Gostei dos primeiros episódios, mas alguma coisa me incomodava. Primeiro os DEFEITOS especiais, depois, a história em si, que se tornou óbvia além do permitido. Minha admiração pela temporada chegou ao fundo do poço na semana passada. Para mim o episódio foi mal conduzido em todos os sentidos e esperei, portanto o pior dessa Finale.

Por incrível que pareça, não achei o episódio final ruim. Foi apenas um episódio bobo e com alguns defeitos, mas que de forma geral, fecha o pensamento da temporada e esse confronto de Dexter com a ideia de fé e religião.

O lance da sorte fica justificado como sendo “vontade de Deus”. Eu não compro essa, acho uma baita desculpa esfarrapada, mas tudo bem. Dentro do tema desse ano, é cabível. De qualquer forma eu não posso deixar de dizer que é abusar dessa ajuda divina colocarem Dexter matando o condutor do barco de imigrantes ilegais, na frente de todo mundo. Ninguém ali denunciaria? Lógico que não. Mas é uma exposição extraordinária de um personagem que sempre foi absolutamente meticuloso.

Dexter mudou? Mudou. Só que o código de Harry continua em prática. O zelo de Dexter com pistas de repente se transformou em algo seletivo. Ele escolhe quando seu descaso com a discrição é descartável. Qualquer um de nós sabe que deixar rastros é algo extremamente perigoso para Dexter e me surpreende que isso não incomode outras pessoas.

Fora isso, achei surreal o momento em que ele chega até a cena do crime em que está a pintura dele como a Besta do Apocalipse e, muito confortavelmente e convenientemente, NINGUÉM (eu disse NINGUÉM) da Miami Metro havia entrada no local, porque estavam esperando a chegada de Dexter.

Digam o que quiserem na tentativa de justificar. Nunca os policiais esperaram por Dexter em cenas de crime. Ele chegava e todo mundo já estava urubuzando os defuntos. Além mais, ele destrói o rosto do demônio com um martelo sem fazer o mínimo ruído. Isso é Deus desligando os efeitos sonoros do mundo ou dando surdez temporária aos funcionários da polícia, só para ajudar Dexter?

Tirando isso, o resto do episódio seguiu bem. Clichê, mas bem. Dexter matando Travis era uma certeza. Não temi pela vida de Harrison (fofo, vestido de leãozinho) nem um pouco e as declarações de amor de Deb já esgotaram meu nojo na semana passada. Adoro a ilusão dela de que Dexter disse “eu te amo” fora do sentido fraternal.

No mais, Batista tentando transferir Quinn e LaGuerta bancando a amiguinha de Deb são coisas idiotas. Salvo apenas a imitação de Masuka para Yoda e a possibilidade de que Louis sabe quem Dexter é e suas atividades extracurriculares. Esse assunto, porém, fica para o próximo ano, assim como a descoberta da mão enviada por Louis, cujo pacote Travis abriu.

Meu incômodo final, estraga até o cliffhanger. Deb descobrindo que Dexter é assassino ou, pelo menos, descobrindo que ele matou Travis, presenciando a cena, seria excelente e engraçado (porque a piadinha com Oh, God, fechando a temporada, foi boa para caramba) se Dexter não estivesse ali, matando Travis, justamente aonde Deb o mandouele ir, depois do concurso de fantasias da Arca de Noé.

No começo do episódio ela pede que ele reveja a cena do crime para encerrar essa etapa da investigação e ele, sem temer ser descoberto e sendo o serial killer mais burro e imprudente do mundo, resolve fazer o serviço ali mesmo, na igreja, porque Miami está em falta de bons locais disponíveis para assassinatos.

Não me conformo. É muita idiotice numa única cena final. E o pior é que Michael C. Hall estava numa atuação maravilhosa naquele momento. Essa descoberta chega bem atrasada à série (um ano, não é mesmo?) e era um momento muito esperado. Infelizmente, não acho que os 30 segundos finais sejam fortes o suficiente para redimir uma temporada de erros e barbeiragens.

Penso em Dexter hoje e fico frustrada. Como foi que minha série favorita virou isso? Como? Tenho até raiva só de lembrar os piores momentos desse 6º ano. Infelizmente, Dexter não soube lidar com o passar dos anos e não se adaptou às novas necessidades. Para sobreviver com dignidade é preciso seguir o difícil caminho de se reinventar a cada temporada, sem deixar de lado a essência que angariou tantos fãs inicialmente. A série ousada do começo é apenas uma repetição lamentável de si mesma, seis anos depois.

Comentários
17 Comentários

17 comentários:

Junior Dias disse...

Fazer sentido ele querer matar o Travis ali fazia e muito o problema foi esse mesmo, Dexter sempre foi tão cuidadoso, e tornou-se muito desleixado nessa temporada, por isso foi descoberto.

E por isso eu não me incomodei tanto. Se depois de todo esse desleixamento fizessem que nem na temporada passada e ngm descobrisse ae sim ficaria revoltado.

Sem contar que ainda tem o Quinn. Creio eu que ainda vão voltar nele, pq ele praticamente descobriu na 5º temporada, e agora com a Deb descobrindo possa ser que algo aconteça para voltarem nisso...

Eu esperava que o Dexter pelo menos olhasse a mão, mas deixaram tudo para a proxima temporada mesmo.. Pelo visto o Louis como vilão vai ser muito interessante, sinto muita falta de alguém realmente mais ESPERTO que o Dexter (pq com o Travis foi burrisse dele msm) como foi o ITK .

No mais, a temporada foi normal para min, não fiquei decepcionado pq a serie tava vindo de uma temporada fraca, e ainda acho a terceira do Miguel Prado a pior ever.

Caique Riedo disse...

Infelizmente minha série preferida terminou assim. Concordo com você em praticamente tudo. Essa temporada tinha tudo pra ser excelente, mas os roteiristas decicidiram cagar e ferrar tudo.

Foi a pior season finale de Dexter, nem 4 e nem a 3 teve um fim tão ruim quanto esse, a unica coisa realmente boa foi a descoberta, que já era esperada por mim a muito tempo. Torço, mas muito mesmo, pra que com esse plot eles consigam arrumar o que eles estragaram nesses 2 últimos anos e que Dexter volte com a excelência que tinha nas primeiras temporadas, até porque capacidade de fazer isso os roteiristas têm de sobra.

João disse...

NOSSA! Leu os meus pensamentos, foi justamente isso que pensei durante essa temporada, mas ao contrário de você não estava nem um pouco empolgado com os ep. iniciais! Mas, é bem verdade..é muita sorte pra um serial killer só!

michell disse...

pra mim, o balanço da temporada foi bom, eu gostei bastante do debate Deus e etc... e dexter sendo salvo sempre de forma extraordinariamente louca não me incomodou muito, mas dá pra entender a intenção dos roteiristas de deixar uma duvida da cabeça de Dexter sobre uma força divina e etc... apesar de previsíveis as cenas em que dex engana travis foi legal, e conseguiu criar tensão, eu acho que faltou ousadia dos roteiristas em matar harrisson, se ele fosse realmente morto, a próxima temporada ia ser um outro nível e dexter seria assolado por um sentimento de culpa terrível que talvez só pudesse ser saciado matando incontrolavelmente? (viajei né? kk) enfim, mas acho que a culpa poderia trazer bons monólogos para dexter, onde a inteligencia dessas falas que geralmente ocorrem no inicio do episodio, me fazem acreditar que os roteiristas ainda tem boas histórias para escrever

Rafassos disse...

Eu acho que Dexter já deu pra vc.. Acho que qdo chega a esse ponto, é melhor não ver mais a serie.. ou pelo menos deixar a Review para outra pessoa. Sinto seu sofrimento escrevendo, e me dá preguiça de ler.. nada contra criticar a temporada se não gostou, mas acho que tá demais! Tá chato!
Dexter não teve seu melhor ano.. mas nada que me deixe revoltado com a série, que lembrando, tem apenas a função de entretenimento, e qdo já não serve mais, agende desliga, muda de canal, ou para de baixar..
Dexter pra mim ainda é das melhores series.. e com certeza estarei vendo nos 2 anos que ainda restam, e se tiver mais, quem sabe..

robsoncardin disse...

Um ano de atraso não, dois. Não sei se sou o único, mas o final da quarta era o momento ideal (e único) para revelarem Dexter ao mundo. Por isso fiquei super animado com a série na época, pra levar um balde de água fria no começo da quinta.

Na 5 temporada já foi muita forçação se barra ninguém ligar o Dexter ao Trinity com a morte da Rita, e pra mim tudo levava a ideia de que ele chutaria o balde naquele momento. Mataram a Rita. Ele, sei lá, ou catava o Harrison e fugia, ou largava tudo mesmo e fugia, vivendo a vida como um serial killer mesmo. Foi o momento em que ele deveria desligar tudo...

Mas não, os preguiçosos (e gananciosos) dos roteristas criaram mais uma temporada porca, já cheia de furos e desleixo, cheio de resoluções fáceis e convenientes, pra no final ainda serem mais covardes ainda e não revelarem nada... só alongando a série e embolsando dinheiro dos trouxas.

E claro, o fundo do poço, essa 6 temporada. Só digo que ri da cena final. (e de boa parte dos absurdos da temporada, talvez o ápice tenha sido a cabeça do Dexter na pintura).

Van_delcaro disse...

Confesso que tava gostanto muito do começo da temporada,mas ela foi se perdendo,especialmente depois da da morte do Brother Sam.
Nessa temporada abusaram da sorte do Dexter,muitos eventos aleatorios e perderam a melhor oportunidade da serie quando colocaram uma bomba na historia para depois não servir pra NADA,mesmo que só figurantes morressem ela devia ter explodido (ou o que uma bomba quimica/biologica faz),imagina como ia ser legal nesse final de temporada ou no começo da outra o pessoal da policia ter que lidar com o fato que eles foram atacados.

Acho que o stag do Masuka tem algum tipo de parentesco com o Dexter ou conhecia o ITK de algum buraco e por isso sabe a verdade sobre eles.

Se eu soubesse que a setima seria a ultima temporada ia acreditar que Deb naõ aceitaria o Dark Passenger do irmão e ia começar uma caçada ao Dexter,mas como ainda temos duas ,ela ainda vai aceitar isso,só espero que tudo não seja resolvido nos 10 primeiros minutos da season premier

Van_delcaro disse...

outra coisa,continuo a gostar de Dexter apesar de tudo

Renatinha disse...

Pela primeira vez não gostei de Dexter. Na semana passada, juro que, esperançosa que sou, o sonho de Deb tivesse sido provocado pela psiquiatra e que no final ela fosse ver que não existia esse sentimento, mas que a doida era a médica que ficava enfiando coisas sem fundamento na cabeça dela.
Acho que inventaram esse plot para justificar a aceitação do Dark Passenger pela Deb, mas desde a temporada passada, quando ela viu o Dex com a Lumen matando um dos estupradores/assassinos (sem saber que eram eles) e os deixou escapar, já ficou claro que seria possível essa aceitação, não sem um conflito, claro, sendo totalmente desnecessária essa baboseira incestuosa. Não combina com os personagens e não acrescenta nada à série.
Além disso, tudo isso que vc falou acima também me irrita. Antes Dexter era todo meticuloso e tinha todo o procedimento para não deixar rastros. Agora mata um no hotel em Nebraska de qq jeito, outro na praia, agora esse no barco. Cadê o código? E NINGUEM entrar na cena do crime? Ninguém reconstituir a pintura? O Quinn esqueceu que sabia que o Dexter matou o Robocop na temporada passada? O barco dele naufragou e ninguém pergunta como foi? O cara chega inteiro e ainda vai para o recital do filho? É o Superman? Abusaram da minha inteligência.
Para piorar, achei tudo super óbvio e nada me causou surpresa nesse final.
Como disse, é a primeira vez que reclamo de Dexter, estava relevando esses detalhes, mas poxa, chega uma hora que realmente não dá.

diogopacheco disse...

Chatice sem fim. A série que era ousada e inovadora se tornou uma série familiar super besta. Fico com nojo da quantidade de clichês neste negócio e cada dia que passa gosto menos dos personagens. A Deb foi a parte menos ruim a temporada toda, só que ela se apaixonar pelo Dexter foi uma piada de mto mal gosto. Não tenho ctza se terei forças de assistir mais duas temporadas. No final da segunda temporada, os roteiristas sugeriram que o Dexter ia se afasar do código mas eles tiveram medor de seguir este caminho (que seria o natural) e resolveram transformar a série num procedural com temporadas fillers. A quarta temporada é boa mas super valorizada por conta do final. Eles tem que parar de fazer 12 episódios soníferos e acharem que um cliffhanger no final seria o suficiente para eu não chingar mto.

Renato Teixeira disse...

pra mim o mais riduclo foi terem praticamente contado o a cena final da temporada durante a mesma. PÔ!! QUEM NAO SABIA QUE A DEB IA ENTRAR ALI E VER TUDO !? ERA ÓBVIO!! surpresas sao muito melhores que deixar pistas ... ainda falando da cena, somente oque o dex disse foi bem lega OH GODl, o resto !? que bosta de cena!! cade o suspense, pq nao botar uma camera lenta da deb caminhando pra ver a imagem que ia mudar a vida dela!? (vide Gus caminhado pra morte em BREAKING BAD).
Eu num sei, a impressao ficou pra mim foi de que fizeram essa temporada nas coxas, a historia de deus e o que ele é pro dexter é bem interessante, mas sei la nao fluiu.
Essa coisa do dexter sempre escapar por um triz, quase sendo mas nunca descoberto, sempre teve, e os roteiristas continuam insistindo nisso, chega! ninguem mais fica tenso, eles tinham que reinventar (deb descobrir), mas acho que demorou muito
Eu to muito esperançoso pelas proximas temporadas, acho que nao vao decepcionar, ja que a velha formula do dexter se escondendo e matando o assasino da vez pelo jeito acabou.

Adevanir disse...

O Travis foi um louco idiota. Até na 3ª que foi fraca, o Miguel era mais esperto. Mas e o "Slice of Life", que ele disse ter naufragado o Travis pode ter só abandonado, aquele barco dos imigrantes tá cheio de digitais dele, policiais surdos, assim como a irmã do Batista que não ouviu o Travis. Enfim, temporada foi cheia de ótimos plots desde o começo, sempre mal desenvolvidos. Teve mudança de showrunner em todos os últimos anos, se não me engano, vamos ver se essa será pra melhor.

leo disse...

Temporada que vem comeca com a Deb falando: vem Dex me enrola nesse plástico e me chama de suaaa!!!

leo disse...

Camis, to fazendo minhas maratonas do hiatus (aleluia), já derrubei Community, Homeland, Walking Dead e Boardwalk Empire. Agora to em dúvida entre Mad Men e Six Feet Under? Qual teu conselho?

Camila Barbieri disse...

SFU!!! Essa tem selo de qualidade garantido.

Convidado disse...

Ok. Dexter e House canceladas. Felizmente ainda temos Breaking Bad, Homeland, The Good Wife e Boss.

Leo disse...

To no episódio 5 já. Muito interessante a série, mas a qualidade continua até o fim? E qual a melhor temporada???