sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Sons Of Anarchy 4x13: To Be, Act 1


O que será, será.

Chegou a hora de assistir à esperada Season Finale de Sons Of Anarchy e não vai ser assim tão fácil. Duas partes, uma ainda por vir e o mais difícil é esperar. Eu imaginava esse ‘começo do fim’ desse jeitinho. Várias coisas acontecendo e formando pressão, até que, nos quarenta minutos finais, a panela não agüente mais e exploda. É uma característica bem típica da série.

Mesmo com Clay sendo baleado e toda a cena se montando para o que acontece na semana que vem, podemos dizer que esse foi um episódio mais calmo. Isso, no entanto, não quer dizer que ele tenha tido menos conteúdo ou que tenha sido chato. Trabalhar a trama nesse ritmo traz muitas vantagens, desde que não tentem enrolar o público.

Sons Of Anarchy fez exatamente o que deveria. Recomeçou do mesmo ponto onde paramos e não foi surpresa saber que Clay sobreviveu aos tiros e que Unser, mais uma vez, precisou mentir para a polícia e montar uma cena de crime. O que veio depois, porém, é diferente do que pensei, em alguns pontos, especialmente com relação a Jax e Tara.

O comportamento de Gemma não é exatamente novidade. Ela é inteligente e manipuladora, consegue o que quer na lábia e sabia que depois de tudo o que aconteceu, seria fácil convencer Tara a lhe dar as cartas. Foi esperta ao retirar as que poderiam prejudicá-la e mais genial ainda ao ser a pessoa que revelou a verdade (parcial) para Jax.

Gemma achou que tinha dado um golpe de mestre, mas não contava com Tara, que aprendeu mesmo a ser mulher de bandido e surgiu com o plano perfeito para a morte de Clay. Minha apreensão agora é para ver se isso será concretizado. Não me sai da cabeça a ideia de que Clay pode dar uma de super herói e fugir do hospital, prevendo que está mais vulnerável do que nunca.

Fiquei intrigada também com a situação do Cartel. É estranho demais que a “fonte confiável” dos caras não tenha dado a dica de que o encontro na reserva indígena será uma emboscada. Jax percebeu que não é seguro e aposto muito que essa reunião com mexicanos e irlandeses não tenha ainda a presença de alguns Niners, vingando a reação maluca de Tigs.

Lógico que tudo isso ainda é muito imprevisível e, se julgarmos pela temporada, só dá para saber que muitas coisas devem mudar na estrutura do clube. Não faço ideia de qual seria o impacto da verdade sobre a SAMCRO e muito menos se todos saberão os detalhes da história. Ninguém descobriu sobre Piney, ninguém sabe da reação de Opie, ninguém imagina que Juice está envolvido com o pessoal da RICO... São muitas incertezas e possibilidades.

A única coisa que sei é que Jax não vai deixar o clube e mesmo que ele faça isso no episódio final, estejam certos de que a temporada que vem o trará de volta para o olho do furacão. É como Gemma diz. Ele é um Teller e irá ocupar seu lugar no clube, mesmo que ele não queira mais fazer parte da brincadeira.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: