sábado, 3 de dezembro de 2011

Community 3x09: Foosball and Nocturnal Vigilantism


Totó ou pebolim?

Nada mais importante do que começar essa review de Community laçando questões filosóficas importantíssimas para a sobrevivência da humanidade. Como ninguém é capaz de entrar num acordo sobre o nome desse jogo MILENAR, jamais alcançaremos a paz mundial. Para mim, Totó é nome de cachorro e pebolim é o nome do jogo. Pensem nisso.

Deixando a parte importante de lado, é preciso dizer que mais uma vez, Community surpreende e apresenta um episódio excelente, brincando com coisas absolutamente simples. O diálogo inicial foi extremamente bem escrito e sobrou para todo mundo, especialmente Pierce (cada vez mais gagá e sem memória) e Britta (com seu totorola), que não fizeram parte da ação central, mas marcaram boa presença nos primeiros minutos.

Impossível não enlouquecer com a interpretação visceral de Abed para Batman – o Cavaleiro das Trevas. Ouso dizer que ele é melhor que o original e deveria ser considerado para um futuro filme do homem-morcego. Além de Abed que é sempre destaque, o trio que ele e Troy formam com Annie está muito bom.

O bom de Community é que a série não se prende apenas ao universo e aos ambientes de Greendale e a situação dessa república das bananas, como eu gosto de chamar, é sensacional. A mania de limpeza de Annie foi muito bem colocada e as loucuras de Troy, mais ainda. Esse apartamento é praticamente um universo paralelo, um mundinho de fantasia onde tudo pode acontecer... E acontece.

No entanto, acho que nada supera a revelação bombástica de que Shirley e Jeff são inimigos do passado. Pior do que isso: Shirley praticava bullying! A história do pebolim (jamais chamarei aquilo de totó) já seria boa só pela dinâmica com os alemães mais falsos do mundo sendo derrotados por Jeff e Shirley, mas os flashbacks agregaram outro valor à proposta, nos levando ao apoteótico momento da animação.

Community sempre nos traz essas surpresinhas. Mesmo que eu já soubesse que iria acontecer, o impacto foi bacana. O roteiro da série permite esse tipo de brincadeira, que é sempre bem vinda, especialmente quando o grupo de fãs de Community é tão nerd.

A finalização com o vídeo de Leonard foi outro presente. Adoro quando uma citação entre os personagens é levada até as últimas consequências, até porque, convenhamos, a internet está pobre em críticas culinárias descentes, com boas dicas de pizza congelada.

PS*Campeonato de Pebolim Humano: Quem topa?

Comentários
14 Comentários

14 comentários:

thaispereira disse...

Amei a review! 'Bom, como diz minha irmã

Richard Mingoti disse...

Uma grande pena que Community esta na lista negra do canal, pois mesmo episodios bobos sao muito mais engraçados do que tudo que passa na tv ultimamente. Aqui em Minas chamamos de totó mesmo ( e cachorro normalmente é rex ehehehe ). Li a review esperando um comentario sobre a cena do totó humano , para mim a mais engraçada do episodio, principalmente pelos comentarios do Jeff.

Wserjao disse...

Capitulo muito bom, só achei meio fora da mitologia da série colocar o Jeff e Shirley com mais ou menos a mesma idade, é coisa pequena, mas cai em contradição com outras piadas da série.

François. disse...

Community está cada vez melhor. Morri de rir com a cena do totorola explodindo e Britta dizendo que eles vinham em pacotes de seis.

R. disse...

ei camis, sabe algum site que disponibiliza reality (tipo top chef, o just desserts e etc)  pra download? só que sem ser torrent, porque ainda não descobri como baixa por torrent :x

Camila Barbieri disse...

Aqui é o melhor lugar: http://www.rlsbb.com/

Douglas Tomaro disse...

Totó ao invés de pebolim me incomodou DEMAIS na legenda!!! Mas nada que estrague o episódio, que foi ótimo. Adorei a animação, Jeff, Shirley, Annie *-*

Thiago Alves disse...

É viagem da minha cabeça ou o segundo final do episódio é uma citação ao DVD de "Clube da Luta"? Onde é mostrado um texto escrito pelo Tyler sobre a vida e no final do vídeo do Leonard, aparece algo bem similar e com final praticamente idêntico ao texto do Tyler! Observem...

E o episódio foi excelente mesmo =D

Ataide Neto disse...

www.oneddl.com é bem melhor! Lá vc encontra tudo pelo Megaupload

Gustavogm disse...

Mas teve um episodio da série que a Shirley falava que era só um pouco mais velha do que o Jeff.

Marco Monteiro Jr. disse...

Não entra na minha cabeça como uma série tão genial pode estar indo para a geladeira da NBC. :(

O Episódio:

Ótimo!Sensacional!Muito bom!, o pebolim (e não Totó) nos trouxe ótimas gargalhadas com certeza, a animação de Jeff e Shirley foi muito boa e realmente, saber que eles eram inimigos no passado nos deixa perplexos (mas ainda assim, é bacana!!).
  Cada vez mais amo a linda da Annie, quando ela pisa no dvd do Batman e o Troy sai cantando do quarto/forte de cobertores, ela olha para ele com uma carinha......               *_* Tadinha gente! XD.

Mais uma vez, Community faz um episódio muito bom!!!

Welington Araújo disse...

Esse episódio foi Community da forma como gostamos de ver. Simples e engraçadalho. Mas não dava para assistir sem pensar: Não acredito que os americanos não dão a mínima para essa série! Gostei de tudo.

O monange Troy-Abed-Annie funciona melhor que o esperado. Mas vamos combinar que ninguém iria imiginar que a interação entre Shirley e Jeff poderia dar tão certo como foi nesse episódio.

Britta e Pierce sem história no episódio, aham! Nem fizeram falta.

Mariana Bisonti disse...

Adoro quando usam meio que uma metalinguagem (PNCjar) comentando esse tipo de coisa meio sem sentido que acontece em séries em filmes. 

Como essa cena do PEBOLIM humano, que na verdade nem precisava dos comentários de Jeff para ser engraçada, mas só melhorou.
Acho que no episódio do ataque zumbi teve aquele gato gritando e sendo jogado de um lado pro outro quando eles foram no porão.. Enfim, temos n exemplos.

Adriano Cardoso disse...

 Foosball = Futebol de mesa, popularmente conhecido em alguns lugares
como totó (Pernambuco, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará e
outros), pebolim ou pimbolim (São Paulo, Paraná, Santa Catarina e sul
de Minas Gerais), pacau ou fla-flu (no Rio Grande do Sul), matraquilhos
ou matrecos (em Portugal) ? é um jogo inspirado no futebol, que consiste
em manipular bonecos presos a manetes, possibilitando "jogar futebol"
numa mesa.

Ou seja, a equipe que fez a legenda deve ser de Pernambuco, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro ou Pará.

Bairrismo pra que né gente, Community merece mais do que isso.